Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 11
    Registado em
    Jan 2006
    Post Thanks / Like

Padrão Verniz queimado...

Boas tardes, após a apresentação no fórum gostava aqui de colocar a minha primeira questão.

Era mal comum nos BX, assim como em muitos outros carros, a pintura do capot e tejadilho queimar com facilidade, nomeadamente o verniz. Chegaram a ser repintados alguns ainda em garantia.

O meu BX infelizmente sofre do mesmo mal o que, apesar do aspecto aceitável do resto do carro (se excluirmos as mossas), salta imediatamente à vista, perdendo todo o brilho da pintura metalizada que está por baixo.

Visto daqui até nem parece mau...

Mas, o problema:

Já tentei dar um jeito manualmente com massa de polir média, e apesar de ter ficado polido e relativamente liso, as manchas de verniz mantém-se inestéticamente lá. Ainda n tenho foto disto mas imaginem a pintura brilhante e polida, mas com imensas "ilhas" de verniz, perdidas no meio da pintura.

O que eu gostaria de saber é se, como iniciante do detalhe, conseguirei dar um aspecto bastante melhor ao tejadilho (que é o que está pior) ou se deverei recorrer aos serviços de um pintor para um polimento mais profissional.

De referir que o tejadilho é de chapa mas o capot é de fibra de vidro, tal como a mala dos BX.

Obviamente este BX não precisa de ficar ofuscantemente detalhado, para isso virão os GS que também tenho, mas obviamente todos gostamos de ter a "carrocinha" minimamente apresentável

Para os mais curiosos com o restante do carro a galeria está em http://www.flickr.com/photos/obxserafim/

Cumprimentos detalhados e obrigado pelas sugestões,
    André

Registado em
    Jun 2004
    Post Thanks / Like

Padrão Re: Verniz queimado...

Bolas, um topic tão antigo ainda sem qualquer participação..

Quanto ao tecto, tendo já saltado a grande maioria da camada de verniz, é infelizmente um caso perdido..
    Não há mesmo maneira de lhe conseguires dar um aspecto melhor, visto que.... não há verniz!!!

A solução é mesmo o recurso aos serviços de um pintor! Quanto ao resto, desde que tenha o verniz todo "no sítio" é perfeitamente recuperável

Quanto ao capot da frente, eu também sempre tive a ideia que era em fibra-de-vidro!! No entanto, tanto num BX da primeira série, (14 RE de 1985), como num dos últimos (um 14 TGE Image de 1992), comprovei que ambos eram de chapa metálica.. o que me deixou mesmo baralhado..

MrMike, o teu TGE é mesmo em chapa, estou correcto?

PS: Como eu estou ansioso para começar a ver os passos de Detalhe a esses GS!
    http://i166.photobucket.com/albums/u111/JeTBoy2/RoverSig032007.jpg

'95 Rover 214 SEi
    '96 Honda Accord 1.8iLS
    '00 Rover 400 Si Plus
    '03 Renault Laguna II 16v

Registado em
    Mar 2005
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por JeTBoy
    Bolas, um topic tão antigo ainda sem qualquer participação..
    De facto ... Bem aqui vai o meu contributo.

Duchene, como disse o Jet, verniz perdido -> pintura nova para ficar "como deve ser". Mas podes sempre disfarçar fazendo um polimento para remover a oxidação (atenção que vais sujar bem as esponjas ), e posteriormente protegendo a pintura com um selante (Grojet e afins). Duvido que cera a seguir ajude a dar um pouco mais de brilho, mas podes sempre tentar - e sempre é mais uma camada de protecção para evitar mais oxidação.

Tenho situação semelhante no meu e até conseguir mandar pintar, é assim que estou a "aguentar". O que eu gostaria mesmo era eliminar os restos de verniz nas zonas em que está a descamar. Assim, nota-se menos (porque o que se nota mesmo é a zona em que o verniz está semi-solto, como deves ter notado no teu).

Espero ter ajudado!
    -----
    « FUSi - O pormenor do Detalhe »

Registado em
    Jan 2006
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por Antonio Falcao

Tenho situação semelhante no meu e até conseguir mandar pintar, é assim que estou a "aguentar". O que eu gostaria mesmo era eliminar os restos de verniz nas zonas em que está a descamar. Assim, nota-se menos (porque o que se nota mesmo é a zona em que o verniz está semi-solto, como deves ter notado no teu).

Espero ter ajudado!
    Obrigado António.

Realmente eu já ficava contente se conseguisse tirar o verniz todo porque realmente é o que dá o mau aspecto, talvez com uma esponja mais abrasiva... O problema é sempre a mão para a coisa... um descuido e pode ficar bem pior do que já está...

A vantagem do BX e que tem muitos recortes e paineis claramente delimitados. Como a pintura original até não está muito má, fora algumas picadelas aqui e ali, pode ser que n se note muito a repintura... Se bem que a vontade era mandar pintar de A a Z. Infelizmente ainda não foi desta que acertei nos números mágicos, portanto vai ter de ficar para mais tarde

Durante o fim de semana vou experimentar a ver se consigo fazer farinha daquilo, se houver novidade vou dizendo.

Registado em
    Mar 2005
    Post Thanks / Like

De facto eliminar o verniz será complicado ... especialmente usando métodos do detalhe - são demasiado suaves! Podes sempre recorrer à lixa, mas a não ser que tenhas máquina para depois eliminar as marcas de lixagem, não será o caminho.
    O que eu tenho feito (fechem os olhos ... ) ... é usar o jacto de água do carwash Aos poucos tenho arrancado "escamas" de verniz, e seguir trato logo a pintura com um leve polimento e subsequent selagem com Grojet para proteger. Se conseguisse "cortar" o verniz por uma linha, mal se notaria a diferença ... enfim ... dá para "desenrascar" até levar uma pintura nova.
    -----
    « FUSi - O pormenor do Detalhe »

Registado em
    Sep 2005
    Post Thanks / Like

Duchene eu tenho um BX verde cujo tecto estava exactamente no mesmo estado. Já conhecendo eu o detalhe tentei recuperar e posso dizer-te que simpelsmente não dá. tens de mandar pintar. O meu tecto foi pintado e não se nota diferença para o resto do carro!

Ah e o capot é de chapa sim (tenho 2 BX e são os 2 de chapa)!

Registado em
    Sep 2006
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por mrmike
    Ah e o capot é de chapa sim (tenho 2 BX e são os 2 de chapa)!
    Isso é muito estranho... o único BX com capot de chapa que vi, está num BX que tenho, que só tem o capot em chapa, pois levou um novo da concorrencia que era em chapa.

Será que dá para tirares uma foto à parte de dentro dum dos capot dos BX e postares aqui para ver?

André, vai saber o preço da pintura do tejadilho, pois pode ser que não seja muito cara. Sei que estas com orçamento limitado, mas há tempo fiz um orçamento para reparar o tejadilho do meu, que estava com um ponto de ferrujem no canto superior esquerdo do vidro da frente, e umas pintas aqui e acolá, e a reparação completa ficava-me em 150€, grande parte é mão de obra que ainda é alguma, tirar o vidro da frente e reparar. Por isso julgo que a pintura ficaria por coisa de 40€.

Registado em
    Jun 2004
    Post Thanks / Like

Incrivelmente além do BX do MrMike, já vi "in loco" um outro BX, de 1985 1ªfase, também com o capot em chapa, todo original. É estranho, porque conheço imensos com o capot em fibra/plástico..
    http://i166.photobucket.com/albums/u111/JeTBoy2/RoverSig032007.jpg

'95 Rover 214 SEi
    '96 Honda Accord 1.8iLS
    '00 Rover 400 Si Plus
    '03 Renault Laguna II 16v

Registado em
    Sep 2005
    Post Thanks / Like

Fotos só posso por daqui a 15 dias mas claro que o faço!

Registado em
    Jan 2006
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por MoRtYMer
    Por isso julgo que a pintura ficaria por coisa de 40€.
    Por aqui Mortymer?

Pois, já falei com o pintor para ele ir lá ver aquilo. Na verdade e dado a quantidade de pequenas coisas que ele tem, julgo que será mais vantajoso optar pela pintura completa mas, dependendo da direcção que as vidas tomarem e sobretudo com a intenção que tenho de voltar aos GS para acabar o que está pendente, muito provavelmente vou pintar só o tecto

Mas agora surgiram algumas pequenas coisas que dado o trabalho que implicam vão ter de ser resolvidas primeiro. Nomeadamente trocar a junta da culassa e renovar a embraiagem. O resto são pecinhas aqui e ali que todas juntas ainda valem uma coroas, mas felizmente não são da parte mecânica e essa, depois de acabar, vai ficar um mimo.

Cumpz!

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 1 usuários vendo este tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. dúvidas
    Por jpff no fórum Iniciação e dúvidas
    Respostas: 1
    Última Mensagem: 02-12-2006, 21:13
  2. SuZuki Samurai Tunning
    Por Rui Finkas no fórum Off-Topic
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 29-10-2006, 23:46
  3. A culpa é da vaca!
    Por Gustavo.Almeida no fórum Off-Topic
    Respostas: 11