Comprei um autocarro. Preciso da vossa ajuda

Ora boas. Antes de tudo mais para tirar as vossas dúvidas em relação ao tópico a minha família cresceu recentemente e tive que comprar um autocarro, leia.se uma Ford SMax cor preta de 2016, onde para lavar o tejadilho preciso subir a um banco :eek:

Preciso imenso do feedback para que produtos e processo a usar.

Comprei hoje uma Karcher K2, algo simples e básico com uma foam lance para tratar do bixo, fora isso estou a zeros.

O carro foi polido completamente em janeiro portanto para já está impec.

A frequência das lavagens vai ser 1x por mês ou mais caso ande a minha mulher se meta a fazer rally com ele . Isto com 3 filhos deixa.se de ter muito tempo para o carro.:cool:

Portanto que sugerem vocês, os 2 baldes já tenho, e vou mandar vir a luva e os panos MF, limpa vidros ainda tenho. Fora isso estou a zero e gostaria de artigos baratos mas o mais importante que durem, não me importo se gastar um pouco mais se souber que duram muito mais. Gostava de algo para as jantes e para os plásticos interiores, e se sugerem algo que passe no carro que o.deixe a brilhar (nem que seja o.shampo hehe) e que tivesse uma capacidade selante. Costumo usar grojet nos vidros mas também me acabou.

Um muito obrigado por toda a ajuda que possam dar.

Abraço

Última edição:
Boas.
Dá uma vista de olhos nos produtos labocosmetica. Não são os mais baratos mas em termos de facilidade de uso são top. Nas jantes algo que seja um produto mais líquido de borrifar é sempre mais rápido aplicar a protecção.
Proteção uso a fusso de a soft99. É top mas um pouco mais trabalhoso. Tens o Cúpido que é muito mais simples e rápido de aplicar. Plásticos Interior gosto muito do carchem.
Abraço

Já fiz uma primeira lista. Em relação á protecção acho que vou optar por um shampoo all in One, tendo em conta que é para lavar todos os meses deve chegar...digo eu.

Pré lavagem -
LABOCOSMETICA NEVE - SHAMPO ESPUMA NEUTRO

Jantes -
SOFT99 IRON TERMINATOR - DESCONTAMINANTE FÉRREO

Vidros -
GROJET2000

Interior -
CARCHEM MULTI CLEAN (APC)

Lavagem Exterior -
GYEON Q²M BATHE+ - SHAMPOO PARA CERÂMICA

Com 2 panos MF normais, uma toalha MF, um MF para vidros, um aplicador poliespuma e uma escova para jantes.

Que acham? Sugestões?

Boas,
Desculpa não dissecar a lista toda, mas falando das todas, penso que um descontaminante ferreo sempre é demais. Apenas porque talvez à segunda vez que laves ainda não seja necessário e pessoalmente prefiro uma abordagem mais leve quando não há necessidade.
No entanto é bom para usar de tempos a tempos sem dúvida, e considero válido aplicar ao de leve e a lavagem ser com shampoo ou APC ( o APC faz logo rodas e cavas de rodas por exemplo)

Boas,
Desculpa não dissecar a lista toda, mas falando das todas, penso que um descontaminante ferreo sempre é demais. Apenas porque talvez à segunda vez que laves ainda não seja necessário e pessoalmente prefiro uma abordagem mais leve quando não há necessidade.
No entanto é bom para usar de tempos a tempos sem dúvida, e considero válido aplicar ao de leve e a lavagem ser com shampoo ou APC ( o APC faz logo rodas e cavas de rodas por exemplo)
Entao estas a sugerir que corte no descontaminante ferreo e use o carchem apc para limpar as jantes? Será mais interessante mandar vir algum protector de plasticos para interior para usar depois do carchem e aproveitar o mesmo para as jantes? ou o carchem tambem proteje plasticos e borrachas?

:)

Entao estas a sugerir que corte no descontaminante ferreo e use o carchem apc para limpar as jantes? Será mais interessante mandar vir algum protector de plasticos para interior para usar depois do carchem e aproveitar o mesmo para as jantes? ou o carchem tambem proteje plasticos e borrachas?

:)
O descontaminante é bom, acho é que não deve ser usado em exclusivo se tiver uma manutenção frequente... Eu usoum só para as rodas que é considerado mais "soft", mas se quiseres evitar ter um específico, um shampoo e apc acabam por ser suficientes e deverás ter disponível no teu arsenal.
Já nos interiores, o APC uso como se fosse preparação para condicionar ou em carros sujos, com atenção de que alguns deixam resíduos e deve-se passar um pano humido para retirar o que fica de APC, antes de aplicar condicionador. Nunca usei o da Carchem...

