Thanks Thanks:  0
Likes Likes:  0
Dislikes Dislikes:  0
Mostrando resultados 1 até 3 de 3

Tópico: Repros?

Registado em
    Jan 2012
    Post Thanks / Like

Padrão Repros?

Se há assunto que aparece em fóruns é a questão das vantagens e desvantagens de fazer uma repro num carro.
    Pelo que tenho lido, são 3 os tópicos sempre falados: aumentar performance, baixar consumo e manter fiabilidade. A meu ver 3 condições impossíveis de se atingir em simultâneo.

Mas, longe do radicalismo de alterar um carro completamente, ainda não consegui perceber até que ponto é possível jogar com as tolerâncias do desenvolvimento de um motor e melhorar as prestações sem com isso agravar de modo palpavel a fiabilidade e o consumo. Admito que os motores são pensados com alguma margem para aquele pessoal que anda sempre a abrir.

Gostava de melhorar o comportamento do meu Scirocco Tdi de 140CV sem que em tempo de vida util venha a pagar caro por isso.

Por norma sou extremamente (doentio por vezes) cuidadoso com os carros. Arranques a frio por exemplo é algo que não faz parte do meu modo de operar. Manutenções sempre em cima, com óleos de qualidade e tudo o mais.
    Faço um tipo de condução quase de "velho" (para lá caminho d efacto) pelo que não poucas vezes faço viagens com o carro a rolar. Dá-me prazer essa tranquilidade de viagens a 100/110 na nacional entre Lisboa e o Algarve dando primazia ao conforto e consumo.
    Mas gosto egualmente de sentir que tenho carro quando preciso dele, nas ultrapassagens ou em montanha. Nada de velocidades de ponta. Aceleração quando se precisa.

Pensei numa repro que me desse mais uns 30cvs de modo a dar mais um pouco de alma nessas circunstâncias.
    Só que depois começa a ler-se que a fiabilidade reduz pois os materiais do motor não são os mesmos do motor de 170CV, que o DPF vai há vida mais cedo, que o turbo e a enbariagem encurtam o tempo de vida, etc, etc,...

Será mesmo assim? Será mesmo tão significativa essa perda de fiabilidade se a utilização do motor se mantiver tal como agora (apenas pontuais andamentos mais veolentos)? Ou será que invés de ter problemas aos 250.000kms vou passar a etr aos 240.000kms?

Alguém que tenha já experimentado este tipo de alterações pode-me ajudar dando o feedback?

Obrigado

Registado em
    Aug 2011
    Post Thanks / Like

Padrão Re: Repros?

Boas. Vou relatar a minha experiência, sem com isso querer entrar em pormenores técnicos dos prós e contras das repro pois não tenho conhecimentos para tal. Eu tive uma A6 de 115cv e também senti a necessidade em ter "algo mais" debaixo do pé direito. No meu caso optei por colocar uma box de fabrico alemão, certificada pela TUV, que em meu entender tem algumas vantagens:
    1- Nao altera os parâmetros da Centralina que vem de fábrica. Esta box é um by-pass a Centralina de origem...
    2- É possível cada um determinar o aumento de potência pretendido dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante da box, visto que vem equipada com um "pente" que permite aumentar ou diminuir 2,5% consoante se mova uma pequena pinça para a esquerda ou direita. Na box que eu tinha o aumento podia ir até 25%.
    3- Facilidade de aplicação. Fazes tu mesmo.
    4- Facil de desativar. Basta retirar um fusível que está no cabo de alimentação.
    5- No meu caso, a box "entrava" as 1.900 rpm e "fechava" às 3.500 rpm. Isto faz com o motor opere sempre dentro de limites que preservam de alguma forma a mecânica. Este regime e mais do que suficiente para se ter aquilo que pretendes. Mais potência, mas sem exageros...

E óbvio que estamos a exigir mais do motor do que foi concebido para fazer de fábrica, e que ninguém poderá dizer que não vai encurtar a vida útil de alguns elementos, mas em minha opinião é a opção "menos má".

Tive a box instalada 4 anos sem razão de queixa. A pessoa a quem vendi o carro ainda a mantém instalada.

A meu ver, a única desvantagem poderá ser o tal regime/faixa de utilização...

Espero ter ajudado!

Enviado do meu SM-T535 através de Tapatalk
    Última edição por asterix; 14-03-2016 às 11:17.

Registado em
    Aug 2011
    Post Thanks / Like

Padrão Re: Repros?

Se precisares de mais informação manda um mail para vpm968@hotmail.com

Enviado do meu SM-T535 através de Tapatalk

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 1 usuários vendo este tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Permissões de Mensagem