Homologação de pneumáticos

Saudações.

Sei que este assunto é mais do que batido pelos fóruns fora mas este tópico está a ser aberto não por falta de vontade em pesquisar mas sim porque estou com opções esgotadas. Assim sendo, espero que alguém aqui me saiba apontar o melhor caminho.

Antes de expôr o problema, vou só introduzir a causa do mesmo. Este ano adquiri um novo Seat Leon FR e aquando da configuração do carro, optei por ficar com as jantes de origem de 17" em vez de substituir por umas de 18" como opção, pois não gostava nada destas últimas. Pensei eu que quando quisesse mudar para algo de maior agrado, que seria simples e que não valia a pena ter pressa. Estava enganado.

Depois de muitas pesquisas, cheguei à conclusão que homologar pneumáticos para jantes de 18" seria fácil e comprei umas jantes da Seat de 18" a muito bom preço e das quais gosto muito. Entrei em contacto com o meu stand de forma a pedir que emitissem uma declaração em que as medidas pedidas por mim eram seguras. Houve uma pequena relutância pois achavam que não ia ser aprovado, ao que eu respondi que não haveria problema, as medidas que estava a pedir vinham de origem com o carro, não eram nada de absurdo ou abusado. Mais uma vez, estava enganado. Passadas duas semanas recebi o mail a dizer que as medidas não eram permitidas no meu carro. Fiquei chateado pois só não tinha jantes de 18" averbadas porque não tinha gostado mesmo delas. Preferi ser paciente e ter algo que gostasse mesmo.

Decidi contactar directamente a Seat de Portugal e, ao contrário de tudo o que li na internet (e li muito, muitos testemunhos de muita gente mesmo), eles não passam declarações desde 2008 porque a lei obriga a que quando queremos averbar novas medidas no livrete, temos de levar o carro a empresas de engenharia como a LTA para este ser testado.

Voltei a pesquisar e vim a descobrir que existem empresas como a AutoInforma e a TDS que passam declarações em nome de várias marcas. Surpresa, surpresa, nenhuma trabalha com a Seat.

Moral da história, tenho de pagar 160+IVA para submeter o carro a testes para poder legalizar os pneumáticos que quero, o que para mim não faz grande sentido porque estou a gastar bastante mais dinheiro para meter umas jantes que o carro traz de origem e está comprovado que é seguro com as mesmas. As medidas que tenho são 225/45 R17 e quero agora 225/40 R18. Não estou a pedir nada de extraordinário e diferente que necessite de testes de segurança e uma batelada de dinheiro a mais.

Espero que me possam ajudar com o assunto, sei que num fórum destes é bem provável que alguém saiba algo sobre este assunto.

Obrigado.

Boas. Conheço amigos que por exemplo em Peugeot, conseguiram averbar pela marca, mas os que a marca o negaram, a única hipótese que eles tiveram foi mesmo a LTA.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Arranjas cópia de 3 livretes de carros iguais com o mesmo motor e jante 18 averbada, juntas o teu e mandas para a Seat a saber o porque de uns terem e outros não, se calhar vais levar com una balelas de limitadores de direcção mas se for por ai declaras colocar o carro compativel com a alteração. Pensava que agora todas as marcas colocassem todos os pneumáticos possiveis no dua.

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

De acordo com quem falei ao telefone da Seat Portugal, para dois carros iguais, um deles pode vir com jante 17" averbada e outro com 18" só porque um foi escolhido assim e outro não. Isso chateia-me porque apenas não escolhi 18" porque não gostei e pensei em meter mais tarde algo que me agradasse verdadeiramente. Agora por causa disso, tenho de ir fazer testes caros a um carro que está comprovado pela marca funcionar com jante de 18". É que as jantes que comprei são da Seat também. E não consigo encontrar nenhuma empresa como a Autoinforma ou a TDS que representam a Seat. A TDS representa o grupo SIVA que é o grupo VAG todo menos a Seat. Sorte minha...

Boas,

A minha experiência pessoal, embora já ocorrida há uns 5 ou 6 anos, e sabendo que há alterações constantes na legislação foi a seguinte: Mudança de jante 14 para jante 15 num Honda Civic 1.6 ESI que adquiri para restauro. Requisitei á marca a ficha de homologação do carro em Portugal, onde consta todos os modelos e especificações homologadas no nosso país, e do qual faziam parte modelos com a jante 15, e com motorizações diferentes, neste caso o VTI que vinha com jante 15 de origem.

Bastou juntar essa declaração ao livrete, e entregar numa agência para pedirem a alteração no livrete. Não precisei de nenhuma inspecção...

No teu caso, eu pedia à SEAT cópia da ficha de homologação do teu carro em Portugal, e dirigia-me a uma agência para ver o que dizem. Atenção que na altura a Honda cobrou-me 30 euros pelo envio da ficha de homologação...

Se o carro estiver homologado com jante 18 e com a referida medida de pneus, não vejo qualquer justificação legal para negarem a alteração ao livrete. Até porque a própria SEAT deve receber muitos pedidos desses tais como as outras marcas.

Espero ter ajudado, e espero que consigas o objectivo de ter o teu carro como desejas.

Dirigi-me de novo ao representante da SEAT onde comprei o carro para esclarecer o assunto e quem me atendeu ligou para a SEAT de Portugal. Tal como me disseram a mim ao telefone, a partir de carros de 2008 (ou a partir do ano 2008, não tenho bem a certeza, são coisas diferentes), a SEAT não passa mais declarações para homologação de pneumáticos. O que vem no livrete, fica). Só indo à LTA, fazendo teste e obtendo aprovação deles. E toda a gente com quem falei no Stand desconhecia isto. Ou os clientes da SEAT não têm por hábito pedir dessas declarações, ou então não sei. Foi preciso chegar à minha vez para a SEAT de Portugal mencionar isso e só agora descobrirem no representante tal coisa? Se soubesse o que sei hoje, tinha metido o raio das jantes de 18" e assunto arrumado. Mesmo que não gostasse, trocava e acabou. Apenas troquei agora porque encontrei umas da marca a bom preço que gosto muito, senão ainda me aguentava com as de 17". São simples, nada de especial, mas não são feias.

Vou ver essa opção que me dizes, Asterix. Queria esgotá-las todas antes de decidir ir à LTA. Depois dou notícias.

Dirigi-me de novo ao representante da SEAT onde comprei o carro para esclarecer o assunto e quem me atendeu ligou para a SEAT de Portugal. Tal como me disseram a mim ao telefone, a partir de carros de 2008 (ou a partir do ano 2008, não tenho bem a certeza, são coisas diferentes), a SEAT não passa mais declarações para homologação de pneumáticos. O que vem no livrete, fica). Só indo à LTA, fazendo teste e obtendo aprovação deles. E toda a gente com quem falei no Stand desconhecia isto. Ou os clientes da SEAT não têm por hábito pedir dessas declarações, ou então não sei. Foi preciso chegar à minha vez para a SEAT de Portugal mencionar isso e só agora descobrirem no representante tal coisa? Se soubesse o que sei hoje, tinha metido o raio das jantes de 18" e assunto arrumado. Mesmo que não gostasse, trocava e acabou. Apenas troquei agora porque encontrei umas da marca a bom preço que gosto muito, senão ainda me aguentava com as de 17". São simples, nada de especial, mas não são feias.

Vou ver essa opção que me dizes, Asterix. Queria esgotá-las todas antes de decidir ir à LTA. Depois dou notícias.
Boas,
Esta semana fui á casa de pneus onde faço habitualmente serviços de pneus, alinhar as rodas traseiras á minha BM (levou foles novos atrás) e falei no teu caso. O pessoal de lá falou-me numa empresa em Braga que faz homologações a jantes em carros de várias marcas... Acabei por não aprofundar muito o assunto, mas se tiveres interesse diz-me ou manda PM que eu falo com eles e procuro saber quem são.

Depois de tentar de tudo e de bater pé, acabei por ter de fazer as coisas pela LTA. Já era uma das soluções que conhecia mas que queria evitar devido ao custo que acho desnecessário na minha situação. No entanto, a Seat sempre se manteve firme na posição de não poder passar qualquer documento para o efeito do averbamento dos pneumáticos. Felizmente, tudo correu bem no dia da inspecção e agora só aguardo a papelada que eles têm de me enviar. Pode ser que este post sirva para mais alguém na mesma situação que eu no futuro. A venda das minhas jantes anteriores e dos seus pneus acabou por amenizar muito a "pancada" de mudar de jantes mas para quem o queira fazer da forma como fiz, aconselho que veja bem se vale a pena pois os custos acumulam-se com facilidade. Não consigo dar certezas sobre se apenas a Seat tem estas regras ou se é mesmo para todas as marcas, mas fica o aviso de que para carros matriculados de 2008 para trás, podem ter problemas em legalizar o que quer que seja em termos de jantes e pneus. O que me foi dito foi que devido às mudanças de emissões e consumos que a mudança de pneumáticos acarreta, eles já não podem passar declarações. Apenas as entidades reconhecidas para tal. Paguei 160 euros para dois técnicos darem uma voltinha com o carro a puxar por ele. Portanto, principalmente no caso dum carro novo, pode ficar mais caro mudar de jantes depois do que aquando da encomenda do mesmo. No meu caso, não gostei da opção de jantes que me deram mas se calhar, se soubesse o que sei hoje, alinhava na mesma, assim bastava mais tarde trocar e mantinha pneus e tudo averbado no livrete.

Obrigado a todos que me ajudaram aqui no fórum. 5*