Thanks Thanks:  0
Likes Likes:  4
Dislikes Dislikes:  0
Página 3 de 6 PrimeiraPrimeira 12345 ... ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 21 até 30 de 52
    Registado em
    Sep 2010
    Post Thanks / Like

Padrão Re: Polmento de Óticas... o primeiro!

Viva,

Eu sinceramente penso que tanto passo intermédio com as lixas é desnecessário. Como o Pedro Malheiro referiu, e com quem concordo, usar uma granulação agressiva vai apenas dificultar o trabalho; a ideia é remover a oxidação sobre o policarbonato (que normalmente corresponde à camada protectora colocada sobre o farol em fábrica), e para isso no máximo dos máximos deve-se usar uma lixa 800, isto numa óptica em mau estado. As marcas deixadas não são fáceis de se remover. Obviamente que a escolha da lixa deverá sempre ser adaptada ao estado da óptica.
    Uma lixa entre os 1000 e os 1500 de granulometria é suficiente, e na minha opinião, adaptadas para a remoção da oxidação e regularização da superfície. Para acabamento final, uma 2000 é a ideal, aplicar granulometrias inferiores é, na minha opinião, infrutífero.
    O polimento fará o resto: normalmente um polimento com polish e esponja de corte acaba por remover as restantes marcas, e a seguir o PlastX faz o resto.

Gostaria de deixar uma ressalva: por vezes, especialmente em ópticas mais velhas ou sujeitas a mais agressões, há marcas que não se conseguem retirar, mas que são próprias de agressões ou erosão do material, do próprio carbonato. Por vezes encostos, pedradas mais agressivas, provocam algo parecido a microfissuras; as pedradas normalmente deixam porosidades; e ao tentar remover-se isto com a lixagem está-se a remover imenso material, e deixar a óptica fragilizada, e a sua integridade comprometida.

Há que conseguir um bom compromisso entre o aspecto, e a preservação do material. Nunca se esqueçam disso!
    Conhecer, Conquistar e Dominar o Pormenor até ao Infinito... e mais além!!!

Detailer in construction!

Registado em
    Jul 2013
    Post Thanks / Like

Agradeço a todos os comentários, pois como disse no inicio, é com os vossos comentários que vou aprendendo, e como não tinha o material perfeito, não esperava um trabalho perfeito...

Phalaenopsis, quando falas em polish e esponja de corte é o mesmo usado na pintura? por exemplo o Menzerna FG400 com respectiva esponja? O plastX é melhor aplicar à máquina ou à mão? se for à máquina é com esponja de corte ou polimento?

Registado em
    Sep 2010
    Post Thanks / Like

Sim, é a esponja de corte e polish de corte. Eu uso esponja amarela e o Fast Gloss. A seguir, uso esponja verde e plastX.

Registado em
    Jul 2013
    Post Thanks / Like

Então a seguir à fase da lixa passas com polish de corte e a seguir o PlastX? e acaba aí (tirando a selagem)?
    Uma pergunta estupida. enquanto eu não tenho dinheiro para comprar uma orbital, é muito mau usar essas esponjas e o polish com o um adaptador para berbequim?

Registado em
    Feb 2012
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por Phalaenopsis Ver Post
    Há que conseguir um bom compromisso entre o aspecto, e a preservação do material. Nunca se esqueçam disso!
    Tudo dito!

Mr Oliveira se não tens orbital... caças com gato! Pensa que há quem faça à mão.

Registado em
    Sep 2010
    Post Thanks / Like

Sim

Lembra-te que estás a trabalhar sobre uma superfície rígida, um policarbonato, e não sobre um verniz.

A lixa vai remover a camada de protecção oxidada que dá aquele mau aspecto amarelado, por isso precisas de uma lixa com a abrassividade "suficiente" para remover essa película.
    Lixas mais agressivas apenas vão provocar riscos profundos no material, não se ganha nada com isso. E como foi dito, deve-se efectuar a lixagem com água. Eu uso com quick detail... tem mais lubrificação
    Um polimento de corte a seguir vai regularizar a superfície e fazer algumas correcções. Eu uso o Fast Gloss, por ter um elevado poder de corte, em conjunto com a amarela. Assim faz-se uma regularização eficaz da superfície, e deixo a acção de acabamento a cargo do plastiX: é um polish específico para polímeros, com abrassivos que vão cortando-se à medida que vai sendo trabalhado: isto confere um acabamento perfeito e cuidado, remove pequenos riscos, pelo que é o indicado para dar acabamento a uma superfície que se quer tão lisa e uniforme quanto possível.

