Pois é, já à algum tempo que andava com a febre de fazer um Detalhe a sério/completo e o carro do meu pai foi o eleito.
Aproveitei então a semana que tirei de ferias para me debruçar sobre o assunto.
Foi um trabalho baste árduo e com muitos entraves pelo caminho, não só devido ao tempo, como tb o rapaz se lembrou de avaria 2 vezes na mesma semana e nas minhas mãos… Parecia que existia alguma força que lutava para que não finalizasse o processo, mas com esforço e dedicação lá consegui.

Apesar dos poucos km’s que o carro tem os 10 anos de idade não foram fáceis.
O carro passou parte da sua vida na rua e muitas das vezes varias semanas parado á beira de uma estrada principal sujeito a todo o tipo de poluição. De á uns 3 anos para cá passou a dormir na garagem, coisa indispensável hoje em dia, ainda para mais para um carro que sai uma vez por semana e por vezes chega a ficar meses inteiros parado.

Apesar do fraco motor que tem, para mim continua a ser um belo carro e como tal merecia um tratamento a sério.
Foi o meu carro durante algum tempo, mas na altura queria era carros pequemos e consumos mais baixos, dai ter aparecido o 106.
A cor dele não é tão gratificante como muitas outras e para mim é uma cor difícil de trabalhar contudo e apesar de ser branco a diferença entre o antes e o depois foram mesmo muito grandes.

Vamos então passar as fotos e á descrição do trabalho.

Vamos começar por onde comecei tb que foi pelo motor.
O motor apresentava muita sujidade, que apesar da quantidade, parte dela não sofreu muita resistência ao Engine Degreaser.

Em seguida as ombreiras das portas foram visitadas.
Aqui o acumular de produtos lubrificantes originou uma grande camada de sujidade que resultou numa remoção bastante complicada.
Para terem uma ideia, um dos utensílios utilizado foi a escova de dentes e só nas portas da frente foram duas a vida, devido as massas utilizadas na lubrificação parecerem cola ainda mal seca.

Aqui em fase de limpeza da parte inferior da porta

Falemos então dos interiores.
O que tinha mais era o pó e alguma sujidade mais entranhada na zona do condutor, como por exemplo volante e manetes…

De uma forma geral e visto ao longe ate parecia não estar muito mau…

Mas analisando com maior pormenor verificava-se a grande camada de pó e alguma sujidade mais entranhada na manete.

O volante estava tão sujo que até parece que o estado original dele é mesmo assim.
Se repararem um pouco mais a cima do leão ainda se nota a cor original.

O forro da porta do condutor tb já não tinha muito a cor original á semelhança do banco.

Em locais mais obscuros

As borrachas já estavam um pouco más.
Neste caso é uma borracha das portas de trás, que devido a falta de uso das portas, a borracha chega a colar á porta…
Foram todas limpas com APC e no final foram acondicionadas com Einszett Rubber
Protection

Passemos então á parte que se revelou ser bastante complicada.
A contaminação do carro era mesmo muita, principalmente no capot, tejadilho e mala.
Esta foto foi tirada ao acaso numa zona do tejadilho, quero com isto dizer que o estado do carro era todo assim.
Para quem nunca viu o que é mesmo contaminação a sério, veja agora num carro branco:

A descontaminação foi algo de muito dolorosa, morosa, que no final traduziu-se numa superfície bastante macia, mas no entanto ainda se notavam algumas pintas que a clay bar não conseguiu remover.

Depois da passagem com a Clay ainda se notam alguns pontos (reparem que nesta foto o carro ja parece branco e nao branco sujo como a de cima)

A pintura sempre sofreu muitos maus tratos, se tivéssemos que pousar alguma caixa, não seria no chão, mas sim no carro…
Devido ao facto de ser branco, quando se olhava de longe até parecia que estava em condições, mas a falta de brilho era notória, e depois de uma lavagem quando se olhava melhor para ele, parecia continuar sujo e a pintura em forma de lixa era uma constante…
Vejamos aqui um bom exemplo que se manifestava por todo o carro, contaminação e manchas que não saiam, por mais vezes que fosse lavado.

