Tal como indicado no título, pretendo reforçar o isolamento acústico do meu 214, não com vista a car-audio, mas sim com o intuito de melhor isolar o habitáculo especialmente do ruído do motor.
Gostava de o deixar pelo menos com um nível de conforto acústico semelhante ao 400 (que trás isolamento acústico desenvolvido pela Nasa segundo os manuais), no qual dá gosto fazer uma autoestrada a velocidade estabilizada de 160km/h, em que praticamente só se ouve o vento e o rolamento.
Uma vez que ambos têm exactamente o mesmo motor, continuo a achar inexplicável o facto do 400 ter um habitáculo tão silencioso, aonde o próprio ronco do filtro reutilizável dificilmente se consegue fazer ouvir mesmo em carga máxima (tenho de abrir um vidro), enquanto no 214 basta ir na casa dos 160km/h em AE, para o ronco do motor ser insuportável.. e quando digo insuportável é mesmo.... muitos DB's acima do limiar aceitável, pelo menos por mim, tornando as viagens longas a velocidades mais altas algo cansativas, especialmente quando não se está habituado.
![]()
E as minhas questões são então as seguintes:
- Que tipos de materiais isolantes são adequados para o efeito?
- Qual o mais eficaz?
- Em que zonas o devo aplicar, e como, visto que pretendo ser eu a isolar tudo?
Se tudo correr bem, irei também fazer o mesmo no Honda, que apesar de não ter isolamento nenhum, nem forra no capot, nem tão pouco forras isolantes por baixo das alcatifas ou dentro do compartimento do motor, o 1850cc S-OHC mostra-se tão suave nos regimes mais altos que é completamente inaudível a partir dos 120km/h, sendo que o ruído de rolamento é puxadote, devido ao pouco isolamento, e se sobrepõe por completo ao som do motor.![]()
Obrigado desde já pelas esperadas respostas.![]()

), no qual dá gosto fazer uma autoestrada a velocidade estabilizada de 160km/h, em que praticamente só se ouve o vento e o rolamento.