[Full Detail] Honda Civic EG5 ESI - 1992

Caros amigos e colegas do detalhe,

Apesar de já por cá andar há alguns anos e a fazer as lavagens e limpezas à "detalhe", nunca me tinha aventurado nos cortes e polimentos, mas lá chegou a hora de ganhar coragem e por mãos á obra.
Contei com a ajuda do meu filho de 18 anos, que nutre uma grande paixão pelo mundo automóvel e pelo detalhe em particular, desde tenra idade, e a quem agradeço a grande colaboração e o espírito de trabalho em equipa para esta empreitada! (já explico mais adiante o interesse redobrado do herdeiro... :p:p:p

Um agradecimento especial pela disponibilidade incondicional do grande amigo António (Alquimista) que sempre esteve pronto para dar umas dicas valiosas! Grande abraço para ti amigo António!

Vamos então á apresentação...

Trata-se do meu "velhinho" Honda Civic EG6 Esi de 1992, do qual sou proprietário desde Abril 1998. O carro sempre foi tratado com algum cuidado e foi sempre carro de garagem. Era o carro do dia a dia da "patroa" até 2017, altura em que passei a ter carro da empresa e ela passou a usar o familiar cá da casa, que também foi alvo de detalhe aquando da aquisição.
(https://www.detalhe.net/forum/threads/diário-de-bordo-bmw-520d-f11.21170/).

Passamos então á ficha técnica da viatura:

EG& - Ficha Técnica.jpg

Alguns extras que o carro já trazia na altura e que muitos carros da mesma gama não ofereciam, isto para não falar de gamas superiores...

- Ar Condicionado
- Encostos de cabeça atrás
- Consola Central até baixo
- Suspensão independente ás 4 rodas
- Teto de abrir eléctrico
- Abertura da mala separada (vidro e portão da mala abrem em separado)
- Abertura da mala do interior
- Abertura do tampão da gasolina a partir do interior
- Vidros elétricos
- Espelhos elétricos
- Fecho central
- Regulação da altura dos faróis
- Barra estabilizadora à frente

entre outros...

O carro já tinha sido todo pintado a tinta de água há cerca de 14 anos (ainda eu estava longe de saber que existia uma coisa chamada detalhe!). Estando exposto aos elementos da natureza e a uma utilização diária (fazia cerca de 9.000 kms/ano) sofreu as respectivas consequências juntamente com lavagens e limpezas erradas até eu conhecer o detalhe.

O trabalho teve início em finais de 2018. Com base num post do mqdias ás cavas do seu 208 ((https://www.detalhe.net/forum/threads/22044-Peugeot-206-restore?highlight=anti+gravilha) que achei muito interessante comecei pelo condicionamento das cavas das rodas, que pelos anos do carro, estavam mais com uma cor de camurça do que pretas...

Peço desculpa se as fotos não são as melhores, mas tentamos fazer o melhor.

ESTA PARTE DO CONDICIONAMENTO DAS CAVAS JÁ ESTÁ NOUTRO POST MAS ACHEI POR BEM INCLUIR NESTE NOVO POST PARA QUE FIQUE COMPLETO E TAMBÉM PARA OS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE VER O POST ANTERIOR, O PODEREM FAZER AGORA.

SETUP:
Pincéis
Panos MF
Carstar
Spray Anti-Gravilha (no meu caso 4 latas de 500ml / 1 por cava)

1585668713132.png

Tudo bem limpo com o Carstar (diluição 1:5) para limpar bem todas as gorduras e afins. Depois seco com compressor de ar para remover o excesso de água que possa ter ficado e ficou a secar de um dia para o outro.

Dia seguinte há que isolar e aplicar o tratamento.

Cavas depois de limpas.

Já com produto aplicado:

Esta imagem ficou virada e não a conseguir girar, mas dá uma boa ideia do acabamento.

