How-to tratamento/limpeza de capotas de vinil

migueldefender

moderador Jag-Lover
Pois bem, uma vez mais venho ao vosso encontro com um tópico/how to que me parece útil à comunidade de Detalhistas :) Ao longo destes meses tenho vindo a reparar que cada vez há mais proprietários de cábrios, tenho também reparado que existe um crescimento na procura de como fazer uma limpeza adequada e duradoura às respectivas capotas. Serve portanto o presente tópico para vos dar umas dicas e tentar explicar o máximo possível step-by-step sobre limpeza e condicionamento.

Existe no mercado dois tipos de capotas (aliás, três, mas os coupe-cabriolet não entram aqui), as de vinil e as de tecido. Resumidamente a diferença entre ambas é que as capotas de tecido, o toque parece tipo ganga e se analisarmos muito de perto conseguimos ver as fibras do tecido, enquanto que as de vinil assemelham-se a plástico/borracha. Um truque para ajudar a ver de que tipo é feita a capota é irem às costuras e verem se vêm as tais fibras. Se for completamente liso é porque é de vinil, se notarem algo diferente é porque é de tecido. De qualquer forma, caso tenham dúvida ou caso queiram ter a certeza sobre o material perguntem no vosso representante. :fixe Este ponto é muito importante, pois os produtos a utilizar variam de uma capota para a outra.

Para isso, e já tendo este tópico em vista, deixei a minha capota durante cerca de um ano sem qualquer tipo de manutenção mais apurada. Apenas a lavava nas lavagens habituais, no entanto as manchas/nódoas são inevitáveis. O que um tipo se sacrifica em nome do Detalhe :lol: :lol: (mas com muito gosto ;)).

A capota, tendo em conta a outras homólogas tanto desta cor como também da mesma idade, até está bem cuidada, pelo que a tarefa até iria ser fácil :).

Este era o estado em que ficou até eu achar que era o suficiente para vos explicar o "como fazer":

As tais manchas/nódoas que vos falo (estas foram criadas aquando um mini-workshop aqui em casa com o Tecedeiro, o Eric, o Leonídio e o João C, já lá vai bem mais de um ano... :))

Visto de perto é que se nota a sujidade:

Passo número um, lavar por alto a capota com um shampoo tipo Sonax e uma escova de sapatos, não esquecendo nenhum canto. Em caso de cantos mais escondidos pode-se usar umas escovas mais pequenas (todas elas à venda em hiper-mercados). No caso desta capota em específico, ao molhar, a sujidade nota-se ainda mais:

Ora bem, após a lavagem normal para tirar pós e terras, vamos então começar a fazer o que nos diferencia de todos os outros...vamos começar a fazer as coisas ao Detalhe. :D

No caso específico das capotas em vínil, a loja tem disponivel para venda as duas melhores marcas que pode haver no que diz respeito a car care de capotas, a Renovo e a Raggtopp.

A Renovo vende o produto de limpeza em separado do condicionador, sendo eles o Renovo Vinyl Soft Top Cleaner e o Renovo Vinyl Soft Top Ultra Proofer respectivamente. Por outro lado, a Raggtopp vende ambos os produtos num Kit, sendo ele o Vinil RaggTopp Kit.
Uma vez mais chamo a atenção que os produtos que se usam nas capotas de vinil não são os mesmo das capotas de tecido (ver links no final).

Para se iniciar o processo de uma limpeza mais profunda borrifamos abundantemente o agente de limpeza da Raggtopp sobre a capota:

Depois é apenas escovar em várias direcções com uma força moderada. Para escovar, neste caso usei a Meguiars All-Surface Interior Brush, mas uma de sapatos com as cerdas mais rijas também é uma hipótese a considerar :fixe:

Os resultados começam logo a aparecer :brilho

Diria que impressiona:

Após escovar será necessário apenas enxaguar com água, just in case passem com água também pela pintura. Os fabricantes garantem que estes produtos não afectam os vernizes, mas como diz o outro "mais vale a pena prevenir que remediar"...
Após mais ou menos escovadela e enxaguado iremo-nos deparar com uma superfície bastante mais limpa, ora reparem nas diferenças, até já se forma uma especie de bubbles :mrgreen::

Nas costuras, local onde se armazena muita sujidade, convem limpar bem com uma escova de dentes:

No caso do Renovo Vinyl Soft Top Cleaner, o processo é muito identico, mas tem algumas técnicas de aplicação.
Primeiro deitamos sobre a capota um pouco do gel:

Depois com um pincel espalhamos o produto para ficar uniforme:

Podemos fazer por secções ou no geral (conforme as condições atmosféricas, como o calor):

Depois é só esfregar com uma escova nas várias direcções. Desta vez optei por uma escova de sapatos:

Após esta fase de limpeza, voltamos a enxaguar e aproveitamos lavando o carro na integra. Depois de seco a capota parece nova. :)

Para muitos o que foi feito até aqui era mais do que o suficiente, mas ainda falta um pequeno passo muito importante, o condicionamento. ;)

Quando fazemos uma limpeza profunda na capota, temos de entender que toda e qualquer protecção que lá estivesse desapareceu. O condicionador serve então para repor essa protecção, concebida especialmente para combater os raios U.V. que ao longo do tempo podem secar a capota e criar fissuras.

