Exemplo de como fazer lavagem exterior

Boa tarde,

Ao ler este tópico suscitaram-me determinadas dúvidas, que se alguém me conseguir esclarecer eu ficaria agradecido.

- A toalha WW que se utiliza para secar a pintura e os vidros pode ser a mesma ou têm de ser toalhas diferentes?
- A cera líquida que se aplica após a lavagem do carro é apenas utilizada na pintura ou também nos vidros?
- Os aplicadores após utilizados como devem ser lavados?

Obrigado.
 
Podes usar a mesma, mas eu depois de secar gosto sempre de dar uma passada com o stoner com a ww dos vidros.

Não passo cera nos vidros, uso o passo acima.

aplicadores lavo com agua e sabão
 
Reparo que "selou" a pintura antes de colocar a cera, pode-se aplicar a cera imediatamente apos a lavagem?

Esta cera que usa tem bom resultado?
obrigado
 
Boa tarde,

Sou novo no forum. Acho o tema interessantíssimo não só por ter adquirido a minha 1ª viatura há menos de 1 ano mas também pelo receio que tenho sempre que deixo a viatura numa oficina. Atendendo que tenho possibilidade de efetuar a lavagem manual e uma vez que existe uma série infindável de produtos, quais aconselham ser imprescindível adquirir numa 1ªfase? Devemos optar por alguma marca especifica? Por exemplo na categoria de luvas MF existe um leque vasto de opções, como optar pelor produto A ou B? Alguém já testou mais de um produto da mesma categoria que possa partilhar a comparação entre os mesmos?

Obrigado e desculpem questões/assuntos repetidos.
 
Boa tarde,

Sou novo no forum. Acho o tema interessantíssimo não só por ter adquirido a minha 1ª viatura há menos de 1 ano mas também pelo receio que tenho sempre que deixo a viatura numa oficina. Atendendo que tenho possibilidade de efetuar a lavagem manual e uma vez que existe uma série infindável de produtos, quais aconselham ser imprescindível adquirir numa 1ªfase? Devemos optar por alguma marca especifica? Por exemplo na categoria de luvas MF existe um leque vasto de opções, como optar pelor produto A ou B? Alguém já testou mais de um produto da mesma categoria que possa partilhar a comparação entre os mesmos?

Obrigado e desculpem questões/assuntos repetidos.
Antes de mais, bem vindo.
Tudo depende do que estás à procura, se qualidade ou boa relação qualidade / preço para te iniciares. Marcas... Há de tudo um pouco e não é "obrigatório"adquirirmos tudo da mesma marca. Espreita os kits para lavagem e assim, já é um bom ponto de partida ;)
 
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Antes de mais, bem vindo.
Tudo depende do que estás à procura, se qualidade ou boa relação qualidade / preço para te iniciares. Marcas... Há de tudo um pouco e não é "obrigatório"adquirirmos tudo da mesma marca. Espreita os kits para lavagem e assim, já é um bom ponto de partida ;)
obrigado pela resposta e pela ajuda. O kit básico infelizmente está esgotado.
Que shampoo alternativo à sonax recomentas? quanto a luvas MF, só na loja online tenho 19 modelos diferentes de luvas MF, como sei qual é a melhor marca? a tolha estva pensar adquirir a waffle weave.
 
obrigado pela resposta e pela ajuda. O kit básico infelizmente está esgotado.
Que shampoo alternativo à sonax recomentas? quanto a luvas MF, só na loja online tenho 19 modelos diferentes de luvas MF, como sei qual é a melhor marca? a tolha estva pensar adquirir a waffle weave.
Exatamente... Há uma diversidade enorme de produtos e todos eles excelentes.
Deixo abaixo um pequeno exemplo.
- Pré-lavagem (inicialmente pode ser substituído pelo próprio Shampoo) em situações de muita sujidade: LABOCOSMETICA PRIMUS - LIMPEZA DE PRÉ-LAVAGEM 1L
- Shampoo:
. CarChem 1900:1 (esgotado de momento)
. LABOCOSMETICA SÈMPER - SHAMPO NEUTRO;
- Luva (de inverno é preferível as de microfibra por secarem melhor depois de as utilizarmos do que as de pele de ovelha):
. LUVA DE MICROFIBRA ULTRA SUAVE - (esgotada atualmente) - é a que uso. Económica e cumpre a função;
. WORK STUFF STORM WASH MITT - LUVA DE LAVAGEM
- Toalha para Secagem (há quem prefira as Waffle Weave do que as de Microfibra por não "colarem" tanto ao carro quando o estamos a secar):
. TOALHA DE SECAR WAFFLE WEAVE COM BOLSOS - uso esta e para carros pequenos utilizando o método de secagem "fio de água" serve perfeitamente
. WORK STUFF BEAST DRYING TOWEL - TOALHA DE SECAR

Isto são apenas alguns exemplos. Para alguns destes produtos estarem esgotados ou é por estarem a chegar ou estão para chegar novidades mas fala com o @Detalhe e ele esclarece se necessitares ;)

Aguarda feedback também de outros users, de certeza que aconselham estes ou outros produtos por razões específicas ;)
 
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Posso usar o Satin da Autofiness para os pneus e para os plásticos pretos do carro não pintados como por exemplo o corcovam?
OU convem comprar o Satin e o Revive?

