Ajuda - Setup (material) carro novo

Boa tarde,

Precisava da vossa ajuda e experiência para decidir que material mando vir. Sou inexperiente no mundo do detalhe (já li imensos posts vossos aqui) por isso se puderem ajudar agradecia imenso.
O carro já foi encomendado, é branco (não sei se tem relevância nos produtos). Como tal agora ando a pensar como posso proteger desde o primeiro dia.
Pelo que já li, é bem possível que ao chegar a casa o carro já venha com alguma contaminação...
Assim a minha ideia (e podem me corrigir no que estiver errado) seria:
  1. Lavagem:
    • Jantes - AF Imperial ; Ez Detail Brush ; Shampoo (?) ; Depois de secar, selar com Poorboys Wheel Sealant
    • Carroçaria - Shampoo (?) ; Luva Meguiars Microfiber Wash Mitt
  2. Secar:
    • Microfiber Madness Dry Me Crazy
  3. Descontaminar (caso haja necessidade):
    • Claybar + Lubrificante: AF Clay Bar + Glide
  4. Cera:
    • Como sou inexperiente, estou com receio de colocar uma cera em pasta, então a ideia seria usar uma cera Liquida - Meguiars Hybrid Ceramic Wax
  5. Finalizar:
    • Pneus - Condicionador AF Satin
    • Vidros - ?
    • Plásticos - Labocosmetica Hydra?
    • Faróis - ?

Dúvidas:
  • Jantes:
    • AF Imperial, será suficiente? Ou poderei necessitar de um Iron na 1ª lavagem?
    • Shampoo igual ao da carroçaria?
  • Pneus:
    • AF Satin coloco no final já com o carro todo seco certo?
  • Lavagem:
    • Que shampoo aconselham?
  • Plásticos:
    • Que produto aconselham? Labocosmetica Hydra?
  • Vidros:
    • Que produto aconselham? Que seja repelente água também.
  • Faróis:
    • Que produto aconselham? A ideia será proteger contra o envelhecimento..

Irei usar a técnica 2 baldes com o filtro - não tenho máquina de lavar pressão.
Já tenho: Poorboys Wheel Sealant e Luva Meguiars Microfiber Wash Mitt.
Os outros produtos que indiquei, são escolhas baseadas no que li... mas se tiverem sugestões melhores, posso mudar :)

O que vos parece? Está me a faltar alguma coisa?
Podem ajudar com as dúvidas please... Ansioso por ter o carro e para começar a tratar dele da melhor forma ;)

Obrigado desde já pelo vosso tempo!

Última edição:
Boa noite,

Espero que esteja tudo bem contigo.

Vou só deixar a minha opinião/sugestão face ao que expões, mas claro que o melhor será sempre ir mos experimentando os produtos :)

Ja usei o AF Imperial, e não é mau, mas sugeria que experimentasses este - P&S Brake Buster, tem me parecido muito top. Não acho (apesar deste novo hype de uso) muito aconselhavel usar descontaminantes férreos nas jantes. Muitas vezes usamos o produto com a jante montada e não tenho muita confiança que não afecte as maxilas (principalmente se estiverem pintadas é chato), discos, pastilhas, etc. Posso estar totalmente errado, mas algumas marcas inclusivé, até já colocam avisos sobre isso nas descriçoes dos produtos. Tanto os decon ferreos como removedores de alcatrão como são a base de solventes, parecem sempre ser produtos muito fortes...é preciso cuidado onde se aplicam. Mas sem dúvida que fazem um trabalho excelente principalmente para uma descontaminação não mecânica, e num carro branco fazem toda a diferença. O unico shampo que conheço para jantes é o AF Revolution, tenho o usado uma vez por outra e ajuda, mas é mais gimmick que outra coisa (sinceramente não parece ser algo muito util). O Satin é porreiro e colocas no final sim, tenta colocar apenas nas laterais do pneu, para não haver qualquer tipo de risco para a condução.

Sobre a cera, eu vejo essa gama Hybrid da Meguiar's mais como selante do que propriamente uma cera. Não dá assim aquele brilho ao carro que uma cerazita de carnauba dá (eu costumo usar a em spray - a azul). O ideal até seria colocares essa Hybrid Wax da Meguiar's e depois se quiseres experimentar uma cera de fácil aplicação e não muito cara, tens a Autofinesse Radiance (creme de carnauba).

Para shampoo do carro tens este com o addon de cera que dá sempre outro look - Meguiars Ultimate Wash & Wax shampoo, qualidade Meguiar's claro.

Nos plasticos interiores usei recentemente o AF Dressle e gostei muito do efeito (sou-te sincero, não me sinto à vontade para usar o produto em plásticos "superiores" tipo do dashboard e afins, mas para os menos "visiveis" (caso o produto manche ou assim não se nota tanto), ficou muito bom. Tenho ouvido boas referencias para o Hydra (alias quase tudo o que é da Labocosmetica é bom :p )

Para os vidros acho que o combo Stoner Invisible Glass + Labocosmetica Aquavelox satisfaz as tuas necessidades ;)

Espero ter de alguma forma ajudado.

