Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 18
    Registado em
    Sep 2006

Padrão Ibiza CUPRA - Black Chromed

Volto ao vosso contacto, para partilhar convosco um conjunto de experiências por mim efectuadas, durante um processo de recuperação total, a um belíssimo Ibiza CUPRA - "ex" FON - na versão 1.9 TDI (160cv), preto não-metalizado, datado de Setembro de 2005 e ainda sem ultrapassar os 15.000km's. Aqui o objectivo era, essencialmente, corrigir erros que foram feitos e eliminar o vasto manto de hologramas que embrulhava o carro, no seu todo, bem como, remover os já habituais swirls, iniciando, assim, a preparação do Cupra para o outono/inverno.
    Permitam que vos dê, por ora, uma "amostra" do trabalho final:

Desde já, tenho de ser franco e justo, ao felicitar o FON, pelo modo como estimou o carro, sobretudo no interior, onde o estado de conservação era simplesmente impecável, sem pontos preocupantes, ainda que o exterior também estivesse numa relativa boa forma, claro está, se esquecermos os swirls e um ou outro ponto mais complexo de corrigir.
    Ao FON, como disse, as minhas felicitações por esse facto.

Com o proprietário - e através de umas conversas com o FON - inteirei-me dos antecedentes do Cupra: fui informado que o capot do mesmo tinha sido polido e, de resto, as manutenções eram feitas com cuidado e, isso, saltava à vista; bem como, nunca tinha sido pintado, com excepção a uns belos hologramas que o tejadilho (sobretudo) apresentava:

... sim, daqui já podem depreender um pouco do estado-geral da superfície...

Como podem ver, os hologramas eram evidentes e os swirls abundavam, sobretudo junto dos vincos, o que implicou um cuidado redobrado, no uso da orbital.
    Como sempre, o "momento-zen" começou com uma lavagem a fundo, ainda na presença do proprietário, o qual, percebeu o porquê de eu pedir quatro dias de trabalho, trabalho esse que começou na passada 4ª feira e terminou ontem, com durações variadas, consoante o nível de exigência do processo, sempre o mais metódico, cuidado e rigoroso possível.
    Nessa lavagem, dediquei-me a remover a sujidade que cobria a superfície, aproveitando para limpar pormenores, como os interiores das portas, embaladeiras, uma primeira abordagem à limpeza das jantes e cavas, tudo isto feito num misto de utilizações do shampoo Sonax e 1Z Pro, algumas aplicações do 1Z IR W99 (diluído) e do 1Z Blitz em diferentes dosagens, sempre com a útil ajuda dos utensílios necessários para essa tarefa:

... vejam bem a sujidade que o flanco exterior dos AVS Sport tinha, fácilmente "denunciado" e removido com um aplicação de 1Z Blitz, numa dosagem um pouco mais forte (1:8 ), visto que, numa primeira aplicação de 1:12, revelava-se eficaz, mas não com este nível. Este seria o primeiro de dois processos de limpeza das jantes e cavas, naturalmente, quando as tirei para fora, de maneira a que tudo fosse devidamente limpo e recuperado...

No final desta lavagem, com uma duração de 2h20m (18 às 20h20m), o Cupra rumou à garagem, onde repousou até à manhã seguinte, quando foi completamente descontaminado (revelando algumas zonas mais contaminadas do que outras, sobretudo a zona lateral, que tinha uma maior contaminação que o tejadilho, por exemplo... o que não deixa de ser curioso) e iniciei o processo de recuperação integral das jantes e cavas:

antes:

depois:

O processo consistiu no seguinte: como podem ver na primeira imagem, o cleaner escolhido foi o sempre eficaz 1Z Felgen-Reiniger, dadas as suas capacidades de limpeza, sobejamente reconhecidas; no caso dos pneus, foram lavados com 1Z Blitz, na dosagem 1:8, aplicado com uma escova macia, mesmo para agitar o produto pela borracha, libertando a sujidade mais entranha o que, naturalmente, resultou sem qualquer entrave; o polimento foi simples: dado o bom estado geral das jantes, bastou um polimento manual com 1Z LP, seguido de uma camada de Gojet2000, antecedendo um aplicação, em camadas finas, do sensacional selante da DP, o Wheel Glaze, o qual prima pelo aspecto fabuloso (msmo nestas jantes, cujo acabamento não é muito brilhante) e uma durabilidade digna de registo; por fim, podem estranhar eu ter aplicado um "dressing" no flanco do pneu que fica "escondido" mas, a razão por que o fiz é precisamente essa: a protecção da borracha, porque nem sempre é lavada do mesmo modo que o flanco exterior e, com as chuvas e consequentes sujidades, acumula sempre montes e montes de sujidade que depois se torna difícil de remover e, assim, o pneu fica com uma camada protectora e, sobretudo, durável, a cargo do Swissol "Pneu".

Para os que seguem os meus trabalhos mais atentamente, certamente já repararam que a "zona de lavagem" é ligeiramente inclinada - o que é, por um lado, positivo - mas, por seu turno, impossibilita-me que faça o processo de recuperação das cavas, pelo que tenho que o fazer na garagem, tomando alguns cuidados:

... toda a lavagem foi feita, primeiro, com uma aplicação do eficaz 1Z IR W99, bem agitado, com várias escovas e pincéis, dando lugar, a uma última lavagem, com shampoo sonax, deixando a superfície da cava limpa e pronta a receber o "dressing" que iria usar: o Turtle Wax F21 Super Protectant.

Com todo este processo completo, já poderia voltar a minha atenção numa cuidada recuperação da pintura, o que me fez optar por alguns caminhos, a fim de ver qual seria o ideal, consoante o estado dos painéis, sobretudo, porque tinha na memória a "informação" que o processo de descontaminação me deu.
    De início e, como sempre, optei pelo processo menos abrasivo, através do 1Z LP e um disco de polimento Propel Advanced, o que, em algumas zonas - sobretudo capot - foi o suficiente mas, nos painéis que tinha notado muita contaminação, tive de aumentar o grau de corte, sem mudar de composto, ou seja, bastou trocar de disco, para o grau imediatamente abaixo: naturalmente, a escolha foi directa para uma eficaz power-pad 3M e, no tejadilho, servi-me de uma power-pad Propel Advanced, para remover os defeitos.
    Mais importante que o disco e o composto, foi mesmo o movimento da máquina e o modo como actuava: em algumas zonas, adoptava movimentos mais compassados, ao contrário de movimentos mais lentos e cuidados, em outras zonas, o que me permitiu, por exemplo, passar disto:

... para isto:

... o mesmo, visto à luz do projector:

Com disse, houve zonas que se tornaram mais difíceis do que o esperado, o que implicou que tivesse de dar mais uma passagem, à medida que os resultados apareciam e, claro está, aliviando a pressão, encurtando os movimentos e a velocidade com que estes eram feitos, o que produzia diferenças substanciais:

• antes:

• depois:

• antes:

• depois... já mesmo com o trabalho concluído:

Visto que a fase de polimento estava a ser muito bem sucedida, chegara a hora de me dedicar no acabamento e, aí, tive algumas opções: a brutal Mothers Advanced Car Wax, aplicada com uma Blue Propel Advanced; a Carnauba Cleaner Wax, também da Mothers, aplicada - do mesmo modo - com uma Blue Propel Advanced e, por fim - a opção seguida - Menzerna FF PO85 RD, que simplesmente foi a que melhor resultou nesta pintura e que fez sobressair os bons resultados da fase de polimento.
    A selagem, por sua vez, esteve a cargo do Poorboys EX-P, com o devido tempo de cura, servindo de base a uma camada da estrondosa P21S, o que permitiu que o resultado final ficasse soberbo, para regozijo do proprietário.

• antes (o momento da chegada):

• depois:

• antes (o momento da chegada):

• depois:

Registado em
    Sep 2006

Padrão

No caso do interior, o seu bom estado geral ditou que a limpeza ligeira e o condicionamento fossem as palavras de ordem, concretizadas por uma aplicação leve de 1Z Blitz, com escovas de vários tamanhos e pincéis para as zonas mais escondidas, de modo a libertar o pó mais entranhado, dando lugar a um condicionamento eficaz, com o 1Z Cockpit Premium, aplicado com uma luva mf: tudo isto, após uma grande aspiração e uma escovagem do tecido dos estofos e portas, com a sempre útil escova Meguiar's "All surface interior brush". A pedido do proprietário, removi o adapatador da "box" da Via Verde e as bolsas dos selos, limpando os resíduos de cola com o super-eficaz AutoGlym Intensive Tar & Adhesive Remover, após o auxílio de uma pistola de calor, na ajuda à remoção. No caso em particular dos vidros, quer a nível interior, quer exterior, a sua limpeza foi feita com o muito eficaz Motip Glass Cleaner (em teste e, para já, extremamente competente) e, no exterior, todos os vidros foram polidos o Glass Polish da AutoGlym, seguidos de uma aplicação de Grojet e uma fina camada de KSG, com um tempo de secagem de 45minutos.
    Todo este processo, conduziu a este aspecto:

