Detalhe Grande Punto 1.3 90cv Emotion - Rookie at work

Maat

Efectivo
Saudações detalhistas!

Aqui está o emigrante Grande Punto 1.3 Multijet 90cv Emotion na Inglaterra.

O meu "Silver" fez há poucos dias um ano desde que chegou ao stand, e em Julho fará um ano de matrícula. A população de swirls foi instalada a 90% pelo stand :x e a 10% pelo meu autodidatismo de técnicas :blof . Os painéis verticais estão quase virgens de swirls, estando a maior parte dos existentes nos painéis horizontais (fruto do rolo horizontal da lavagem automática do stand).

Enquanto estive em Portugal só lavei no Elefante Azul, e até practicamente ao fim do ano passado, durante a sua estadia em Inglaterra, no campo, só levou banhos de água.Assim que comprei o meu primeiro kit de detalhe de qualidade dei-lhe uma lavagem com o método de dois baldes.

O meu kit de principiante é o seguinte (cada producto de limpeza tem o seu pano e/ou aplicador):

Lavagem Carroçaria

Meguiars Gold Class Car Wash Shampoo & Conditioner + Meguiars Lambs wool Mitt + Meguiars Water Magnet Drying Towel (Waffle Weave) + Meguiars Ultra Safe Wheel Spokebrush

Cêra

Meguiars Quik Wax Mist Polish + Meguiars Foam Applicator Pad + Meguiars Ultra Plush Super Terry Towels

Interior

Meguiars Quik Interior Detailer + Meguiars Foam Applicator Pad + Meguiars Supreme Shine Microfiber + Meguiars Double Duty Detail Brush

Interior (Pele)

Meguiars Gold Class Leather Cleaner/Conditioner + Meguiars Ultra Plush Super Terry Towels

Agora que estou em Londres, o sítio onde o carro pernoita é afligido por quantidades industriais de pólen e por vezes algumas descargas intestinais dos generosos passarinhos :x . Isto faz com que eu procure ter sempre o carro com uma camada de cêra, por forma a que uma leve mangueirada geral e ocasionalmente uma limpeza localizada (no caso das prendas dos passarinhos) devolvam o respeito merecido ao meu "Silver". Cheguei à conclusão que, no meu caso específico, um detalhe semi-generoso por mês é o suficiente para dignificar a minha obra de arte italiana.

A lavagem é feita durante o meu trabalho (perks of the job :mrgreen: ), e nunca demoro menos de 4 horas :lol: .

Uso o método dos dois baldes, e uso um balde separado e shampoo de gama média para lavar as jantes e as zonas inferiores da carroçaria primeiro.
Antes de efectuar essa operação encharco o carro com uma mangueirada de baixa pressão por todo o carro para libertar o maior das impurezas. Depois de completar a primeira fase de lavagem (jantes e parte inferior) enxaguo a zona que lavei e aproveito para dar uma nova mangueirada pelo carro todo. Num balde uso duas doses de Shampoo Gold Class (é uma por cada 4 litros mas prefiro ter mais água para não ir acidentalmente ao fundo do baldedurante a lavagem) num balde e encho o balde de enxaguamento. Com a luva faço espuma (os famosos "suds") à superfície e carrego o mais que posso para a zona que vai ser lavada, começando pelo tejadilho, capot, laterais e mala, enxaguando de novo sempre que a área não esteja humedecida o suficiente. Procuro não passar mais que duas vezes pelo mesmo lugar com a luva, isto nunca exercendo mais pressão que o peso natural da minha mão.
Depois de usar a técnica do fio de água uso a toalha Waffle Weave para secar carro, arrastando "à toureador" a toalha à superfície dos painéis.
Com o carro completamente seco passo a fita adesiva nos plásticos e aplico de seguida a quik wax. A razão pela qual uso a cêra em spray da Meguiars é o facto de apresentar resultados bastante satisfatórios, reduzindo de sobremaneira o tempo necessário para aplicação. A técnica de espalhar a cêra vai sendo aperfeiçoada à medida que aprendo com os meus erros, mas a fase que é sempre igual é o assentamento da cêra com movimentos circulares coincidentes a 50%/75% entre si até não haver resíduo visível, tudo aplicado com o foam pad. Aplico a cêra começando num ponto e trabalhando em redor do carro por forma a chegar ao ponto inicial já com a cêra "aderida", retirando excessos com a terry towel.
O interior é aspirado com um aspirador portátil para carro da Black&Decker, "varrido" com a escova de Detalhe da Meguiars. O Quik Interior Detailer é aplicado com um foam pad e retirado depois com o pano de microfibras (como qualquer producto decente de detalhe interior é feito para libertar a sujidade e não para "pintá-la" com pasta brilhante :lol: ). As aplicações em pele são limpas e condicionadas com o producto dois em um da Meguiars para pele que, a meu ver, faz um excelente trabalho a manter a condição original da mesma.

Escusado será dizer que os aplicadores/toalhas/panos são catalogados e usados apenas para o seu fim específico/producto específico, por forma a evitar "contaminações".

Lamento muito não ter reportagem fotográfica do antes e do durante, mas como faço o trabalho todo sozinho e com tempo contado resta-me fotografar o "depois".

Espero que gostem e qualquer dúvida, conselho, crítica, será muito bem vinda. :happy62:

:detalhe

Bem hajam vossos olhos.

