Como retirar mosquitos depois de uma viagem.

Tom106

Moderator
Á tempos depois de ter feito uma viagem e ter verificado que mais uma vez tinha ficado com o carro todo sujo de fosseis, tive a ideia de tirar umas fotos enquanto a limpeza para que depois pudesse colocar aqui, visto que tem surgido algumas duvidas.

Depois de muito tempo lá decidi deitar mãos a obra.

Depois de uma viagem e com a frente do carro toda suja, uma das coisas mais importantes a fazer é lavar o carro o mais depressa possível, para que não fiquem marcas, quer de manchas na pintura, quer de riscos por alguma força exagerada que se possa fazer ao tirar os mais difíceis.

Nesta situação o ter ficado alguns dias com o carro sujo, não ajudou em nada o processo de limpeza, mas nada que não se conseguisse resolver com métodos um pouco mais “drásticos”.

Vejamos então o estado dele:

Começamos então o processo passando a frente do carro por água.

Depois de passado por agua, toda a zona com mosquitos foi pulverizada com Anti-Insekt da 1Z.

Depois de toda a zona pulverizada deixamos repousar um pouco, mas não muito para que nada seque na pintura.
Desta forma iremos humedecer toda a porcaria que possa existir e assim remove-la com maior facilidade.

Depois de já ter os dois baldes prontos, um deles com Sonax (shampoo escolhido devido a capacidade de lubrificação), passamos então à lavagem.
Nesta etapa temos de ter muito cuidado para que não se causem riscos na pintura, assim sendo nada de fazer pressões na luva, limpar áreas pequenas, estilo 30*30 e lavar a luva constantemente.
Caso seja necessário podemos pulverizar um pouco mais a pintura e de seguida passar novamente a luva. É preferível fazer o processo mais vezes do que exercer pressão.

Para verem o que acontece se não lavarem a luva com muita regularidade, abusei a limpar a matricula.
Agora imaginem aquela sujidade toda a ser arrastada pela pintura.

A grelha tem muitos recantos e os animais parecem que adoram enfiar-se por ali, como tal foi necessária a ajuda de um pincel para os remover.

O procedimento é o mesmo. Sempre que necessário pulverizamos a zona e passamos o pincel.

Devido aos dias que o carro esteve exposto ao sol com os mosquitos agarrados, no final da lavagem ainda resistiram algumas marcas e manchas.
Do processo seguinte não tenho fotos mas passo a explica-lo.

Com a ajuda de um aplicador MF e do maravilhoso Grojet , foi usada a técnica de WOWO, em todas as zonas marcadas tantas vezes quanto as necessárias e claro sempre sem exercer pressões.
No final foi aplicado Gorjet na frente toda e removido no final, para que não ficasse com manchas por ter aplicado numas zonas e não nas outras.

Depois de todo isto o resultado final nao poderia ser melhor.

Para evitar este ultimo processo poderei dar duas dicas (que por acaso estiveram ao meu alcance e não as fiz) que é ter panos MF e S&W no carro e no final da viagem limpar minimamente a frente do carro. Visto que ainda estão frescos saem todos com enorme facilidade, contudo é necessário muitos panos. A outra alternativa é passar por um elefante e com o ultimo programa tentar tirar os fosseis. Nunca é de mais lembrar que convém manter a lança a alguma distancia e se alguma coisa não sair, não raspem com a borracha que esta na ponta.

Espero que este tópico sirva para ajudar alguém e caso tenham duvidas, não hesitem! ;)

migueldefender

moderador Jag-Lover
Que grande tuturial, ainda por cima numa altura em que o pessoal faz viagens maiores devido às férias e que cada vez mais se fala deste assunto em particular. Excelente Pedro. :fixe

Cumprimentos,

Transistor

Efectivo
Excelente post!
Cheira-me que vai ser muito util este Verão... Tom, já agora, se calhar era melhor não carregares tanto naquele pedal da direita, deixa alguns mosquitos para mim...:fixe

L

LionKing

Convidado
Bom tópico e muito útil. :fixe
Quando se está em viagem e não há possibilidade de lavar o carro aconselho o uso de uma esponja anti-mosquitos da Einszett para os vidros, com o Einszett anti-insekt e depois passar o liquido do limpa para brisas e está pronto para seguir viagem, dá bastante jeito. :wink:

migueldefender

moderador Jag-Lover
Muito bom, grande detalhe... mas nao deixas de ser um assassino em serie...
tanto mosquito morto ;)
:mrgreen:
Este tipo é um um perigo, mata sem dó nem piedade. É verdade Tom, chegaste a enterrar a velhota ou deixaste-a na berma da estrada? :???: :lol:

Como é obvio em tudo o que disse é uma mera brincadeira.

