Diário de Bordo - MINI Cooper D Cabrio Highgate - Special Edition

Olá a todos! :)

Decidi abrir um Diário de bordo sobre o meu MINIno, que ao fim ao cabo, passa por mostrar a minha iniciação ao Detalhe. :fixe

Ando pelo forum já algum tempo e já tenho algum material para manter o MINI em bom estado. Vai fazer 2 anos em Junho deste ano e tenho feito o possível para o manter impecável. :)

Aqui ficam algumas fotos do MINI:

DSCF0388.JPG

DSCF0389.JPG

DSCF0164.JPG

DSCF0165.jpg

DSCF0264.JPG

DSCF0267.JPG

DSCF0272.JPG

DSCF2280.JPG

DSCF2472.JPG

DSCF2463.JPG

Fotos do meu arsenal de detalhe! :brilho

E mais uns panos MF e aplicadores em MF e poliespuma que não aparecem nas fotos. (Só alguns) :lol:

A luva de pele de ovelha é que teve de se mandar vir uma nova, pois a antiga (sendo igual a esta) já estava a ficar muito danificada por falta de cuidados. :( Mas... esta luvinha nova é para estimar! Tolerância zero no que toca a falta de cuidados. ;)

Última edição:
Este bichinho pelo detalhe automóvel começou a surgir desde que comprei o meu carro, desconhecendo na altura a sua existência. Mas sempre dizia que caso tivesse um carro novo pela 1ª vez nas minhas mãos, tinha que andar sempre a brilhar! Com os devidos cuidados para o manter bem preservado.
E prontos lá fui embarcar nesta aventura de Detalhe Automóvel, na qual comecei a ganhar gosto e posso vos dizer que estou rendido! ;)

A oferta de produtos era enorme, os conhecimentos a reter eram (e continuam a ser) bastantes e todos os dias aprendo algo novo neste forum de grande qualidade!

Pois bem, comecei pelo básico, lavagem exterior ao detalhe tal como mencionado no manual de detalhe para prevenir futuramente males maiores e ter sempre um aspecto impecável. Posteriormente fui em busca de informação no que diz respeito à protecção da pintura. A oferta de produtos é enorme, tal como já tinha dito anteriormente. :eek: No entanto, ainda antes de adquirir os produtos para protecção de pintura, notei que o carro tinha ganho algumas marcas de água. Daí, partir para mais uma aventura que era tentar remover as tais ditas marcas de água sem ter que polir o carro sendo ele ainda tão novo! Procurei vários tópicos, videos etc e tudo indicava o polimento em último caso. Cheguei inclusive a mandar vir o produto da Duragloss - Water Spot Remover mas sem sucesso.

Durante a minha actividade pelo forum e ler isto e aquilo, vi que existia uma pessoa já com muito calo de detalhe automóvel, o nosso grande Alquimista! E lá eu pensei em fazer-lhe uma visita e ao mesmo tempo pedir conselhos de X e Y produtos e tambem porque não ver-me as tais ditas marcas de água que se encontravam no capo do carro? O Sr. Alquimista, lá pegou no seu Grojet 2000 que andava encostado lá num cantinho e lá experimentou e pareceu na altura que tinha removido alguma coisa. Depois disso a minha missão era levar o Grojet 2000 para casa e trabalhar bem o produto mas antes teria de fazer algo mais!

1º Lavagem Exterior;
2º Descontaminar a pintura (kit Claybar Mothers) (Apesar de o carro ser novo e na altura nem ter 1 ano, existia alguma contaminação na pintura);
3º Selagem/limpeza da pintura com grojet 2000 respeitando o tempo de cura (removeu as ditas marcas de água);
4º Aplicação da cera Mothers California Gold.

Fiquei satisfeito com o resultado final, ficou com muito bom aspecto. :)

Actualmente, conforme a evolução e conhecimentos permitem, a coisa já muda de figura e tenho a seguinte listagem de produtos para as várias fases:

Lavagem Exterior:

- Luva Mothers;
- Toalha Mothers Ultra Soft Drying;
- Shampoo Mothers California Gold;
- Escova/brush para limpeza interior das jantes;
- 1Z Colourtec;
- Pincel/brush para ajudar a soltar a sujidade mais entranhada.

Protecção da pintura:

- Poorboys Black Hole Glaze;
- Poorboys EX-P Selante;
- Cera Mothers California Gold.

Condicionamento de pneus:

- Meguiars Endurance Tire Gel.

Condicionamento de plásticos:

- Mothers Naturally Black.

Limpeza da capota e impermeabilização:

- APC + escova;
- Renovo Ultra Proofer.

Limpeza de cromados:

- Mothers Mag & Aluminium Polish.

Limpeza/selagem de vidros:

- Mothers Water Spot Remover for Glass;
- Grojet2000.

Hidratação das borrachas:

- 1z Gummi.

Interior:

- APC;
- Pincel;
- Mothers Protectant;
- Mothers Leather Cleaner;
- Mothers Leather Conditioner;

Muito em breve, devo apostar numa polidora orbital. Pelo que tenho lido é a mais aconselhada para quem é iniciante no polimento e que perdoa mais os erros de iniciante. Mas gostava de saber qual a melhor maneira de praticar o polimento ? Será arranjar umas chapas velhas que por aí andam e começar a testar? Já estive a ver e estou mais inclinado para a EZ 880W com o pack da menzerna, visto ser o "mais puro" por não conter fillers vs a linha da 1Z, certo ? :conf60

Vai dar bastante jeito para os restantes carros cá de casa. :fixe

boas vou te dar so uma dica a volta dos pinceis a parte metalica, mete fica isoladora, para nao arranhar.

abraço e continuaçao

@Ayse Costumo fazer isso. :) Mas chegou a altura de remover a fita isoladora que já estava velha e durante estes dias vou colocar uma nova em quase todos os pincéis. Mas obrigado na mesma. ;)

So te falta ai um selante de jantes e um selante de vidros para ficar mais composta a lista. De resto tás no bom caminho.

@hdoria Sim, já ando a ver alguns produtos para a selagem das jantes e vidros. Obrigado! ;)

Com tempo chega-se a perfeição! :le

@MGonçalves Dá mesmo a entender isso. :) Mas de facto foram as primeiras escolhas que fiz logo que iniciei o detalhe e como deram sempre bons resultados lá continuo com eles. ;)

Amanhã se não chover vai ser dia de detalhe! :brilho

Infelizmente a chuva veio para ficar e vou ter de adiar o detalhe para amanhã. :(

No entanto, conhecem algum sitio que faça reparação de jantes? Por falta de sorte já tenho algumas baptizadas por causa dos passeios. :mad15:

Logo que tenha fotos em condições posto algumas para verem o estado em que se encontram.

@brandaopereira Obrigado. :)

De facto pelo feedback que obtive de amigos e redes sociais bem me disseram o mesmo. No entanto, já mandei um email para lá com fotos etc. Fico aguardar uma resposta. ;)