migueldefender

moderador Jag-Lover
Apesar de tudo, julgo que as carpetes é do que menos se suja num automóvel. É certo que muitas nódoas podem ser provocadas, mas a maior parte da sujidade irá ficar retida nos tapetes, como tal muitas vezes esta tarefa está-nos facilitada. :)

O presente how to, tanto se aplica nas carpetes como nos tapetes e até mesmo nos estofos de tecido, pois os produtos e técnicas são precisamente as mesmas. :fixe Apesar disso, e porque não tenho estofos em tecido, irei demonstrar como limpar as carpetes de uma forma simples. :fixe

Neste caso em concreto, por mais que eu tentasse não consegui sujar suficientemente as carpetes, por isso as diferenças não são tão notórias, mas que houve qualquer coisita, lá isso houve. ;)

Alguns automóveis, como é o caso deste, a limpeza por baixo dos bancos nas manutenções regulares é muito dificil e por vezes até impossível, sendo a única solução desmontá-los. Como tal, deparamo-nos com algumas surpresas:
EPSN0369_572332.JPG

Alguns já tinham visto estas fotos do meu mealheiro :D:
EPSN0371_248460.JPG

A sujidade típica de um cábrio, ou seja, folhas...:
EPSN0372.JPG

A grande parte da sujidade que se deposita nas carpetes, tectos, pilares forrados a tecido, etc, provêm da poluição atmosférica (fumos nos engarrafamentos, andar de janela aberta, o tabaco, etc):
EPSN0373.JPG

É inevitável o tecido perder alguma cor ao longo dos anos, especialmente nestes que apanham Sol directo. Infelizmente para reavivar as cores nada conheço... :(:
EPSN0374.JPG

Para não variar, a primeira coisa que se faz na limpeza de tecidos é aspirar muito bem nas várias direcções e se for necessário usar uma escova para levantar mais facilmente o pó (dica importante para estofos dos bancos):
EPSN0375.JPG

Uma carpete bem aspirada dá logo um ar muito mais clean ao habitáculo de um automóvel:
EPSN0376.JPG

EPSN0377.JPG

Vamos então à limpeza propriamente dita. :D Para isto temos de ter especialmente três coisas fundamentais, um detergente que seja seguro, panos de microfibras e escovas. Outros acessórios poderão ser incluidos, como por exemplo um extractor de água/aspirador de líquidos e até mesmo um extrator de pêlos.
Existe para este tipo de limpeza dois tipos de produtos, os líquidos e os de espuma. Para vos ser sincero os de espuma em nada me atraiem, prefiro muito mais "o belo" do líquido directamente sobre um têxtil que uma espuma que está preenchida de bolhas de ar.
Mas mesmo assim, neste how to usei os dois tipos de detergentes para que tenham algumas ideias gerais de como os aplicar. :fixe

A grande maioria dos produtos de limpeza são os líquidos, como por exemplo o tradicional APC, o Einszett Universal Cleaner, entre muitos outros de marcas conceituadas como a Mothers, Meguiars, Duragloss, etc. Existem outros que são mais hard core e que devem ser usados unicamente em situações mais complicadas, como por exemplo nódoas, pastilhas, tinta, etc, falo do Einszett Flecken Wasser
Neste caso usei o Mothers Carpet & Upholstery Cleaner:
EPSN0378.JPG

E no caso da espuma o Einszett Upholostry Foam:
EPSN0387.JPG

Uma especial atenção para o tipo de escova a utilizar. Devido aos diversos tipos de materiais com que as carpetes são feitas, deve ser ponderada o tipo de escova/dureza a usar, pois de forma alguma queremos que a carpete fique com uma propriedade diferente da de origem.
Existem essencialmente dois tipos de carpetes, as de "pêlo solto" e as de "pêlo enrolado" (peço descupla estas designações não oficiais, mas foram as únicas que me ocorreram :lol).

As de "pêlo solto", que são as mais utilizadas, são as mais resistentes e podem perfeitamente ser limpas com uma escova mais robusta, como por exemplo a belíssima escova de interiores da Meguiars. Um exemplo do tipo de carpete de "pêlo solto":
binding.JPG

As de pelo enrrolado, são aquelas em que as pontas não são visíveis. Chamo atenção a este ponto porque ao passarmos com uma escova mais agressiva iremos fazer com que os pelos levantem, e garanto-vos que não fica nada bonito. A solução para este caso pode passar por dois tipos de acessórios: uma escova macia ou então usar unicamente panos de microfibras. :fixe
E aqui um exemplo deste tipo de pêlo que falo, mais especificamente o meu caso :lol
EPSN0386.JPG

A limpeza em si, não tem grande "ciência" (no caso dos detergentes líquidos), basta borrifar o produto sobre as carpetes:
EPSN0379.JPG

Deixar o detergente actuar um a dois minutos:
EPSN0380.JPG

E depois passar com a escova a fim de levantar toda a sujidade:
EPSN0381.JPG

EPSN0382.JPG

Depois é apenas remover o excesso com panos de microfibras:
EPSN0383.JPG

Sempre que necessário, podem repetir a operação a fim de um trabalho mais perfeito :fixe

