Thanks Thanks:  2
Likes Likes:  9
Dislikes Dislikes:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 18

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registado em
    Jul 2014
    Post Thanks / Like

Padrão Saga de um detalhe num carro do século passado.

Boa noite malta,

Venho partilhar a saga de um detalhe interior efectuado num Renault de um amigo, e foi um árduo trabalho deixo-vos dizer, um carro do século passado, mas que nunca foi limpo à detalhe, nem tratado a fundo.

Tive de dividir o detalhe por 3 tardes, dado o tempo estar de chuva, e o estado deplorável em que encontrei o carro.

Basicamente o Setup Usado foi o seguinte:

Alcatifas - ECO TOUCH CARPET + UPHOLSTERY: http://www.alojadodetalhe.pt/tapetes...ecologico.html

Plasticos Interiores Rijos e Macios (Limpeza) - CARCHEM MULTI CLEAN 500ML (APC diluição 1/20): http://www.alojadodetalhe.pt/tablier...ean-500ml.html

Plasticos Interiores Rijos e Macios (Condicionador) - POORBOYS NATURAL LOOK DRESSING: http://www.alojadodetalhe.pt/tablier...-dressing.html

Vidros (Limpeza) - MOTHERS REVISION GLASS + SURFACE CLEANER: http://www.alojadodetalhe.pt/vidros-...pa-vidros.html

Vidros (Desengordurar) - GYEON Q2M PREP: http://www.alojadodetalhe.pt/coating...-q2m-prep.html

Vidros (Polir) - AUTO FINESSE VISION GLASS POLISH: http://www.alojadodetalhe.pt/vidros-...ra-vidros.html

Vidros (Selante Exterior) - STONER INVISIBLE GLASS RAIN REPELLENT: http://www.alojadodetalhe.pt/vidros-...e-de-agua.html

Vidros (Anti Embaciamento Interior) - STONER INVISIBLE GLASS ANTI-FOG: http://www.alojadodetalhe.pt/vidros-...aciamento.html

Acessórios Limpeza Interior:

FASE 1 - Aspiração e Limpeza Alcatifas com Ecotouch Carpet + Upholstery

Basicamente, comecei por aspirar todas as alcatifas, retirando com a minúcia possível todo o lixo acumulado (não retirei os bancos, embora fosse o ideal).

Estado inicial das alcatifas do carro:

Depois das Alcatifas Aspiradas:

As alcatifas ficaram com melhor aspecto, mas longe de estar limpas, pelo que depois apliquei o Ecotouch nas alcatifas escovando a alcatifa e removendo de seguida com um panos de MF e não estava enganado, "o algodão não engana":

Seleccionei algumas manchas que permaneciam nas alcatifas para ver o antes e depois da eficácia do Ecotouch:

ANTES:

DEPOIS:

FASE 2 - Limpeza Plásticos com Carchem APC

Tratadas as alcatifas decidi depois passar para os plásticos interiores onde usei o Carchem APC em todos eles numa diluição de 1/20.

Seleccionei algumas partes onde podem ver a eficácia do produto, ele é particularmente bom em sujidade forte, no caso do tablier apenas com pó ou pouco sujo, sugiro que usem apenas um condicionador com propriedades de limpeza (Ex: Poorboys Natural Look ou o Mothers Protectant), isto porque o Carchem APC é um pouco agressivo para os plásticos deixando-os algo esbranquiçados, mate e sem brilho, deixo a nota de que ele danifica o lettering das manetes e ventiladores interiores.
    Este APC tem a vantagem de não manchar, isto quando comparado com o Blitz, no entanto, ele deixa os plásticos um pouco ressequidos, mas por igual, já o blitz da minha experiência anterior, não deixava esbranquiçado por igual nos plásticos interiores. Atenção que estas notas são mais evidenciadas em plásticos rijos lisos, nos plásticos moles não é tão visível a agressividade do Carchem APC.

No entanto no caso de sujidade profunda deixo estes exemplos onde podem ver a sua eficácia:

ANTES:

DEPOIS:

FASE 3 - Limpeza e Tratamento dos Vidros com Mothers Revision Glass + Gyeon Prep + AF Glass Polish + Stoner IG Rain Repellent + Stoner IG Anti-Fog

Aqui nesta fase foram limpos previamente com o Mothers (Obrigado pela amostra José), posteriormente retirei gorduras dos vidros com o Gyeon Prep, por forma a criar uma base para o polimento efectuado com o Glass Polish da Auto Finesse, após isso, voltei a retirar os residuos do polimento com o Mothers, tendo acabado exteriormente com o Selante da Stoner, e interiormente com o Anti-Fog também da Stoner.

