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  1. #1

    Padrão Inspecionar e descontaminar a superfície

    O acabamento de todos os carros sofre de um inimigo comum: a poluição. Persegue-o sem tréguas a partir do momento em que sai da fábrica até ao final da vida. Está no ar que respiramos, nas estradas, e adere-se à pintura do carro, onde inicia um processo de oxidação.

    Pontos de ferrugem causados pelas contaminações:


    Quando os contaminantes fixam-se de forma sólida à superficie, lavar unicamente não é suficiente para removê-los. A solução é o uso de um composto de polimento que remove bastante tinta no processo ou o uso da barra de plasticina (clay bar). A plasticina não é um polish, nem uma massa de polir; trata-se de uma barra de preparação que suaviza a pintura e exfolia os contaminantes.

    A plasticina de tratamento foi desenvolvida no Japão em meados dos anos 90. Remove de forma segura o pó dos caminhos de ferro, poluição industrial, pulverisação de pintura, pintas de alcatrão e outros contaminantes, puxando-os da superfície. Não remove os contaminantes por abrasividade, como as massas de polir.

    Exemplo da pintura lavada antes e depois de descontaminar:


    A plasticina não é cura para tudo, nem substitui o polimento. É uma ferramenta para remover contaminação da superfície. Uma das muitas razões para usar a plasticina é para remover o pó dos travões. A contaminação pelo pó dos travões, que se adere às superficies inferiores pintadas pode ser removida de forma segura com a plasticina.

    A plasticina também é eficaz na remoção de pulverisação de tinta. Se a pulverisação for demasiada deve-se solicitar ajuda profissional. A transpiração das árvores e pintas de alcatrão podem ser removidos com a plasticina de forma segura.

    Funciona muito bem quando usada nos vidros, para retirar marcas de àgua, de insectos e a película de poluição da estrada que se acumula nos vidros.

    Como saber se precisamos de um tratamento com a plasticina? Depois de lavar muito bem o carro à mão, sente-se a superfície com a mão. Sentem alguma rogosidade ou pequenos altos? (visiveis em cores claras) Pois esses altos são contaminantes a atacar a pintura do carro. Removendo estes contaminantes da superfície (alcatrão, marcas de àgua, pó dos travões, resíduos de insectos, etc) vai melhorar o aspecto e a saude da pintura do carro.

    Antes de se usar a plasticina deve-se lavar e secar muito bem a viatura para remover qualquer lixo solto. Não se deve trabalhar ao sól e de preferência escolher uma zona fresca para não secar rápidamente o líquido lubrificante.

    Para usar a plasticina, pulverisar uma pequena secção da superfície com um lubrificante à base de àgua, e passar a barra em movimentos longitudinais, exercendo uma ligeira pressão. Se o lubrificante começar a secar é necessário pulverisar mais. As barras são bastante pegajosas e não podem ser usadas a seco.

    Depois de algumas passagens com a plasticina, passa-se a mão sobre a àrea para sentir se a contaminação foi removida. Tabém se sente, quando a plasticina desliza suavemente sem prisões. Por fim, limpam-se os resíduos com um pano de micro-fibras. Devem-se tratar pequenas àreas de cada vez.

    Imagem:


    Verificar constantemente a plasticina, se virmos quaisquer particulas devemos removê-las. Deve-se tornar um hábito de vex em quando dobrar e voltar a dar forma à barra para que uma porção nova da plasticina entre em contacto com a superfície.
    A forma da dar:


    Se deixarmos cair a barra no chão deita-se fora. Não devemos correr riscos, se a barra ficar incrustrada de areias ou outros resíduos vai danificar a pintura, deita-se fora.

    Dica: Pode-se colocar um lençol no chão por baixo da zona onde trabalhamos, assim se cair não se suja.

    Lubrificantes a usar: um Quick Detail como o que é proposto na Loja ou uma mistura de àgua com um pouco de shampoo auto, devendo-se neste caso lavar o carro outra vez no fim.


    </p>Edited by: <A HREF=http://p207.ezboard.com/bdetalhe.showUserPublicProfile?gid=jgv>jgv</A> at: 2/8/04 14:48

  2. #2

    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    Mas para que é que vamos lavar novamente o carro após descontaminarmos caso usemos o lubrificante à base de àgua destilada? porque ao lavarmos novamente os minerais da àgua irão voltar a depositar-se na pintura certo?

    </p>

  3. #3

    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    up

    </p>

  4. #4
    Registado em
    Jun 2004
    Idade
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    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    up

    Os contaminantes que retiramos durante o processo não são meramente os minerais da àgua. Se como lubrificante usares àgua destilada com shampoo não haverá depósito desses minerais mas sim do shampoo. Se fores secando cuidadosamente com um pano mf cada secção depois de descontaminada, é natural que no fim a superfície esteja limpa.

    Wax on, wax off
    </p>

  5. #5

    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    Então se usar a àgua destilada com o shampoo, e tendo o cuidado de ir sempre secando com um pano MF não terei necessidade de posteriormente lavar novamente certo?

    </p>

  6. #6
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    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    Certo, vês logo como fica, com manchas ou não.

    Wax on, wax off
    </p>

  7. #7
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    12

    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    Onde posso adquirir essa plasticina?

    Cumprimentos,
    Hugo

    </p>

  8. #8
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    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    Vais ao tópico A Loja neste forum ou envias um email para detalhe@netvisao.pt

    Wax on, wax off
    </p>

  9. #9
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    Jan 2004
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    12

    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    O meu carro precisa disso em grande parte da pintura... Por todo o lado tem essas pequenas marcas de ferrugem.
    Além de uma superficie rugosa mesmo após a lavagem...


    Para um tratamento de toda a chapa, qual deverão ser os passos necessários? plasticina em todo o lado?

    Isso deve ser demorado... mas será eficiente no final??

    Já agora, como proteger um carro novo deste problema??

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------- It's nice to be important, but is more importante to be nice...</p>

  10. #10
    Registado em
    Jun 2004
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    Padrão Re: Inspecionar e descontaminar a superfície

    Ora lê esta 1ª experiência dum membro do forum p207.ezboard.com/fdetalhefrm2.showMessage?topicID=21.topic

    Wax on, wax off
    </p>

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