Porque não começar com assuntos relacionados com a verdadeira essência do forúm, como forma de levantar a moral das tropas !!!!
Eu bem sei que se calhar não é o melhor dos melhores detalhes para abrir as hostilidades .... mas meus amigos .... a cavalo dado não se olha o dente !!!!
Depois de umas férias muito poeirentas em terras Vicentinas, cuja costa selvagens provoca sustos e arrepios tanto em nós como nos nossos carros... praias selvagens lindas e uma tranquilidade feroz ... são postais de visita !!!!
Este era o estado da Megane após 15 dias de praias e mais de 1300 km´s feiros entre Lisboa - Costa Vicentina !!!!
As fotos dizem tudo né !!! :
Atenção que as fotos que irei apresentar são fotso de pormenor, ou seja, não são as tradicionais fotos que mostram o carro por interior ou partes dele. Por isso poderão não demostrar tradicionalmente o trabalho efectuado, mas a minha intenção foi mesmo tirar as fotos desta maneira .
É altura de meter mãos á obra :
Limpeza integral de interiores e exteriores , com muito suor a escorrer pela cara :
1 - Limpeza Interior
O setup usado foi o seguinte:
Aspirador
Escova da Meguiars
Panos MF e do Lidl
IZ Universal Cleaner
1Z Tiefen
PB Leather Stuff
Gummy na versão com aplicador
Pincel de interiores
Cotonetes
Escova de dentes
Aplicadores mf ( redondos e rectângulares)
Aplicadores de algodão
Aplicadores poliespuma
Shampoo Sonax
Luva de ovelha
Toalha WW
Tar Remover
PWS
New Tire Look
Pincéis
1Z Balsam
Clearkote VMHG
Autosol Extra Srong para os vidros
P21S
1 - Começei pelos tapetes que apresentavam uma boa dose de areia e sujidades. Aspirados, esfregados com a escova da meguiars e 1z Universal Cleaner, que é sem dúvida uma ajuda preciosa na remoção de sujidade e devolução da cor original, muita água para remover a espuma criada pelo 1Z UC e deixar a secar !!!! Aspirados após secos e o resultado foi este:
Aqui o poder do 1z uc nos tapetes com a ajuda da escova da meguiars
Resultados finais após todo o processo
Como se pode constatar ... a cor original regressou, bem como a suavidade !!!
2 - Interior aspirado e alcatifa escova com a ajuda da escova da Meguiars e do 1z uc , localizadamente, ou seja, apena onde achei necessário.
Todo o interior foi posteriormente limpo com panos mf e 1z uc para ser finalmente condicionado com o 1z tiefen.
Confesso que ando ansioso por experimentar outro tipo de condicionador para os plásticos interiores, já que os meus são de 3 tipos diferentes: nus o tiegen ficam realmente muito bem , mas noutros preferia um aspecto mais mate, já que a caracteristica do plástico faz com que o Tiefen os abrilhante demasiado para o meu gosto !!!
Finalmente as borrachas vedantes e demais interiores foram limpas com pincel e cotonetes em algumas zonas mais dificeis de acesso, depois novamente limpas com 1z uc e pano mf e finalmente condicionadas com Gummy.
Algum do material de trabalho
3 - Limpeza e condicionamento dos estofos e demais aplicações em couro do interior - tudo limpo com panos mf e 1z uc diluido em um pouco de água destilada , para não ser muito forte para os belos estofos.
Seguiu-se o condicionamento de estofos, volante, portas, volante e punho do travão de mão com PB Leather Stuff .... mas desta vez optei por aplicar á mão .... e estou francamente satisfeito: maior aproveitamento do produto e sensibilidade de massajamento que não se tem com o aplicador ....
Deixei o produto actuar cerca de 20 minutos antes de retirar o execsso com panos mf, esfregando exaustivamente para não restarem sobras e ficar tudo uniforme .
Aqui está o malandro
E aqui estão os interiores limpinhos
3 - Limpeza das jantes com Sonax, pincel e panos para retirar a sujidade e ferodo.....
Utilizei o Tar Remover para remover pontos de alcatrão e sujidade que se alojaram , primeiro com pano e depois com uma escova de dentes, de forma muito suave ....
Tudo limpinho e apliquei uma camada de PWS !!!!
Finalmente aplicação de NTL pelos penus , após terem sido limpos com o resto do Sonax e posteriormente com 1z uc .... 2 camadinhas .... a 2ª 2 horas após a 1ª .
Suaves como o Dodot
4 - Lavagem da megane com 2 tampas de Sonax e luva de ovelha ....
Secagem com técnica do fio de água ( do melhor que há ) e toalha WW.
Como alguns sabem a megas tinha sido vitima de uma lavagem à oficina , estragando o trabalho que tinha tido 1 semana antes....
Os swirls são visiveis .... e ainda pensei dar novamente VMHG, mas deixei de lado esse pensamento e passei para o encerramento com P21S.
A pintura encontra-se muito limpinha e lisnha , a unica coisa que lá está é sem dúvida os miseráveis riscos. Assim passei logo para a P21S ... e ficou um aspecto brilhante e muito bom .... já vão ver !!!!!
5 - Limpeza de todos os plásticos exteriores com 1Z UC e condicionamento com 1Z Balsam , que devolveu o aspecto manchado e esbranquiçado por causa da areia e sal aos ditos plásticos, mas estou curioso pelo Kunstoff !!!
As borrachas exteriores, que são as molduras dos vidros foram condicionadas com Gummy em versão aplicador .... ficaram umas boas horas com o produto antes de retirar o excesso ....gostei muito do resultado!!!!
6 - Por último os vidros interiores e exteriores.
Aqui experimentei algo diferente ... pois normamentge utilizava só o Autosol Extra Strong para os limpar ....
Desta vez .... utilizeio-o só por dentro e com pouca quantidade ...
Por fora optei pelo VMHG ... que já o tinha testado nos vidros e...... parece que nunca ficaram tão bem limpos como desta vez!!!!
Muito pouco produto num aplicador MF e voilá .... passagem pelos vidros exercendo alguma força ao esfregar .... retirar de seguida com pano MF .... E OS VIDROS EXTERIORES BRILHAVAM ...
As optícas também foram alvo desta solução e já vem os resultados com uma foto delas .....
Chega de conversa e qaui vão algumas fotos artísticas desta manutenção :
Abraços a todos !!!!