Iniciação ao detalhe - Seleção dos primeiros produtos e esclarecimento de dúvidas

Olá a todos,

Pretendo começar a tratar do meu carro de forma mais cuidada, e ainda que só agora me tenha registado, ao longo das últimas semanas tenho procurado reunir alguma informação aqui no fórum. Ainda assim, apesar de subsistirem muitas dúvidas, estou certo de que me encontro no lugar ideal para as colocar e que com a ajuda de todos, tudo ficará esclarecido, até porque nesta fase inicial há muita coisa para assimilar.

Reuni uma série de produtos que tenho visto serem recomendados aqui pelo fórum, sobretudo pelo user @Detalhe , e serão produtos que nesta fase inicial vou poder usar em diferentes fins. Para isso, pedia-vos ajuda no sentido de perceber se são uma boa solução para o meu caso, trata-se de um carro de rua, cor branca, que em tempos de pandemia passa muito tempo parado e infelizmente tem já bastante sujidade acumulada.

Pré-lavagem

Labocosmetica Primus

Como neste momento não tenho a possibilidade de utilizar máquina de lavagem a alta pressão vou utilizar uma mangueira normal com pressão e um pulverizador manual tipo Mafra (a alternativa seria ponderar a compra de um pulverizador espumante) e dada a sujidade pensei na diluição de 1:30, o que acham? Ainda assim tenho algum receio que não seja suficiente para que a sujidade acumulada saia com facilidade. Recomendam o uso de luva e baldes caso a sujidade se mantenha? Como é que fariam nesta situação?

Descontaminação

Labocosmetica Sidero

Sendo de cor branca, já se nota alguma contaminação férrea na pintura. Nesta fase e sem outro tipo de conhecimentos vou começar apenas com este produto. Uma vez que o Sidero é um gel, depois de aplicado pode ser usada uma luva de forma a espalhar o produto e assim aumentar a sua zona de ação? Teria de ser uma luva diferente da que vou usar nas lavagens?

Lavagem

CarChem Super Suds

Tenciono lavar com 2 baldes e luva de microfibra.

Plásticos e borrachas exteriores

CarChem Multi Clean
Labocosmetica Hydra

Este tratamento de limpeza com APC e posterior condicionamento deve ser feito já na pós-lavagem certo? Limpar plásticos e borrachas com APC e depois então condicionar com o Hydra. Qual a diluição que usariam com o Multi Clean? O Hydra vou usá-lo puro.

Jantes e pneus

Labocosmetica Primus / CarChem Multi Clean
Labocosmetica Hydra

Nesta fase vou aproveitar o Primus ou o Multi Clean como limpa jantes, pneus e cavas. Qual dos dois seria o mais recomendado e em que diluições? Para o Primus penso que tenho visto 1:5. E para hidratação dos pneus vou usar o Hydra puro.

Vidros

CarChem Clarity Glass Cleaner

Penso usar tanto para a parte exterior como interior dos vidros. É seguro usá-lo em vidros escurecidos e retrovisores? Qual a diferença para o CarChem Clear View?

Interiores

CarChem Multi Clean
Labocosmetica Hydra

Inicialmente pensei no CarChem Interior Clean Coat mas como já vou usar o Multi Clean e o Hydra no exterior vou acabar por experimentar também o Hydra no interior. Se não gostar, mais tarde avanço para outros produtos. Quais as diluições do Multi Clean e Hydra recomendadas no interior? E na limpeza de tecidos claros como os do forro do tejadilho, que diluição usar com o Multi Clean?

Agradeço desde já a ajuda de todos. Por agora é tudo e já é bastante.

Acabei por avançar para a compra do meu primeiro material.

IMG_20210406_175115.jpg

Como tinha dito anteriormente, nesta fase foquei-me mais em produtos que pudessem ser usados em diferentes fases e mais tarde logo vou adicionando novos produtos.

Em termos de proteção, por agora comprei apenas uma cera líquida em spray pela facilidade de aplicação. Fiquei na dúvida entre a Luxury Gloss e a Fusso Coat Speed & Barrier, ambas da Soft99, e acabei por escolher a primeira.

Uma questão, se eventualmente ainda ficar alguma contaminação após a atuação do Sidero, posso ainda assim colocar esta cera no final da lavagem certo? Mais tarde, que clay bar e lubrificante recomendariam para alguém que está a começar poder fazê-lo com alguma segurança?

Detalhe

Administrador
Staff
Sim, pode-se descontaminar posteriormente com a clay se necessário, o ideal é usar uma soft com um lubrificante adequado.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk