Como lavar usando um balde duplo / usar dois (2) baldes

GT4PRO

Efectivo
Como vi a dúvida muito repetida, e eu próprio tive dúvidas na utilização, e em encontrar nas pesquisas, coloco aqui dois vídeos onde se mostra a utilização do balde duplo. O primeiro é do yamaha. Tem menos de 2 minutos:

http://video.google.com/videoplay?docid=-4079111233565485699&hl=en

Este é de autoria de Mike Philips, foi colocado pelo Roadrunner noutro post. Abaixo estão os comentários do Detalhe.

http://video.google.com/videoplay?docid=7598756069207401372&q=Mike+Phillips&hl=en

Impecável!

É quase assim, o que há a corrigir são pequenos mas importantes promenores:

Deve-se lavar mais vezes a luva na àgua limpa antes de recolher mais àgua com shampoo para lavar cada secção, o terjadilho por exemplo.
Ao lavar as laterais, não se deve baixar às partes baixas e depois sobir de novo às mais altas
Depois do enxaguamento final após lavar, deve-se usar o método de secar com a àgua a correr em jorro para secar uns 80% da superfície, fica muito menos para secar com a toalha
A secagem com as toalhas tal como o Mike disse para o caso dele são uma questão de escolha pessoal no entanto e após passar a àgua em jorro a escorrer livremente quase secando por completo a superfície, deve-se acabar de secar com a toalha Toalha de microfibras waffle weave completamente aberta a deslizar na superfície, nada de esfregar com a toalha dobrada. No final a toalha estará só humida e pronta a usar noutro carro.

Outras observações:
As escovas dos limpa vidros devem ser levantadas antes de começarmos a lavar e só baixadas após a secagem, no fim.
O Mike tinha uns baldes espetaculares com rodas e tudo, deveria tê-los acompanhado no seu percurso à volta do carro em vez de se ter que deslocar sempre que necessitava de rejuvenescer a àgua com shampoo na luva.
Usar a luva sem meter a mão lá dentro aumenta a probabilidade em muito de o punho da mesma roçar na superfície e causar marcas...
Por ultimo: porque razão esteve ele a passar com tanto cuidado a luva nos autocolantes? afinal, se por alguma razão lhes pudesse causar dano, não iria obviamente causar os mesmos na pintura?

Absorvam tudo o que puderem deste e de outros videos mas aproveitem só aquilo que vos for útil, não se submetam a tudo como se fosse regra absoluta
Comentário de Detalhe

Já agora se forem comprar dois baldes comprem de cor diferente. Eu comprei um verde e um vermelho.. E penso.. Este é o sujo,,, Este é o bom.. :) :)

migueldefender

moderador Jag-Lover
Bom inicio de tópico. :fixe
Eu para os destinguir os dois baldes fiz uma coisa muito mais simples, se bem que mais dispendiosa. Comprei dois baldes da Vileda, daqueles todos bonitinhos vermelhos e cinzentos e robustos :D, em que ambos vinham com o espremedor incluido. A minha solução foi deixar o espremedor montado apenas no que vai ficar com água suja. :wink: Assim tenho um balde completamente livre para tirar de lá a luva com bastante água limpa, e outro com um espremedor que dá sempre jeito para pousar a luva enquanto estamos a fazer outras coisas (para além de ficar imediatamente a escorrer) :fixe

Cumprimentos,

P.S.: Tive um bloqueio mental....não sei se é expremedor ou espremedor... :ashamed01

Edit: visto ser de extrema importância a técnica do balde duplo no Detalhe, vou fixar o tópico, assim será mais visivel a todos. Resta-me agradecer o teu excelente contributo. ;)

Tom106

Moderator
É para mim a tecnica mais valiosa para manter um carro em condições!!!

Fiquei com vontade de ir lavar o carro...

Excelentes videos, principalmente o 2º.
Para um novato como eu nestes assuntos são uma mais valia.
Sem dúvida por muito que se leia, não há como ver "ao vivo" e praticar para tirar o melhor partido e aprender.

Obrigado GT4PRO.

Topico excelente :fixe

Não restam dúvidas que dominar a tecnica da lavagem é muito importante :wink:

Cumprimentos,

\ MS

BGT

Efectivo
A grelha que o Mike usa no fundo do balde dava um jeitaço estar na loja do detalhe.
Por experiencia propria sei como fica o fundo do balde, no fim da lavagem.

Maat

Efectivo
A grelha que o Mike usa no fundo do balde dava um jeitaço estar na loja do detalhe.
Por experiencia propria sei como fica o fundo do balde, no fim da lavagem.
Mas essa grelha só cabe em alguns baldes.

O balde largo suficiente para ela custa 10 libras, e a grelha custa outras 10 libras. Ora isso são 40 libras só para baldes... :x

Fiquei-me por dois baldes de 10 litros, que custaram 5 libras no total. Desde que sejam altos o suficiente e não vás ao fundo no enxaguamento da luva não vejo a diferença entre a grelha estar lá ou não estar, partindo do pressuposto que entre enxaguamentos deixaste tempo suficiente para a água repousar, minimizando assim o risco de apanhar partículas trazidas ao de cima pelo movimento da água.

Uma técnica que gosto de usar para retirar todas as impurezas da luva é submergí-la coma a palma da mão aberta e de "costas" para o balde, rodando a mão ao submergí-la por forma a sair da água já com a face peluda da luva para baixo.

AmRacing

Moderador
Staff
Exacto, não convem andar a lavar o fundo do balde :lol:

Eu quando enxaguo mais uns paineis, aproveito a enxaguar tb a luva com agua corrente sem ir somente ao balde :)

PsYvEnOn

Efectivo
Tive a ver o 2º video atentamente e fiquei com umas duvidas:

-> Porque razao é que o Mike usa a luva na mão em vez de a colocar na mão?
-> Reparei que ele lava o carro com shampoo por secções e logo de seguida passa logo por água sem deixar "actuar" o shampoo. Algum motivo especial para isso?
-> Na secagem do carro, ele passa primeiro com camurças e só no fim com a toalha waffle weave. Pelo que tenho lido, a toalha basta mas será que é melhor como o Mike faz no video?

Cumps

BGT

Efectivo
. .
-> Porque razao é que o Mike usa a luva na mão em vez de a colocar na mão?
Pq é mais fácil de lavar a luva do que qdo se tem lá a mão enfiada
-> Reparei que ele lava o carro com shampoo por secções e logo de seguida passa logo por água sem deixar "actuar" o shampoo. Algum motivo especial para isso?
Ele está a lavar o carro ao Sol e não se deve deixar secar o shampoo na pintura

-> Na secagem do carro, ele passa primeiro com camurças e só no fim com a toalha waffle weave. Pelo que tenho lido, a toalha basta mas será que é melhor como o Mike faz no video?
:???:
Cumps
:detalhe