Mostrando resultados 1 até 6 de 6
    Registado em
    Dec 2005
    Post Thanks / Like

Padrão Como remover fita cola de dupla face?

Olá pessoal,

Venho pedir a vossa ajuda para a seguinte situação:

Recentemente coloquei duas chapas de matrícula novas em acrílico no meu carro. Após muito pesquisar e ponderar, decidi aplicá-las com fita de dupla face da Tesa (para exterior, aquela que vem protegida com uma película verde).

Adorei o resultado final, só que, para infelicidade minha, parece-me que uma das chapas está a ganhar bolhas de ar, o que esteticamente não resulta muito bem (aliás, foi mesmo mais por motivos estéticos que decidi trocá-las).

Assim sendo, estou a prever que não deve durar muito tempo em bom estado pelo que convém começar a pensar na forma de remover as placas para a eventualidade de ter que as trocar novamente.

Apliquei-as colocando duas tiras daquela fita a todo o comprimento, posso dizer que ficaram mesmo muito bem agarradas. Ambas ficam nos pára-choques do carro (tanto à frente como atrás) que são integralmente pintados e envernizados.

Entretanto andei a pesquisar na net sobre métodos que facilitassem a sua remoção, mas parece-me que ainda há pouca informação sobre isso. No site da Tesa diz para aplicar calor, mas creio que se referem às fitas de um modo genérico e não a esta em particular.

Gostaria assim que me pudessem dar algumas dicas (melhor método, algum produto, etc), sendo que este tópico pode também servir de ajuda a outro pessoal que, tal como eu, tem as matrículas aplicadas desta forma ou ainda a quem pondera vir a aplicá-las assim.

Cá para mim parece-me que quis poupar o trabalho dos furos e agora vou ainda ter mais trabalho...

Registado em
    Sep 2009
    Post Thanks / Like

Padrão Re: Como remover fita cola de dupla face?

Olá, olha penso que com calor e fio de pesca, tens o teu problema resolvido.
    O fio permite que passe por trás da matricula e assim poderás cortar a cola previamente mole em virtude de teres aplicado o calor antes.
    Uma pistola de ar quente era o ideal, ou em substituição, um secador de cabelo.
    Abraço

Registado em
    Dec 2005
    Post Thanks / Like

Olá, reinagomes

Obrigado pela dica, percebeste a situação na perfeição.

De facto já me tinham falado nessa combinação de secador de cabelo + fio de pesca, e às tantas vai ter mesmo que ser.

Estou é com algum receio de aplicar calor a mais e danificar o verniz/pintura na área circundante à placa de matrícula (relembro que aquilo é tudo plástico)...

Lembrei-me entretanto que talvez apontando o secador apenas à placa consiga minimizar esse risco.

Registado em
    Sep 2009
    Post Thanks / Like

tal como o reina gomes disse o ideal e a pistola de ar quente pois traz apliques q podes por na ponta diminuindo o angulo de calor ou seja ficando so uma tira fica dependendo da ponta a deitar calor, o q facilita, quanto ao danifiacares o vernis nao vejo qual o problema se manteres a pistola ou secador a uma distancia de segurança tipo 20 30 centimetros e passando de um lado ao outro nao fixando apenas num ponto, o que vais fazer é aquecer a cola ate esta ceder, depois com um bocado de alcool e com ele mais pastosas vais passando, pelo menos era assim q fazia e faço qundo tenho de colar ou descola vinil, a pistola de ar quenta custa cerca de 12 euros linha branca na izi

Registado em
    Sep 2006
    Post Thanks / Like

Eu por seguranca exprimentava 1º o secador, muitas pistolas de ar quente nem regulação teem e podem facilmente chegar a temperaturas bastante altas, para terem uma idea, uma com regulação tem um intervalo de 90º a 600ºC.

Temperaturas abusadas em nada favorecem o verniz, sem contar com o problema de deformar muito rapidamente plastico ...

Registado em
    Dec 2005
    Post Thanks / Like

Obrigado a todos pelas dicas.

Na embalagem da fita vem indicado que suporta temperaturas até 90 graus, presumo que tenha que aquecê-la mais ou menos até aí...

Estive a ver as pistolas de ar quente no site da izi e em termos de potência são semelhantes a um secador, presumo que este último deva permitir atingir temperaturas semelhantes às das pistolas. O problema é não ter indicador de temperatura, e logo poder estar a fazer asneira (emitir calor a mais)...

Tenho que pensar...

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 2 usuários vendo este tópico. (0 membros e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Fita cola de dupla face
    Por abarth_hp no fórum Pneus, Jantes e outros Extras
    Respostas: 8
    Última Mensagem: 30-12-2009, 09:16
  2. Ajuda a remover cola da cabelagem electrica
    Por whity no fórum Iniciação e dúvidas
    Respostas: 5
    Última Mensagem: 08-03-2008, 17:00
  3. Como retirar marcas da fita de papel
    Por vshugo no fórum Iniciação e dúvidas
    Respostas: 11