Apresentação e setup de lavagem exterior

Boas pessoal do detalhe!

Descobri o fórum muito recentemente e posso dizer que já passei por aqui algumas horas a ler e a aprender.

Como adquiri um carro "novo" queria começar a dar mais atenção e cuidar melhor do mesmo.

Até aqui apenas lavava o carro em centros de lavagem ou em casa com àgua e um champô reles all in one, mas agora com a viatura nova preciso de algo mais até para protejer e manter a boa condição da pintura.

O carro que tenho agora é um VW Golf GTE branco de 2017 (foto em baixo)

Foto002.png

Como ainda é recente e tem a pintura em bom estado, estava a pensar saltar algumas "etapas" do processo completo, como por exemplo a descontaminação com clay bar ou polimento. Até por falta de experiência e medo de riscar a pintura. O que é que acham sobre esta questão?

Assim sendo, estava inclinado para um setup do género:

Descontaminação Quimíca: - CarChem Iron Detox
Shampoo - Carchem 1900:1
Proteção Única - Mothers Ceramic Spray Coating
Vidros - Stoner Invisible Glass
Kit 5 panos MF

A minha ideia é entrar gradualmente no mundo do detalhe, começar com processos mais fáceis e rápidos e com o tempo e experiência ir evoluindo.

Também como os €€ não são muitos, não me posso esticar muito em compras.

Material que já tenho neste momento é o seguinte:
-Esponja de lavagem tipo a Viking Mitt
-Toalha MF para secar tipo a diamond weave
-Escova para Jantes

Alguma sugestão que seja essencial para acrescentar à lista?

Aguardo os vossos comentários e a vossa preciosa ajuda aqui ao novato do detalhe :)

antes de mais , bem vindo ao forum e muitos parabéns pelo belíssimo carro que adquiris-te , invejo-te no bom sentido :)

do material que já tens , parece-me bem .

agora da lista que pretendes adquirir , só trocava ou até , acrescentava a cera da soft99 fusso , no teu caso para cores brancas :

ou então -- https://www.alojadodetalhe.pt/kits-de-produtos/soft99-kit-de-protecao-fusso-ultra-glaco-cores-claras.html

e antes de aplicar a cera aplicas este para ajudar a limpar alguma contaminação a também ajudar a cera a agarrar melhor na pintura :

penso que podes usar depois no final e de 12 horas de cura da cera , o spray da motheres cerâmico por cima da pintura ou então cera liquida da mesma marca soft99 .

podes obviamente ir comprando as coisas ao poucos e aos teus gostos , depois é só manter ;)

Obrigado cmr pelo teu comentário. Este carro de facto foi o que mais me encheu as medidas dos que andei a ver, daí ter optado por ele :)

Agora em relação às tuas sugestões, a diferença entre as duas ceras da fusso é apenas o protetor para os vidros, certo?

É preferível esse em vez do stoner invisible glass?

Se tivesses de optar só por uma proteção, perferias a limpeza micro liquid + cera fusso ou o spray cerâmico da mothers?

Futuramente até posso comprar os restantes produtos para aplicar como disseste. Mas nestes próximos 2/3 meses vou ter de me safar só com um deles. Com que solução achas que fico mais bem servido?

O stoner que referes deve ser o limpa vidros , mas tens replente para vidros e penso que também existe replente da stoner , mas um limpa vidros é sempre essencial e indispensável.

Quanto a proteção de pintura , nunca experimentei e usei sprays cerâmicos e por isso não posso falar muito sobre eles mas já na cera , eu uso essa cera mas para cores escuras porque o meu carrro é preto e digo que não quero outra coisa , super facil de aplicar e retira -se com uma facilidade tremenda , tem uma excelente durabilidade e repelencia a agua muito bom mesmo , foi do melhor que usei até agora .

Eu no teu lugar se calhar comprava esta cera mais o liquido ou paint clean e já ficavas muito bem servido por muito tempo .

Mais tarde com mais € ias investindo com outras coisas .

Obrigado pela ajuda! Nesse caso se calhar vou optar para já pelo Paint Clean mais a cera.

A aplicação do Paint Clean é feita com a esponja que vem na embalagem. Mas é só aplicar e de imediato passar um pano MF para remover o excesso? Ou é necessário deixar atuar/secar algum tempo?

Na primeira lavagem "a sério" seria melhor fazer uma pré lavagem.
Como tenho uma máquina de pressão com um depósito de líquido (tipo foam lance) estava a pensar em usar para esse efeito.
Posso usar o Shampoo Carchem 1900:1 no dispensador de líquido da máquina com uma diluição menor para a pré lavagem?

Então o processo de lavagem seria:

Pré Lavagem:
Passar por água
Aplicar Shampoo Carchem 1900:1 (diluição 1 tampinha??) com a hidrolavadora e deixar atuar 1-2 minutos?
Passar por água para remover o Shampoo e a maior sujidade.

Lavagem:
-Com o método dos dois baldes
Diluir duas tampinhas de Carchem 1900:1 em 10L de água (diluição correta??)
Lavar primeiro jantes trocar água dos baldes e lavar o resto do carro com outra Esponja/Luva.
Lavar um painel de cada vez e ir passando a Esponja por água no segundo balde.
Passar por água

Descontaminação:
Aplicar nas jantes e em toda a pintura CarChem Iron Detox e deixar atuar 2-3 minutos
Passar bem por água
Secar o carro com a toalha MF
Aplicar o Paint Clean da Soft99

Proteção:

Aplicar Cera Fusso Coat da Soft99
Aplicar Stoner Clean and Repel nos vidros

Este processo de lavagem está correto?

Desde já um grande bem haja :)

há champôs específicos para as pré lavagens mas não há mal nenhum usar champô de lavagem normal , eu também o faço .

esse champô penso que podes usar entre 2 a 4 tampinhas num balde de 10 litros com agua , vai dependendo da quantidade de sujidade que o carro tenha .

quanto ao resto :

está praticamente tudo correcto , no entanto , eu fazia a pré lavagem e depois passava então á descontaminação e só depois a lavagem normal , assim retiras tudo que sai na descontaminação e não ficam resíduos na pintura proveniente da descontaminação.

a questão do paint clean e cera :

eu faço sempre a aplicação no carro todo e só depois é que retiro tudo e nunca tive problemas mas a regra normalmente é, aplicar e de seguida remover 1 painel de cada vez , há produtos de pintura que esta regra é obrigatória caso contrario temos o caldo entornado .

o paint clean usa-se com aplicador de micro-fibra e a cera com um aplicador de espuma , ou usas o que vem incluído na cera ou um outro ao teu gosto , pessoalmente não gosto dos aplicadores que essas ceras trazem então uso outros .

Obrigado pelas dicas!!

O material já chegou, vamos ver se o São Pedro permite que amanhã comece a detalhar :cool:

1579866131815.jpeg

Já agora uma questão, estes pilares das portas são pretos e já apresentam alguns swirls. Posso aplicar a cera (cores claras) e QD para melhorar?

1579865653215.png

A minha dúvida era ter o paint clean e cera para cores claras, e ficar mal naquela zona porque é preta.

Nesse caso posso aplicar sem problema?

E já agora muito obrigado amigo Detalhe pela amostra do QD da Mothers :)

Sim ,podes aplicar a cera para cores claras que não faz mal nenhum.

Podes aplicar de vez em quando um QD também .

Esse tipo de pilares são crônicos a micro-riscos .

Os meus sogros tem um carro comprado novo em julho passado e já estão bem marcados .