Neste caso tanto o condicionador da Renovo como da Raggtopp, têm aplicações similares, a diferença é que num é de borrifar e o outro é de "despejar":

Depois com um pouco de esponja, no meu caso optei por um aplicador de pneus, é só ir espalhando o condicionador. Nunca fazer muita força na esponja sobre a capota, pois irá criar espuma indesejável:

Após tudo aplicado, é deixar secar. Quando digo deixar secar é mesmo, ou seja, nada de remover excessos. Bem sei que irá haver a tentação de remover excessos, até porque irão ser criadas pequenas "ilhas" de condicionador sobre a capota, mas podem confiar que quando tudo estiver seco a capota irá ficar impecável, completamente homogénia e revitalizada. :fixe

Condicionador a secar:

E eis o aspecto final da capota pronta a meter "inveja" aos seus manos MX's de capotas beijes :D:

Por sorte dias mais tarde de ter feito o tratamento, começou a chover. Olhem o aspecto com que fica uma capota Detalhada à chuva:

Podem utilizar este tópico para todas as dúvidas e complementos de informação,
Cumprimentos,

Tópicos relacionados com interesse:
- http://www.detalhe.net/forum/pequenos-detalhes-projectos-e-temas-diversos/6264-tratamento-da-capota-fiat-barchetta.html?highlight=capota

- http://www.detalhe.net/forum/pequenos-detalhes-projectos-e-temas-diversos/6648-utilizacao-dos-mothers-convertible-top-cleaner-e-renovo-ultra-proofer-canvas.html?highlight=capota

- http://www.detalhe.net/forum/discussao-sobre-produtos/6122-produtos-tratar-borrachas-de-cabrio.html?highlight=capota

- http://www.detalhe.net/forum/discussao-sobre-produtos/5079-renovo-soft-top-canvas-cleaner-vs-mothers-convertible-top-cleaner.html?highlight=capota

yamaha

Detail forever
Muito bom miguel :god

Molhas te o jaguar quando lavas te a capota do mx :x :mrgreen:

:fixe

matzagrin

Mr. Zaino... ou não!
:happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65::happy65:

Mais um excelente tópico de um excelente detailer.... brutal para n variar :fixe

bizy

Efectivo
Boas
Fonix
realmete este produto é bem mais prático e facil de aplicar que o meu...
Muito bom acabamento!
Muito bom mesmo!

boas....como se distingue o vinil de tecido, audi tt 2000, sera vinil? cumps.

Os topicos relacionados, não estão a funcionar! opções?

desde já parabéns pelo trabalho.

Realmente eu sofro do mesmo problema, tenho o z3 com capota beije só que a minha é de tecido e em 3 anos nunca a lavei sem ser com o sonax.

neste caso e visto ser de tecidos que produtos posso adquirir da loja? é que pelo que vejo só tenho lá o convertible top cleaner

abraço e continuação de bom trabalho

migueldefender

moderador Jag-Lover
Não me digas que o teu Z3 é aquele azul marinho. :happy22:

Para a tua capota o Renovo Soft Top Canvas e o Renovo Ultra Proofer Canvas :wink:

Cumprimentos,

migueldefender

moderador Jag-Lover
Já sei!!! :D És tu que tens o Z3 "do 007". :D

Cumprimentos e aparece mais vezes, ;)

P.S.: A metodologia de aplicação com os teus produtos é precisamente a mesma da acima mostrada :wink:

nem mais :) z3 james bond edition heheh

agora vou começar a aparecer mais. entretanto já encomendei os produtos, portanto assim que receber meto fotos do antes e do depois

abraços

migueldefender

moderador Jag-Lover
Já sabes, toda e qualquer ajuda que necessites para colocar esse azulinho como novo, conta inteiramente connosco e não hesites em fazer perguntas. :fixe

Cumprimentos,

acredita que vou precisar, tenho umas manchas no longo capon do carro derivado de tinta de bola de paintball que teimam em não sair, como não tenho máquina de polir e tenho de o fazer a mão tenho algum medo de danificar o pintura.

mas eu depois de lavar o carro tiro foto para verem e coloco no respectivo tópico.

abraço