A utilização de um berbequim tem o inconveniente de não poderes trabalhar com a esponja de forma conveniente; a aplicação da força sobre o berbequim e por conseguinte sobre a esponja, é muito diferente da feita com a máquina, seja ela rotativa ou orbital. Não consegues uma distribuição de pressão homogénea (lembra-te que a pressão é força / área; no berbequim aplicas uma força numa área menor sobre o prato, logo há uma maior pressão...)

Assim, sobre a utilização do berbequim...Na minha opinião é mau lol
    tanto a pressão como a rotação não serão aplicadas da melhor forma. Tendo algum cuidado, podes não provocar danos nas superfícies em que trabalhas, apenas destróis as esponjas...

Registado em
    Jul 2013
    Post Thanks / Like

Enfim, é melhor aguardar por uma orbital então... Espero comprar uma até ao final do ano.
    Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários e ajudas.

Registado em
    Jul 2013
    Post Thanks / Like

Estou para comprar um novo conjunto de lixas e o PlastX para fazer um novo trabalho. Estou em dúvida se hei de comprar as Lixas da 3M ou da Mirka. Estou inclinado para comprar um conjunto de lixas da Mirka de 1000, 2000, 3000 e 4000. Na foto dá a ideia que essas lixas são muito mais grossas que as da 3M, e mais caras. Justifica o preço? Duram mais?

Registado em
    Sep 2011
    Post Thanks / Like

Se o companheiro MrOliveira me permite também estou com dúvidas para um farol no Fiesta de '06.

Segue uma foto do mesmo:

A minha pergunta reside que nos kits que vejo na CCE parece-me faltar ali lixas intermédias tirando no Flexipads Kit de Restauración y Pulido de Faros que começa em 1500 e de 2500.
    Já no 3M Kit de restauro de faróis 500, 800, 3000 tal como se falou este é um salto muito grande e algo contraproducente.

Assim sendo estou como o companheiro MrOliveira, será que não será uma boa escolha comprar as lixas da Mirka (e que quantidades?) e depois terminar com o esponja polimento e polish corte e no fim esponja acabamento e plastx ?

Desde já grato pela vossa atenção.
    Bons detalhes

Registado em
    Sep 2010
    Post Thanks / Like

Desculpa, mas não entendi em concreto o que queres saber. Se comprar lixas da Mirka, polish de corte e plastiX é uma boa escolha? é...

Para esse caso em concreto, os riscos parecem ter alguma profundidade. para não sacrificar muito material, tens de ir o desbaste com lixa por aproximações. Eu começaria com uma lixa 2000 e água; polia com polish de corte e avaliava, repetindo o processo até obter o resultado desejado. Quanto à duração das lixas? bem, eu uso as lixas com orbital, e uma dá-me para várias vezes lol. Limpam-se e voltam-se a usar...

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 1 usuários vendo este tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. [Dúvida] Polmento de farois, com orbital ou rotativa?
    Por Psfs no fórum Processos e detalhe em geral
    Respostas: 3
    Última Mensagem: 15-11-2011, 00:05
  2. Experiencia Oticas
    Por bbrito1 no fórum Show off
    Respostas: 9
    Última Mensagem: 05-09-2011, 14:31
  3. Grelha frontal rs e polimento de oticas ;)
    Por diogo84 no fórum Pequenos Detalhes e Tratamentos
    Respostas: 8
    Última Mensagem: 09-11-2010, 00:03
  4. o meu primeiro detalhe
    Por gambuzinu no fórum Show off
    Respostas: 16
    Última Mensagem: 22-08-2008, 15:09
  5. Oticas "picadas"
    Por Luis Almeida no fórum Processos e detalhe em geral
    Respostas: 4
    Última Mensagem: 21-01-2006, 02:55

Permissões de Mensagem