É mesmo imperativo mudar o oleo do motor anualmente?

Ha momentos coloquei esta duvida num ontro forum que sigo mas (por vezes) os users nem sempre colaboram da melhor forma... se não sei ou tenho duvidas pergunto a quem julgo saber! Não vejo nada de mal, nisso!

Em suma:
A marca recomenda mudar filtros e oleo a cada 20 mil ou anualmente.
Acontece que até ha bem pouco tempo isso não era um problema para mim pois fazia bem mais de 20 mil km por ano mas agora não,
Desde a ultima revisão em novembro de 2019 fiz apenas 12mil km mas a verdade é que (pelo tempo e não pelos km) o carro está a pedir-me revisão,

Estarei a ser negligente com a "saude" do motor?
Ou se fizer já a revisão estarei a desperdiçar material que ainda poderia durar mais uns km?
Obrigado

Os óleos com o tempo e com os km começam a perder propriedades, mas se usares um óleo 100% sintético de qualidade, consegues prolongar a revisão por mais um ano sem qualquer problema para o motor, isto claro sem exceder os 20000 km.
Existem casos em que o mesmo óleo numa marca pode fazer revisões de 20000 ou 2 anos, e noutra já dizem que deve ser 20000 ou um ano, por isso e se não fores um acelera que anda sempre a espremer o motor, esperas pelos 20000.
Tenho um carro em que uso Motul 5w30 e que sempre fez a revisão todos os anos pois, por essa altura tinha os 15000 programados, agora como anda menos vai fazer a revisão passado 1 ano e 8 meses.

essa é uma questão que tem vindo a ser cada vez mais confusa em muitos proprietários de automóveis.

o rafsantos falou e bem , os óleos degrada-se com o tempo mesmo que seja num carro com pouco uso , os óleos oxidam e perdem propriedades da sua composição química .

normalmente, os carros tem uma espécie de temporizador que sempre reiniciado no momento da revisão esse temporizador começa a contar , mesmo que o carro fique parado numa garagem ,quando passar o tempo programado para a próxima revisão o carro volta a pedir nova revisão .

agora a questão de continuar com o mesmo óleo quando termina o prazo de revisão mas em que o óleo não percorreu os kms previstos durante por exemplo um ano , lá está , a oxidação e degradação do óleo está lá presente , não acredito que andar um pouco mais de kms com o mesmo óleo faça estragos no motor mas no caso de um carro equipado com FAP eu não arriscava porque nestes motores com FAP , a degradação do óleo é muito maior e mais rápida do que um motor ou carro sem FAP .

resumindo , num motor diesel sem FAP ou num motor a gasolina penso que ser grave e arriscava a andar mais alguns kms com o mesmo óleo , já num carro ou motor equipado com FAP eu não arriscava e trocaria o óleo mesmo não percorrendo os kms programadas na revisão .

e atenção a óleos que dizem ser 100% sintéticos , o marketing faz maravilhas no mercado .

No caso em questão é diesel e tem FAP,

Sou um condutor ponderado e respeito muito o conta rotações! o Óleo que tem é o recomendado Helix ultra 5w40