Abraço

Quero desde já agradecer a tua ajuda e dicas Pure_Water.

Entretanto entusiasmei me e comprei o material e uma k3 para ajudar na lavagem inicial + foam.
Quanto ao produto das jantes.. eu afinal tinha cá um produto: Meguiars Ultimate All Wheel Cleaner - é seguro não? pelo menos é o que eles dizem... lol. Ou será melhor optar pelo P&S Brake Buster?
As jantes irão ser estas:
1607532121052.png

Em termos de material mandei vir muita coisa da loja do detalhe... e fiz a seguinte escolha:

Jantes: Meguiars Ultimate All Wheel Cleaner (só irei usar se vir que estão com sujidade alcatrão etc, senão penso que irei usar apenas o shampoo, o que acham?), depois passo com a brush + pano + pincel com Shampoo (tenho um resto de sonax, acho que vou usar para isso)
Pneus: vou limpar com uma escova e o o shampoo sonax que vou usar para a limpeza das jantes
Pré-Lavagem: Shampoo AF Avalanche
Lavagem: que Shampoo aconselham com este "lineup"?
Descontaminar (se necessário): AF Glide + AF Clay Bar
Cera Liquida: Meguiars Hybrid Ceramic Wax
Vidros: Stoner Invisible Glass + Labocosmetica Aquavelox
Pneus: AF Satin
Selante Jantes: Poorboys Wheel Sealant

Dúvidas:
  • O selante das jantes PWS coloco de quanto em quanto tempo?
  • Comprei o Foam Lance da AF - nunca usei Foam, é fácil usar o aplicador? Alguma dica?
  • A cera liquida MHCW se lavar o carro tipo de 2 em 2 semanas, acham que deva aplicar sempre? ou faço vez sim vez não? E quando não aplicar o MHCW aplico por exemplo um QD?
  • Há problema em aplicar o MHCW nos vidros e depois Stoner Invisible Glass + Labocosmetica Aquavelox? Ou não faz sentido...

Quem puder ajudar a esclarecer essas dúvidas agradecia :)

No que toca às rodas, tenho usado Brake Buster e estou muito contente.
Spray na jante + pneu, passo a escova de pneus E depois trato a jante com pincel, escova EZ Brush e uma mitt preta da flexipads de Carneiro.
Gosto de usar um balde com um boc de shampoo (qualquer um que tenho por lá) e depois de usar um utensílio passo por água antes de regressar ao balde.
Nas cavas das rodas, meto um APC e escovo com a escova que der mais jeito (depende do espaço que tenha disponível/carro).
os iron removers nas rodas, não justifica usar de toda a vez que se lava o carro. Trnho um Colortec da nextzett que uso esporadicamente porque na maior parte das vezes não fica roxo (logo não é necessário). Da mesma forma que se o intervalo entre lavagens for pequeno apenas uso shampoo, é questão de analisar a necessidade ou não.
se fores descontaminar, primeiro deves tratar da descontaminacao quimicamente.

Obrigado JoaoDHC era essa ideia que tinha, thanks!

Em relação às dúvidas alguém pode ajudar? @Detalhe
Um aparte. Quando usares o foam lance não te esqueças no fim de o lavar. Para isso basta tirar a garrafa e meter o tubo a puxar água limpa do balde por exemplo.
Dessa forma a água dilui tudo o que restar de shampoo no filtro que gera a espuma e fica tudo como deve de ser.
Aprendi da pior forma essa parte, o meu filtro estava uma lástima com restos secos de shampoo que depois não dissolvem facilmente e não há espuma para ninguém.

Entretanto entusiasmei me e comprei o material e uma k3 para ajudar na lavagem inicial + foam.
Quanto ao produto das jantes.. eu afinal tinha cá um produto: Meguiars Ultimate All Wheel Cleaner - é seguro não? pelo menos é o que eles dizem... lol. Ou será melhor optar pelo P&S Brake Buster?
Visualizar anexo 9792

Em termos de material mandei vir muita coisa da loja do detalhe... e fiz a seguinte escolha:

Jantes: Meguiars Ultimate All Wheel Cleaner (só irei usar se vir que estão com sujidade alcatrão etc, senão penso que irei usar apenas o shampoo, o que acham?), depois passo com a brush + pano + pincel com Shampoo (tenho um resto de sonax, acho que vou usar para isso)
Pneus: vou limpar com uma escova e o o shampoo sonax que vou usar para a limpeza das jantes

Dúvidas:
  • Comprei o Foam Lance da AF - nunca usei Foam, é fácil usar o aplicador? Alguma dica?
  • A cera liquida MHCW se lavar o carro tipo de 2 em 2 semanas, acham que deva aplicar sempre? ou faço vez sim vez não? E quando não aplicar o MHCW aplico por exemplo um QD?
  • Há problema em aplicar o MHCW nos vidros e depois Stoner Invisible Glass + Labocosmetica Aquavelox? Ou não faz sentido...

