Dúvida na lei sobre Dashcam

Boa tarde a todos,

Já é a terceira vez que faço o caminho para casa atrás de um golf 3 alterado e provavelmente sem FAP. O estilo de condução do condutor é ridículo, se forem carros à frente dele deixa-os ganhar distância e quando se afastam acelera a fundo. Passa o tempo todo aos abanões dentro do carro como se fosse num concerto de heavy metal.
O problema aqui está em mim, que levo com uma nuvem mal-cheirosa e densa de fumo preto que me impossibilita totalmente e quando digo totalmente é mesmo toda a visão da estrada. Fico mesmo sem ver nada e vou, pelo menos, a 5 metros de distância (cabe um carro entre os dois).
Já pensei em instalar uma dashcam pelo menos temporariamente para filmar esta obra de arte e fazer queixa na policia.
A minha dúvida é como funciona a lei. Eu sei que não funciona como prova, mas chegará pelo menos para a polícia andar mais atenta e se encontrar o dito cujo o obrigue a fazer uma inspecção do tipo B.
Alguém tem experiência ou conhecimento sobre isto?

Boa tarde DanielRM,

Segundo uma resposta que a CNPD deu à uns tempos, é ilegal a sua utilização no dia à dia uma vez que não se pode ter câmaras a filmar o espaço público sem autorização.

Em tribunal, alguns Juízes que estejam bem dispostos e seja provado que era exclusivamente para situações pontuais que necessitaríamos de prova deste género ainda aceitam. Outros juízes já não.

Segue extrato do texto de resposta da CNPD.

[FONT=&quot]"Exmº Senhor Filipe Polido,
Informa-se qualquer sistema de videovigilância com a finalidade de proteção de pessoas e bens, encontra-se abrangido pela Lei de Proteção de Dados Pessoais
(nº 4, artº 4º da Lei 67/98, disponível para consulta no nosso site em: http://www.cnpd.pt – link: Legislação – nacional).[/FONT]

[FONT=&quot]A Lei em referência obriga a um controlo prévio (artº 28º) por parte desta Comissão, ou seja, da emissão de uma autorização prévia ao início do tratamento de dados em causa. A legitimidade, bem como a localização das câmaras será analisada no âmbito da legalização em causa, no entanto, não é permitido captar via pública, partes comuns ou propriedades de terceiros, nem para controlo dos trabalhadores. Legalmente não é permitido a colocação de câmaras, nomeadamente, por capatar imagens da via pública.
Mais informações sobre a matéria da videovigilância pode encontrar a deliberação geral intitulado “Princípios sobre o tratamento de dados por videovigilância, disponível no link: Orientações da CNPD.
Continuando ao seu dispor, subscrevemo-nos
Com os melhores cumprimentos,
Ellen Barends"

[/FONT]

by https://pplware.sapo.pt/gadgets/garmin-dash-cam-grave-o-que-se-passa-a-sua-frente-na-estrada/

Claro que como tudo existem buracos nas leis e interpretações diferentes, tanto para nós, como para juízes e/ou advogados....

;)

Boa tarde DanielRM,

Segundo uma resposta que a CNPD deu à uns tempos, é ilegal a sua utilização no dia à dia uma vez que não se pode ter câmaras a filmar o espaço público sem autorização.

Em tribunal, alguns Juízes que estejam bem dispostos e seja provado que era exclusivamente para situações pontuais que necessitaríamos de prova deste género ainda aceitam. Outros juízes já não.

Segue extrato do texto de resposta da CNPD.

[FONT=&amp]"Exmº Senhor Filipe Polido,
Informa-se qualquer sistema de videovigilância com a finalidade de proteção de pessoas e bens, encontra-se abrangido pela Lei de Proteção de Dados Pessoais
(nº 4, artº 4º da Lei 67/98, disponível para consulta no nosso site em: http://www.cnpd.pt – link: Legislação – nacional).[/FONT]

[FONT=&amp]A Lei em referência obriga a um controlo prévio (artº 28º) por parte desta Comissão, ou seja, da emissão de uma autorização prévia ao início do tratamento de dados em causa. A legitimidade, bem como a localização das câmaras será analisada no âmbito da legalização em causa, no entanto, não é permitido captar via pública, partes comuns ou propriedades de terceiros, nem para controlo dos trabalhadores. Legalmente não é permitido a colocação de câmaras, nomeadamente, por capatar imagens da via pública.
Mais informações sobre a matéria da videovigilância pode encontrar a deliberação geral intitulado “Princípios sobre o tratamento de dados por videovigilância, disponível no link: Orientações da CNPD.
Continuando ao seu dispor, subscrevemo-nos
Com os melhores cumprimentos,
Ellen Barends"

[/FONT]

by https://pplware.sapo.pt/gadgets/garmin-dash-cam-grave-o-que-se-passa-a-sua-frente-na-estrada/

Claro que como tudo existem buracos nas leis e interpretações diferentes, tanto para nós, como para juízes e/ou advogados....