Infelizmente não tenho mais fotos, mas penso que dá para ter uma ideia do efeito. Embora pareça ficar com algum brilho, depois de secar completamente, fica com uma acabamento mate.

Em 2019, aos poucos, e porque o filhote fazia 18 anos e ia tirar carta, sendo a sua paixão pelo Civic ENORME, lá se deu continuidade ao detalhe completo do carro...
Percebem agora o interesse redobrado... :D:D:D

Dado haver painéis que estavam maus e não iam lá com detalhe, lá foi o carro para o pintor...

Foram pintadas:
- 4 Jantes
- Para-choques da frente
- Para-choques de trás
- Porta do condutor (tinha um vinco de alguém que bateu com a porta... quem é mesquinho é assim!)
- Porta do passageiro (também tinha um vinco de alguém que bateu com a porta...)
- Guarda lamas de trás do lado do passageiro (tinha ferrugem no rebordo do vidro de trás). Teve de levar vidro novo porque partiu ao tirar! Só há de origem... felizmente o carro tem seguro de vidros!

Com o carro de volta a casa e chegado a este ponto, limpeza das pinças e protecção das jantes.

Estaminé de patas para o ar e a patroa a moer-me a cabeça!!!

IMG_E2844.JPG

Tudo bem lavado com Carstar ( diluição 1/5)

IMG_E2845.JPG

E sempre ficaram melhores...

IMG_E2846.JPG

Última edição:
Lá se seguiram as jantes...

De referir que a protecção das jantes e de tudo o que se segue, foi feita cerca de 3 meses depois da pintura para dar tempo da tinta fazer a "cura".

Depois de bem lavadas, protecção com PBWS Poor Boys Wheel Sealant. Neste caso levou 3 camadas.

1585669659183.png

IMG_E2853.JPG

Como ainda não estava satisfeito, levaram com VICTORIA's Concours Wax. 2 camadas!

IMG_E2855.JPG

IMG_E2858.JPG

IMG_E2856.JPG

Os centros, das, em minha opinião, belas jantes ANTERA 15", não estavam á altura, por isso há que abrir os cordões à bolsa e mandar vir centros novos!

IMG_E2862.JPG

Depois...

IMG_E2863.JPG

E como além do detalhe, também me agrada o pormenor... e já que é para ficar como deve ser, há que gastar mais algum e encomendar as tampas das válvulas a condizer...

Tampas Valvula.JPG

Conjunto final.

Jante.jpg

E por hoje fico-me por aqui...

Última edição:
bom trabalho no carro mas há um pormenor que pessoalmente detesto ver e o que acontece aqui acontece com muita gente que é a pintura das pinças de travão .

das duas uma , ou se desmonta tudo em peças e pinta-se só as pinças de travão ou então , é preferível descontaminar tudo e limpar tudo como deve ser e ficar na cor do material original como se fosse novo .

detesto ver guarda pós , foles de protecção , tubos de óleo e parafusos tudo pintado e em alguns casos até as próprias pastilhas de travão levam com tinta , mas lá está , é só a minha opinião pessoal e quanto ao resto do trabalho parece estar excelente ;)

Antes de avançar para a pintura preferiu-se tratar tudo o resto para evitar contaminações ou asneiras desnecessárias.

Começamos pelo motor...
Infelizmente só tenho uma foto do antes, mas dá para ter uma ideia de como estava sujo, até porque o carro estava parado há algum tempo e não era feita nenhuma limpeza há uns 3 anos.

IMG_E3738.JPG

Capot e forra antes de limpar
(canto inferior esquerdo ainda dá para ver o mais novo a trabalhar... :) :) )

IMG_3738.JPG

Forra removida para a respectiva limpeza

IMG_E3729.JPG

50/50

IMG_E3730.JPG

E agora limpa

IMG_E3731.JPG

De referir que dada a natureza do material de que é feita a espuma, houve muito cuidado na limpeza para não danificar. Foi usada uma escova muito macia e tudo limpo com APC - All Purpose Cleaner (diluição 1/10).

