Carro novo - Iniciação Detalhe

Boa noite,

Adquiri um carro novo que devo receber daqui por 2 meses e gostaria de começar a cuidar do mesmo da forma mais correcta desde o inicio.

Sou novo nestas andanças e como tal gostaria de saber se é possível ajudar-me a perceber se a lista de items que tenho em vista serão ou não os ideais ou se farão sentido outros.

A lista que tinha feito, além dos panos, escovas e aplicadores seria esta:

Pré-Lavagem:
CARCHEM PRE SOAK SNOW FOAM - SHAMPOO ESPUMA

Shampoo:
CARCHEM 1900:1 CAR SHAMPOO ULTRA CONCENTRADO

Descontaminante quimico:
CARPRO TRIX TAR & IRON REMOVER 500ML ou CARPRO IRONX CHERRY - DESCONTAMINANTE FÉRREO

Decontaminante fisico:
CARCHEM CLAY LUBE / QUICK DETAILER 500ML
WORK STUFF POINT CLAY BAR SOFT 100 G

Selantes Pneus:
CAR-CHEM TYRE GEL - SELANTE PARA PNEUS

Vidros:
ANGELWAX VISION - LIMPA VIDROS FORTE
ANGELWAX H2GO SELANTE DE VIDROS

Polish All-In-One:
ANGELWAX PERFECT POLISH - POLISH PARA USAR À MÃO

Tecidos:
ANGELWAX ABSOLUTION - LIMPA TAPETES E TECIDOS

Limpeza Alcantara:
FICTECH ALCANTARA - LIMPEZA DE ALCANTARA

Coating Interiores:
ANGELWAX ENIGMA INTERNO - CONDICIONADOR CERÂMICO DE INTERIORES

Conseguem ajudar a perceber se falta algo a este setup ou recomendarem outros produtos caso acham que façam mais sentido?

Uma das dúvidas que tenho também é na escolha de uma cera (o carro será vermelho). Alguma recomendação?

Muito obrigado!

Cumprimentos!

Valter Anjos

Detalhe

Administrador
Staff
Panos de microfibra em condições, muitos. E outros acessórios. Mas mais importante, pede que te entreguem o carro sem o preparar, sem o lavarem no concessionário, aí é que começa a estragar-se.

Sobre os produtos, já que tens vários CarChem, opta pelo Iron Detox como descontaminante ferreo, e avalia antes se é necessário usar a clay.

Cera, há muitas, uma que funciona muito bem em vermelho, a Carnaúba Paste Wax da Mother's.

Panos de microfibra em condições, muitos. E outros acessórios. Mas mais importante, pede que te entreguem o carro sem o preparar, sem o lavarem no concessionário, aí é que começa a estragar-se.

Sobre os produtos, já que tens vários CarChem, opta pelo Iron Detox como descontaminante ferreo, e avalia antes se é necessário usar a clay.

Cera, há muitas, uma que funciona muito bem em vermelho, a Carnaúba Paste Wax da Mother's.

Muito obrigado pela resposta Detalhe!

Existe alguma coisa que não faz sentido comprar ou algo que deveria fazer parte desta lista e que não está aí?

Eu sei que é sempre tudo muito subjectivo mas na boa verdade eu ainda não tenho “gostos particulares” pq estou agora a começar a perceber como tudo funciona.

Uma das coisas que também ponderei era a aquisição de uma polidora para dar um pequeno ajuste mas não sei até que ponto de irá justificar nesta fase e tenho algum receio de cometer algum erro por inexperiência.

Obrigado uma vez mais.

Cumprimentos

Valter Anjos

Muito obrigado pela resposta Detalhe!

Existe alguma coisa que não faz sentido comprar ou algo que deveria fazer parte desta lista e que não está aí?

Eu sei que é sempre tudo muito subjectivo mas na boa verdade eu ainda não tenho “gostos particulares” pq estou agora a começar a perceber como tudo funciona.

Uma das coisas que também ponderei era a aquisição de uma polidora para dar um pequeno ajuste mas não sei até que ponto de irá justificar nesta fase e tenho algum receio de cometer algum erro por inexperiência.

Obrigado uma vez mais.

Cumprimentos

Valter Anjos
Se quiseres proteção da pintura falta aí um selante

Detalhe

Administrador
Staff
Sendo meu, o que faria neste momento é o seguinte:

Pré lavagem com Labocosmetica Primus
Lavagem com CarChem 1900:1

Em presença de contaminação:
CarChem IronDetox para a contaminação férrea e lavar.

No caso de haver mais contaminação:
Gyeon Mild clay + Clay Lube

Lavar de novo.

Tratamento da pintura:
CarChem all-in-one polish seguido por Mother's Carnaúba Paste Wax ou alguma outra.

Jantes:
Após lavar, aplicar Fictech Rims ou Gyeon Rim

vidros:
Após lavar, usar o Soft99 Glaco Q

Para começar não estaria mau em produtos e depois falta luva, toalha, panos, etc, etc

No carro novo do meu irmão fizemos mais ou menos isto na semana passada no entanto a proteção aplicada foi somente o P&S Bead Maker pela facilidade de aplicação e resultados. Torna-se mais fácil para ele aplicar de vez em quando.

