Carro novo, ou usado?Boas, vou comprar carro novo e tenho duas dúvidas...
Posso deixar que o stand me entregue o carro lavado? É que não tenho muita facilidade para as lavagens e tenho medo de não conseguir preparar o carro decentemente.
A minha ideia era aplicar logo o grojet para lhe dar proteção e facilitar a manutenção posterior. Posso aplicar mal o receba o é preciso dar tempo para a pintura assentar?
Não me expliquei bem.
o carro é novo, de fábrica, está encomendado.
eu tenho local onde posso calmamente aplicar o grojet, cera etc, já o fiz noutros carros. Mas não tenho ponto de água.
noutros carros utilizo jet wash para tirar a maior e depois com dois baldes lavo o carro com o optimum no rinse.
este tipo de lavagem para mim dá para manutenção, a minha dúvida é que não sei como vem um carro de fábrica e tenho receio de não o conseguir preparar bem com este tipo de lavagem.
Não é uma pergunta fácil.
eu tento ter os meus carros o mais protegidos possível...mas há compromissos. Por exemplo, tenho alguns microriscos de lavagens menos bem feitas no passado e de passagens por estacionamentos...podia mandar polir o carro para ficar perfeito, para já não está, mas não deixo de ter gorjet e cera para o ter protegido apesar de algumas mazelas.
Algumas marcas de "luxo" até choravam se soubessem o que os autorizados deles fazem. A malta por vezes diz, que os carros têm defeitos de fabrica, os defeitos não passam no controlo de qualidade das construtoras, os defeitos são cá colocados pelas concessionárias por reparações rápidas, e preparações deficientes que lhes é mais rentável.
A mais pura verdade.
No início do ano um colega de trabalho comprou um Lexus Is 300H, preto , e eu disse-lhe: Antes da compra, pede para não te mexerem (prepararem, como eles dizem) no carro. Vais busca-lo e eu trato disso (por cortesia, não faço trabalhos para fora).
Á e tal, não quero dar trabalho, e tal.......
Passado dois dias de o ter ido buscar, lá vem ele "com o rabinho entre as pernas", epá, tinhas razão, a pintura está toda lixada, cheia de swirls. Está pior do que a tua com 4 anos.....
Remédio, lavagem como deve ser, descontaminar, que já precisava e polimento fino. Entretanto passaram dois meses, e como penso que a pintura já está curada, este fim de semana vai levar com selante e cera.
No teu caso, pedia para não mexerem (estragarem) e entregava a quem sabe do assunto. Vais ver que não será um gasto, mas um investimento.
Eu já trabalhei em concessionárias, por vezes até laterais completas são pintadas, ou feitos spot repairs que é uma cagada monumental para quem compra um carro novo. Eu exigia que não fosse feita nenhuma preparação ao carro, e contratava um detalhista para analisar o carro, fazer qualquer tipo de preparação que fosse necessária e metia o carro protegido com cerâmicos ou coatings, como lhe quiseres chamar. Há doutores e Engº nas concessionarias que não fazem a mínima ideia dos avanços tecnológicos e só vêm números à frente, não é números de clientes bem servidos, é números que te sai da carteira. Algumas marcas de "luxo" até choravam se soubessem o que os autorizados deles fazem. A malta por vezes diz, que os carros têm defeitos de fabrica, os defeitos não passam no controlo de qualidade das construtoras, os defeitos são cá colocados pelas concessionárias por reparações rápidas, e preparações deficientes que lhes é mais rentável.
Há muitos poucos anos, eu fui convidado pela compradora de uma viatura nova num famigerado concessionário que fica lá p'ros lados de Penafiel, a ver a viatura que ela, dali a alguns dias, iria receber - tratados os trâmites legais da compra e do financiamento.
Ao entrar pela oficina, a viatura (preta) estava a ser "preparada"... dentro de uma estufa, com a porta de trás do lado esquerdo, guarda-lamas e metade do para-choques com aparelho...
Amigos, estou rendido, já os avisei para não tocarem em nada...películas etc...fica tudo e vai directo para um detalhe.
Mas esclareçam-me...sendo o carro novo...só dá para lavar e eventualmente descontaminar...certo? Para selantes tem que passar uns meses não? Tem que voltar passado um tempo...e no entretanto o carro anda sem proteção?