Já fiz uma primeira lista. Em relação á protecção acho que vou optar por um shampoo all in One, tendo em conta que é para lavar todos os meses deve chegar...digo eu.

Pré lavagem -
LABOCOSMETICA NEVE - SHAMPO ESPUMA NEUTRO
Como é para lavagens a cada mês apostava no labocosmetica primus

Jantes -
Primus na diluição adequada e quando acumula mais contaminação o iron
SOFT99 IRON TERMINATOR - DESCONTAMINANTE FÉRREO

Vidros -
GROJET2000
GRojet selante de vidros(mais barato) ou aquavelox por exemplo, este último muito mais prático e rápido de aplicar

Interior -
CARCHEM MULTI CLEAN (APC)
falta um condicionador de plásticos

Lavagem Exterior -
GYEON Q²M BATHE+ - SHAMPOO PARA CERÂMICA
eu apostava num shampoo neutro pois não compromete umq aplicação de uma protecção após a lavagem

Com 2 panos MF normais, uma toalha MF, um MF para vidros, um aplicador poliespuma e uma escova para jantes.
Panos nunca são demais. Acho 2 pouco. Para vidros precisas de pelo menos 2. Eu uso 3. Um para limpar, outro para secar e outro para remover o excesso de selante do vidro.
Que acham? Sugestões?
Aqui não referes nenhuma protecção. Já tens?

Deixei as respostas junto da tua citação
Obrigado pelas dicas.

Troquei então pelo Primus e para já vou remover o IRON e vou trocar pelo condicionador de plásticos, o Fx interior dressing. Assim alterno a dosagem do Primus para as jantes.
Quanto ao grojet fica mais barato a embalagem de 10 do que a de 9 supostamente para os vidros pois a quantidade é quase o dobro. Assumo que o efeito deve ser idêntico.
Quanto ao shampoo a minha ideia com esse visto ter alguma capacidade de adicionar uma camada hidrofóbica seria meter 2/6 de diluição na foam lance pós lavagem aplicar e tirar rapidamente.

Estou a pensar mal?

O grojet 2000 é mais um selante de pintura com propriedades de limpeza. Eu ainda uso muito quando renovo a protecção e não vou fazer uma descontaminação com clay bar. Depois de lavar e aplicar o iron, aplico o grojet que limpa e deixa uma boa base e a seguir uma cera. Nos vidros funciona mas dura pouco.
O grojet selante de vidros durará mais tempo pois é um produto desenhado especificamente para esse efeito. Comigo durava mais de 6 meses na boa.
O shampoo que referes funciona bem se já tiveres protecção pois na lavagem deixa algo mais de protecção. Como protecção só e para 1 mês esquece. Uso uso não esse mas o Fx protect nano que é similar quando tenho muito pouco tempo, carro pouco sujo e não vou conseguir aplicar uma cera líquida após a após lavagem.

O grojet 2000 é mais um selante de pintura com propriedades de limpeza. Eu ainda uso muito quando renovo a protecção e não vou fazer uma descontaminação com clay bar. Depois de lavar e aplicar o iron, aplico o grojet que limpa e deixa uma boa base e a seguir uma cera. Nos vidros funciona mas dura pouco.
O grojet selante de vidros durará mais tempo pois é um produto desenhado especificamente para esse efeito. Comigo durava mais de 6 meses na boa.
O shampoo que referes funciona bem se já tiveres protecção pois na lavagem deixa algo mais de protecção. Como protecção só e para 1 mês esquece. Uso uso não esse mas o Fx protect nano que é similar quando tenho muito pouco tempo, carro pouco sujo e não vou conseguir aplicar uma cera líquida após a após lavagem.
Vou trocar o grojet e o shampoo pelo Fx protect. Parece.me bem. Quanto á cera existe alguma não muito cara para carros pretos e que seja fácil para um iniciante aplicar e não fazer cagada?

Resferes-te a este correcto?
Se sim ok. O nano é que não é o mais adequado.
Cera tens a fusso da soft99 que está com uma campanha. Como procuras um selante de vidros é uma boa opção. A cera é top e não é difícil de aplicar e durabilidade é excelente.
Tens também a cera liquida híbrida da meguiars. Mais fácil de aplicar, boa em durabilidade também e se aplicado em seco terás melhores resultados.

Como aplicas o grojet? Quanto tempo deixas na pintura antes de retirares? É que já apliquei uma vez e não achei muito fácil retirar o excesso, . . . Mas devo ter sido que não fiz da melhor maneira

Qual deles?
O grojet 2000 aplico com aplicador microfibra humedecido com água destilada, movimentos ovalizados e retiro logo de seguida com um pano microfibra seco. Faço assim painel a painel. Capô e tejadilho divido em secções.
Selante do vidros, aplicador algodão seco em movimento na vertical e depois na horizontal fazendo este passo 3 vezes em pequenas secções e retiro com pano de vidros por vezes humedecido. Não tenho stress nenhum. Da última vez apliquei com o carro molhado.
O selante de vidro em dias de maior calor é mais complicado de retirar e só consigo tirar completamente com pano humedecido muitas das vezes.