Por seu turno, no compartimento do motor, foi feita - a pedido - uma limpeza ligeira "a seco", que consistiu, simplesmente, numa aplicação de 1Z Blitz e Universal Cleaner, vários pincéis e pequenas escovas, alguns panos mf, 1Z Kunststoff, para as partes plásticas e Gummypfleger nas borrachas e uma boa dose de paciência, para que chegasse a este resultado:

Como "curiosidades", os plásticos exteriores foram condicionados com Mothers Back-To-Black; os cromados foram polidos com AutoSol Metal Polish e, no caso das ópticas (faróis e farolins), tudo foi polido com Mothers Plastic Polish, selados com Grojet, dado o seu efeito de limpeza e para servir como "base" a uma fina camada de KSG.

Assim sendo, eis as fotos da conclusão do trabalho, na Foz:

... creio que conseguem notar facilmente o efeito cromado da P21S, com uma reflectividade e, sobretudo, uma profundidade ímpares, que saem fortemente reforçados com a aplicação prévia do Poorboy's EX-P (com tempo de cura de 24h, dentro da garagem)... eis mais um exemplo:

À guisa de conclusão, só posso dizer que foi um trabalho francamente positivo: os problemas que foram colocados foram resolvidos e todo o Cupra ganhou uma nova vida, largamente demonstrado por estas fotos finais. Foram quatro dias sem parar, com toda a calma, ponderação, método e dedicação (daí eu chamar-lhe o "meu momento zen"...), com vista a possibilitar o melhor resultado final possível, sobretudo, porque o dono tem um cuidado sensacional com o carro e, em mim, terá sempre toda a ajuda necessária e disponível.

Para qualquer dúvida, ou esclarecimento adicional, disponham à vontade.

Registado em
    Sep 2006

Padrão

Great job, como habitual, é sempre um prazer ver trabalhos com este detalhe e excelentes resultados finais.

Registado em
    Sep 2006

Padrão

Muito bom trabalho!

Adicionei-te ao msn, com esta confusão toda com o forum já não xeguei a tempo de conseguir ler a tua PM..

Abraço

Registado em
    Mar 2005

Padrão

Mais uma grande trabalho!!

As fotos finais ficaram muito boas!

Isso de dar produto na parte interior do pneu é algo que ja me passou varias vezes pela cabeça, sempre protege um pouco!

Registado em
    Sep 2006

Padrão

Realmente quando se tem disponibilidade .... o resultados aparecem ... e de que maneira.
    Só por isso os meus parabéns

Não deixa de ser curisoso o facto de andar com a combo PB EX + P21S na minha cabeça já há algum tempo ... isto depois de fazer um ligeiro polimento na pintura.

Já há algum tempo também pensei em dar o VMHG + PB EX + PS21S .... só que na altura não deu já que não tinha o PB EX. Ficou só pelo VMHG + P21S.

Parece que a combo utilizada por ti ..... fala por sí !!!!!

Mais imagens bonitas na cabeça do jiboia ... para colocar em prática !!!!!

Registado em
    Sep 2006

Padrão

Um espanto, como não podia deixar de ser vindo de ti.

Registado em
    Nov 2004

Padrão

Subermo

Imaculado

Excelente detalhe

o que direi mais ?

grande abraço
    [/URL]
    Clio 1.5 DCI New lsp Nanolex
    Não há vida sem detalhe
    www.autodetalhe.com

Registado em
    Jun 2005

Padrão

Trabalho muito mas muito bom, de grande nivel, as fotos ficaram excelentes, agora imagino ao vivo....
    Parabéns JL

Registado em
    Sep 2006

Padrão

Está excelente... tava a ver as últiams fotos e a pensar "Fogo parece um espelho...uaaauuuu"

Mais uma vez, parabéns!!!

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 1 usuários vendo este tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Mensagem