Camada extra de protecção após aplicar AIO.

Em breve irei adquirir uma polidora DA e com isso dar uma nova vida a pintura.

Dado que não sou nenhum profissional e procuro algo simples mas com bons resultados, vou experimentar um AIO, provavelmente o Angelwax AIO ou o 3D HD Speed.

Ambos os produtos oferecem protecção, contudo e visto que resido num país onde neva e consequentemente é utilizado sal nas estradas, gostaria de adicionar uma camada extra de protecção, mais durável (Soft99 FUSSO Coat 12 months ou Collinite 476s por exemplo).

A minha duvida reside no seguinte:
A longevidade da ultima camada de protecção não fica comprometida pela anterior?
Exemplo: Primeira camada de protecção (do AIO) tem durabilidade de 2/3 meses então, independentemente da segunda camada ter uma durabilidade superior vai apenas durar o mesmo que a do AIO?

Espero ter sido explicito o suficiente :)

Última edição:

Detalhe

Administrador
Staff
Ceras como a Fusso funcionam melhor se aplicadas sobre uma superfície limpa, pelo menos com o seu Micro Liquid Compound, a aplicação sobre outros glazes pode concerteza comprometer a sua durabilidade. Já a Collinite não terá problemas se aplicada sobre um dos AIO, ainda que no final a durabilidade também seja menor.

Obrigado pela resposta.

Essa poderá ser uma boa solução, eliminar a protecção deixada pelo AIO de forma a deixar a superfície limpa e aplicar então a tal protecção que me garanta mais longevidade.

Detalhe

Administrador
Staff
Obrigado pela resposta.

Essa poderá ser uma boa solução, eliminar a protecção deixada pelo AIO de forma a deixar a superfície limpa e aplicar então a tal protecção que me garanta mais longevidade.
Ou então usar um outro tipo de produto para preparar a superfície que a deixe limpa de forma a que a proteção adira corretamente.

Em breve irei adquirir uma polidora DA e com isso dar uma nova vida a pintura.

Dado que não sou nenhum profissional e procuro algo simples mas com bons resultados, vou experimentar um AIO, provavelmente o Angelwax AIO ou o 3D HD Speed.

Ambos os produtos oferecem protecção, contudo e visto que resido num país onde neva e consequentemente é utilizado sal nas estradas, gostaria de adicionar uma camada extra de protecção, mais durável (Soft99 FUSSO Coat 12 months ou Collinite 476s por exemplo).

A minha duvida reside no seguinte:
A longevidade da ultima camada de protecção não fica comprometida pela anterior?
Exemplo: Primeira camada de protecção (do AIO) tem durabilidade de 2/3 meses então, independentemente da segunda camada ter uma durabilidade superior vai apenas durar o mesmo que a do AIO?

Espero ter sido explicito o suficiente :)

O angelwax estás a referir o polish certo?

Tenho esse produto e ja usei mas na altura não me pareceu oferecer protecção, pelo menos a repelencia a agua era praticamente nula , no entanto , gostei do produto e deixou um acabamento porreiro .

O angelwax estás a referir o polish certo?

Tenho esse produto e ja usei mas na altura não me pareceu oferecer protecção, pelo menos a repelencia a agua era praticamente nula , no entanto , gostei do produto e deixou um acabamento porreiro .
Estou a referir-me ao Angelwax Enigma AIO que é um “one step”, ou seja é um 3 em 1.
Faz o corte, polimento e proteção numa passagem.
Segundo o fabricante, deixa uma camada de proteção cerâmica que dura até 3 meses.

Ou então usar um outro tipo de produto para preparar a superfície que a deixe limpa de forma a que a proteção adira corretamente.
É uma hipótese que está em cima da mesa.
Vai depender se terei oportunidade ou não fazer tudo na mesma altura.
Se sim, justifica comprar um produto que deixe a superfície pronta para proteção tipo CarPro Essence.
Se não, uso a proteção do AIO durante algum tempo de depois removo o que restar da mesma.

Estou a referir-me ao Angelwax Enigma AIO que é um “one step”, ou seja é um 3 em 1.
Faz o corte, polimento e proteção numa passagem.
Segundo o fabricante, deixa uma camada de proteção cerâmica que dura até 3 meses.
Hã exatamente , estava na ideia de que querias algo para aplicar manualmente e por isso deduzi que te referias ao polish que se aplica a mão, esqueci que existe esse enigma mas esse penso que é de aplicar com maquina .

Essa gama enigma de angelwax deve ser bem interessante ;)

Apenas para deixar a informação mais arrumada para o caso alguém ter a mesma dúvida que eu no futuro poder ter aqui uma fonte de informação mais clara.

