A Iniciação!

Olá a todos,


À cerca de 4 meses adquiri um carro semi-novo onde me foi entregue polido e muito brilhante, Renaul Megane IV Iron Blue.
Após umas lavagens nos self-service comecei a notar algumas marcas das "vassouras" que me deixaram um bocado triste.
Decidi tentar perceber a melhor maneira de manter a pintura com o melhor aspeto possível dentro das minhas capacidades.

Após muita e muita pesquisa, acho que cheguei ao ponto de fazer uma lista de compras, à qual gostava de apresentar aos mais entendidos para darem uma opinião e retirar algumas duvidas.

Atualmente moro num apartamento, não tenho condições para efetuar a lavagem do carro sem ser em self-service wash, vou ter de optar por tratar do carro de manhã cedo ou ao final da tarde para não arranjar problemas mas dentro de aproximadamente 1 ano 1,5 ano, irei mudar-me para uma moradia onde irei ter outras condiçoes.


Segue a lista pensada:

  • Exterior

1 - Pré-lavagem
Como não tenho possibilidades de usar maquina de pressão, estava a pensar em usar o jato de agua com espuma do próprio self-service wash para tratar deste ponto.​
Ou acham que compensa em comprar aquelas pistolas de espuma manual e adquirir um produto para pre-lavagem?​
(passar por agua com o jato do self-service antes do proximo step)​

1.1 - Jantes
"Labocosmetica Sidero" e esfregar com uma escova de limpar jantes.​
Parece-me uma boa opção de produto, porque posso aproveitar o mesmo produto para descontaminação de pintura.​
(passar por aguar com o jato do self-service antes do proximo step)​

2 - Lavagem
Irei usar a tecnica dos dois baldes com luva de microfibra.​
Shampoo estava a pensar no "Meguiars Gold Class Shampoo"​
(passar por aguar com o jato do self-service antes do proximo step)​

3 - Secar
Foi sempre um habito que tive nos meus carros, secar depois de lavar para não ficar com marcas de agua.​
Já tenho uma toalha de secagem que tinha do carro antigo comprada na norauto.​

4 - Descontaminar
Assunto sensivel...​
Penso que no meu caso, como o carro foi poligo muito recentemente, e nunca coloco o carro de baixo de arvores parece-me que aproveito o mesmo produto das jantes acima descrito "Labocosmetica Sidero" para passar como descontaminante.​
Neste ponto tenho uma duvida, se usando este produto "Labocosmetica Sidero" devo lavar primeiro e depois basta passar por agua ou descontaminar e depois lavar? ou devo esquecer a ideia do "Sindero" e usar claybar fina?​

5 - Selar
Após a descontamiação e bem seco, aplicar "Meguiars Synthetic Sealant 2.0" ou "Vonixx V80 Selant" com pano de microfibras.​
Limpar com pano de microfibras limpo.​

6 - Cera
Após aplicação do selante da "Meguiars ou da Vonixx" aplicar "Vonixx Blend Ceramic & Carnaúba Paste Wax" com aplicador de espuma.​
Remover com pano de microfibras.​
"Vonixx BLEND Blend Ceramic & Carnaúba Spray Wax" para usar entre lavagens e manter a cera em pasta mais tempo como recomendação da marca Vonixx.​

  • Interior

1 - Limpeza
APC "CarChem All Clean" para limpeza geral de sujidades usado com pano de microfibras​

2 - Acabamento/Proteção
"Meguiars Natural Shine Protectant" para proteção de plasticos aplicado com pano de microfibras.​

  • Vidros
No geral, limpeza interna e externa com "Sonax Glass Cleaner" e estava a pensar em colocar no deposito dos "mijas" diluido com agua.
Para repelente de agua:
Verão - reaproveitar o "Vonixx BLEND Blend Ceramic & Carnaúba Spray Wax" Inverno -"CarPro FlyBy30" aplicado com o aplicador incluido.


Estes serão os steps pensados a cada 4 meses mais ou menos.
Entre este espaço de tempo serão feitas lavagens periodicas a cada 15 dias dependendo da sujidade, que será feita o step de pre-lavagem mais jantes, lavagem, secar e aplicar "Vonixx BLEND Blend Ceramic & Carnaúba Spray Wax"
Aproveitar o APC indicado para ir limpando as cagadelas de passaros que possam vir aparecendo.
Nas lavagens periodicas, parece-me exagerado estar sempre a efetuar o processo completo ou estarei errado?

