Iniciação com tratamento exterior - será suficiente?

Boa noite a todos!

Sou completamente iniciante na área do detalhe automóvel, pelo que quero garantir que consigo tirar todas as dúvidas convosco antes de começar :)

Tenho nos últimos dias lido várias secções daqui do forum, sobre as primeiras abordagens, e fiquei claramente mais esclarecido em várias áreas!

Quero começar a fazer um tratamento exterior aos carros cá da casa:
- Volkswagen Scirocco, cinza prata, 2009
- Toyota Auris, cinza basalto esverdeado (é quase preto), 2016

Até agora ambos os carros nunca levaram nenhum tratamento em especial na pintura, apenas cuidado em todas as lavagens (apesar de não tanto como já aprendi que devia ser feito, coisa que será a 1ª a corrigir).

O objectivo será remover algumas marcas de swirls, que se notam maioritariamente no Auris, que apesar de ser mais novo, tem mais tendência a tornar estas marcas mais visíveis por ser mais escuro. Para além disso quero criar também alguma protecção, para evitar que o carro se suje tão facilmente, para manter melhor o estado geral da pintura, e obviamente para ficarem com um melhor aspecto :happy14:

Pelo que percebi (e corrijam-me se estiver errado), a seguir a uma boa lavagem, os passos mais importantes serão os seguintes:
- descontaminação da pintura (estou a pensar fazê-lo com claybar + lubrificante "quick detail")
- polimento da pintura
- selar
- encerar

Apesar de estar agora a começar, já "herdei" alguns materiais que já haviam cá por casa mas nunca foram propriamente usados com algum método.

Deixo aí de seguida o que tenho para darem a vossa opinião:

2017-08-29 08.48.20.jpg2017-08-29 08.48.29.jpg

Para além disso, vou ter também disponível uma máquina de polir, que apesar de não ser nada de topo, acredito que seja suficiente para um bom começo e uns pequenos trabalhos esporádicos nos carros da casa:

s-l1600.jpg

Tendo em conta isto, o que queria realmente esclarecer é o seguinte:
- Qual é o conjunto de claybar que me aconselham para realizar a descontaminação? O que será melhor na relação qualidade/preço tendo em conta que para além da claybar tenho que comprar o lubrificante?
- Para o polimento da pintura, acham que o Metallic Polish Wax da 1Z que tenho é suficiente? Já li que este produto é melhor para acabamentos principalmente em carros mais escuros. Poderá ser a unica coisa que utilizo para polir? Ou deverei comprar algo mais para passar antes?
- Como selante, o grojet será suficiente?
- O que acham da cera que tenho para fazer o enceramento final? Será uma boa aposta para começar?

Par além destas questões relativamente aos produtos, tenho uma questão mais prática relativamente à aplicação. Devo usar a máquina de polir para polir, selar e encerar? Quais serão as diferenças nos discos que devo utilizar para cada fase?

Peço desde já desculpa pela quantidade de dúvidas, mas quero garantir que faço tudo bem à primeira sem estragar nada :D


Um forte abraço a todos e obrigado desde já pela ajuda!
 
Antes de mais bem-vindo mais uma vez.

Do que li, parece-me que estás a pensar de forma correta.

Vamos por partes:
1. Os produtos que tens têm aspeto de estarem abertos à muito tempo e convém confirmar se foram bem fechados. Corrijam-me se estou errado mas a meu ver alguns produtos podem não estar nas perfeitas condições para se aplicarem nas viaturas.

2. Polimento - já alguma vez utilizas-te alguma maquina de polir? se não, a que mostras na foto, rotativa, deve ser evitada. Deverás começar por uma orbital caso contrário corres o risco de permanecer com a máquina tempo em demasia em determinadas zonas e ficares com a pintura às "bolas" (com marcas de desgaste do verniz / pintura em certas zonas).

