Mostrando resultados 1 até 8 de 8

Tópico: Lavar e secar

Post Lavar e secar

Um dos processos mais importantes e delicados no tratamento e manutenção de um automóvel é a lavagem. Uma lavagem mal feita pode arruinar o aspecto de um automóvel novo que custou milhares de euros ou de um tratamento que levou horas para o tornar novo outra vez.

Partimos do princípio que todos aqui sabemos dos males das lavagens automáticas e da maior parte das lavagens manuais que se vendem por aí, onde o carro seguinte é lavado com os acessórios sujos do anterior.

Vamos então falar de como não estragar o brilho espectacular do nosso carro com métodos e materiais adequados.

Comecemos, à sombra, com a viatura fria (basta que a chapa não queime as mãos ao toque) e admitimos que temos carro vulgar não tratado regularmente ou, mais comum, nunca tratado.

1. As rodas.

Um balde com água e shampoo auto (a ser usado só nas rodas). Acessórios, escovas de vários formatos, esponja. Spray de limpeza de jantes não ácido (1Z, PB, Laquer...).

Pulveriza-se uma jante de cada vez aguardando depois cerca de 2 minutos, não deixando nunca secar. Agita-se nas zonas mais sujas com uma escova de cerdas naturais (suave) ou pincel do mesmo tipo. Enxagua-se depois com àgua abundante. Este processo remove grande parte do pó dos travões senão todo, a menos que a acumulação seja tal que esteja incrustrada, aí pode não se conseguir tirar tudo.

Lava-se depois com uma escova como estas o pneu com a mistura do balde
    e a jante com a esponja e a mesma mistura.

Usa-se um pincel redondo de cerdas naturais (sem partes metálicas à mostra) para lavar os orificios dos parafusos e válvula de ar. Deve-se também usar uma escova tubular longa para (dependendo do desenho da jante) limpar o interior da mesma através dos orifícios. Eu uso esta:

Em caso de muitas manchas de alcatrão nas jantes, pode-se usar um removedor de alcatrão pulverizado que depois de deixar actuar um pouco para dissolver, limpa-se com um pano turco (100% algodão) e lava-se outra vez.

Nesta fase, também deve lavar-se as cavas das rodas, usando uma daquelas escovas que se usam para lavar as costas no banho - longas. Escovar bem essa zona, afinal não queremos que nos falhe nenhum detalhe, não é?

Depois de termos lavado as rodas, cavas e embaladeiras, deitamos fora a àgua do balde, lavamo-lo muito bem (e aos demais acessórios usados) e passamos à fase seguinte.

2. Lavagem carroçaria

Enchemos dois baldes com água e num deles adicionamos o shampoo na quantidade recomendada, por exemplo uma tampa para um balde de 4-5 litros de água. Shampoo a mais é prejudicial, principalmente quando temos o carro tratado e encerado.

Depositamos a luva dentro do balde com água limpa enquanto vamos passar água pelo carro. Lavamo-lo bem com a àgua da mangueira (não é necessário maquina de pressão).

Começamos então por lavar a partir do tejadilho. Encharcamos a luva na água que tem o shampoo e lavamos suavemente cerca de 1/4 do tejadilho em movimentos longitudinais, no sentido da deslocação do ar em andamento. Nunca em movimentos circulares. Lavamos a luva na àgua limpa e repetimos o processo até termos acabado o tejadilho. Lavamos com àgua da mangueira para retirar o shampoo.

Passamos à secção seguinte, o capô, seguindo o mesmo método.
    Depois a mala e por fim as laterais, começando de cima para baixo.
    Sempre que a luva pareça mais suja lava-se em àgua corrente. Assim garantimos que nunca estamos a danificar a superfície.

Assim que tenhamos concluído o processo de lavagem, seca-se imediatamente com uma toalha micro-fibras WW.

Dica: se o pára-brisas tiver muitos insectos, lavar com uma esponja própria para limpar insectos.

Registado em
    Feb 2004

Padrão Re: Lavar e secar

Boas!!

A minha duvida cai sobre o processo de secagem após a lavagem. No meu carro antigo secava-o com uma luva em camurça que adquiri numa loja de artigos de automóveis, o carro era preto e à medida que o ia lavando e secando notava que onde passava, as partes se tornavam baças.
    Comprei um carro à pouco tempo e para nao ter o mesmo problema tenho-o lavado à pressão e seco-o em andamento sem lhe passar qualquer pano mas fica em algumas partes com manchas de agua secas.
    Falaram aqui em toalha turca, esta não deixa marcas como referi anteriormente??
    Abraço

Registado em
    Jan 2004

Padrão Detritos dos pássaros vêm-se na pintura depois de lavado

Tive de deixar o carro debaixo de uma árvore durante alguns dias e, como normalmente acontece, os pássaros acabaram por o sujar.
    Após uma boa lavagem, à mão, fiquei com ligeiras marcas na pintura. Como posso removê-las tendo em conta que o carro tem apenas 6 meses?

