[Questão] Iniciação ao detalhe - Pedido de apoio

Olá a todos.

Sou novo por estas bandas, pelo que muito provavelmente irei repetir alguma questão que tenha sido colocada no passado. (perdoem-me)

Comprei um carro novo e tenho-o à um mês, mas como detesto lavar carros com luvas ou mesmo esponjas, uso uma vassoura. Tem o pelo muito suave, mas, como já lavei o carro 3 vezes (ainda não foi mais por causa da chuva :), notei que já tem alguns micro-riscos :( . Acredito que seja da vassoura e também dos produtos que usei, shampoo do continente.

Decidi então vasculhar na net por algo que me ajudasse a perceber como poderia minimizar este micro-riscos. Para minha felicidade, encontrei este forum e claro a loja do detalhe :)
Estou para efetuar uma encomenda de produtos na loja do detalhe e queria manter a mesma marca. Escolhi a carchem por ter andado a ver reviews e a malta fala muito bem.

A lista que tenho em carrinho é a seguinte:

Jantes: carchem-alloy-wheel-cleaner-limpa-jantes-seguro
Champoo: carchem-super-suds-shampoo-shampoo-concentrado-de-luxo
Removedor de insetos: carchem-bug-remover-limpa-insetos
Abrilhantador de pneus: carchem-tyre-coat
Vidros: carchem-clarity-glass-cleaner-limpa-vidros
Interior: carchem-interior-clean-coat
Pano para limpar vidros: microfiber-madness-cloudbuster-limpieza-de-cristales

Se usar estes produtos da carchem posso continuar a usar a vassoura? Ou convém mudar para algo de microfibra? Andei a ver na loja do detalhe mas não encontrei nada que seja tipo vassoura, ou com cabo :(.
Outro pormenor que notei foi na moldura entre a porta dianteira e traseira que é um preto espelhado, os micro-riscos ai notam-se mais. Como consigo tira-los? Aconselham algum polish?

A cor do carro é um vermelho da SEAT, o red desire cuja foto envio em anexo. Esta foi antes de o levantar, ainda antes de estar preparado estava e a cor brilhava muito e queria manter desta forma.
Ainda não tenho maquina de pressão, penso comprar em breve, pelo que tenho de passar a parte da pre lavagem mais la para a frente.

@Detalhe e resto dos membros. Qualquer sugestão será muito bem vinda.

Obrigado a todos

Anexos

Detalhe

Administrador
Staff
A vassoura é mesmo proibida, mais vale lavar menos vezes o carro do que estragá-lo. Os resultados estão à vista, fazer esses riscos foi fácil removê-los agora só com polimento e à mão é muito difícil, é muito mais fácil lavar com um acessório adequado e não riscar. Quanto ao resto dos produtos tudo bem, só falta aí uma proteção para a pintura, por exemplo esta cera que até esconde um pouco os riscos https://www.alojadodetalhe.pt/ceras-de-carnauba/soft99-scratch-clear-wax-cera-esconde-riscos-cores-escuras.html

Detalhe

Administrador
Staff
Muito sinceramente neste momento recomendaria só começar a lavar bem para não estragar mais e aplicar essa cera para esconder um pouco e proteger. Entretanto é ir procurando informação aqui no fórum e na net sobre polimento, não é somente um produto, são métodos, acessórios e produtos adequados para evitar fazer pior. E acima de tudo, não pegar num desses polishes de supermercado com um trapo pois os danos serão ainda piores.

Detalhe

Administrador
Staff
Obrigado.

Esta cera é para aplicar apenas nas partes escuras entre as portas não é @Detalhe

Relativamente à lavagem, vou adicionar à lista a luva microfiber-madness-incredimitt-luva-de-lavar-o-carro.

Como nunca lavei sem ser com vassoura carro nenhum, basta a luva ?
A cera é para aplicar na pintura e também nessas partes de plástico rígido.

Sobre a forma de lavar é procurar que há muita informação e vídeos sobre como fazê-lo corretamente.

lavar carros há vassoura é das piores coisas (ou melhores) para estragar um carro novo ou pintura nova em pouquíssimo tempo .

recomendo passares algum tempo a vaguear aqui pelo forum e recolher a maior quantidade de informação se realmente pretendes manter o carro da melhor forma possível ;)

podes começar por eliminar a vassoura e produtos dos hipermercados entre outras lojas , e vais ver que vão aparecer bons resultados usando produtos correctos e de qualidade ;) .

Muito obrigado pela dica @cmr

Ja não uso mais a vassoura, que erro do caneco. A sorte é que lavei apenas 3 vezes e usei sempre com calma de sem pressão e dai não ter muitos micro-riscos excepto as tais partes pretas espelhadas entre as portas de frente e trás.

acredita que é mesmo um erro o uso da vassoura ;)

essas partes pretas que cada vez é mais usual nos carros de agora , são mesmo muito frágeis/sensíveis no que diz respeito a micro-riscos e lá está, o uso de materiais de má qualidade e não adequados nessas partes pretas são logo das primeiras peças dos carros a notarem-se os micro-riscos .

Boas cflmarques, falta aí uma toalha de qualidade para secar, também imprescindível, não usar qualquer pano para evitar os micro-riscos.

Não!! tens de comprar uma toalha, eu tenho uma com bolsos há anos, não uses a camurça, se não estás a voltar atrás novamente.

Última edição:
Sim para geral@alojadodetalhe. Com

Foi de resposta a confirmação de pagamento da minha encomenda.

Comentei também na minha área pessoal na página da encomenda.
Achas que chega?

Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk

Sim para geral@alojadodetalhe. Com

Foi de resposta a confirmação de pagamento da minha encomenda.

Comentei também na minha área pessoal na página da encomenda.
Achas que chega?

Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
Manda mensagem para o Facebook da loja.

Em relação á lavagem é só usares o método dos dois baldes, um com água e shampoo outro com água limpa para limpar a luva de vez enquando.

Não te esqueças da pré lavagem que é também muito importante....

Essa cera que o detalhe recomendou já a usei á pouco tempo e adorei, trás um paninho e tudo e é só aplicar em toda a pintura.

Já no que diz respeito á toalha eu tenho a beast da workstuff, é excelente! Foi das melhores compras que fiz cá na loja.

Mas dá uma vista de olhos, existe aí um tópico de exemplo de lavagem, vai ajudar muito ;)