Pintura bastante baça (já depois da descontaminação)

Estado geral do carro

Se o carro fosse de outra cor a contaminação não se iria notar tanto, mas pelo contrario o baço da pintura iria-se notar bastante bem.

As jantes tb estavam um pouco baças e tb com muitas mazelas que o detalhe não poderá resolver!

Agora vamos as cavas, e aqui aconteceu algo de interessante, como as cavas serem da cor do carro coisa que eu nem sonhava.
Como ela estava…

E depois de a meio do processo, utilizando Engine Degreaser, água e um pincel

É verdade!!! Por baixo daquela trampa toda existia cor!!!

Vamos então passar aos resultados finais e descrição dos processos utilizados.
Peço desculpa em relação á falta de qualidade das fotos, mas o tempo não ajudou mesmo nada e fotos sem sol neste tipo de apresentações , não favorecem em nada os trabalhos feitos.

Voltemos então ao motor.
O material utilizado foi Engine Degreaser numa primeira fase, depois Einszett Universal Cleaner. Os produtos foram usados com vários tipos de pincéis escovas de dentes e água.

Eis o resultados logo a seguir á lavagem

Nesta fase tb verifiquei uma coisa engraçada, no compartimento do motor existem varias cores, afinal não é apenas preto e castanho

Fichas cheias de cores… Cheguei mesmo a achar aquilo um pouco abixanado

E agora o resultado final, visto que não tenho Hyper-Dressing para embelezar os plásticos utilizei Mothers Protectant. Afinal era apenas a caixa dos fusíveis e admissão e assim sempre dá para ver como se comporta o produto neste tipo de utilização.

A protecção do capot foi limpa com Einszett Universal Cleaner e escovada.
Todas as partes brancas foram condicionadas com Gorjet e Nattys Blue.

As ombreiras das portas comecei por as lavar com Einszett Universal Cleaner, APC, mas a única coisa que resultou mesmo foi mesmo o Engine Degreaser.
Utilizei numa 1ª fase escova de dentes (nem a Colgate sonha o jeito que as escovas dão), visto que o pincel apenas fazia cócegas e no final foi então UC e o belo do pincel.

Aqui os resultados no pilar central

Nos interiores depois de tudo aspirado foi aplicado APC nos bancos, teto, alcatifa, foi tudo escovado com uma escova macia, excepto o tecto que foi limpo com um pano MF. No final todos os plásticos foram condicionados com Mothers Protectant e o volante visto ser em pele levou tb Einszett Leather Treatment.
Os vidros fora limpos com Laquer Glass Cleaner.

Eis a cor original do volante

No painel foi utilizado Mothers Plastic Polish, eis o resultado:

Vamos então aos resultados da chapa!
O carro foi todo descontaminado, em algumas zonas dei mesmo com um pouco de lixa para tentar disfarçar riscos mais fortes.
Foi utilizada a linha 1Z com UPP PP e MP respectivamente com amarela, verde e azul e Orbital.
No final foi todo selado (pintura, jantes vidros) com Gorget e Nattys Blue.
A aplicação da cera foi um pouco complicada devido á cor do carro. Caso não tivesse com atenção perdia um pouco o norte de onde já tinha ou não colocado cera.
Ao aplicar a cera não achei grandes diferenças no brilho, este apenas apareceu com o sol, ai sim notava-se a diferença.
Os pontos de contaminação acabaram por desaparecer, ou então como o José referiu podem ter ficado tapados pelo polish.

O tempo estava sem duvida muito bom…

Uma perspectiva do tecto de abrir que foi limpo com Einszett Glass Polish á semelhança de todos os outros vidros.

Foto tirada ao capot a reflectir o céu

Ópticas limpas e faróis limpos com Mothers Plastic Polish

E é tudo.
Foi um trabalho que me deu um enorme prazer fazer os resultados são realmente muito bons.

Peço desculpa pela extensão do tópico, mas quando dei por mim já estava demasiado grande e não quis deitar mais de 1h30 de trabalho para o lixo.

Venham de lá as opiniões/criticas em relação ao trabalho.

Obrigado pela atenção.