Fiz um pequeno teste, onde apliquei este tratamento apenas no vidro do condutor, deixando os outros para depois para ver a diferença e os resultados são elucidativos:

Para-Brisas não tratado interiormente pelo anti-fog:

Vidro passageiro não tratado com anti-fog:

Vidro condutor tratado com Stoner Anti-Fog:

FASE 4 - Condicionamento dos Plásticos Interiores com o Poorboys Natural Look

Nesta fase decidi usar o Poorboys para condicionar os plásticos interiores e a experiência foi muito boa, à primeira vista o cheiro a cereja do produto é muito agradável, depois a aplicação é muito fácil, borrifei para um pano de microfibra e de seguida passei o produto pelos plásticos e pude verificar que tem como grande vantagem deixar um brilho mate, e seco ao toque, isto faz que não seja necessário remover excessos, pelo menos quando não aplicado directamente nos plasticos.

Aqui deixo um 50/50 onde se vê a diferença da hidratação do Poorboys

Aqui vê-se bem que o brilho não é nada excessivo, sendo natural bem como eu gosto:

FASE 5 - Polimento Lettering Exterior com o AutoFinesse Glash Polish

Decidi experimentar este produto dos vidros no lettering, inicialmente pensava que era cromado, mas afinal era plástico pintado, mas mesmo assim o produto fez um trabalho interessante...

ANTES:

DEPOIS:

Aqui fica a odisseia deste trabalho, espero que gostem, foram 3 tardes com muita chuva à mistura, mas que deixou o meu amigo admirado com a qualidade dos produtos, acho que já converti mais uma pessoa ao detalhe...

Para breve o detalhe exterior no mesmo carro, não percam os próximos episódios, porque eu também não

Bons detalhes!

2. Thanks DanielRM thanked for this post
    Likes Jr., mqdias, DanielRM liked this post
    Registado em
    Sep 2015
    Post Thanks / Like

Padrão Re: Saga de um detalhe num carro do século passado.

Estás forte! Isso é que foi dar ao braço.... Mas está top
    Quando à paixão por norma aparecem os resultados e aqui está uma boa prova disso!
    Excelente trabalho
    Abraco

Registado em
    Jul 2014
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por afsca Ver Post
    Estás forte! Isso é que foi dar ao braço.... Mas está top
    Quando à paixão por norma aparecem os resultados e aqui está uma boa prova disso!
    Excelente trabalho
    Abraco
    Obrigado afsca, o carro tava um bocado mau, mas acho que ficou um pouco melhor, agora já lhe disse para manter é semanalmente aspirar, e passar com o Ecotouch e panos de microfibras nas alcatifas, e PBNL e panos de microfibras no tablier.
    Disse-lhe logo se fores mantendo todas as semanas, em vez de eu estar 3 tardes a ter este trabalho, tens 2h por semana.
    Eu gostei da eficácia do APC nos locais mais sujos, mas desgostei de afectar o lettering, tive de ter imenso cuidado com isso.
    Ele não viu os plásticos muitos "secos" porque foram condicionados a seguir com o PBNL, mas sinceramente para sujidade ligeira ou apenas pó, mais vale aplicar o PBNL directamente sem nenhum cleaner.
    Mas acho que vou ter um detalhe interior de um Leon de 2011 de um amigo de infância para breve, mas esse não está tão mau.
    Mas ainda tenho muito a aprender, quando souber manejar uma máquina a sério, aí sim, já posso dizer que "dou uns toques na gramática" .

Registado em
    Jun 2004
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por kriptonite Ver Post
    Obrigado afsca, o carro tava um bocado mau, mas acho que ficou um pouco melhor, agora já lhe disse para manter é semanalmente aspirar, e passar com o Ecotouch e panos de microfibras nas alcatifas, e PBNL e panos de microfibras no tablier.
    Disse-lhe logo se fores mantendo todas as semanas, em vez de eu estar 3 tardes a ter este trabalho, tens 2h por semana.
    Eu gostei da eficácia do APC nos locais mais sujos, mas desgostei de afectar o lettering, tive de ter imenso cuidado com isso.
    Ele não viu os plásticos muitos "secos" porque foram condicionados a seguir com o PBNL, mas sinceramente para sujidade ligeira ou apenas pó, mais vale aplicar o PBNL directamente sem nenhum cleaner.
    Mas acho que vou ter um detalhe interior de um Leon de 2011 de um amigo de infância para breve, mas esse não está tão mau.
    Mas ainda tenho muito a aprender, quando souber manejar uma máquina a sério, aí sim, já posso dizer que "dou uns toques na gramática" .
    Grande trabalho e melhor report .

Em relação ao APC da CarChem, para o interior prefiro uma diluição maior, 1:40 ou até 1:50. Devemos diluir o suficiente para conseguir os resultados pretendidos. Quanto aos plásticos ficarem 'secos', deve-se ter em mente que uma boa limpeza deixa-os 'limpos' sem sujidade nem restos de produtos anteriores, como tal esse é o seu real aspeto.
    Quando limpei o interior do Volvo, com 17 anos, não deixou nada 'seco' nem removeu nenhum lettering, que abundam no painel central.

6. Likes kriptonite liked this post
    Registado em
    Jul 2014
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por detalhe Ver Post
    Grande trabalho e melhor report .

Em relação ao APC da CarChem, para o interior prefiro uma diluição maior, 1:40 ou até 1:50. Devemos diluir o suficiente para conseguir os resultados pretendidos. Quanto aos plásticos ficarem 'secos', deve-se ter em mente que uma boa limpeza deixa-os 'limpos' sem sujidade nem restos de produtos anteriores, como tal esse é o seu real aspeto.
    Quando limpei o interior do Volvo, com 17 anos, não deixou nada 'seco' nem removeu nenhum lettering, que abundam no painel central.

Obrigado José,

Em relação ao Carchem segui a diluição recomendada na página do produto, e o único senão é mesmo o facto de ter afectado lettering, tendo posteriormente de saltar as restante parte, por forma a não afectar o resto.
    No entanto, dou de barato que numa diluição maior, pudesse ter a mesma eficácia de limpeza, sem comprometer o lettering interior.
    Realmente existe uma diluição 1/50 para tectos e tecido, se calhar em plásticos mais antigos, tenho de possivelmente diluir mais, terei de experimentar numa próxima oportunidade duplicando a diluição que tenho.
    Os plásticos ficaram secos é normal, faz lembrar uma exfoliação a fundo da "pele" e depois precisa da loção corporal para hidratar a pele, com o Blitz o tablier ficava seco também, simplesmente deixava manchas, este é uniforme, um ponto a favor a meu ver.
    Mas mais uma vez obrigado pelas dicas adicionais, pois ando a tentar um bom compromisso de limpeza, e algum cuidado, dado trabalhar maioritariamente em carros mais antigos, e que poucos cuidados tiveram...

Citação Postado Originalmente por Scardoso Ver Post
    Sem dúvida um ótimo trabalho kriptonite, estas de parabéns! Já agora esse stoner anti fog usas no teu veículo? Que feedback me dás acerca dele? (Pelo que vi é bom) e claro se usares o gyeon prep antes melhor adere e mais dura. Qual o tempo que já avaliaste a termos de duração?

Cumprimentos e mais uma vez parabéns pelo trabalho é claro o tópico que criaste serve de guia para novos detalhistas!
    Abraço

Obrigado Scardoso pelas palavras,

Este anti-fog uso no meu veiculo sim, e para mim é muito eficaz, aliás gosto bastante dos artigos de vidros da Stoner.
    O repelente é bastante eficaz bem como o anti-fog, e no exterior se mantido com o clean e repel, consegues prolongar o efeito do selante por muito mais tempo.
    Para o interior o stoner clean normal, ou o da Mothers que aproveitei a amostra generosamente cedida pelo José, e gostei também bastante.
    Última edição por kriptonite; 10-01-2018 às 14:18.

