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  1. #1
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    Padrão Ibiza CUPRA - Black Chromed

    Volto ao vosso contacto, para partilhar convosco um conjunto de experiências por mim efectuadas, durante um processo de recuperação total, a um belíssimo Ibiza CUPRA - "ex" FON - na versão 1.9 TDI (160cv), preto não-metalizado, datado de Setembro de 2005 e ainda sem ultrapassar os 15.000km's. Aqui o objectivo era, essencialmente, corrigir erros que foram feitos e eliminar o vasto manto de hologramas que embrulhava o carro, no seu todo, bem como, remover os já habituais swirls, iniciando, assim, a preparação do Cupra para o outono/inverno.
    Permitam que vos dê, por ora, uma "amostra" do trabalho final:



    Desde já, tenho de ser franco e justo, ao felicitar o FON, pelo modo como estimou o carro, sobretudo no interior, onde o estado de conservação era simplesmente impecável, sem pontos preocupantes, ainda que o exterior também estivesse numa relativa boa forma, claro está, se esquecermos os swirls e um ou outro ponto mais complexo de corrigir.
    Ao FON, como disse, as minhas felicitações por esse facto.

    Com o proprietário - e através de umas conversas com o FON - inteirei-me dos antecedentes do Cupra: fui informado que o capot do mesmo tinha sido polido e, de resto, as manutenções eram feitas com cuidado e, isso, saltava à vista; bem como, nunca tinha sido pintado, com excepção a uns belos hologramas que o tejadilho (sobretudo) apresentava:



    ... sim, daqui já podem depreender um pouco do estado-geral da superfície...

    Como podem ver, os hologramas eram evidentes e os swirls abundavam, sobretudo junto dos vincos, o que implicou um cuidado redobrado, no uso da orbital.
    Como sempre, o "momento-zen" começou com uma lavagem a fundo, ainda na presença do proprietário, o qual, percebeu o porquê de eu pedir quatro dias de trabalho, trabalho esse que começou na passada 4ª feira e terminou ontem, com durações variadas, consoante o nível de exigência do processo, sempre o mais metódico, cuidado e rigoroso possível.
    Nessa lavagem, dediquei-me a remover a sujidade que cobria a superfície, aproveitando para limpar pormenores, como os interiores das portas, embaladeiras, uma primeira abordagem à limpeza das jantes e cavas, tudo isto feito num misto de utilizações do shampoo Sonax e 1Z Pro, algumas aplicações do 1Z IR W99 (diluído) e do 1Z Blitz em diferentes dosagens, sempre com a útil ajuda dos utensílios necessários para essa tarefa:



    ... vejam bem a sujidade que o flanco exterior dos AVS Sport tinha, fácilmente "denunciado" e removido com um aplicação de 1Z Blitz, numa dosagem um pouco mais forte (1:8 ), visto que, numa primeira aplicação de 1:12, revelava-se eficaz, mas não com este nível. Este seria o primeiro de dois processos de limpeza das jantes e cavas, naturalmente, quando as tirei para fora, de maneira a que tudo fosse devidamente limpo e recuperado...



    No final desta lavagem, com uma duração de 2h20m (18 às 20h20m), o Cupra rumou à garagem, onde repousou até à manhã seguinte, quando foi completamente descontaminado (revelando algumas zonas mais contaminadas do que outras, sobretudo a zona lateral, que tinha uma maior contaminação que o tejadilho, por exemplo... o que não deixa de ser curioso) e iniciei o processo de recuperação integral das jantes e cavas:

    antes:



    depois:



    O processo consistiu no seguinte: como podem ver na primeira imagem, o cleaner escolhido foi o sempre eficaz 1Z Felgen-Reiniger, dadas as suas capacidades de limpeza, sobejamente reconhecidas; no caso dos pneus, foram lavados com 1Z Blitz, na dosagem 1:8, aplicado com uma escova macia, mesmo para agitar o produto pela borracha, libertando a sujidade mais entranha o que, naturalmente, resultou sem qualquer entrave; o polimento foi simples: dado o bom estado geral das jantes, bastou um polimento manual com 1Z LP, seguido de uma camada de Gojet2000, antecedendo um aplicação, em camadas finas, do sensacional selante da DP, o Wheel Glaze, o qual prima pelo aspecto fabuloso (msmo nestas jantes, cujo acabamento não é muito brilhante) e uma durabilidade digna de registo; por fim, podem estranhar eu ter aplicado um "dressing" no flanco do pneu que fica "escondido" mas, a razão por que o fiz é precisamente essa: a protecção da borracha, porque nem sempre é lavada do mesmo modo que o flanco exterior e, com as chuvas e consequentes sujidades, acumula sempre montes e montes de sujidade que depois se torna difícil de remover e, assim, o pneu fica com uma camada protectora e, sobretudo, durável, a cargo do Swissol "Pneu".