No caso da espuma, a situação já é ligeiramente diferente. Neste caso é algo assustador, pois temos de vaporizar toda a superficie com espuma (atenção que esta espuma após aplicada aumenta significativamente o seu volume). A distância que o bocal deve ficar em relação à carpete deve rondar os 20/30cm:
EPSN0388.JPG

Fica com um aspecto semelhante a isto:
EPSN0389.JPG

EPSN0390.JPG

O truque destes produtos em espuma é aplicar a espuma e deixar actuar algum tempo para que consiga "dissolver" a sujidade. Após uns 5/10 minutos da sua aplicação a espuma está decomposta e pronta a ser ainda mais trabalhada:
EPSN0391.JPG

Após esse tempo de espera, passamos com uma escova a fim de remover ainda mais sujidade:
EPSN0392.JPG

E por fim é só remover os excessos com mais panos de microfibras:
EPSN0393.JPG

O aspecto final, como é obvio, é sempre bom, mas quanto a mim os detergentes líquidos levam uma grande vantagem de poder de limpeza, o que não quer dizer que vocês não consigam grandes resultados com a espuma. :)
Lado do Mothers:
EPSN0384.JPG

EPSN0385.JPG

Lado do Einszett:
EPSN0394.JPG

EPSN0395.JPG

Já agora uma pequena dica para fazerem durante a secagem dos tapetes e carpetes. Enquanto tudo estiver a secar vão passando com uma escova seca pela carpete como se estivessem a penteá-la. Assim evitam que quando tudo fique seco, os pêlos fiquem colados uns aos outros. ;)

Tal como disse ao início, este processo pode ser feito nos mais diferentes locais, como tapetes, estofos, pilares de tecido, tectos, etc. Se bem que nos tectos aconselho vivamente a não borrifar produtos directamente mas sim sobre um pano de microfibras, isto em carro ingleses, pois caso assim não seja, o mais certo é o tecto começar a descolar....

Cumprimentos,

Tópicos relacionados com igual interesse:
http://www.detalhe.net/forum/discus...para-o-detalhe-interior.html?highlight=tecido

http://www.detalhe.net/forum/car-care-europe/5040-tornador.html?highlight=tapetes

http://www.detalhe.net/forum/inicia...cto-em-civic-vti-1997-a.html?highlight=tecido

Boas Miguel.
Antes de mais bom exemplo de como fazer uma higienização interior ao mais infimo "pintelho":lol:

Mas de certo modo nao estou completamente de acordo com o metodo utilizado, devido a nao ser 100% eficaz tal como tu o referiste e muito bem.
Mas nao deixa de ser uma opçao.
Eu nos trabalhos que faço utilizo uma makina de seu nome Professional Cleaner da Nilfisk com DMT Estofos e Carpetes Auto Anti-acaros.
Isto é realmente muito bom para crianças e devolve o cheiro caracteristico a novo dos carros. (exemplo do poder desta makina/produto no Clio que aqui mostrei como exemplo.

abraço.

Eu gosto do metodo utilizado

também tenho maquina de extracção que ajuda também imenso :D:D

Só nao axo que ajuda como axo o mais indicado, pois para alem de lavar extrai a sujidade... como exemplo teem na apresentaçao do clio uma foto do lixo que saiu de um carro com 6 anos...

. . .
Eu nos trabalhos que faço utilizo uma makina de seu nome Professional Cleaner da Nilfisk com DMT Estofos e Carpetes Auto Anti-acaros.. . .

Se puderes coloca a referênica do aspirador.

Misturas os dois produtos na água do aspirador????

Quanto é que custa uma máquina de extracção?

boas:fixe
a minha custou-me cerca de 700€, mas ha mais baratas e tambem mais caras...
eu comprei uma coisa entremédia...
tem 1000wts de sucção reais. (tem força que xegue e sobra na minha opiniao claro)
a minha foi um pouco cara pk as ventoinhas sao em aluminium e mais nao sei o ke...
mas depois tens ke komprar o liquido ´próprio para ela que sé esse liquido custa por volta dos 5o a 60€...
espero ter ajudado...
abraço

A minha comprei 450€ :p

nao foi cara dependendo das caracteristicas ke tenha, mas anda na média...

Se puderes coloca a referênica do aspirador.

Misturas os dois produtos na água do aspirador????

boas:fixe

Detalhe características
Caudal de água1.7 l/minPotência1000 WDimensões (C x L x A)390 x 390 x 520 mmDepósito de recolha8 litrosVoltagem230/1/50 (V/~/Hz)Pressão aspiração220 l/sDepósito de solução7 litrosCaudal de ar50 l/s
Marca: Nilfisk ALTO

PS: esta makina nao serve de aspirador, pois tem filtros que nao deixam passar areias, pois se deixa-se partia as ventoinhas.
Só precisas de um produto para a makina...
par ateres uma ideia, o produto é taoo forte para a higienizaçao que seca-te a pele se nao usares luvas, e levanta-te os sabugos. tens ke usar luvas!

Akele abraço:fixe

Então, tendo em conta o preço que custa uma máquina dessas, acho que o método que é aqui apresentado é mesmo o melhor para quem não tem uma extractora :)

Desculpem a minha ignorância nesta matéria de extratores, mas e que tal usar um aspirador de água :???:? Sempre é mais barato que um extractor. :)

Cumprimentos,

De volta