Qual deles?
O grojet 2000 aplico com aplicador microfibra humedecido com água destilada, movimentos ovalizados e retiro logo de seguida com um pano microfibra seco. Faço assim painel a painel. Capô e tejadilho divido em secções.
Selante do vidros, aplicador algodão seco em movimento na vertical e depois na horizontal fazendo este passo 3 vezes em pequenas secções e retiro com pano de vidros por vezes humedecido. Não tenho stress nenhum. Da última vez apliquei com o carro molhado.
O selante de vidro em dias de maior calor é mais complicado de retirar e só consigo tirar completamente com pano humedecido muitas das vezes.
Estava me a referir ao grojet para a pintura. Eu deixei na pintura talvez 20 minutos a vontade. . . No site até diz 45 minutos. Mas acho que depois para tirar aquilo foi uma chatice. Pensei até em não usar mais aquilo.

Mas vou testar novamente e fazer como tu. . . Aplicar e retirar passado talvez dois ou três minutos e usar microfibra húmido porque deve ajudar a deslizar melhor. Mas duvido é que colocar e retirar de imediato, o produto cumpra a 100% a sua função.
Obrigado pela explicação

Tenho usado grojet aplicado dessa forma e logo de seguida aplico fusso coat e tenho tido bons resultados. Posso dizer neste momento que já leva 7 meses e continua lá.
O carro anda todos os dias, neste mês dia sim dia não. Lavagens a cada 3 semanas/1mês. Dorme em garagem mas passa todo o dia sujeito aos mais variados elementos, a 3 km do mar, e faz cerca de 30km/dia.
Agora ando a testar num outro carro mas em vez da fusso apliquei por cima do grojet metade wetcoat e outra metade do carro revitá. Vamos ver como corre. O tempo é curto e tenho de encurtar o tempo dispendido de volta deles. E estes testes dão-me gozo.

Tenho usado grojet aplicado dessa forma e logo de seguida aplico fusso coat e tenho tido bons resultados. Posso dizer neste momento que já leva 7 meses e continua lá.
O carro anda todos os dias, neste mês dia sim dia não. Lavagens a cada 3 semanas/1mês. Dorme em garagem mas passa todo o dia sujeito aos mais variados elementos, a 3 km do mar, e faz cerca de 30km/dia.
Agora ando a testar num outro carro mas em vez da fusso apliquei por cima do grojet metade wetcoat e outra metade do carro revitá. Vamos ver como corre. O tempo é curto e tenho de encurtar o tempo dispendido de volta deles. E estes testes dão-me gozo.
Fiquei curioso com o wetcoat, apesar de existir a alguns anos no mercado também parece um bom produto e é muito em conta. Depois partilha a tua opinião, mas se já aplicas te achas que dá um bom brilho? Aplicas te a seco ou foi aplicar e retirar com água de jacto ?

Apliquei e retirei com água a jato. Assim parte em pé de igualdade com o revitá. Ficou mais brilhante, espelhado, mais do que do que o revitá. Mas também me parece que dá menos profundidade à côr pelo menos em relação ao revitá. Como é um cinza claro é mais difícil de notar diferenças.
Quando tiver um resultado eu postarei

Estava me a referir ao grojet para a pintura. Eu deixei na pintura talvez 20 minutos a vontade. . . No site até diz 45 minutos. Mas acho que depois para tirar aquilo foi uma chatice. Pensei até em não usar mais aquilo.
Deixaste demasiado tempo. O truque, dependendo das condições climatéricas (mais calor/frio) é um bocado a olho. Aplicar em pouca quantidade de cada vez e quando começar a "esbranquiçar", remover com um pano MF. Se notares que está mais difícil, deixa menos tempo e e usa um pano ligeiramente humedecido com água destilada.
O WetCoat é bom, dá uma boa repelência e algum brilho final, mas depende do que se fizer de base. Agitar, aplicar com o carro ainda molhado e passar por água.

Já agora uma questão. Que usam para limpar/proteger os plásticos exteriores?
Acho que vou aproveitar e mandar vir o grojet para os.vidros e o 2000 para o carro, assim fica selado por todo, tenho é que mandar vir um poliespuma que o que tenho aqui já está todo roto e para aplicar prefiro esse. Será que se pode usar o grojet para selar as jantes?

Última edição: