Dúvida sobre Opel Speedster

Gian Luca

Efectivo
Boas,

Tenho um amigo que adora carros de colecção e tem um Opel Speedster cor de laranja (até penso que seja o único em Portugal desta cor) e perguntou-me se poderia fazer um polimento na viatura. Honestamente não lhe soube responder uma vez que a pintura é de tinta de água igual aos carros da Lotus. Pergunto assim aos gurus aqui do fórum se um polimento tradicional é possível numa pintura destas? Se a resposta for negativa qual o procedimento correcto para retirar os swirls e micro-ricos?
O bólide é absolutamente magnifico e grita por um detalhe feito como deve de ser. No entanto não me atrevo a pegar na viatura sem antes ganhar experiência com as cá de casa. Obviamente que é um favor que eu pretendo fazer no futuro a este meu amigo... nunca seria capaz de levar um tostão que fosse. Em contrapartida ele disponibilizou a garagem dele para quando eu quisesse detalhar as minhas.
Obrigado

matzagrin

Mr. Zaino... ou não!
A única coisa diferente é que pode ter imensos painéis em fibra, na carroçaria e como tal não consegues medir a espessura com uma PTG "normal".

De resto, e a não ser que fosse uma pintura fosca, pode perfeitamente ser polido.

Gian Luca

Efectivo
Agora estou um pouco baralhado... tinha ficado com a impressão que pela especificidade da pintura, não existia verniz e daí a minha pergunta... talvez um pouco ingénua derivada da minha experiência mas mesmo assim mantenho a mesma. Se não existe verniz não estaremos a poir directamente sobre uma camada de pintura? Se mesmo esta tinta usada pela Lotus pressupõe a utilização de verniz então peço desculpa, percebi mal o que o meu amigo me disse e esta pergunta não tem razão de ser.

matzagrin

Mr. Zaino... ou não!
Não tenho a certeza mas penso que as pinturas modernas têm todas verniz.

De qualquer das formas, as antigas até aos anos 80 eram monocapa, ou seja, não tinham verniz, e eram polidas da mesma forma.

migueldefender

moderador Jag-Lover
Exacto, todas as pinturas modernas (leia-se modernas como pinturas a partir de meados dos anos 90) todas elas têm verniz. Isto porque as antigas tintas da área automóvel foram proibidas, passando a haver somente tintas de água. Ora como são tintas de água, têm sempre que levar uma camada de verniz por cima, que nesse caso do Opel até pode ser bem fina.

Cumprimentos,

matzagrin

Mr. Zaino... ou não!
O melhor é arranja ruma PTG para medir isso, para dar maior segurança. Se a carroçaria for em alumínio deve ler.

Gian Luca

Efectivo
Obrigado pelas respostas, ou seja, pode-se sempre fazer um polimento com orbital. Talvez se deva iniciar com Power Finish da Menzerna e neste caso esponja branca da softy para jogar pelo seguro. A partir dos resultados depois logo se vê se é necessário algo mais agressivo.