Obrigado
 
Exatamente... Há uma diversidade enorme de produtos e todos eles excelentes.
Deixo abaixo um pequeno exemplo.
- Pré-lavagem (inicialmente pode ser substituído pelo próprio Shampoo) em situações de muita sujidade: LABOCOSMETICA PRIMUS - LIMPEZA DE PRÉ-LAVAGEM 1L
- Shampoo:
. CarChem 1900:1 (esgotado de momento)
. LABOCOSMETICA SÈMPER - SHAMPO NEUTRO;
- Luva (de inverno é preferível as de microfibra por secarem melhor depois de as utilizarmos do que as de pele de ovelha):
. LUVA DE MICROFIBRA ULTRA SUAVE - (esgotada atualmente) - é a que uso. Económica e cumpre a função;
. WORK STUFF STORM WASH MITT - LUVA DE LAVAGEM
- Toalha para Secagem (há quem prefira as Waffle Weave do que as de Microfibra por não "colarem" tanto ao carro quando o estamos a secar):
. TOALHA DE SECAR WAFFLE WEAVE COM BOLSOS - uso esta e para carros pequenos utilizando o método de secagem "fio de água" serve perfeitamente
. WORK STUFF BEAST DRYING TOWEL - TOALHA DE SECAR

Isto são apenas alguns exemplos. Para alguns destes produtos estarem esgotados ou é por estarem a chegar ou estão para chegar novidades mas fala com o @Detalhe e ele esclarece se necessitares ;)

Aguarda feedback também de outros users, de certeza que aconselham estes ou outros produtos por razões específicas ;)
revan89,

Tudo bem? são estes os produtos que falavas? Faltaria um balde,certo? Sabes quanto tempo demora a entrega da encomenda?
Obg
 

Anexos

Caros,

tive hoje a minha 1 experiência de uma lavagem completa com o produtos sugeridos/recomendados (ver foto). Quanto à lavagem:

-tempo completo: demorei entre 1h30 e 2h;
-produtos utilizados (jantes e veículo): balde duplo;soft wheel cleaner da xt detail e escova própria para jantar; no veículo usei wonder wash da chemical guys; luva la ovelha.

Podem ver fotos do resultado final assim como das jantes antes e depois. Que vos parece?

Quanto à lavagem segui: comecei pela jantes e achei a escova super útil e uma diferença gritante ao usar a escova. no veículo comecei por passar a luva com detergente por todo o veículo e depois passei por aguar e fui secando com a toalha. Não ajudou o tempo que começou abrir ao final da manhã, também achei a luva de ovelha muito pesada quando mergulhada na água com detergente e achei pouco prático q remover alguns detritos e cansativa. Diria que a toalha no final acabou por ser mais prática para remover algumas marcas (julgo serem polen).

dúvidas que surgiram:

1) alguém conhece os produtos na foto?
2) recomendam algum produto/acessório na usado (ver foto)?
3) a escova para jante pode ser usada em excesso ou pode danificar?
4) que medida usam de detergente vs balde de água? Tenho receio de ter colocado pouco;
5) De quando em quanto tempo recomenda que se deva lavar o veículo?
6) quanto tempo costumam demorar por lavagem?7) cera no veículo deve ser sempre aplicada? A cera para veículo e diferente da aplicada na jante?

Vamos falando.
Obrigado pelas dicas!
 

Anexos

Caros,

Alguem me pode ajudar com as seguintes manchas que identifiquei à frente no para-choques e na grelha frontal?

Será que é resultado da reação do produtos de limpeza com o sol?

obrigado
Pode ser, tem aspecto disso.
O truque é nunca deixar secar a superfície e se lavaste o carro ao sol, o resultado é o que se vê.
Quanto ao cromado, podes usar uma pasta chamada Autosol -> https://www.alojadodetalhe.pt/polis...al-polish.html?search_query=autosol&results=5
Uso há algum tempo sem problema.
 