Seguiu-se a limpeza do capot com Carstar (diluição 1/5):

IMG_E3728.JPG

Depois de limpo e protegido com PBWS - Poor Boys Wheel Sealant

IMG_E3737.JPG

Motor todo limpo a pincel com Carstar... e muitos panos!

Depois de todo limpo, o motor foi condicionado com o MEGUIAR's Hyper Dressing (para mim continua a ser o que mais me agrada... pena o meu estar a acabar)

Ainda deu tempo para limpar e pintar a abraçadeira da bateria! Pormenores... :D:D:D

IMG_E0640.JPG

IMG_E0642.JPG

Já que se estava a tratar do capot, há que retirar os esguiches (até por causa do corte e polimento que viria depois) e há que limpar e polir.
Protegidos com PBWS - Poor Boys Wheel Sealant

IMG_E3736.JPG

Mais uma etapa concluída!

Última edição:
Além dos cuidados habituais, foram realizados alguns melhoramentos para que o carro tivesse um aspecto geral o mais cuidado possível.

Ficam alguns exemplos.

Escovas do pára-brisas e do vidro de trás retiradas, lixadas e pintadas.

IMG_E0598.JPG IMG_E0599.JPG

O olho de boi Laranja de origem, foi substituído por um Branco. O pisca da frente é Branco de origem, e com o olho de boi em branco o carro fica visualmente com um aspecto mais homogéneo quando visto de lado... opinião pessoal.

Olho de boi Laranja.jpg Olho de boi Branco.JPG

Na altura em que o carro foi pintado o ano passado, esqueci-me de mandar reparar as folgas que haviam na porta do passageiro (+/- 1,5 cm) assim como na porta do condutor, embora com menos folga. Ou seja, as duas portas tinham de ser encavilhadas!
Portas grandes e o peso dos anos não perdoam!!!

Entretanto no inicio deste ano o carro lá voltou ao pintor para arranjar as folgas. E arranjar quem fizesse as cavilhas??? :mad: :mad: :mad:
Felizmente nestes meios pequenos, amigo conhece amigo e a coisa lá se resolveu... 3 semanas de espera mas lá chegaram as cavilhas em inox!!! :eek::eek::eek: (nunca mais acabam!!!)

Depois de tudo colocado no sitio e pintado, estão alinhadas como novas!

Alinhamento Porta.jpg

Mais um pequeno pormenor que depois mais adiante voltarei a falar, foi a compra do centro do volante para a nova imagem da Honda e que condiz na perfeição com a cor do carro! Ter um filho exigente é no que dá! :p:p:p

Antigo vs novo...

IMG_E3915.JPG

Última edição:
Pena não ser o de 160cv mas mesmo assim belo exemplar.
Boa tarde Oscar Maia. Obrigado pelos comentários. São sempre bem vindos e as críticas também. Permitem que nos esforcemos mais no sentido de evoluir ainda mais!

É verdade que o VTi tinha uns muito apetecíveis 160cv, mas vinha com algum equipamento de série a menos em relação á versão ESi/125cv, embora o bloco seja o mesmo do VTi. Dou como exemplo os encostos cabeça atrás, o A/C (era extra), consola central entre outros. A razão era reduzir o peso ao máximo.

No entanto não nos deixemos enganar pelos 125cv do ESI... O carro pesa "apenas" 985 kgs, que equivale a uma potência de 127cv / 1.000kgs. Num classe A de 2019 que pesa 1.275kgs, os 125cv representariam 162cv... Ou seja, este "velhinho" Esi ainda dá que fazer a muitos carros que estão a ser lançados quase 30 anos depois! ;)

Para um carro sem ABS, ESP, Airbags etc etc já é potência mais do que suficiente! Colocar estes carros com potências acima dos 200cv não é nada de extraordinário como vemos pelos imensos vídeos que estão no youtube. O meu é para manter de origem como está.