Bom dia,

Quanto ao selante de jantes, é aplicar quando perceberes que ja nao esta a fazer efeito. A marca diz que proteje ate 3 meses, mas tambem vais perceber se o efeito ja esta a desaparecer quando a repelencia a agua e sujidade ja for pouca ou nenhuma. No ultimo sabado selei umas com esse mesmo selante . Tirei as rodas fora, aproveitei para limpar as cavas das rodas e pidesejado
dei 3 camadas de selante. Entretanto ja lavei o carro, e apenas com o shampoo que uso no carro, e uma luva que apenas uso para as rodas foi suficiente para limpar as jantes sem esforco algum.

Quanto aos vidro, se ja vais selar, acho que colocar cera liquida por cima nao vai acrescentar grande coisa ou mesmo nada. Sinceramente parece me desperdicio. Tenho os meus selados com Grojet, e para mim esta otimo. Faz mesmo o efeito desejado

Quanto a cera, como tambem tenho na pintura o selante grojet para pintura, e a cera em pasta a Ultimate da Meguiars, o que faço é ir reforçando de vez em quando(lavagem sim,lavagem nao) com uma outra cera liquida.
Se a unica protecao que vais colocar é essa, tambem nao vejo mal em aplicar de 15 em 15 dias.

Quanto ao QD , como tanto em casa como no trabalho o carro esta em garagem e a sujidade é mesmo pouca, e como lava o carro de 8 em 8 dias, nesse intervalo uso duas vezes um QD que tambem gosto muito da Meguiars.
O que tambem faço apos a lavagem quando nao uso cera liquida é usar o QD

Nao sei se ajudei grande coisa, mas é mais um relato de alguem, para ires tirando ideias

Cumps

Visualizar anexo 9792

Dúvidas:

:D

No geral esse teu combo de produtos é de qualidade! Vais ficar com o carro impec!

Por acaso comprei esse Meguiars Ultimate All Wheel Cleaner recentemente para experimentar. Claro que limpa bem, mas é muito caro e pareceu-me ter uma componente de descontaminante férreo (fica cor-de-rosa e tudo), e apesar de eles dizerem que é seguro (tal como se diz dos Iron's), não tenho 100% certeza se não afectará maxilas pintadas (aquelas vermelhas, etc) e pastilhas, etc. Anda muito na moda a malta aplicar descontaminantes férreos para lavar jantes e algumas marcas até já começaram a colocar warnings nas descrições sobre o uso das mesmas (li online malta a ficar com a pintura das maxilas baças - inclusivé isto aconteceu-me num carro, mas não sei se precisar se o verniz saltou por causa dos produtos), agora se faz realmente mal ou não... Uma coisa é certa, a gama Ultimate da Meguiar's tem o selo de qualidade tipico da marca. ;)

No shampoo se quiseres usar um neutro de qualidade tens o Semper da Labocosmetica. Se gostares da AutoFinesse tens o Lather deles que não é mau (tenho usado por vezes), mas a AF está um pouco na "moda" e pelo preço, mais vale o Semper. Mas há um da Meguiar's interessante com um pouco de cera para dar aquele gloss adicional, que é o Meguiar's Ultimate Wash & Wax. Normalmente não o uso nas lavagens em que vou passar cera + selante (tenho a ideia de que se não usar um shampoo neutro nessas vezes as outras protecções podem não "agarrar" tanto).

Eu por acaso tenha essa lance da AF, é simples de usar (acho que na generalidade não mudam muito uams das outras). Tem dois reguladores, um para espalhar mais ou menos espuma, e outro para a "pressão". Como também tenho ali Avalanche em stock, costumo colocar 100-150ml e dá uma boa espuma.

Essa MHCW deveria aguentar mais tempo não? tipo 3 meses (mesmo com lavagens)? Em teoria se usares um QD por exemplo da gama Hybrid da Meguiar's, ele devia servir de complemento entre lavagens para os selantes hybrid deles (seja a liquid wax ou a spray wax). Eu tenho usado o spray wax (em vez da liquid wax) deles mas quando apliquei a foundation layer no carro todo, nos vidros parecia que ficava com streaking (e tenho sempre receio que manche as borrachas), não gostei muito, tive que limpar dps com o window cleaner. o Stoner + Aquavelox fica top, usei o Aquavelox na utima vez que lavei o carro e é um produto muito bom. Nestes dias tem estado a chover/pingar e em andamento nota-se bem o efeito. Mas também parece que a Labocosmetica não tem produtos maus ahah :p

Bons detalhes!

Abraço