O objectivo aqui é analisar a melhor abordagem para fazer uma correção de pintura e dar proteção com a maior longevidade/durabilidade possível.

2 cenários:
Cenário 1 - Usar um produto que faça a correção de pintura e confira proteção. Aqui entram o Angelwax Enigma AIO ou o 3D Speed HD.
Ambos oferecem proteção mas no máximo 3 meses.

PROS - Reduz o tempo necessário para obter resultados aceitáveis.
Fácil aplicação.

CONTRA - Preço dos produtos tende a ser elevado.
Proteção algo reduzida.

Cenário 2 - Usar dois produtos diferentes em dois passos. Um para a correção da pintura e outro para proteção.
Segundo o que pude pesquisar o Scholl S20, Sonax perfect finish e o CarPro Fixer desempenham bem o papel de correção.
No caso da proteção, qualquer cera, selante ou proteção cerâmica deverá servir.

PROS - Preço dos produtos é inferior em relação aos AIO.
Deixa melhor acabamento e remove mais defeitos (usando a esponja adequada).
Fácil aplicação.

CONTRAS - Obriga a um passo extra para proteção e com isso mais tempo.
O preço do setup poderá subir dependendo da proteção escolhida.

Estou inclinado para o cenário 2.
Embora nunca tenha usado uma polidora penso que está será a melhor opção.
Tenho também há já bastante tempo uma lata de Collinite 476 nova e isso abona a favor do preço do setup e permite ainda obter a tal proteção duradoura que pretendo sem ver comprometida a sua durabilidade.
Tenho dois carros para tratar, um preto e um cinzento, o preto tem um painel em mau estado (capô perdeu o brilho) e desconfio que um AIO não deverá ser suficiente para obter resultados aceitáveis.

PS - Peço desculpa pelo texto extenso. Sintam-se a vontade para comentar/corrigir/sugerir.

Eu até tenho a seguinte duvida em relação a AIO com proteção e até com capacidade de polimento , será que depois de aplicar um AIO com alguma capacidade de proteção, aplicando a seguir , um selante ou cera, estes vão ter uma boa aderência na pintura uma vez que por baixo ficou alguma proteção do AIO ? Ou será preferível usar um AIO normal só com capacidade de limpeza de pintura ?

Uma duvida que tenho também sobre o AIO enigma da angelwax , este é aplicado só com maquina ou pode ser usado á mão?

Essa dúvida foi o que me levou a abrir este tópico.

Depois de ter já lido várias coisas de várias fontes a resposta continua a ser pouco clara, porque depende.
Depende do tipo de proteção que o AIO deixa, depende da proteção que vais aplicar e confesso que ainda não sei nada em relação a compatibilidade química entre diferentes camadas de proteção.

O user Detalhe já deixou aqui informação relevante em relação a questão do que poderá aderir ou não a proteção do AIO.

Outra pergunta que se calhar se deve colocar é como se pode prolongar ao máximo a proteção deixada pelo AIO.

Eu duvido que consigas retirar todo o potencial de um AIO se não usares com máquina.

Tenho usado alguns AIOS todos eles deram bom aspecto na pintura e todos eles usados há mão pois não tenho maquina de polir nem experiencia , todos eles também eram apropriados para serem aplicados ha mão também, no entanto , nenhum desses AIOS que usei tinham capacidade de polimento ou deixavam proteção .

Este AIO da angelwax enigma dá-me a entender que é só aplicado com maquina .

Está escolhido o setup:
Polidora Dual Action
Backing Plate 125mm e 75mm
2x 130mm Polish Yellow Pad (medium)
1x 130mm Polish White Pad (hard)
1x 80mm Polish Yellow Pad (medium)
Corte/Polimento - Scholl S20
Proteção - Collinite 476S

Fica apenas a faltar Clay bar e lubrificante para a descontaminação.

Num dos próximos fins de semana espero por mais a obra!

Última edição:
A moderação prefere confiar no sentido común dos demais utilizadores do que andar a moderar.
Percebo e concordo, contudo, neste tipo de espaços onde impera a partilha de conhecimentos e experiências, a linha que separa a publicidade da opinião é bastante ténue.
Vai depender da interpretação de cada um.

De qualquer das formas, e para evitar ferir sensibilidades, editei o post.

Atenção ao Carpro Essence, estraguei um parachoque com este produto… Os produtos da Carpro têm uma validade escrita nas embalagens. Usei o produto quando já tinha passado um mês do prazo de validade e deu barraca. Por isso, a título pessoal, não volto a utilizar polimentos com dióxido de silício na sua constituição. A Scholl é uma boa marca de polimento. Os novos produtos de polimento da Sonax também são muito bons.

Cump.