Já agora... o VTi com os 160cv... No mesmo Classe A equivale a 207cv!!!

Última edição:
Passemos agora aos interiores.

Painéis das portas e bancos removidos para se fazer uma limpeza completa.
Produto usado na limpeza: MOTHERS Carpet & Upholstery

1585747578845.png

Um 50/50. Lado do condutor já tinha sido limpo.

IMG_E3758.JPG

Agora todo limpo.
Como tinha pouca luz (fotos tiradas dentro da garagem), as fotos não reflectem bem a cor da alcatifa, mas dão para ver que, á excepção de uma ou outra pequena mancha, saiu tudo.
Quando acabar de fotografar o carro á luz do dia tiro mais fotos.

IMG_E3761.JPG

Seguiram-se os painéis das portas...
Veja-se o topo superior direito já limpo para ver a diferença. Infelizmente com a pressa não tirei fotos do depois, mas com mais fotos que vou tirar depois complemento o post, nessa altura já com tudo devidamente condicionado.

IMG_E0571.JPG

Antes...

IMG_E3719.JPG

Depois..

.IMG_E3720.JPG

Última edição:
Como complemento ao post anterior relativamente á limpeza do interior, e dos melhoramentos que foram sendo introduzidos para tornar o carro o mais agradável possível, mandei fazer tapetes a condizer com o interior. Antracite com costura a vermelho de acordo com o restante interior.

Frente, já com os tapetes e bancos limpos, assim como todo o interior.
Punho e fole da caixa forrados a pele antracite com costura a vermelho para condizer.

IMG_E3763.JPG

Atrás, já com tudo limpo.

IMG_E3764.JPG

Como não poderia deixar de ser, volante também todo estofado a pele com as mesma combinação de cores.
Como já tinha sido forrado há algum tempo, foi todo limpo e condicionado com a dupla da MOTHERS Leather Cleaner & Conditioner

Produtos todos disponíveis na loja do detalhe!!!! https://www.alojadodetalhe.pt/

1585749456331.png

50 / 50..............................................................................................................Limpo e condicionado!

IMG_E3723.JPG IMG_E3724.JPG

O quadrante, apesar de não estar muito mau, ainda levou com umas passagens de MOTHERS Plastic Polish

1585749760400.png

Sem os mínimos acesos.......................................................................................................Com os mínimos acesos

IMG_E3741.JPG IMG_E3742.JPG

Última edição:
Para dar um pouco mais de agressividade ao look, foi aplicado um Lip da Spoon... Também levou o aileron traseiro da Spoon.

Imagino que alguns vão achar exagerado, mas quando virem as fotos finais vão ver que o conjunto ficou muito sóbrio, e sem estar, desculpem o termo "apaneleirado".
O lábio original é muito baixo e o facto do carro voltar a levar as palas de origem (vinham com o carro e ainda estão praticamente novas porque foram usadas muito pouco tempo) que a Honda teve o cuidado de desenhar para acompanhar a saia lateral, torna o conjunto muito fluído e sem exageros.

Para dar alguma protecção e cor ao Lip, sem ter de pintar, apliquei um produto recomendado pelo meu pintor, que designam como graxa líquida:

IMG_3740.JPG

Depois de 3 passagens com esponja, do Novo Gel, e depois de 12 horas a secar foi condicionado com MOTHERS Back to Black Tyre Shine (mesmo produto que uso nos pneus)

1585750930367.png

Resultado

IMG_E3739.JPG

Uma foto mais abrangente.

IMG_E2868.JPG

Para terminar, uma imagem do Spoiler de trás da Spoon, o qual referi no início do post.

Spolier Spoon.jpg

Última edição:
Seguem-se nos próximos capítulos as imagens do corte e do polimento.

Para encerrar a sessão por hoje, deixo um pequeno teaser do carro já com corte e polimento feito, e antes de aplicar selantes e cera...

