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Tópico: Lavar e secar

  1. #1

    Post Lavar e secar

    Um dos processos mais importantes e delicados no tratamento e manutenção de um automóvel é a lavagem. Uma lavagem mal feita pode arruinar o aspecto de um automóvel novo que custou milhares de euros ou de um tratamento que levou horas para o tornar novo outra vez.

    Partimos do princípio que todos aqui sabemos dos males das lavagens automáticas e da maior parte das lavagens manuais que se vendem por aí, onde o carro seguinte é lavado com os acessórios sujos do anterior.

    Vamos então falar de como não estragar o brilho espectacular do nosso carro com métodos e materiais adequados.

    Comecemos, à sombra, com a viatura fria (basta que a chapa não queime as mãos ao toque) e admitimos que temos carro vulgar não tratado regularmente ou, mais comum, nunca tratado.

    1. As rodas.

    Um balde com água e shampoo auto (a ser usado só nas rodas). Acessórios, escovas de vários formatos, esponja. Spray de limpeza de jantes não ácido (1Z, PB, Laquer...).

    Pulveriza-se uma jante de cada vez aguardando depois cerca de 2 minutos, não deixando nunca secar. Agita-se nas zonas mais sujas com uma escova de cerdas naturais (suave) ou pincel do mesmo tipo. Enxagua-se depois com àgua abundante. Este processo remove grande parte do pó dos travões senão todo, a menos que a acumulação seja tal que esteja incrustrada, aí pode não se conseguir tirar tudo.

    Lava-se depois com uma escova como estas o pneu com a mistura do balde
    e a jante com a esponja e a mesma mistura.


    Usa-se um pincel redondo de cerdas naturais (sem partes metálicas à mostra) para lavar os orificios dos parafusos e válvula de ar. Deve-se também usar uma escova tubular longa para (dependendo do desenho da jante) limpar o interior da mesma através dos orifícios. Eu uso esta:


    Em caso de muitas manchas de alcatrão nas jantes, pode-se usar um removedor de alcatrão pulverizado que depois de deixar actuar um pouco para dissolver, limpa-se com um pano turco (100% algodão) e lava-se outra vez.

    Nesta fase, também deve lavar-se as cavas das rodas, usando uma daquelas escovas que se usam para lavar as costas no banho - longas. Escovar bem essa zona, afinal não queremos que nos falhe nenhum detalhe, não é?

    Depois de termos lavado as rodas, cavas e embaladeiras, deitamos fora a àgua do balde, lavamo-lo muito bem (e aos demais acessórios usados) e passamos à fase seguinte.

    2. Lavagem carroçaria

    Enchemos dois baldes com água e num deles adicionamos o shampoo na quantidade recomendada, por exemplo uma tampa para um balde de 4-5 litros de água. Shampoo a mais é prejudicial, principalmente quando temos o carro tratado e encerado.

    Depositamos a luva dentro do balde com água limpa enquanto vamos passar água pelo carro. Lavamo-lo bem com a àgua da mangueira (não é necessário maquina de pressão).

    Começamos então por lavar a partir do tejadilho. Encharcamos a luva na água que tem o shampoo e lavamos suavemente cerca de 1/4 do tejadilho em movimentos longitudinais, no sentido da deslocação do ar em andamento. Nunca em movimentos circulares. Lavamos a luva na àgua limpa e repetimos o processo até termos acabado o tejadilho. Lavamos com àgua da mangueira para retirar o shampoo.

    Passamos à secção seguinte, o capô, seguindo o mesmo método.
    Depois a mala e por fim as laterais, começando de cima para baixo.
    Sempre que a luva pareça mais suja lava-se em àgua corrente. Assim garantimos que nunca estamos a danificar a superfície.

    Assim que tenhamos concluído o processo de lavagem, seca-se imediatamente com uma toalha micro-fibras WW.

    Dica: se o pára-brisas tiver muitos insectos, lavar com uma esponja própria para limpar insectos.


  2. #2
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    Padrão Re: Lavar e secar

    Boas!!

    A minha duvida cai sobre o processo de secagem após a lavagem. No meu carro antigo secava-o com uma luva em camurça que adquiri numa loja de artigos de automóveis, o carro era preto e à medida que o ia lavando e secando notava que onde passava, as partes se tornavam baças.
    Comprei um carro à pouco tempo e para nao ter o mesmo problema tenho-o lavado à pressão e seco-o em andamento sem lhe passar qualquer pano mas fica em algumas partes com manchas de agua secas.
    Falaram aqui em toalha turca, esta não deixa marcas como referi anteriormente??
    Abraço

  3. #3
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    Jan 2004
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    1

    Padrão Detritos dos pássaros vêm-se na pintura depois de lavado

    Tive de deixar o carro debaixo de uma árvore durante alguns dias e, como normalmente acontece, os pássaros acabaram por o sujar.
    Após uma boa lavagem, à mão, fiquei com ligeiras marcas na pintura. Como posso removê-las tendo em conta que o carro tem apenas 6 meses?

  4. #4
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    Padrão Re: Detritos dos pássaros vêm-se na pintura depois de lavado

    A minha duvida cai sobre o processo de secagem após a lavagem. No meu carro antigo secava-o com uma luva em camurça que adquiri numa loja de artigos de automóveis, o carro era preto e à medida que o ia lavando e secando notava que onde passava, as partes se tornavam baças.
    Comprei um carro à pouco tempo e para nao ter o mesmo problema tenho-o lavado à pressão e seco-o em andamento sem lhe passar qualquer pano mas fica em algumas partes com manchas de agua secas.
    Falaram aqui em toalha turca, esta não deixa marcas como referi anteriormente??
    A toalha de turco é um remedeio, porque para secar bem e sem manchas, numa só passagem só mesmo a mencionada toalh de micro-fibras WW.

    Tive de deixar o carro debaixo de uma árvore durante alguns dias e, como normalmente acontece, os pássaros acabaram por o sujar.
    Após uma boa lavagem, à mão, fiquei com ligeiras marcas na pintura. Como posso removê-las tendo em conta que o carro tem apenas 6 meses?
    É preferível criar um tópico novo na Universidade, assim todos poderão partilhar a sua opinião. De qualquer forma, para remover essas marcas deves descontaminar e polir com o 1Z PP. Nunca se deve deixar essas cacas muito tempo na pintura. :confused:

  5. #5
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    Apr 2005
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    40

    Padrão Re: Lavar e secar

    Viva.

    Tenho uma dúvida quanto ao uso da água para molhar o carro e para enxaguar.
    Actualmente uso uma daquelas ponteiras para regar, que permite alternar entre jactos de água e "spray".

    Qual a melhor forma de passar a água para molhar o carro antes de passar o champô e qual a melhor forma de passa a água para remover o champô?

  6. #6
    detalhe Guest

    Padrão Re: Lavar e secar

    Citação Postado Originalmente por Mazda6
    Viva.

    Tenho uma dúvida quanto ao uso da água para molhar o carro e para enxaguar.
    Actualmente uso uma daquelas ponteiras para regar, que permite alternar entre jactos de água e "spray".

    Qual a melhor forma de passar a água para molhar o carro antes de passar o champô e qual a melhor forma de passa a água para remover o champô?
    Olá Mazda6

    Por favor inicia um tópico novo na secção universidade com esta questão. E já agora apresenta-te à comunidade

  7. #7
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    Sep 2006
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    759

    Padrão Re: Lavar e secar

    Tenho uma duvida, lava-se e seca-se cada secção independente, ou lava-se uma secção, enxagua-se, lava-se outra, enxagua-se e no final seca-se tudo?

  8. #8
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    13,429

    Padrão Re: Lavar e secar

    Citação Postado Originalmente por MLVtecpt
    Tenho uma duvida, lava-se e seca-se cada secção independente, ou lava-se uma secção, enxagua-se, lava-se outra, enxagua-se e no final seca-se tudo?
    Em relação á lavagem propriamente dita, eu costumo lavar secção a secção e enxaguasempre que acabo uma secção. Caso seja á noite lavo o carro todo e só no final enxaguo (visto que o risco de secar é menor).

    Lavas o carro todo, e só no final é que sacas o carro.


    Cumprimentos,
    Miguel Oliveira
    there's no shine like Mothers®
    Antes_________________Durante_______________Depois

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