Ford S-Max ... O meu autocarro escolar!

Ora Boas

Embora não tenha grande tempo e visto andar meio morto vim fazer aqui o meu diario de bordo. Adquiri á uns 9 meses uma carrinha S-Max 2.0 120cv .. eu sei é pouco, mal acabe a garantia vai sofrer uma ligeira repro para resolver esse problema, mas monetariamente compensou :)

A bicha tinha 110.000km levou com revisão standart de oleo e filtros. De momento levou com grojet já desde março (portanto ja saiu quase todo), e é lavada e aspirada 1x por mes a fundo (as vezes encurto isto, depende), tenho lavado em casa com o shampoo da fx protect, 2 baldes .. de 3 a 3 meses purifica (já levou 1x), e vai levar o Mothers Hybrid Protect depois do grojet da proxima vez que for lavar a fundo. Interiores vai um ductlite com o mothers protectant.
Entretanto comprei o gyeon restart para intercalar com o shampoo apos aplicar a cera da mothers.

A fazer :
11/2021 - Trocar oleo, velas, filtro oleo, filtro ar, filtro combustivel ... a seguir repro.

Quero ver se faço ligeiro polimento á mala, não tem nenhum risco fundo mas esta cheia de micro riscos e ligeiras arranhadelas tipicas de uso normal.

Seguem algumas fotos do bicho (levou banho á 2 dias mas ficou a dormir ca fora)...

_DSC3104_DxO.jpg
_DSC3102_DxO.jpg
_DSC3095_DxO.jpg
_DSC3096_DxO.jpg

A nivel de mecanica acho bem a troca de oleos e filtros, acrescentaria troca de óleo da caixa de velocidades, oleo de travoes, oleo direção, anticongelante, mas isto caso tenha comprado a carrinha usada sem saber o historial de manutenção, caso contrio ficaria apenas pelo oleo de motor e filtros.

Quanto a reprogramação tens a certeza que queres isso? Esse modelo ja é equipado com filtro de partículas /FAP ?

Eu entendo que ao peso e volume dessa carrinha os 120cv de origem podem nao ser intusiasmantes mas as alterações aos parâmetros originais de fabrica dos carros muito raramente acabam bem e até ha oficinas que ja se recusam a fazer serviços em carros manipulados principalmente a nivel de software.

O anticongelante foi visto por mim, oleo de travoes e direcção idem. Agora oleo da caixa não vi.. vou falar disso com o meu mecanico na proxima vez.

Quanto á repro vai ser feito um mapa personalizado por quem entende (leia-se alguem com formação profissional que da formações a quem as faz), caso contrário nao o faria.

E sim infelizmente tem faps e egr .. e tudo mais que me leve a gastar dinheiro :|

Nesse caso talvez seja um caso a ponderar, mas provavelmente terás que eliminar o fap e egr porque estes dois componentes não casam muito bem com alterações de software.

Vou ver essa questão. No entanto não estava a planear eliminar nada. Senão a FAP de caminho na inspecção da raia.

Para ja este assunto está em stamby nos centros de inspecção mas é uma questão de tempo, muita gente vai ter problemas e despesas daqui a algum tempo por eliminar o fap e EGR.

Por isso é que perguntei se de facto tinhas mesmo a ideia das reprogramaçoes porque reprogramaçoes com fap e EGR é raia pela certa ou então eliminação desses componentes

A ideia era só dar um cheirinho..tipo 30cv com respetivo binário. Não queria nada que fizesse fumos e barulho de pipoca. Mesmo assim achas que dá raia?

Muito honestamente, não sou admirador de carros adulterados a nivel de software ou alteração de centralinas e mesmo eliminação da fap e EGR.

No entanto, eu até entendo a vontade de algumas pessoas quando querem apenas um pequeno acréscimo de potencia em determinados carros do género da tua carrinha, a carrinha é bonita e até gosto desse modelo da Ford e compreendo que em determinadas situações pode haver falta de mais aceleração devido ao peso e volume da dita.

Eu na tua situação se avançar com reprogramação só mesmo com um profissional com largos conhecimentos de mecanica e electrónica caso contrario preferia manter a carrinha original mesmo em que determinadas situações falta-se aceleração.

É preferivel mantar sempre a potência disponível de origem em ordem do que alterações, limpeza de admissao completa incluindo valvula EGR e coletor, limpeza interior e exterior do intercooler, mudança de oleos recomendados pela Ford a tempo e horas inclusive filtros e de qualidade, uma vez por mês dar uma olhada ao motor tipo niveis, fugas, folgas e ruidos estranhos e o carro dura muito tempo sem problemas de maior.

