How-to limpeza/condicionamento dos pneus

migueldefender

moderador Jag-Lover
Os pneus, em simultâneo com a jantes, é um dos elementos que mais se suja num automóvel. Tal sujidade não é tão visivel porque estes são negros, o que ajuda em muito a disfarçar tanto os elementos que ficam agarrados com o rolar dos pneus como também do ferodo libertado durante as travagens. No entanto, um pneu limpo e devidamente condicionado dá um look fabuloso aos nossos carros em vez daquele acinzentado que se vê nos automóveis não Detalhados. :)

Esta é uma tarefa muito simples, talvez a que menos tempo nos consome quando comparado com Detalhes noutras áreas, no entanto acho que é igualmente interessante fazer um how to apenas para os pneus, que é mais vocacionado especialmente para os novos users. :fixe

Antes de qualquer outra coisa temos como é obvio de limpar os pneus em profundidade. Para isso podemos usar All Propose Cleaner, CarStar, Universal Cleaner, Mothers Tire and Rubber Cleaner, entre alguns outros. Para nos ajudar neste Detalhe convem termos connosco alguns acessórios, refiro-me a escovas.

Marcas como a Mothers e a Meguiars têm na sua lista de acessórios escovas especificamente desenhadas para a limpeza de pneus, geralmente são escovas que têm dois tipos de cerdas, sendo uma zona central mais rija e uma em redor mais macia, isto porque por um lado está a limpar convenientemente o pneu mas por outro as cerdas em redor não irão riscar as jantes. :wink: Podemos também usar uma escova de sapatos com as cerdas um pouco mais rijas tal como também escovas de dentes para limpar a zona do lettering. :)

No meu caso utilizei o Universal Cleaner da Einszett e a Meguiars Versa Angle Tire Brush :):


Para iniciarmos o trabalho temos apenas de borrifar de uma forma homogénia o Universal Cleaner sobre o pneu:


É impressionante, mas mal o Universal Cleaner entra em contacto com a borracha suja, este começa logo a actuar, mudando para uma cor acastanhada. Mesmo assim, deixamos o produto actuar uns 10/20 segundos:


Depois é esfregar com a escova:


É conveniente que escovemos o pneu nos vários sentidos para que não permaneça sujidade nas estrias lateriais. Este é o aspecto do pneu após bem escovado:





Nunca é de mais, aliás, é bem conveniente, que se faça uma segunda limpeza para remover mais qualquer coisa. ;)


Após bem escovado só temos que enxaguar:



Tendo os pneus bem limpos resta-nos condicionar para um maior embelezamento e para um aspecto de novo. :) O condicionador deve ser aplicado com os pneus totalmente secos para uma aderência perfeita, aconselho que após o condicionamento estes não apanhem água durante um dia. :fixe

Existem na loja diversos condicionadores específicos para pneus/borracha, uns com mais brilho outros com menos, mas isto cabe a cada um decidir o aspecto que gosta mais. ;) Para a aplicação do condicionador devemos usar uma esponja.

Neste caso usei o fabuloso Mothers Reflections Advanced Tire Care e a aplicação foi feita com um aplicador de pneus:


Neste tipo de casos prefiro borrifar o produto sobre a esponja e afastado do carro, pois assim não corremos o risco de na pintura ficarmos com uma camada de overspray (neste caso, e como foi para a foto, simulei a situação sobre a capota):


Depois é só passar com o aplicador sobre o pneu, não esquecendo de dar especial atenção às estrias laterais e aos rebordos junto às jantes:


Como o pneu está assente sobre o chão, irá haver uma zona que não irá poder ser condicionada facilmente. Para isso deixamos descair o carro uns centimetros. Como podem ver, a respectiva secção não condicionada ainda é grande:


Existe quem prefira remover o excesso de produto passado umas horas e quem prefira deixá-lo lá na integra. Eu faço parte dos que gosta de deixar tudo sem remover, pois após bem seco não irá haver o risco de projecção de produto sobre o carro. Para isso geralmente aplico o condicionador à noite tendo assim a noite inteira para secar. :)

Após todo este trabalho temos os pneus perfeitos para rolar algumas centenas de quilometros sempre com o mesmo aspecto:




Neste caso o Mothers ainda está húmido, mas quando seco fica soberbo:



