Indicação de avaria no motor imediatamente após revisão

Bom dia.

Tenho uma Opel Astra K, 1.6 cdti de Dezembro de 2016, com 110 cv e 37000 Km.
Precisei de fazer a 2ª revisão e, depois de pedir orçamentos e ouvir várias opiniões, decidi fazê-la na Norauto, com escolha do óleo recomendado (Dexos 2). No fundo, foi este programa de suposta revisão de acordo com o plano de manutenção na marca, que fica a metade do preço (de € 400,00, que me pediam na Opel, para € 180,00, já com o acrescento de compra do óleo recomendado).
Deixei a carrinha na oficina no sábado à tarde, sem qualquer tipo de problema (para além da necessidade de mudar o óleo, claro).
Quando me entregaram a carrinha, tinha a luz de avaria no motor acesa, pelo que voltei a entrar imediatamente na oficina, onde fizerem reset que apagou a luz. Disseram-me que como tinha mudado o filtro de combustível, lá terá dado aquele erro, que o colega se terá esquecido de apagar.
Ao final do dia, a luz voltou a acender.
Marquei nova intervenção para ontem, deixei a carrinha de manhã e à tarde telefonaram-me para a ir buscar. Disseram-me que a avaria que aparecia registada era no medidor de massa de ar.
Arranquei, mas a luz voltou a acender passados uns 2 ou 3 Km. Lá tive que regressar à oficina, onde voltaram a ligar o computador, mexeram na ficha que liga o medidor de massa de ar e já começaram a dizer que isso era outro problema...
Hoje a luz voltou a acender e lá irei regressar à oficina à hora de almoço.

O que pergunto é se na revisão podem ter, por exemplo, danificado a ficha que liga o medidor de massa de ar, ou até o próprio medidor?
A avaria poderá resultar de usarem um filtro de ar inadequado?
O que me aconselham a fazer?

Não me parece que seja nada normal que um carro com 2 anos, 37.000 Km e que nunca teve qualquer avaria, fique avariado imediatamente a seguir a uma revisão onde substituíram todos os filtros, incluindo o de ar. Basicamente, deixei a carrinha sem qualquer luz de avaria acesa e entregam-na após a revisão com uma luz acesa...

Além disso, o computador de bordo dá-me a indicação da vida útil do óleo. No sábado estava a 100%, mas no domingo começou a decrescer, até estar nos 93% no dia de ontem, após cerca de 150 km percorridos!?
Fizeram o reset também a essa indicação, mas hoje, 20 km depois, já vai nos 94%...
Sinceramente, não me recordo se a primeira vez que mudei o óleo baixou dos 100% tão rapidamente. Mas será normal? Ou é um indicador de outro tipo de problema?

Obrigado.

Mão é nada normal isso da.luz de avaria .

Ou meteram um filtro de ar errado ou pode estár mal colocado ,pode tambem eles terem desapertado alguma braçadeira do tubo que sai da caixa do filtro de ar e depois não terem apertado correctamente e está com uma entrada falsa de ar que o medidor de massa de ar não detecta .

Mas pelo que dizes , esse diagnóstico electronico deve ser feito por quem saiba , para eles dizerem que é medidor de massa de ar e depois já dizem que deve ser outra coisa é porque eles não sabem o que andam a fazer .

Boa tarde.

Consegui-o saber quais os números de código de avaria ?
Por vezes sabendo quais os códigos de erro ajuda.

Boa tarde.
Obrigado pelas respostas.

Voltei à oficina e um dos mecânicos fez uma inspeção ao trabalho de mudança de filtro. O filtro do ar não estava bem colocado, ou, na versão oficial, não é que estivesse mal colocado, não estava era bem no sítio certo...
Levou o filtro para dentro e não o vi a colocá-lo de volta, mas o filtro até me pareceu um pouco pequeno para o espaço que existe dentro daquele espécie de reservatório plástico onde está inserido e que, diga-se, estava com algumas folhas de árvore, que se ja lá estavam, não foram retiradas quando mudaram o filtro de ar.
O mecânico não me disse isso, mas para ter levado o o filtro e a tampa do reservatório para dentro e só ter voltado passado alguns minutos, nem me admirava que o filtro não fosse o adequado. Mas isso não sei, o que vi foi o filtro demasiado solto, não estava totalmente inserido dentro do tubo.
O mecânico certificou-se, também, que as abraçadeiras ficavam bem apertadas.

Até ver, a luz não voltou a acender e o motor até me dá a sensação que está a trabalhar melhor, pois, sobretudo no arranque e em velocidades muito baixas, dava-me a inpressão que fazia uns pequenos solavancos.

Quanto à indicação de vida útil do óleo, que em 30 ou 40 km passou de 100 para 93% e ontem foi feito o reset novamente para 100, ja está outra vez em 93%. Não fizeram reset porque, ao que parece, isso fica registado no carro como nova revisão. Mas talvez seja normal baixar essas percentagens nos primeiros quilómetros e estabilizar depois, ou talvez tenha sido causado pela desregulação do ar que entrava.

Oxalá esteja resolvido!

Cumprimentos a todos e, mais uma vez, obrigado pelas respostas e atenção.

• Like
Reações: cmr
só devo lamentar, que uma oficina dessas tenha cometido um erro desses e uma qualidade de trabalho talvez abandalhada , não saber o filtro correcto para um determinado carro numa oficina como essa é um erro algo grave , depois não reparar que o filtro não encaixava correctamente na respectiva caixa também não consigo perceber , depois fazer uma troca de filtro de ar e deixar lixo dentro da caixa como folhas de árvore e colocar novo filtro com o lixo lá dentro já demonstra a qualidade de serviço apresentada por essa casa , é por isso que me farto de ouvir pessoas a queixarem-se dessas oficinas , enfim ....

que pelo menos tenha sido esse o erro e que fique resolvido .

por estas e por outras , é que eu sou o mecânico do meu próprio carro e visitar oficinas é só mesmo um ultimo caso por este tipo de serviços e pelos assaltos escandalosos que muitas vezes se paga por peças e mãos de obra