8. Likes Scardoso liked this post
    Registado em
    Aug 2017
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por kriptonite Ver Post

Obrigado Scardoso pelas palavras,

Este anti-fog uso no meu veiculo sim, e para mim é muito eficaz, aliás gosto bastante dos artigos de vidros da Stoner.
    O repelente é bastante eficaz bem como o anti-fog, e no exterior se mantido com o clean e repel, consegues prolongar o efeito do selante por muito mais tempo.
    Para o interior o stoner clean normal, ou o da Mothers que aproveitei a amostra generosamente cedida pelo José, e gostei também bastante.
    Obrigado kriptonite, perguntei se era bom porque tenho o gyeon anti fog mas já me aconteceu aplicar o produto é o vidro embaciar na mesma... Fiquei desanimado nesse dia... Mas agora ao ver este teu tópico vi que usas o gyeon prep antes de aplicares o anti fog e isso deixou-me a pensar... no meu caso antes de aplicar o gyeon apenas limpei com o limpa vidros da stoner (sem repelente) e deixava algumas marcas porque os panos que tenho de vidros são fracos... ( Ando a investigar o melhor daqueles que a loja vende) e leva-me a crer que depois vem daí o meu fracasso na parte de o vidro embaciar mesmo com o anti fog aplicado... Estando assim a não ter a eficácia total do produto visto o vidro não estar bem preparado também...
    Obrigado pela opinião
    Cumprimentos

Registado em
    Aug 2017
    Post Thanks / Like

Sem dúvida um ótimo trabalho kriptonite, estas de parabéns! Já agora esse stoner anti fog usas no teu veículo? Que feedback me dás acerca dele? (Pelo que vi é bom) e claro se usares o gyeon prep antes melhor adere e mais dura. Qual o tempo que já avaliaste a termos de duração?

Cumprimentos e mais uma vez parabéns pelo trabalho é claro o tópico que criaste serve de guia para novos detalhistas!
    Abraço

11. Likes kriptonite liked this post
    Registado em
    Dec 2013
    Post Thanks / Like

Parabéns kriptonite!
    É de users destes que o fórum precisa, acho que ganha outra vida quando há users a fazer estas "pequenas" mas grandes demonstrações.
    Cá esperamos pelos próximos detalhes.
    - Peugeot 306
    - BMW 116d Efficientdynamics

13. Likes kriptonite liked this post
    Registado em
    Jan 2014
    Post Thanks / Like

Excelente trabalho e report. Para quem quiser entrar nesta Arte tem aqui um bom exemplo e motivo para ter certezas

Deixo aqui algumas notas reais e testadas por mim que vão de encontro ao que se lê aqui dos mais experimentes: Temos que ter em atenção aos materiais de cada um dos carros mesmo usando os mesmos produtos por obtermos resultados diferentes entre eles.

Exemplo do meu Clio 2 fase 2 de 2005 Comercial:
    - No caso do Poorboys Natural Look se só condicionares sem retirares o excesso fica com um aspecto mesmo muito brilhante parecido com os Sprays do Shopping. Da última vez que o usei deixei ficar assim para testar e para deixar os plásticos absorverem bem. Antes tinha condicionado todos os plásticos e passado uns minutos retirei os excessos. O aspecto ficou semelhante ao deste teu Detalhe.
    - Com o APC Blitz, no Clio nunca deixou marcas nem ficou esbranquiçado. Claro, tudo depende da diluição como é óbvio. Limpei os plásticos a fundo e ficaram como novos.

Tudo depende do tipo de plásticos, qualidade dos mesmos de fábrica e em que condições estão. Temos sempre que testar primeiro em zonas mais escondidas. Como o José (Detalhe) refere, no Car Chem aconselha a utilizar uma diluição maior. Convém testarmos o comportamento da diluição maior e se não resultar aí sim irmos diminuindo até chegarmos aos resultados pretendidos.

Já agora questiono, que panos usas-te para limpar os vidros? Os que indicas no início do tópico? Na semana passada limpei os meus com o mesmo limpa vidros da Mothers e esses panos e mesmo assim notei que ficaram sujos por dentro e por fora. Não consegui perder mais tempo nesse dia, sei que devia ter insistido mais mas não consegui mesmo. Acho que também ajudou ter pegado nos panos novos por causa da côr (para não misturar depois com Ceras, selantes, etc) e como deviam ter aquela "goma" não absorverem a água e o lixo todo. Como o carro esteve à chuva tive que o secar primeiro mas não ficou completamente seco. Sinceramente não me vou chatear para já com isso até fazer a nova encomenda. Estou a pensar mandar vir dois panos da Auto Fitness para vidros, os Auto Finesse Glass Waffle Towel. Já experimentaram?
    A aprender a arte do detalhe... com os melhores!