Bom dia, tenho um class a, na grelha frontal é preto e cromado o melhor a aplicar depois de lavar é o autosol falado anteriormente? E quanto aos plásticos pretos no fundo do para choques o que recomendam? Já me falaram de usar o adbl tire dressing que tanto dá para dar brilho aos pneus como aos plásticos, será uma boa opção?

Muito obrigadoIMG_20201004_091709.jpg
 
Viva,
Nos carros com teto panorâmico o procedimento é igual no que diz respeito a aplicação de cera. Neste caso é um Peugeot 308 preto. E nas barras cromadas no tejadilho, autosol também? As barras tenho a sensação de estarem a ficar meio bassas. Obrigado pela atenção.
 
Caros,

Alguem me pode ajudar com as seguintes manchas que identifiquei à frente no para-choques e na grelha frontal?

Será que é resultado da reação do produtos de limpeza com o sol?

obrigado
Pode ser, tem aspecto disso.
O truque é nunca deixar secar a superfície e se lavaste o carro ao sol, o resultado é o que se vê.
Quanto ao cromado, podes usar uma pasta chamada Autosol -> https://www.alojadodetalhe.pt/polis...al-polish.html?search_query=autosol&results=5
Uso há algum tempo sem problema.
boas,

Alguém sabe se os seguros cobram alguma mudança de pára-choques ou pinturas?

abc
 
Depois do tópico a explicar como proceder á manutenção do interior (http://www.detalhe.net/forum/threads/17431-Exemplo-de-como-fazer-a-manutenção-interior
), vamos então para o exterior.

Mais importante que polir, dar ceras (…) é fazer uma lavagem em condições e regular. Isto sim é o mais importante para se manter o bom estado da pintura.

Ora vamos então começar.
Iniciamos o trabalho pelas jantes e isto será parte do material necessário:


Devemos sempre usar dois baldes. Um deverá ter shampoo e o outro apenas água.
Restante material:
- Luva de MF
- Escova para pneus
- Escova para as jantes
- Produto para jantes
- Produto limpar os para pneus (este terá de ser diluído)
- Pincel

Borrifamos então as jantes com o limpa jantes


De seguida, com a ajuda do pincel, lavamos todos os recantos mais complicados de chegar com a luva.


Em seguida, com a luva, lavamos toda a jante. O ideal é fixar um ponto de começo e dar a volta a ela toda, para que depois não existam falhas.
A luva der ser limpa com regularidade no balde que tem apenas água e em seguida, passamos novamente pelo que tem shampoo e voltamos a jante. Desta forma a sujidade tirada da jante, fica sempre no mm balde.


Depois com a escova, lavamos o interior todo da jante


Passamos então por água e repetimos uma vez mais a passagem da luva, para retirar qq vestígio de limpa jantes e para termos a certeza que percorremos todos os recantos.


Em seguida, vamos até ao pneu. Borrifamos o Carstar no pneu e com a escova lavamo-lo bem.


Terminamos então passando a jante novamente por água


*Com a ajuda do carstar, podemos tb lavar as cavas das rodas e o procedimento será o mesmo.

Jantes prontas, vamos então á pintura…
O material será idêntico ao das jantes:
- Dois baldes, um deles com shampoo outro apenas com água
- Uma luva MF ou uma luva de Pele de Ovelha
- Toalha de secagem WW

Inicio então dos trabalhos
Se tiverem maquina, poderão usa-la para passar todo o carro por água, guardando sempre uma distância de segurança. (mesmo antes de lavarem as jantes, podem usa-la para tirar a maior e ajudar na lavagem das cavas)


Depois de todo passado por água começamos então a lavagem.
Passamos a luva no balde que tem shampoo e começamos por lavar as partes mais altas do carro e vamos descendo. Lavar sempre por secções. Nos painéis horizontais, lavar no sentido do vento.


Depois de todo lavado, passamos então por água e começamos a secar.
Usar a toalha WW sempre aberta e começamos por secar todos os vidros


Depois dos vidros, passamos para a pintura e o processo será o mesmo. Usar sempre a toalha toda aberta. Pousar na pintura e puxar pelas pontas


Já seco, podemos passar uma cera liquida. Irá dar alguma protecção e um brilho extra.
Borrifamos então a pintura e com um pano MF, passamos de seguida.


Já com cera, vamos entao hidratar os pneus.
Se ainda estiverem molhados, podemos passar com um pano para que fiquem prontos.
Borrifamos o produto num aplicador


E em seguida é passar nos pneus

Nunca borrifar no pneu directamente e ter cuidado para não tocar na jante para não ficar marcado.

Depois é só apreciar os resultados…






Duvidas é dizerem... ;)
Excelente tutorial. Nas jantes brilhantes, usar no final uma cera ajuda a prevenir a acumulação do lixo dos travões?
 
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