    Para os que seguem os meus trabalhos mais atentamente, certamente já repararam que a "zona de lavagem" é ligeiramente inclinada - o que é, por um lado, positivo - mas, por seu turno, impossibilita-me que faça o processo de recuperação das cavas, pelo que tenho que o fazer na garagem, tomando alguns cuidados:







    ... toda a lavagem foi feita, primeiro, com uma aplicação do eficaz 1Z IR W99, bem agitado, com várias escovas e pincéis, dando lugar, a uma última lavagem, com shampoo sonax, deixando a superfície da cava limpa e pronta a receber o "dressing" que iria usar: o Turtle Wax F21 Super Protectant.

    Com todo este processo completo, já poderia voltar a minha atenção numa cuidada recuperação da pintura, o que me fez optar por alguns caminhos, a fim de ver qual seria o ideal, consoante o estado dos painéis, sobretudo, porque tinha na memória a "informação" que o processo de descontaminação me deu.
    De início e, como sempre, optei pelo processo menos abrasivo, através do 1Z LP e um disco de polimento Propel Advanced, o que, em algumas zonas - sobretudo capot - foi o suficiente mas, nos painéis que tinha notado muita contaminação, tive de aumentar o grau de corte, sem mudar de composto, ou seja, bastou trocar de disco, para o grau imediatamente abaixo: naturalmente, a escolha foi directa para uma eficaz power-pad 3M e, no tejadilho, servi-me de uma power-pad Propel Advanced, para remover os defeitos.
    Mais importante que o disco e o composto, foi mesmo o movimento da máquina e o modo como actuava: em algumas zonas, adoptava movimentos mais compassados, ao contrário de movimentos mais lentos e cuidados, em outras zonas, o que me permitiu, por exemplo, passar disto:



    ... para isto:



    ... o mesmo, visto à luz do projector:


    Com disse, houve zonas que se tornaram mais difíceis do que o esperado, o que implicou que tivesse de dar mais uma passagem, à medida que os resultados apareciam e, claro está, aliviando a pressão, encurtando os movimentos e a velocidade com que estes eram feitos, o que produzia diferenças substanciais:

    • antes:



    • depois:



    • antes:



    • depois... já mesmo com o trabalho concluído:



    Visto que a fase de polimento estava a ser muito bem sucedida, chegara a hora de me dedicar no acabamento e, aí, tive algumas opções: a brutal Mothers Advanced Car Wax, aplicada com uma Blue Propel Advanced; a Carnauba Cleaner Wax, também da Mothers, aplicada - do mesmo modo - com uma Blue Propel Advanced e, por fim - a opção seguida - Menzerna FF PO85 RD, que simplesmente foi a que melhor resultou nesta pintura e que fez sobressair os bons resultados da fase de polimento.
    A selagem, por sua vez, esteve a cargo do Poorboys EX-P, com o devido tempo de cura, servindo de base a uma camada da estrondosa P21S, o que permitiu que o resultado final ficasse soberbo, para regozijo do proprietário.