Devem fazer o condicionamento sempre que virem que é necessário, antes do condicionamento deve-se sempre fazer uma nova limpeza dos pneus. Nestes casos, aconselho o uso do Mothers Tire & Rubber Cleaner:


Digo isto porque este Mothers é mais fraco do que o Universal Cleaner, APC, etc. Deste modo iremos apenas limpar o que é necessário, deixando os pneus com uma superfície muito boa. :fixe



Espero que o how to venha a ser útil,
Cumprimentos,



Tópicos relacionados com igual interesse:
http://www.detalhe.net/forum/iniciacao-e-duvidas/7316-limpeza-de-pneus.html?highlight=pneus

http://www.detalhe.net/forum/discus...loss-wet-look-tire-shine.html?highlight=pneus

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Amanphas

Efectivo
Mais uma vez exelente. O pneu fica logo com outro "ar". Não te esqueças de colocar o topico Fixo :fixe:le

Abraço
 

Black Shine

Efectivo
Muito bom! :fixe

Certamente já muitos pensaram em documentar alguns procedimentos (incluindo eu)... do pensar ao fazer! Parabéns! :)
 

Silver Surfer

Efectivo
Muitos parabéns pela excelente iniciativa! :god :fixe
Tudo muiiiitttoooo bem explicadinho! :D
Agora não há hipótese de haverem duvidas! :fixe
Um abraço!
 

migueldefender

moderador Jag-Lover
Ainda bem que pelo menos gostaram. :) Agora espero que seja útil ao pessoal mais recente e que vai entrando neste mundo. :fixe

Já agora deixo aqui fotos do mesmo pneu mas já com um dia de cura e já com 30 quilómetros percorridos:







Cumprimentos,
 

JGTB

Detalhista? Talvez...
Mais um belo tópico, Miguel!

Eu só o uso o condicionador referido pelo Miguel e estou completamente satisfeito.

Miguel, lembraste de como estavam os pneus quando viste o meu carro? Pois é, já choveu e o carro já percorreu 1000 km e os pneus continuam com o mesmo aspecto.

Ah, sempre que lavo o carro, lavo os pneus com APC e depois condiciono.
 

BGT

Efectivo
Não sei onde ando com a cabeça que ainda n tinha visto este tópico maravilhoso.

Um dúvida não convém aplicar o produto de condicionamento nas laterais interiores do pneu para que estas não fiquem resequidas?

Percebo que o interior n esteja exposto como o exterior está ao sol, logo n se "degrada" tanto.

Eu sei que não é o caso do miguel, mas acho que o detalhe além de ser para ficar "apresentável" é tb para proteger as peças e esta sim é uma das principais razões nas quais eu aposto.
 

nunorsilva

Efectivo
Um dúvida não convém aplicar o produto de condicionamento nas laterais interiores do pneu para que estas não fiquem resequidas?
Boa questão.. O que dizem os experts?

Eu sei que não é o caso do miguel, mas acho que o detalhe além de ser para ficar "apresentável" é tb para proteger as peças e esta sim é uma das principais razões nas quais eu aposto.
Concordo plenamente ;)
 

migueldefender

moderador Jag-Lover
Aplicar condicionador nas paredes interiores dos pneus é de facto saudável. Mas para isso teriamos que desmontar as jantes todos os meses para fazer um trabalho em condições (com respectiva limpeza), o que acabaria por não ser muito prático.
Como disseste, e bem, o Detalhe para além do embelazamento e protecção, também anda em paralelo com manutenções "rápidas", fáceis e práticas. :fixe


Um abraço,
 

BGT

Efectivo
Estava a pensar aquando daquelas limpezas a fundo nas jantes em que se deve aplicar o condicionador no interior, visto esta zona estar menos exposta sofre menos do que a zona exterior, não sendo necessário aplicar de mês a mês.
 
Porreiro não, muito porreiro!! :p

A mim ajudou bastante, até porque decidi comprar o Tire Care!

Só uma questão: o condicionamento dos pneus costumam fazer me que etapa do detalhe? No final de tudo, após lavagem e condicionamento da pintura. Certo? Mas antes limpo os pneus e só no final condiciono.

Qual acham ser a melhor maneira??
 
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