Atenção à navegação, tópico extenso aka muitas fotos
Mais um capítulo encerrado no meu percurso detalhistico no XJ.Desta feita e tal como indica o título, refiro-me ao motor.
![]()
Este era o processo ao qual eu tive bastante receio, pois a possibilidade de vir a danificar alguma coisa era elevada, daí ter recorrido a uma "limpeza a seco".
Na realidade já estou a trabalhar no motor há bastante tempo, mas apenas hoje tive tempo para me dedicar a 100% nele, pois antes só tinha limpo apenas algumas peças, mas cá fora.
Passemos então a algumas fotos de como estava este motor que actualmente já conta com +/-160000km:
Quando tirei esta foto já tinha andado a fazer umas experiências com a protecção dos colectores.
A sujidade, como é obvio, estava por todo o lado:
Havia bastante óleo espalhado pelo compartimento do motor, fruto, penso, de um manuseamento em intervenções anteriores menos cuidado:
Nas partes metálicas havia algum calcário agarrado:
Nunca mais via a hora de ver estas "curvas" todas perfeitas..
Esta tampa já andava a dar as últimas, pelo que a substitui por um nova:
Esperava-me um longo trabalho, pois queria ser o mais meticuloso possivel para que pouco ou nada escapasse:
Apesar de parecer simples, tive dois grandes entraves neste Detalhe. Um foi o tamanho abismal de todo este compartimento e outro foi o facto de ter que andar a "polir" tudo o que era pintura, que como devem calcular deu mesmo muito trabalho.
As borrachas estavam em mau estado (como tudo o resto), mas consegui dar conta do assunto:
Todas esta zonas circundantes é que estavam em péssimo estado, pelo que por várias vezes me interroguei se seria possivel fazer algo:
A zona das ferramentas também estava algo suja:
Mais uma das minhas antigas experiências para mais tarde saber exactamente o que fazer:
Nesta fase já tinha tirado o forro e já o tinha incluivamente limpo, pelo que não tenho fotos do antes:
Para que a tarefa me fosse facilitada, removi alguns objectos/plásticos para poder por um lado fazer a limpeza das respectivas em casa, e por outro para poder ter um melhor acesso a todo o habitáculo.
Agora sim, vê-se que estava mesmo mau...![]()
As belas das bobines:
A tampa do óleo, por descargo de consciência também a troquei por uma nova:
Os plásticos e borrachas estavam muito manchados..
Muito óleo ressequido:
Pode-se ver bem como a pintura estava muito "esbranquisada"
Tirei esta grelha para limpar e polir (mas infelizmente não tenho fotos do depois de polido...)
Foi nesta fase que descobri que tinha os colectores (ambos) rachados em vários locais...![]()
![]()
Quando removi o apoio dos radiadores, o batente desfez-se..
A base onde devia estar agarrado:
Claro que foram ambos igualmente substituidos:
Aqui sim, notava-se bem a diferença do tratamento experimental que tinha feito:
Agora já na fase de tratamento da grelha e borrachas. Básicamente foi tudo limpo várias vezes com Universal Cleaner e depois os plásticos foram condicionados com 1Z Vinil Gel e as borrachas com 4 de mãos de 1Z Gummy:
Como é obvio tanto limpei/condicionei o exterior como o interior:
Medo...
Agora algo que me deu particular gozo, o Detalhe à caixa de ferramentas. Apesar de não parecer, mas para mim esta é uma peça de elevado relevo no conjunto total do motor, pelo que não podia ficar descurado.
Para tal poli tudo com AutoSol Chrome Polish
Os ganhos foram extraordinários, pena só as fotos não conseguirem demonstrar tal...
As lâmpadas também não fugiram aos caprichos desta arte.
Apesar de desfocado, é possivel ver que a lâmpada laranja está bem mais brilhante que as outras. Depois de ter visto os bons resultados, poli-as todas
Os fusiveis, visto que comprei novos, vinham com esta pelicula de fita cola, pelo que quando a retirei ficaram cheios de cola. Resultado: tive também de os limpar com Universal Cleaner.
A base, como é algo sensivel e já não existe para venda na Jaguar, apenas escovei com uma escova de dentes:
Resultado final
Para a limpeza do motor e todas partes circundantes utilizei o Engine Degreser
Vários pinceis para levantar a sujidade, a escova de jantes da Meguiars e uma escova de dentes. Sempre que acabava uma secção, limpava tudo muito bem com panos de microfibras e repetia uma segunda vez a operação, para me certificar que tudo ficava homogéniamente limpo.
E agora...o quase "finalmente".
A grelha já condicionada pronta a montar:
As fotos que se seguem foram exactamente antes de fazer qualquer tipo de condicionamento, estando assim no seu estado "natural":
Já está mais digno.
Todas as partes pintadas foram inicialmente limpas com o processo que referi acima, mas estas teimavam em ficar "oxidadas", pelo que limpei quimicamente com o grandeGrojet2000. O resultado é que que se vê:
E agora o final final final.
O condicionamento foi dividido em várias partes. Isto é, usei vários tipos de condicionadores.Para as partes pintadas selei com Poorboys Wheel Sealant, para os plásticos usei o fabuloso 1Z Vinil Gel, nos cromados, em alguns parafusos e nas condutas de A/c poli com Autosol Chrome Polish, nas borrachas o 1Z Gummy e nas zonas de acesso impossível usei o Hyper Dreasser da Meguiars.
E cá ficam então as fotos finais.
Quanto a mim ficou lindo...
Não consegui dar a volta a esta borracha...
Agora uma curiosidade, todos os "relés" (ou lá o que é) do motor são todos feitos em:
Finalmente já tenho a tampa 100% azul bebé.![]()
Faltam aqui uns parafusos que optei por colocar novos:
Ainda tenho de lubrificar esta zona:
Nem parece o mesmo.
As borrachas ficaram simplesmente brutais!! Super elásticas e com um aspecto saudável
Assim foi o meu Domingo que reservei finalmente só para mim.![]()
Venha daí a vossa "sentença",
Contem de vossa justiça com perguntas, dúvidas, reparos, sugestões, etc![]()
Cumprimentos,

Desta feita e tal como indica o título, refiro-me ao motor.

)
Grojet2000. O resultado é que que se vê:

[/URL]