    • antes (o momento da chegada):



    • depois:



    • antes (o momento da chegada):



    • depois:


  2. #2
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    No caso do interior, o seu bom estado geral ditou que a limpeza ligeira e o condicionamento fossem as palavras de ordem, concretizadas por uma aplicação leve de 1Z Blitz, com escovas de vários tamanhos e pincéis para as zonas mais escondidas, de modo a libertar o pó mais entranhado, dando lugar a um condicionamento eficaz, com o 1Z Cockpit Premium, aplicado com uma luva mf: tudo isto, após uma grande aspiração e uma escovagem do tecido dos estofos e portas, com a sempre útil escova Meguiar's "All surface interior brush". A pedido do proprietário, removi o adapatador da "box" da Via Verde e as bolsas dos selos, limpando os resíduos de cola com o super-eficaz AutoGlym Intensive Tar & Adhesive Remover, após o auxílio de uma pistola de calor, na ajuda à remoção. No caso em particular dos vidros, quer a nível interior, quer exterior, a sua limpeza foi feita com o muito eficaz Motip Glass Cleaner (em teste e, para já, extremamente competente) e, no exterior, todos os vidros foram polidos o Glass Polish da AutoGlym, seguidos de uma aplicação de Grojet e uma fina camada de KSG, com um tempo de secagem de 45minutos.
    Todo este processo, conduziu a este aspecto:



    Por seu turno, no compartimento do motor, foi feita - a pedido - uma limpeza ligeira "a seco", que consistiu, simplesmente, numa aplicação de 1Z Blitz e Universal Cleaner, vários pincéis e pequenas escovas, alguns panos mf, 1Z Kunststoff, para as partes plásticas e Gummypfleger nas borrachas e uma boa dose de paciência, para que chegasse a este resultado:



    Como "curiosidades", os plásticos exteriores foram condicionados com Mothers Back-To-Black; os cromados foram polidos com AutoSol Metal Polish e, no caso das ópticas (faróis e farolins), tudo foi polido com Mothers Plastic Polish, selados com Grojet, dado o seu efeito de limpeza e para servir como "base" a uma fina camada de KSG.



    Assim sendo, eis as fotos da conclusão do trabalho, na Foz:



    ... creio que conseguem notar facilmente o efeito cromado da P21S, com uma reflectividade e, sobretudo, uma profundidade ímpares, que saem fortemente reforçados com a aplicação prévia do Poorboy's EX-P (com tempo de cura de 24h, dentro da garagem)... eis mais um exemplo:









    À guisa de conclusão, só posso dizer que foi um trabalho francamente positivo: os problemas que foram colocados foram resolvidos e todo o Cupra ganhou uma nova vida, largamente demonstrado por estas fotos finais. Foram quatro dias sem parar, com toda a calma, ponderação, método e dedicação (daí eu chamar-lhe o "meu momento zen"...), com vista a possibilitar o melhor resultado final possível, sobretudo, porque o dono tem um cuidado sensacional com o carro e, em mim, terá sempre toda a ajuda necessária e disponível.

    Para qualquer dúvida, ou esclarecimento adicional, disponham à vontade.

  3. #3
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    Great job, como habitual, é sempre um prazer ver trabalhos com este detalhe e excelentes resultados finais.

  4. #4
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    Muito bom trabalho!

    Adicionei-te ao msn, com esta confusão toda com o forum já não xeguei a tempo de conseguir ler a tua PM..

    Abraço

  5. #5
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    Mais uma grande trabalho!!

    As fotos finais ficaram muito boas!

    Isso de dar produto na parte interior do pneu é algo que ja me passou varias vezes pela cabeça, sempre protege um pouco!

  6. #6
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    Realmente quando se tem disponibilidade .... o resultados aparecem ... e de que maneira.
    Só por isso os meus parabéns

    Não deixa de ser curisoso o facto de andar com a combo PB EX + P21S na minha cabeça já há algum tempo ... isto depois de fazer um ligeiro polimento na pintura.

    Já há algum tempo também pensei em dar o VMHG + PB EX + PS21S .... só que na altura não deu já que não tinha o PB EX. Ficou só pelo VMHG + P21S.

    Parece que a combo utilizada por ti ..... fala por sí !!!!!

    Mais imagens bonitas na cabeça do jiboia ... para colocar em prática !!!!!

  7. #7
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    Um espanto, como não podia deixar de ser vindo de ti.

  8. #8
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    Subermo

    Imaculado

    Excelente detalhe

    o que direi mais ?

    grande abraço
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  9. #9
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    Trabalho muito mas muito bom, de grande nivel, as fotos ficaram excelentes, agora imagino ao vivo....
    Parabéns JL

  10. #10
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    Está excelente... tava a ver as últiams fotos e a pensar "Fogo parece um espelho...uaaauuuu"

    Mais uma vez, parabéns!!!

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