Maat

Efectivo
Esqueci-me de perguntar se é normal a pintura fazer o efeito casca de laranja de origem... É lisa ao toque mas nos reflexos laterais, vista de perto, dá para ver diferenças de orientação globulares no reflexo (penso que seja isto a casca de laranja). :-?

matzagrin

Mr. Zaino... ou não!
Viva!

Ocarro ficou mesmo fixe, 5*... está novo :)

Qto à casca de laranja, 99% dos carros já tem de origem ;)

Está lindo o carro, está como novo.:fixe
Só faltou algum produto nos pneus ( Talvez você esqueceu de dizer, não sei).

Tambem uso quase os mesmo produtos no meu carro (exeto a cera e a luva) e gosto muito dos resultados que eles tem.

Onibas

Part-Time Detailer
Bem, antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo aspecto do teu carro. Está muito bonito. :brilho
Gostei do pormenor do estacionamento. Bem encostadinho ao passeio, o mais longe possível da estrada, espelhos rebatidos... Sou mt parecido, acho que somos todos, tentamos sempre q os nossos carros ocupem o mínimo espaço e que fiquem tão protegidos quanto possível.
Continua. ;)
Reparei agora q o meu carro é do mesmo ano e mês.

ReDaLeRt

Efectivo
Um italiano nas mãos dum português em terras inglesas. :lol:

Bem estimadinho! :happy22: :fixe

PS: porquê tudo da Meguiars? :???:

carl1977

Efectivo
A meguiars é como aqui em frança encontra-se em todas as boas farmacias:wink:
Mas tudo tem um preço, o limpa jantes é 15€.
E por isso que mando vir os meus produtos de portugal:fixe
Produtos profissionais e bom preço :detalhe

Maat

Efectivo
Está lindo o carro, está como novo.:fixe
Só faltou algum produto nos pneus ( Talvez você esqueceu de dizer, não sei).

Tambem uso quase os mesmo produtos no meu carro (exeto a cera e a luva) e gosto muito dos resultados que eles tem.

Realmente falta-me producto para os pneus e jantes, bem como a tão importante clay bar (especialmente com o pólen no ar). Está na lista para as próximas compras, desta vez aqui na loja do Detalhe.

O que mais gostei na Meguiars é o cheiro dos productos. Dá mesmo vontade de usar.

Maat

Efectivo
Bem, antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo aspecto do teu carro. Está muito bonito. :brilho
Gostei do pormenor do estacionamento. Bem encostadinho ao passeio, o mais longe possível da estrada, espelhos rebatidos... Sou mt parecido, acho que somos todos, tentamos sempre q os nossos carros ocupem o mínimo espaço e que fiquem tão protegidos quanto possível.
Continua. ;)
Reparei agora q o meu carro é do mesmo ano e mês.
Tentamos sempre fazer os possíveis para qualquer dano feito por terceiros ao nosso carro seja feita por verdadeira incompetência do causador.

Não se nota nas fotografias, mas tenho um risco no espelho direito feito por um motociclista dos que se tentam meter entre os carros nos semáforos... Além desse risco tive um que parecia ter sido feito por um objecto afiadona zona inferior do lado esquerdo, a qual corrigi com um removedor de riscos de polimento manual (não precisou de muita fricção), e para finalizar uma micro-mossa com um macro-efeito de alteração local de reflexo, que felizmente não tem risco associado, mas infelizmente é localizada numa zona de solda, o que dificulta de sobremaneira um "Paintless Dent Removal". Tudo isto feito por terceiros, o que desmotiva por vezes quem quer manter o seu carro como novo e faz tudo o que pode. :sad:

Maat

Efectivo
Um italiano nas mãos dum português em terras inglesas. :lol:

Bem estimadinho! :happy22: :fixe

PS: porquê tudo da Meguiars? :???:
Como o Carl1977 disse, é uma marca relativamente mais fácil de encontrar nas boas lojas de artigos automóveis, e na minha opinião é a melhor na linha consumista geral. Onde estava na altura as melhores marcas que conseguia arranjar eram a Meguiars e a AutoGlym, e a Meguiars está numa liga completamente diferente.

Agora só falta eu passar para a linha profissional da loja do Detalhe. :lol:

PsYvEnOn

Efectivo
Carro com matricula Tuga em terras de Sua Majestade? RESPECT :god Gostei bastante do teu trabalho "soft", mas ultra eficiente! :fixe Já agora, és patrocinado pela Meguiars? Ehehehe Kidding

Issso mesmo ReDaLeRt, é para pneus e obrigado pela correção :fixe, acho que a maioria não sabe, mas sou do Brasil, e por isso talvez alguma coisa que eu escreva possa parecer estranho para vocês, mas espero que não levem a mal.

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Issso mesmo ReDaLeRt, é para pneus e obrigado pela correção :fixe, acho que a maioria não sabe, mas sou do Brasil, e por isso talvez alguma coisa que eu escreva possa parecer estranho para vocês, mas espero que não levem a mal.
Levar a mal??? Só levo a mal se tu ficares envergonhado e deixares de participar! Isto é um forum sobre Detalhe, não uma aula de Português, e para maltratar a nossa lingua nem são precisos os brasileiros, os Portugueses já fazem um optimo trabalho!!!:lol: :lol: :lol:
Um abraço!:fixe

ReDaLeRt

Efectivo

Tava brincando pô! :lol::fixe

Mitsu

Efectivo
Um "Portuguese British...":???: ....

:fixe

Belo "Detalhe" :happy22: , esse Punto está com um óptimo aspecto, parabens.

:detalhe :happy22: :god