15. Likes kriptonite liked this post
    Registado em
    Jul 2014
    Post Thanks / Like

Citação Postado Originalmente por DanielRM Ver Post
    Parabéns kriptonite!
    É de users destes que o fórum precisa, acho que ganha outra vida quando há users a fazer estas "pequenas" mas grandes demonstrações.
    Cá esperamos pelos próximos detalhes.
    Obrigado pelas palavras, eu acho fundamental irmos partilhando experiências que possam ajudar os menos experientes a ter alguma base para se iniciarem, eu também aprendi e continuo a aprender com quem sabe muito mais do que eu.
    Novos detalhes depende do tempo .

Citação Postado Originalmente por revan89 Ver Post
    Excelente trabalho e report. Para quem quiser entrar nesta Arte tem aqui um bom exemplo e motivo para ter certezas

Deixo aqui algumas notas reais e testadas por mim que vão de encontro ao que se lê aqui dos mais experimentes: Temos que ter em atenção aos materiais de cada um dos carros mesmo usando os mesmos produtos por obtermos resultados diferentes entre eles.

Exemplo do meu Clio 2 fase 2 de 2005 Comercial:
    - No caso do Poorboys Natural Look se só condicionares sem retirares o excesso fica com um aspecto mesmo muito brilhante parecido com os Sprays do Shopping. Da última vez que o usei deixei ficar assim para testar e para deixar os plásticos absorverem bem. Antes tinha condicionado todos os plásticos e passado uns minutos retirei os excessos. O aspecto ficou semelhante ao deste teu Detalhe.
    - Com o APC Blitz, no Clio nunca deixou marcas nem ficou esbranquiçado. Claro, tudo depende da diluição como é óbvio. Limpei os plásticos a fundo e ficaram como novos.

Tudo depende do tipo de plásticos, qualidade dos mesmos de fábrica e em que condições estão. Temos sempre que testar primeiro em zonas mais escondidas. Como o José (Detalhe) refere, no Car Chem aconselha a utilizar uma diluição maior. Convém testarmos o comportamento da diluição maior e se não resultar aí sim irmos diminuindo até chegarmos aos resultados pretendidos.

Já agora questiono, que panos usas-te para limpar os vidros? Os que indicas no início do tópico? Na semana passada limpei os meus com o mesmo limpa vidros da Mothers e esses panos e mesmo assim notei que ficaram sujos por dentro e por fora. Não consegui perder mais tempo nesse dia, sei que devia ter insistido mais mas não consegui mesmo. Acho que também ajudou ter pegado nos panos novos por causa da côr (para não misturar depois com Ceras, selantes, etc) e como deviam ter aquela "goma" não absorverem a água e o lixo todo. Como o carro esteve à chuva tive que o secar primeiro mas não ficou completamente seco. Sinceramente não me vou chatear para já com isso até fazer a nova encomenda. Estou a pensar mandar vir dois panos da Auto Fitness para vidros, os Auto Finesse Glass Waffle Towel. Já experimentaram?
    Agradeço as palavras, acho que pode ser uma boa ajuda a quem está a começar como eu .

O plásticos do teu clio são rijos ou moles? É que no meu o aspecto ficou mate quer nos plásticos rijos quer moles, tendo em conta que apliquei directamente num pano de MF e apliquei no tablier, também poderá ser com a quantidade que se coloca de produto no pano ou aplicador...

Se a tua experiência com APC é boa então tenho de rever as diluições de 1/20 para no minimo o dobro...

Em relação aos panos para limpar os vidros, esqueci-me de fazer referencia no tópico, my bad .

O pano que usei foi o seguinte: PANO PARA VIDROS AZUL - http://www.alojadodetalhe.pt/vidros-...l-40x40cm.html

O pano da AF ainda não testei, mas tou a pensar mandar vir o AUTO FINESSE MICRO TWEED MICROFIBER TOWEL - http://www.alojadodetalhe.pt/artigos...ber-towel.html parece-me ter uma boa textura.

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 1 usuários vendo este tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Encontro no FDS passado em Valência
    Por detalhe no fórum Encontros da Comunidade
    Respostas: 20
    Última Mensagem: 20-05-2009, 22:27
  2. Saxo Cup - Viagem ao passado
    Por AmRacing no fórum Show off
    Respostas: 41
    Última Mensagem: 20-09-2008, 16:51
  3. Detalhe - A saga continua...
    Por marcopt no fórum Show off
    Respostas: 14