Sendo meu, o que faria neste momento é o seguinte:

Pré lavagem com Labocosmetica Primus
Lavagem com CarChem 1900:1

Em presença de contaminação:
CarChem IronDetox para a contaminação férrea e lavar.

No caso de haver mais contaminação:
Gyeon Mild clay + Clay Lube

Lavar de novo.

Tratamento da pintura:
CarChem all-in-one polish seguido por Mother's Carnaúba Paste Wax ou alguma outra.

Jantes:
Após lavar, aplicar Fictech Rims ou Gyeon Rim

vidros:
Após lavar, usar o Soft99 Glaco Q

Para começar não estaria mau em produtos e depois falta luva, toalha, panos, etc, etc

No carro novo do meu irmão fizemos mais ou menos isto na semana passada no entanto a proteção aplicada foi somente o P&S Bead Maker pela facilidade de aplicação e resultados. Torna-se mais fácil para ele aplicar de vez em quando.
Muito obrigado Detalhe.

Para o interior do carro tenho o setup correcto ou existe algo que seja mais adequado?

Obrigado e peço desculpa por estar a ser chato.

Cumprimentos

Valter Anjos

Detalhe

Administrador
Staff
Muito obrigado Detalhe.

Para o interior do carro tenho o setup correcto ou existe algo que seja mais adequado?

Obrigado e peço desculpa por estar a ser chato.

Cumprimentos

Valter Anjos
Isso não é ser chato, é participar no fórum.

Nos interiores para já usaria o mínimo possível de produtos para não afetar o cheiro a novo

Bom dia,

Entretanto ao ver os produtos existentes para “impermeabilizar” os tapetes e estofos fiquei com mais dúvidas.

Em relação ao Fabric Coat compensa comprar o Gyeon Fabric Coat ou o 303 High End Fabric Guard? O 303 tem mais produto e não sei se os 120ml dos Gyeon serão suficientes para tudo.

Alguém que tenha alguma opinião formada?

Muito obrigado!

Valter Anjos

Bom dia!

Comprei o polish AIO da CarChem e o aplicador triplo FlexiPad (https://www.alojadodetalhe.pt/aplicadores-de-produtos/flexipads-aplicador-triplo-para-polir-e-encerar.html?search_query=Flexipad&results=49) e agora surgiu-me uma dúvida..qual das faces é que devo usar para polir? A face negra? O carro é novo e não apresenta ainda marcas na pintura além das normais.

obrigado!
Eu percebo pouco da poda, tal como tu.

MAS, se o carro é novo, a probabilidade de precisar de ser polido é reduzida. Lava bem o bicho, protege-o bem, e anda com ele.

Abraço.

Última edição:
Bom dia!

Comprei o polish AIO da CarChem e o aplicador triplo FlexiPad (https://www.alojadodetalhe.pt/aplicadores-de-produtos/flexipads-aplicador-triplo-para-polir-e-encerar.html?search_query=Flexipad&results=49) e agora surgiu-me uma dúvida..qual das faces é que devo usar para polir? A face negra? O carro é novo e não apresenta ainda marcas na pintura além das normais.

obrigado!
Certamente receberás feedback de malta profissional a seguir, mas não faria esse step no teu carro novo. Todos sabemos como os stands preparam os carros para entrega e a não ser que tenhas pedido para não lhe mexerem estará com marcas desse mesmo processo, contudo o polish a mão pouco ou nada irá fazer a excepção de brilho eventualmente. Não tendo maquina de polir deixaria estar com está e apenas proteger com um selante de pintura. Hoje em dia tens tanta escolha até mesmo com alguma proteção adicional de cerâmica que penso que estarás apenas a perder tempo.

Muito obrigado pelo vosso feedback @DMP e @nmsimoes!

O carro é novo e eu pedi para não prepararem o carro. O mesmo foi lavado manualmente de forma a evitar os primeiros riscos das escovas que são usados para a lavagem nos concessionários.

Sendo assim vou deixar o polimento manual para quando sentir realmente necessidade do mesmo.

Ainda assim alguém sabe que parte do FlexiPad é a mais indicada para realizar essa operação?

Obrigado uma vez mais pela vossa ajuda!

Boa. Muitos concessionários ja nao estranham tanto esse pedido.
A parte mais escura do Pad e para aplicares ceras a parte mais branca será mais áspera e rigida ao toque será para Polish.

Detalhe

Administrador
Staff
Boa. Muitos concessionários ja nao estranham tanto esse pedido.
A parte mais escura do Pad e para aplicares ceras a parte mais branca será mais áspera e rigida ao toque será para Polish.
Exato, no entanto e apesar de não terem 'preparado' o carro na origem, a pintura só tem a ganhar com a limpeza proporcionada pelo AIO, além da proteção que deixa, por isso recomendo vivamente trabalhá-lo com o lado mais fino do aplicador na pintura. Digo trabalhá-lo pois esse é um tipo de produto que não é meramente aplicado.