;)
Então a solução passará por apontar a matrícula e notificar a PSP?

Bom dia DanielRM,

Solução não digo, isto é, a opção mais fácil e sem estarmos na eventualidade de ir contra a lei sim, é informar a PSP.

Segundo indicas, pelo menos essa viatura está a transgredir duas leis (condução perigosa e modificação ilegal da viatura). Contudo, apresentas queixa na PSP e as provas do que referes onde estão? Com uma Dashcam terias provas mas muitas das vezes não são aceites e ainda podem-te multar e/ou pedir indemnização por teres filmado a viatura sem autorização.

Na maioria dos casos nestas situações, infelizmente, as forças de segurança podem unicamente agir quando são apanhados em flagrante delito.

Tenho um exemplo prático que aconteceu comigo/minha esposa. Ela estava parada nos semáforos em vermelho, muda para verde e ela não arranca de imediato (não estava numa corrida não arrancou mal ligou) e a condutora atrás pensava que ela já tinha arrancado e bateu-lhe na traseira. Ela fez de conta que não viu nada mas a minha esposa reparou que ela se chegou ao volante a ver ser via estragos. Como a condutora não fez mais nada, a minha esposa ligou os 4 piscas e foi ter com a condutora. Ela disse que não tinha batido, que foi a minha esposa que descaiu o carro e pôs-se em fuga do local.

Fomos de imediato apresentar queixa na GNR, foram a o local tirar medidas e tudo. Participei ao seguro e passado uns tempos recebo uma carta da outra seguradora a culpar a minha esposa a 100% por ela não cumprir um artigo genérico. Quando apertei com eles, o que se referiam com esse artigo genérico era que a minha esposa deixou descair o carro.

Provas? Mesmo que deixasse descair o carro só demonstra que essa condutora não cumpria o artigo do código da estrada referente à distância de segurança. E a fuga do local sem qualquer participação nas autoridades não prova má fé/culpabilidade no sinistro?

Andei numa discussão com a seguradora durante 1 ano (eu próprio porque a minha seguradora também não agia visto o valor dos danos ser considerado baixo, abaixo do IAS salvo erro). O máximo que consegui foi que pagassem 50% dos danos sem IVA (porque não tinha dinheiro para pagar a outra parte da reparação e só pagavam com a Fatura) e pior, esses 50% só cobriam os danos visíveis (pintura descascada na zona do embate) que nem autorização deram para desmontar quando que a oficina alertou que pelos danos visíveis a pancada foi bastante forte e havia fortes probabilidades de haver danos não visíveis sem a desmontagem.

Agora pergunto, para que servem os seguros que pagamos? Para que servem as forças de segurança se as leis estão contra eles?

Já agora, esqueci-me de referir no tópico anterior.

Já pedi esclarecimentos à CNPD sobre este assunto uma vez que também nos pode proteger de quem tente usar este argumento contra nós de forma abusiva/falsa em caso de sinistro.

Boa tarde a todos,

Já é a terceira vez que faço o caminho para casa atrás de um golf 3 alterado e provavelmente sem FAP. O estilo de condução do condutor é ridículo, se forem carros à frente dele deixa-os ganhar distância e quando se afastam acelera a fundo. Passa o tempo todo aos abanões dentro do carro como se fosse num concerto de heavy metal.
O problema aqui está em mim, que levo com uma nuvem mal-cheirosa e densa de fumo preto que me impossibilita totalmente e quando digo totalmente é mesmo toda a visão da estrada. Fico mesmo sem ver nada e vou, pelo menos, a 5 metros de distância (cabe um carro entre os dois).
Já pensei em instalar uma dashcam pelo menos temporariamente para filmar esta obra de arte e fazer queixa na policia.
A minha dúvida é como funciona a lei. Eu sei que não funciona como prova, mas chegará pelo menos para a polícia andar mais atenta e se encontrar o dito cujo o obrigue a fazer uma inspecção do tipo B.
Alguém tem experiência ou conhecimento sobre isto?
Infelizmente não vejo a conseguires grande coisa, a maior parte dos policias borrifa-se para esse tipo de coisas "menores", acho que o o melhor que tens é ligar o modo de recirculação do ar interior...
Outra questão em relação aos FAP, se os centros de inspecção não tem forma de tectar se os carro tem isso ou não... como queres que a policias cá fora o faça, é uma matéria muito debatida em fóruns auto, e quanto ao estilo de condução, a menos que cometa alguma infração ao código, pelo estilo de condução também não vais lá...

Eu sei que irrita, mas não há muito que se possa fazer, creio..

Infelizmente não vejo a conseguires grande coisa, a maior parte dos policias borrifa-se para esse tipo de coisas "menores", acho que o o melhor que tens é ligar o modo de recirculação do ar interior...
Outra questão em relação aos FAP, se os centros de inspecção não tem forma de tectar se os carro tem isso ou não... como queres que a policias cá fora o faça, é uma matéria muito debatida em fóruns auto, e quanto ao estilo de condução, a menos que cometa alguma infração ao código, pelo estilo de condução também não vais lá...