IMG_E0618.JPG

Grande trabalho. Grande máquina. Já não se fazem carros assim. Por acaso nunca tive o privilégio de conduzir essa motorização mas já conduzi o vti e aquilo tem diabo. Deu-me um enorme gozo. Apesar de já ter conduzido alguns carros muito mais potentes, o Civic foi dos que me deu mais gozo conduzir.
O spoiler traseiro sou honesto nunca gostei do design dele. Acho um exagero para as linhas do carro. Mas o importante é que esteja a teu gosto;).

Grande trabalho. Grande máquina. Já não se fazem carros assim. Por acaso nunca tive o privilégio de conduzir essa motorização mas já conduzi o vti e aquilo tem diabo. Deu-me um enorme gozo. Apesar de já ter conduzido alguns carros muito mais potentes, o Civic foi dos que me deu mais gozo conduzir.
O spoiler traseiro sou honesto nunca gostei do design dele. Acho um exagero para as linhas do carro. Mas o importante é que esteja a teu gosto;).
Boas Xines,
Muito obrigado pelos comentários. O VTi tem de facto diabo como dizes. Já conduzi um, e anda bastante mais que este ESi. O facto de ver o red line perto das 8.000 é qualquer coisa!

Relativamente ao spoiler, entendo perfeitamente o teu comentário e respeito a tua opinião. A forma como a foto está tirada dá a ideia de que é desproporcional. Quando vires as fotos finais do carro, tiradas na lateral, acredito que ficarás com outra ideia. Todas as pessoas que viram o carro ao vivo, até agora, gostaram.

Passamos então á fase "desconhecida" e que nunca tínhamos realizado em nenhum carro... o corte e o polimento. No início, muito apreensivos! Será que vamos conseguir? Essa apreensão foi desaparecendo com o decorrer do trabalho e no final estávamos contentes com o que tínhamos conseguido realizar!

Todo o corte e polimento foi feito com uma orbital, o que só por si já é á prova de "aprendizes" e faz com que seja difícil fazer asneira da grossa.

No final ficou um ou outro risco que sairá apenas pintando, ou um ou outro risco/s que estão mais fundos e que tivemos receio de forçar muito... Será para quem é "pro" nestas andanças e talvez só com uma rotativa é que lá vai.

Para já ficamos satisfeitos com o trabalho.

Aconselhados pelo mestre Alquimista, o setup foi o seguinte:

Corte e Polimento em duas fases com Kit Polishes MAFRA Corrector + Illumina 2.0:

1586255753530.png

De seguida preparador de pintura e selante, com a dupla da CARLACK 68 Complete + Long Life

Carlack 68.JPG

Para protecção final, a cera Victoria Concours Wax, aplicada á mão.

Victoria Concourse.jpg

Vamos então ás fotos. Esponja laranja X-Slim da FLEXIPADS para o corte, e já se vêem os swirls...

IMG_E0539.JPG

Seguem mais algumas fotos do antes e depois. Infelizmente não são muitas, mas dão para ter uma ideia do antes e depois.

Devo referir, que foi o meu filho de 18 anos que fez todo o corte e polimento. Como já tinha feito há uns tempos um workshop de polimento com o Matzagrin, limitei-me a dar algumas dicas e um pequeno exemplo no início...

Como foi a primeira vez, e para se orientar, foi dividindo o carro em partes...

IMG_E0540.JPG

Toca a dar corda aos sapatos! :p:p:p

IMG_E0542.JPG

Capot - Antes

IMG_E0538.JPG

Capot - 50/50

IMG_E0546.JPG

Capot - Depois de tudo feito

IMG_E0562.JPG

Tejadilho - Antes

IMG_E0548.JPG

To be continued...

Última edição:
Onde é que ainda se arranja produtos da carlack?
Eu comprei ainda o "Detalhe" estava com a Car Care Europe...

Pelo que vi, só no Ebay, ou em lojas em Inglaterra.