Pela Ford trocava de óleo de 30 em 30 mil.. o que me parece um exagero. Vou tentar trocar pelo menos anualmente pois de momento não faço assim tantos kms porque tenho outro carro a gás.

Sao os planos de manutenção long life, o meu carro é igual ( opel astra h) mas eu nunca fiz esse plano de manutenção, faço de ano a ano independentemente dos kms que tenha feito, ainda para mais com FAP.

Sao os planos de manutenção long life, o meu carro é igual ( opel astra h) mas eu nunca fiz esse plano de manutenção, faço de ano a ano independentemente dos kms que tenha feito, ainda para mais com FAP.
Já mudei de ideias por causa de uma outra coisa. Ele tem 115000 kms, e pelo que ando a ver a ford diz que devo trocar a correia aos 250000 ou 10 anos, algo que ja vi muita boa gente reclamar pois foi á vida bem antes disso. Acho que o valor da repro vai para trocar a correia neste natal :p Aproveito vou trocar o oleo da caixa também e ja fica tudo ok.

A transmissão começou a fazer um pouco de barulho ao virar depois de quente. Fora isso está óptima. A transmissão não existe de concorrência ainda e a original são 400 euros só a peça fora a mão de obra. Como não influencia em nada a segurança e é só um ligeiro barulho vou deixar andar. Em breve vou meter fotos novas...

• Like
Reações: cmr
Ora segue a lavagem mais intensiva ... pré lavagem com primus e a seguir pré lavagem purifica.. descontaminação com claybar e nas rodas com iron remover .. lavagem, grojet no vidro da frente e cera. Infelizmente começou a bater um pouco de sol e não dei a 2 passagem com a cera ... fica para a próxima :) Interiores levou com o normal, aspiração total e ductile para tirar as manchas do costume nos plásticos e nos tecidos para remover as marcas das sapatilhas dos cromos pequeninos. De resto levou mothers protectant para proteção.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg

• Like
Reações: cmr
Ora segue a lavagem mais intensiva ... pré lavagem com primus e a seguir pré lavagem purifica.. descontaminação com claybar e nas rodas com iron remover .. lavagem, grojet no vidro da frente e cera. Infelizmente começou a bater um pouco de sol e não dei a 2 passagem com a cera ... fica para a próxima :) Interiores levou com o normal, aspiração total e ductile para tirar as manchas do costume nos plásticos e nos tecidos para remover as marcas das sapatilhas dos cromos pequeninos. De resto levou mothers protectant para proteção.

Visualizar anexo 9893Visualizar anexo 9894Visualizar anexo 9895Visualizar anexo 9896Visualizar anexo 9897Visualizar anexo 9898Visualizar anexo 9899Visualizar anexo 9900Visualizar anexo 9901
Como é que fazes nos tecidos? Usas um pincel ou escova específica?
E que diluição usas no ductile?

Como é que fazes nos tecidos? Usas um pincel ou escova específica?
E que diluição usas no ductile?
Nenhum dos dois... Uso um pano MF mais abrasivo daqueles que não se devia usar na pintura... Ou seja daqueles rascas. Tenho pincel mas uso mais para limpar as grelhas do ar e as ranhuras dos pedais e assim. Normalmente uso 1/10 para tudo que seja interior.

É benéfico geralmente preservar a energia autêntica de preferência a fazer alterações, uma limpeza total das portas de consumo, que inclui a válvula EGR e coletor, limpeza interna e externa do intercooler, alternância de óleo bem sincronizada incentivada pela Ford, que inclui filtros e qualidade, logo em um mês. junto com níveis, vazamentos, lacunas e ruídos incomuns, e o automóvel dura um longo prazo sem problemas primários. Além disso, em uma corrida em um dos estados da América (não me lembro qual) houve uma competição de carros dessa classe, lembro-me de ter acompanhado essa competição no http://bettilt-pt.com/. E aí o motor também foi ligeiramente modificado.

É benéfico geralmente preservar a energia autêntica de preferência a fazer alterações, uma limpeza total das portas de consumo, que inclui a válvula EGR e coletor, limpeza interna e externa do intercooler, alternância de óleo bem sincronizada incentivada pela Ford, que inclui filtros e qualidade, logo em um mês. junto com níveis, vazamentos, lacunas e ruídos incomuns, e o automóvel dura um longo prazo sem problemas primários. Além disso, em uma corrida em um dos estados da América (não me lembro qual) houve uma competição de carros dessa classe, lembro-me de ter acompanhado essa competição no http://bettilt-pt.com/. E aí o motor também foi ligeiramente modificado.
Ele vai este mês levar a revisão. A limpeza da egr, coletor e intercooler de quanto em quanto tempo se deveria realizar? Quanto será que custa a brincadeira?
Obrigado pelo feedback