Eu sei que irrita, mas não há muito que se possa fazer, creio..
Se voltar a acontecer vou notificar a polícia com a matrícula.
Quanto a essa questão da polícia, podem mandar parar o veículo se forem preparados com medidor de gases e passar uma multa. Isto é, se eu notificar, irão preparados com isso.
Eu liguei essa recirculação, mas a parte que afecta mais é a visão, a rua fica impossível de circular durante mais de um minuto. É mesmo muito fumo, equivalente a um camião em chamas. Não é aquele pequeno fumo que se vê nos ibizas em prego a fundo, se encontrar um vídeo parecido ponho aqui.

Se voltar a acontecer vou notificar a polícia com a matrícula.
Quanto a essa questão da polícia, podem mandar parar o veículo se forem preparados com medidor de gases e passar uma multa. Isto é, se eu notificar, irão preparados com isso.
Eu liguei essa recirculação, mas a parte que afecta mais é a visão, a rua fica impossível de circular durante mais de um minuto. É mesmo muito fumo, equivalente a um camião em chamas. Não é aquele pequeno fumo que se vê nos ibizas em prego a fundo, se encontrar um vídeo parecido ponho aqui.
DanielRM, a polícia não vai andar sempre com um medidor no carro patrulha nem vão bater à porta do proprietário pedir para pôr o carro a trabalhar para averiguar a legalidade da viatura em questão.
A viatura tem que ser apanhada em circulação.
Quanto à verificação da FAP ou ausência dela, já é detetada em muitos centros de inspecções mas muita gente "fecha os olhos" e noutros casos, voltam a pôr o carro "stock" para ir à inspeção. Assim passam sem problemas.

DanielRM, a polícia não vai andar sempre com um medidor no carro patrulha nem vão bater à porta do proprietário pedir para pôr o carro a trabalhar para averiguar a legalidade da viatura em questão.
A viatura tem que ser apanhada em circulação.
Quanto à verificação da FAP ou ausência dela, já é detetada em muitos centros de inspecções mas muita gente "fecha os olhos" e noutros casos, voltam a pôr o carro "stock" para ir à inspeção. Assim passam sem problemas.
Eu falei no facto de, como foram notificados, andarem atentos à circulação do veículo. Há carros da PSP em circulação todos os dias e a cidade é muito pequena.
Acho vergonhoso ser "permitido" este tipo de alteração. Os carros novos que compramos pagam mais selo e/ou legalização se forem importados consoante as suas emissões. Um carro destes a andar um dia na estrada é equivalente ao meu a andar um ano ou mais.

Podes estar descansado que esse golf não tem fap,pela certa.O máximo que terá sera catalisador e eventualmente a ponteira do escape virada para baixo se estivesse como de fabrica.Na ipo medem a opacidade dos gases dai nos diesel nem colocam a agulheta no escape alem de que a moda da nota no cinzeiro para este tipo de carros é a única solução para terem o selo verde.Nao ha muito a fazer.

Podes estar descansado que esse golf não tem fap,pela certa.O máximo que terá sera catalisador e eventualmente a ponteira do escape virada para baixo se estivesse como de fabrica.Na ipo medem a opacidade dos gases dai nos diesel nem colocam a agulheta no escape alem de que a moda da nota no cinzeiro para este tipo de carros é a única solução para terem o selo verde.Nao ha muito a fazer.
Não reparei como era a ponteira de escape e, talvez por sorte, não voltei a ver o tal carro.
Estava algo deste género:
https://www.youtube.com/watch?v=SOSjDfRN7TI

Sim o Golf 3 foi produzido até 1997, portanto ai não haviam FAP, a razão para esse fumo é o facto de muitos andarem a mexer na bomba do gasóleo para aquilo andar mais, como entra mais gasóleo, existe mais queima, mas como o sistema de escape não tá preparado para isso, sai muito fumo preto...

É uma técnica antiga de colocar os diesel antigos a andar mais... mas é como os vag tdi, andam mais e fazem mais fumo, tiveste azar em andar atrás de um fumarolas :lol:

Sim o Golf 3 foi produzido até 1997, portanto ai não haviam FAP, a razão para esse fumo é o facto de muitos andarem a mexer na bomba do gasóleo para aquilo andar mais, como entra mais gasóleo, existe mais queima, mas como o sistema de escape não tá preparado para isso, sai muito fumo preto...

É uma técnica antiga de colocar os diesel antigos a andar mais... mas é como os vag tdi, andam mais e fazem mais fumo, tiveste azar em andar atrás de um fumarolas :lol:
Fumarolas há muitos e apesar de não estar de acordo, até se suporta. Este não era um fumarolas, era um comboio a vapor:jumping42