O que acham do processo "Completo" e a ideia das lavagens periodicas? o que mudavam ?

Muito obrigado pela vossa ajuda.
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A mim pareceu-me tudo bem excepto aplicar produtos com panos, existem aplicadores de polispuma ou microfibras para esse efeito e pareceme mais eficaz do que panos para aplicar selantes ou ceras.

Nao acho que seja necessário todo esse processo de 15 em 15 dias, esses produtos oferecem protecção para muito mais tempo tipo de 3 em 3 meses ou 4 em 4 meses mantendo apenas as lavagem de 15 em 15 dias.
 
A mim pareceu-me tudo bem excepto aplicar produtos com panos, existem aplicadores de polispuma ou microfibras para esse efeito e pareceme mais eficaz do que panos para aplicar selantes ou ceras.

Nao acho que seja necessário todo esse processo de 15 em 15 dias, esses produtos oferecem protecção para muito mais tempo tipo de 3 em 3 meses ou 4 em 4 meses mantendo apenas as lavagem de 15 em 15 dias.
Sim, como tu referes e bem os produtos serão aplicados com panos de microfibras todos eles. no caso da cera será aplicada com aplicador.
Aconselhas que aplique outro produto com aplicador em vez de pano de microfibra ?

Em relação ao tempo entre aplicações, era a ideia que já tinha. Parecia-me mais que suficiente 3 a 4 meses ate voltar a reutilizar todo o ciclo no carro.

A pre-lavagem, compensa comprar aquele tipo de pistola manual para snowfoam ou a ideia que apresentei é suficiente ate arranjar condicoes para ter uma maquina que faça o trabalho ?

Muito obrigado pela tua resposta.
 
selantes e ceras na minha opinião não se aplicam com panos mas sim com aplicadores , ou de microfibras ou polispuma

os panos usa-se para no final remover os excessos.

a pistola manual parece-me bem para desenrascar enquanto não se arranja condições para usar uma maquina de pressão .
 
a pistola manual parece-me bem para desenrascar enquanto não se arranja condições para usar uma maquina de pressão .
Já o fiz, é chato porque tens muito para dar à bomba mas até desenrasca bem à falta de melhor.
O único produto que uso das máquinas de moeda quando tenho de lá ir é a água desmineralizada, o resto é mais agressivo do que pretendo.
Quando passares para a máquina de pressão certamente arranjas outro uso para o Foamer, eu uso para aplicar Brake Buster por exemplo (limpa jantes/pneus)
 
Também já andei com bomba manual, atualmente tenho umanfoam lance de lihar na mangueira de jardim, é bem melhor que a bomba manual mas nao se compara com a máquina de pressão mas desenrasca bem.
 
Já o fiz, é chato porque tens muito para dar à bomba mas até desenrasca bem à falta de melhor.
O único produto que uso das máquinas de moeda quando tenho de lá ir é a água desmineralizada, o resto é mais agressivo do que pretendo.
Quando passares para a máquina de pressão certamente arranjas outro uso para o Foamer, eu uso para aplicar Brake Buster por exemplo (limpa jantes/pneus)
Acho que já vi uns que trazem varias pontas que fazem de pulverizador e de foamer basta só mudar as pontas para mudar o efeito que se pretende.
ver se os encontro novamente.
Vou começar a encomendar o material para testar tudo e dar-vos feedback da experiência.
 
Se quiseres transformar um sprayer num foamer basta fazer um furo na parte superior do tubo de pick up e acrescentar um “filtro” na ponta.
É relativamente simples
 
Boas no caso de selar e
Olá a todos,


À cerca de 4 meses adquiri um carro semi-novo onde me foi entregue polido e muito brilhante, Renaul Megane IV Iron Blue.
Após umas lavagens nos self-service comecei a notar algumas marcas das "vassouras" que me deixaram um bocado triste.
Decidi tentar perceber a melhor maneira de manter a pintura com o melhor aspeto possível dentro das minhas capacidades.

Após muita e muita pesquisa, acho que cheguei ao ponto de fazer uma lista de compras, à qual gostava de apresentar aos mais entendidos para darem uma opinião e retirar algumas duvidas.

Atualmente moro num apartamento, não tenho condições para efetuar a lavagem do carro sem ser em self-service wash, vou ter de optar por tratar do carro de manhã cedo ou ao final da tarde para não arranjar problemas mas dentro de aproximadamente 1 ano 1,5 ano, irei mudar-me para uma moradia onde irei ter outras condiçoes.


Segue a lista pensada:

  • Exterior

1 - Pré-lavagem
Como não tenho possibilidades de usar maquina de pressão, estava a pensar em usar o jato de agua com espuma do próprio self-service wash para tratar deste ponto.​
Ou acham que compensa em comprar aquelas pistolas de espuma manual e adquirir um produto para pre-lavagem?​
(passar por agua com o jato do self-service antes do proximo step)​

1.1 - Jantes
"Labocosmetica Sidero" e esfregar com uma escova de limpar jantes.​
Parece-me uma boa opção de produto, porque posso aproveitar o mesmo produto para descontaminação de pintura.​
(passar por aguar com o jato do self-service antes do proximo step)​

2 - Lavagem
Irei usar a tecnica dos dois baldes com luva de microfibra.​
Shampoo estava a pensar no "Meguiars Gold Class Shampoo"​
(passar por aguar com o jato do self-service antes do proximo step)​

3 - Secar
Foi sempre um habito que tive nos meus carros, secar depois de lavar para não ficar com marcas de agua.​
Já tenho uma toalha de secagem que tinha do carro antigo comprada na norauto.​

4 - Descontaminar
Assunto sensivel...​
Penso que no meu caso, como o carro foi poligo muito recentemente, e nunca coloco o carro de baixo de arvores parece-me que aproveito o mesmo produto das jantes acima descrito "Labocosmetica Sidero" para passar como descontaminante.​
Neste ponto tenho uma duvida, se usando este produto "Labocosmetica Sidero" devo lavar primeiro e depois basta passar por agua ou descontaminar e depois lavar? ou devo esquecer a ideia do "Sindero" e usar claybar fina?​

5 - Selar
Após a descontamiação e bem seco, aplicar "Meguiars Synthetic Sealant 2.0" ou "Vonixx V80 Selant" com pano de microfibras.​
Limpar com pano de microfibras limpo.​

6 - Cera
Após aplicação do selante da "Meguiars ou da Vonixx" aplicar "Vonixx Blend Ceramic & Carnaúba Paste Wax" com aplicador de espuma.​
Remover com pano de microfibras.​
"Vonixx BLEND Blend Ceramic & Carnaúba Spray Wax" para usar entre lavagens e manter a cera em pasta mais tempo como recomendação da marca Vonixx.​

  • Interior

1 - Limpeza
APC "CarChem All Clean" para limpeza geral de sujidades usado com pano de microfibras​

2 - Acabamento/Proteção
"Meguiars Natural Shine Protectant" para proteção de plasticos aplicado com pano de microfibras.​

  • Vidros
No geral, limpeza interna e externa com "Sonax Glass Cleaner" e estava a pensar em colocar no deposito dos "mijas" diluido com agua.
Para repelente de agua:
Verão - reaproveitar o "Vonixx BLEND Blend Ceramic & Carnaúba Spray Wax" Inverno -"CarPro FlyBy30" aplicado com o aplicador incluido.


Estes serão os steps pensados a cada 4 meses mais ou menos.
Entre este espaço de tempo serão feitas lavagens periodicas a cada 15 dias dependendo da sujidade, que será feita o step de pre-lavagem mais jantes, lavagem, secar e aplicar "Vonixx BLEND Blend Ceramic & Carnaúba Spray Wax"
Aproveitar o APC indicado para ir limpando as cagadelas de passaros que possam vir aparecendo.
Nas lavagens periodicas, parece-me exagerado estar sempre a efetuar o processo completo ou estarei errado?

O que acham do processo "Completo" e a ideia das lavagens periodicas? o que mudavam ?

Muito obrigado pela vossa ajuda.
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No caso de selar e encerrar há um vídeo que recomendo ver. Achei interessante embora seja novato nesta área de detalhe...
 
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