Cumprimentos,

Tom106

Moderator
Este tipo é um um perigo, mata sem dó nem piedade. É verdade Tom, chegaste a enterrar a velhota ou deixaste-a na berma da estrada? :???: :lol:

Como é obvio em tudo o que disse é uma mera brincadeira.

Cumprimentos,

Não me parece que esta tua declaração abone muito a meu favor no julgamento que esta a decorrer sobre o caso! Mas obrigado pela tua ajuda!

sv6.5_tdci, realmente o ter feito a viagem de noite (ida e volta), e ainda por cima ter abusado e muito desse mesmo pedal, não ajudou em nada ao estado final do carro!

Pelo menos desta vez os pássaros escaparam! :p

Obrigado pelos comentarios! :god

Muito bom, grande detalhe... mas nao deixas de ser um assassino em serie...
tanto mosquito morto ;)

Rodolfovieira... deixa o tom matar os mosquitos todos que existam ... para eles nao virem de noite e chatearem.nos as orelhas e nariz...sugando.nos e chupando.nos todo o nosso sangue...:lol:...:mrgreen:...

Ok ??? ...abraço,

Transistor

Efectivo
Hum e logo de noite... Olha que nesses peugeot tens de ter cuidad com grandes velocidades, há 2 meses num dia quente ia com a 407sw do meu pai, quando parei pa abastecer, olho para a "boca" da zona frontal e la estava metido um passaro que não foi decapitado pela ventoinha por milimetros...

Mas continua com boas viagens, isso é que é importante, aproveitar os prazeres da vida!

Pmak

Detalhista convicto!!!
Excelente tópico amigo:god
Muito bem documentado com fotos a explicar todos os passos.:fixe

Depois do Grojet aplicaste alguma cera?

um abraço
Pmak

Tom106

Moderator

Pmak

Detalhista convicto!!!
Passou-se de vez! :lol: ( o que eu me ri) :lol: :mrgreen:

Pmak, sim apliquei Souveran! É o que tenho dado nos ultimos tempos no meu carro (aproveitei e dei no carro todo)!
(vou ter de inventar algo em breve para variar e justificar mais um dia de volta do carrito :lol:)
Quando te apetecer liga para mim e combinamos um dia cá em casa bem passado a tratar das nossas maquinas...:wink:

tenho aqui algumas coisas novas ainda por abrir...:rolleyes:

um abraço
Pmak

Tom106

Moderator
tenho aqui algumas coisas novas ainda por abrir...:rolleyes:

um abraço
Pmak
Agora fizeste-me rir á grande!!! :lol:
Material novo a exteriar é o que nao te deve faltar nao! :mrgreen:
Ja da ultima vez tinhas uma carrada de coisas e apesar de me dizeres que ias abrandar, sei bem que isso era apenas da boca para fora! :p eheheh

Bem, daqui a pouco sou banido com tanto off topic! :roll:

Pmak

Detalhista convicto!!!

Agora fizeste-me rir á grande!!! :lol:
Material novo a exteriar é o que nao te deve faltar nao! :mrgreen:
Ja da ultima vez tinhas uma carrada de coisas e apesar de me dizeres que ias abrandar, sei bem que isso era apenas da boca para fora! :p eheheh

Bem, daqui a pouco sou banido com tanto off topic! :roll:

Umas coisitas poucas...:lol: eu abrandei... nos detalhes para clientes... nunca disse que ia abrandar nas compras...:lol: ai o vicio... :p

acho que vamos ser banidos do forum por tanto off-topic...:uhps

BGT

Efectivo
Belo post, é de notar que lavas o carro com luvas de latex, coisa que eu nunca faria.

Pmak

Detalhista convicto!!!
Belo post, é de notar que lavas o carro com luvas de latex, coisa que eu nunca faria.
O Tom106 apenas usa a luva de latex para proteger a pele das mãos... pois o insect remover é um pouco ácido e todos nós sabemos que este tipo de produtos não são benéficos para a nossa pele... ou seja, a luva de latex não chega a tocar no carro, apenas toca nos pinceis/embalagem do produto:wink:

BGT

Efectivo
Mais uma para aprender, eu por acaso n ligo muito. De vez em qdo tenho as mãos a descamar

Tom106

Moderator
Por acaso nunca usava luvas para nada e agora parece que nao passo sem elas.

Lavar jantes é sempre com luvas e depois neste tipo de trabalhos com material mais agressivo. De resto nao é normal usar!
Depois o passar muito tempo com a agua nas maos tb nao ajuda em nada! Até o Sonax parece criar maselas.

Como o Pmak disse, as luvas nao sao para andar a passar na pintura! ;)