Registado em
    Jun 2004

Padrão Re: Detritos dos pássaros vêm-se na pintura depois de lavado

A minha duvida cai sobre o processo de secagem após a lavagem. No meu carro antigo secava-o com uma luva em camurça que adquiri numa loja de artigos de automóveis, o carro era preto e à medida que o ia lavando e secando notava que onde passava, as partes se tornavam baças.
    Comprei um carro à pouco tempo e para nao ter o mesmo problema tenho-o lavado à pressão e seco-o em andamento sem lhe passar qualquer pano mas fica em algumas partes com manchas de agua secas.
    Falaram aqui em toalha turca, esta não deixa marcas como referi anteriormente??
    A toalha de turco é um remedeio, porque para secar bem e sem manchas, numa só passagem só mesmo a mencionada toalh de micro-fibras WW.

Tive de deixar o carro debaixo de uma árvore durante alguns dias e, como normalmente acontece, os pássaros acabaram por o sujar.
    Após uma boa lavagem, à mão, fiquei com ligeiras marcas na pintura. Como posso removê-las tendo em conta que o carro tem apenas 6 meses?
    É preferível criar um tópico novo na Universidade, assim todos poderão partilhar a sua opinião. De qualquer forma, para remover essas marcas deves descontaminar e polir com o 1Z PP. Nunca se deve deixar essas cacas muito tempo na pintura. :confused:

Registado em
    Apr 2005

Viva.

Tenho uma dúvida quanto ao uso da água para molhar o carro e para enxaguar.
    Actualmente uso uma daquelas ponteiras para regar, que permite alternar entre jactos de água e "spray".

Qual a melhor forma de passar a água para molhar o carro antes de passar o champô e qual a melhor forma de passa a água para remover o champô?

detalhe Guest

Citação Postado Originalmente por Mazda6
    Viva.

Tenho uma dúvida quanto ao uso da água para molhar o carro e para enxaguar.
    Actualmente uso uma daquelas ponteiras para regar, que permite alternar entre jactos de água e "spray".

Qual a melhor forma de passar a água para molhar o carro antes de passar o champô e qual a melhor forma de passa a água para remover o champô?
    Olá Mazda6

Por favor inicia um tópico novo na secção universidade com esta questão. E já agora apresenta-te à comunidade

Registado em
    Sep 2006

Tenho uma duvida, lava-se e seca-se cada secção independente, ou lava-se uma secção, enxagua-se, lava-se outra, enxagua-se e no final seca-se tudo?

Registado em
    May 2005

Citação Postado Originalmente por MLVtecpt
    Tenho uma duvida, lava-se e seca-se cada secção independente, ou lava-se uma secção, enxagua-se, lava-se outra, enxagua-se e no final seca-se tudo?
    Em relação á lavagem propriamente dita, eu costumo lavar secção a secção e enxaguasempre que acabo uma secção. Caso seja á noite lavo o carro todo e só no final enxaguo (visto que o risco de secar é menor).

Lavas o carro todo, e só no final é que sacas o carro.

Cumprimentos,
    Miguel Oliveira
    there's no shine like Mothers®
    Antes_________________Durante_______________Depois

Informações do Tópico

Usuários vendo este Tópico

Existem atualmente 1 usuários vendo este tópico. (0 membros e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. A minha transformação....mais de 100 fotos
    Por tdi... no fórum Pneus, Jantes e outros Extras
    Respostas: 43
    Última Mensagem: 30-10-2005, 00:35
  2. Procuro "algo" para prender o GPS dentro do carro
    Por beckzito no fórum Processos e detalhe em geral
    Respostas: 5
    Última Mensagem: 05-07-2005, 18:18
  3. 214i Cabrio... Hello!
    Por Bruno Moreira no fórum Apresentação à comunidade
    Respostas: 12
    Última Mensagem: 01-06-2005, 12:43
  4. Apresentação
    Por hsilva no fórum Apresentação à comunidade
    Respostas: 11
    Última Mensagem: 11-03-2005, 13:56
  5. Libertem o Detalhe(protagonizado por Golf G60 )
    Por carrizog60 no fórum Pequenos Detalhes e Tratamentos
    Respostas: 41
    Última Mensagem: 05-03-2005, 20:25

Tags para este Tópico

Permissões de Mensagem