Diário de Bordo/Mods - Jaguar XJ Series - hot hot hot

migueldefender

moderador Jag-Lover
Re: Diário de Bordo/Mods - Jaguar XJ Series - Sensor de inclinação

Ora viva a todos, :fixe

Bruno (BGT), realmente é uma pena haver descontiunuação de peças nas marcas. Ainda por cima estamos a falar de um modelo, apesar de tudo, recente. Na Jaguar, mal o modelo é descontinuado, a linha de acessórios é também imediatamente descontinuada. Pior mesmo, são as peças que, talvez por agora haver um ponto de venda online oficial da Jaguar, estão a desaparecer das prateleiras da Jaguar.... :( :( Por outro lado, vejo um exemplo na Mercedes, que garante toda e qualquer peça para qualquer automóvel durante 30 anos. Imagina tu que, em 2040 (ano) ainda podes montar por inteiro um Mercedes Classe A...

Ricardo, a função eeste sensor é mesmo essa. :) Evitar reboques não autorizados ou levantarem o carro para roubar, por exemplo, as jantes.

My friend hombre JGV (há quanto tempo não te tratavam por JGV aqui em Portugal? :D), posso picar-te uma "beca" :D É natural que a tua V já tenha este gadjet, pois a Volvo foi comprada pela Ford algures no final dos anos 90 e a tua V já é de 2000. No contrato da Ford, o ponto nº1 do contrato de aquisição vinha lá qualquer coisa como: todos os modelos Volvo topo de gama, deverão estar equipados com sensor de inclinação da Jaguar, caso contrário este negócio será cancelado. :D :lol :lol :lol Just kidding. :fixe Um grande abraço. ;)

Bom, e devo dizer que... nas próximas três ou quatro semanas o Jag vai finalmente ter direito ao seu repouso absoluto. Já está na garagem, sendo que não é daí que vem o "repouso". Também continuará a ser mimado e a receber alguns presentes, mas agora com menos frequência. Novidades só lá mais para a frente. :D

Cumprimentos,

Ricardo, a função eeste sensor é mesmo essa. :) Evitar reboques não autorizados ou levantarem o carro para roubar, por exemplo, as jantes.
Um dos meus carros de trabalho Mercedes tem este sensor (encomendado de origem, para vir logo montado ), quando há ventos fortes o alarme dispara mas é muito raro .

migueldefender

moderador Jag-Lover

Nop, o Jag não está ao abandono nem "morreu", está aliás bem vivo e cheio de saúde, para o comprovar...

Até tenho pena de cortar a folha... eh he

Tendo em conta ao estado em que o Jag está, e por não ser um automóvel convencional (o trabalho todo que tive com ele ao longo destes anos afinal serviu para alguma coisa :lol:), o ACP Clássicos (uma das duas entidades que pode passar os certificados, a outra é o CPAA) aceitou o Jag como sendo um "Veículo de Interesse Histórico", pelo que este é um dos 1804 certificados oficiais desde que a Lei saiu em 2001. :D :D

Um abraço,

Última edição:

migueldefender

moderador Jag-Lover
Julgo que também, só para o Ano saberei. Além de que passo a ter seguro de clássico. A outra é que em caso de acidente sem ser minha culpa, ele terá de ser totalmente reparado com peças de origem (apenas se as houver na marca, se não houver é usar peças doutras marcas) independentemente do valor final, deixando de haver aquela história do valor comercial, sem encargos para mim claro, entre outras coisas. :) :)

Um abraço,

P.S.: Bem-vindo de novo ao Fórum. :fixe

Última edição:

MetalicMan

Efectivo
Se soubesses disso era óptimo, pois eu tentava candidatar-me com o meu... Mesmo sendo de 1998, só existem 2 em PT, e apenas o meu está 100% original!!

migueldefender

moderador Jag-Lover
O Lotus já não vai conseguir ter o ceritificado. :( Não consegue por várias razões, mas logo para começar porque originalmente é um RHD e agora é um LHD, já não está original. Além do mais eles têm que estar em estado original ou com acessórios originais da época, coisa que não está a acontecer com o Lotus. Já agora aqui fica a lista do que é necessário para se tentar certificar um automóvel, claro que a aprovação final será sempre decidida pelo ACP ou pelo CPAA. :)

Um abraço,

migueldefender

moderador Jag-Lover
Oooops, esqueci-me de fazer o past. Aqui tens o link do regulamento geral
http://www.acp.pt/ResourcesUser/files/OClube/Classicos/InformacoesUteis/Despacho_10298_2001_CertificacaoClassicos.pdf

E a lista:
Pontos a verificar nas Certificações:

• Carroçaria - Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme.
  • Capota - Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração.
  • Estofos - Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo.
  • Instrumentos - Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior).
  • Limpa Vidros - Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro.
  • Iluminação - Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo.
  • Chassis - O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado.
  • Suspensão - O sistema de suspensão deverá funcionar correctamente e ser original.
  • Rodados - Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca.
  • Direcção - O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas.
  • Travões - Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência.
  • Motor - O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas.
  • Sistema de Combustível - O sistema de combustível deverá ser o original.
  • Transmissão - A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada.
  • Sistema Eléctrico - O sistema eléctrico deverá ser o original.
  • Diversos - Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc, deverão ser de época.

Qual é o carro que vais propor para certificação?

Um abraço,