Ford S-Max ... O meu autocarro escolar!

Ora Boas

Embora não tenha grande tempo e visto andar meio morto vim fazer aqui o meu diario de bordo. Adquiri á uns 9 meses uma carrinha S-Max 2.0 120cv .. eu sei é pouco, mal acabe a garantia vai sofrer uma ligeira repro para resolver esse problema, mas monetariamente compensou :)

A bicha tinha 110.000km levou com revisão standart de oleo e filtros. De momento levou com grojet já desde março (portanto ja saiu quase todo), e é lavada e aspirada 1x por mes a fundo (as vezes encurto isto, depende), tenho lavado em casa com o shampoo da fx protect, 2 baldes .. de 3 a 3 meses purifica (já levou 1x), e vai levar o Mothers Hybrid Protect depois do grojet da proxima vez que for lavar a fundo. Interiores vai um ductlite com o mothers protectant.
Entretanto comprei o gyeon restart para intercalar com o shampoo apos aplicar a cera da mothers.

A fazer :
11/2021 - Trocar oleo, velas, filtro oleo, filtro ar, filtro combustivel ... a seguir repro.

Quero ver se faço ligeiro polimento á mala, não tem nenhum risco fundo mas esta cheia de micro riscos e ligeiras arranhadelas tipicas de uso normal.

Seguem algumas fotos do bicho (levou banho á 2 dias mas ficou a dormir ca fora)...




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A nivel de mecanica acho bem a troca de oleos e filtros, acrescentaria troca de óleo da caixa de velocidades, oleo de travoes, oleo direção, anticongelante, mas isto caso tenha comprado a carrinha usada sem saber o historial de manutenção, caso contrio ficaria apenas pelo oleo de motor e filtros.

Quanto a reprogramação tens a certeza que queres isso? Esse modelo ja é equipado com filtro de partículas /FAP ?

Eu entendo que ao peso e volume dessa carrinha os 120cv de origem podem nao ser intusiasmantes mas as alterações aos parâmetros originais de fabrica dos carros muito raramente acabam bem e até ha oficinas que ja se recusam a fazer serviços em carros manipulados principalmente a nivel de software.
 
O anticongelante foi visto por mim, oleo de travoes e direcção idem. Agora oleo da caixa não vi.. vou falar disso com o meu mecanico na proxima vez.

Quanto á repro vai ser feito um mapa personalizado por quem entende (leia-se alguem com formação profissional que da formações a quem as faz), caso contrário nao o faria.

E sim infelizmente tem faps e egr .. e tudo mais que me leve a gastar dinheiro :|
 
Nesse caso talvez seja um caso a ponderar, mas provavelmente terás que eliminar o fap e egr porque estes dois componentes não casam muito bem com alterações de software.
 
Vou ver essa questão. No entanto não estava a planear eliminar nada. Senão a FAP de caminho na inspecção da raia.
 
Para ja este assunto está em stamby nos centros de inspecção mas é uma questão de tempo, muita gente vai ter problemas e despesas daqui a algum tempo por eliminar o fap e EGR.

Por isso é que perguntei se de facto tinhas mesmo a ideia das reprogramaçoes porque reprogramaçoes com fap e EGR é raia pela certa ou então eliminação desses componentes
 
A ideia era só dar um cheirinho..tipo 30cv com respetivo binário. Não queria nada que fizesse fumos e barulho de pipoca. Mesmo assim achas que dá raia?
 
Muito honestamente, não sou admirador de carros adulterados a nivel de software ou alteração de centralinas e mesmo eliminação da fap e EGR.

No entanto, eu até entendo a vontade de algumas pessoas quando querem apenas um pequeno acréscimo de potencia em determinados carros do género da tua carrinha, a carrinha é bonita e até gosto desse modelo da Ford e compreendo que em determinadas situações pode haver falta de mais aceleração devido ao peso e volume da dita.

Eu na tua situação se avançar com reprogramação só mesmo com um profissional com largos conhecimentos de mecanica e electrónica caso contrario preferia manter a carrinha original mesmo em que determinadas situações falta-se aceleração.


É preferivel mantar sempre a potência disponível de origem em ordem do que alterações, limpeza de admissao completa incluindo valvula EGR e coletor, limpeza interior e exterior do intercooler, mudança de oleos recomendados pela Ford a tempo e horas inclusive filtros e de qualidade, uma vez por mês dar uma olhada ao motor tipo niveis, fugas, folgas e ruidos estranhos e o carro dura muito tempo sem problemas de maior.
 
Pela Ford trocava de óleo de 30 em 30 mil.. o que me parece um exagero. Vou tentar trocar pelo menos anualmente pois de momento não faço assim tantos kms porque tenho outro carro a gás.
 
Sao os planos de manutenção long life, o meu carro é igual ( opel astra h) mas eu nunca fiz esse plano de manutenção, faço de ano a ano independentemente dos kms que tenha feito, ainda para mais com FAP.
 
Sao os planos de manutenção long life, o meu carro é igual ( opel astra h) mas eu nunca fiz esse plano de manutenção, faço de ano a ano independentemente dos kms que tenha feito, ainda para mais com FAP.
Já mudei de ideias por causa de uma outra coisa. Ele tem 115000 kms, e pelo que ando a ver a ford diz que devo trocar a correia aos 250000 ou 10 anos, algo que ja vi muita boa gente reclamar pois foi á vida bem antes disso. Acho que o valor da repro vai para trocar a correia neste natal :p Aproveito vou trocar o oleo da caixa também e ja fica tudo ok.
 
A transmissão começou a fazer um pouco de barulho ao virar depois de quente. Fora isso está óptima. A transmissão não existe de concorrência ainda e a original são 400 euros só a peça fora a mão de obra. Como não influencia em nada a segurança e é só um ligeiro barulho vou deixar andar. Em breve vou meter fotos novas...
 
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