3. Para claybar, convém começarmos sempre pela mais fina e testarmos de forma a não desgastarmos ainda mais o verniz do que o necessário. Podes utilizar qualquer marca das que estão na loja do site que são boas ou podes optar por um kit, se assim o entenderes. Para lubrificante podes usar o Poorboys Spray & Wipe, por exemplo ou simplesmente utilizar uma mistura mais concentrada com um bom Shampo e Água destilidada. Deves é ter o cuidado de limpar logo o painel para nao ficarem marcas de Shampoo.

4. O Polish que indicas julgo que seja aconselhado para polir apenas os cromados mas corrijam-me se estiver errado. Deverás usar o trio da Menzerna, por exemplo, para as 3 fases (1 para a fase de corte, outro para o polimento intermédio e outro para o acabamento) para melhores resultados.

5. Como selante, sim, poderás utilizar o Grojet.

6. Da cêra que referes, desconheço-a em termos de uso.

7. Para a aplicação do selante e cera deverás utilizar à mão. Não custa assim tanto e para se ter excelentes resultados não é obrigatório o uso da máquina :)

8. Os discos são diferentes em todas as fases. Deverás vêr cada um para cada fase. Tens um kit de máquina orbital EZ-Polisher, esponjas e Polish da menzerna completo na loja (http://www.alojadodetalhe.pt/kits-de-produtos.html) que é o que já tenho debaixo de olho já à bastante tempo.


Com muita calma e empenho tudo se faz ;) já ando à um ano a ir fazendo as coisas. Aos poucos claro porque se investe tempo e dinheiro de uma só vez mas os produtos duram muito tempo. Uma lata de cera, em muitos casos duram anos se bem guardada (pelo que li chegam a durar para cerca de 30 aplicações em algumas marcas).

Sou um iniciante muito verde ainda, sei mais na teoria que na prática :p

Boa sorte e alguma dúvida que tenhas expõe. Estamos cá para ajudar. é preferível isso do que às vezes errarmos e a correção desse erro sai mais caro do que pretendemos. Em alguns casos custam o polimento adicional quando queríamos apenas selar o carro, por exemplo. Nada de grave nesse caso ;)
 
Obrigado desde já pela resposta revan89!

Diz-me uma coisa, tenho alguma forma de saber se os produtos estarão em condições ou não? Há alguma das coisas que tenha mais tendência para se estragar facilmente, por exemplo a cera?

Porque é que devo evitar a máquina que mostrei na foto? O problema de deixar marcas de deixar o disco demasiado tempo no mesmo sitio não pode acontecer também com uma máquina orbital?

E em relação ao selante e cera, algum motivo para ser melhor aplicar manualmente do que com a máquina?

Muito obrigado pela ajuda!
 
Fábio, como indiquei conheço mais a teoria que na prática mas aos poucos estou a fazer para que isso mude um pouco :)

Quanto ao estado dos produtos aguarda resposta de outros membros mais experientes que certamente devem ter apanhado produtos "estragados" ou que até venham contrariar o que indiquei.

Da polidora, podes ver o tópico abaixo embora digam que preferem as rotativas mas explicam um pouco mais o que pode acontecer. Certamente há mais informações por aqui, basta perder-se mais tempo a pesquisar. O que me parece que pode acontecer se deixar-se mais tempo a rotativa no mesmo sítio é quase como se abrisses um buraco no verniz (é exagero, sim, mas não sei como explicar melhor) porque o disco está sempre na mesma posição, é "fixo". A orbital não, como o nome indica, anda em órbita e nunca na mesma posição.

https://www.detalhe.net/forum/threads/9862-rotativa-vs-orbital

Quanto à aplicar selantes e cêras, sempre aprendi a fazer à mão com os aplicadores. No caso do Grojet há quem use com a máquina para tirar mais partido da limpeza química. No caso das ceras, há quem as use completamente à mão, sem qualquer aplicador.

Tens aqui um exemplo Internacional que também tem uns bons vídeos com alguns truques e dicas:
https://www.youtube.com/watch?v=BN5g-LW5TVg

Aguarda mais opiniões. Só estou cá registado desde 2014 como revan89 (quando comecei a acompanhar assiduamente o fórum e esta arte) mas já acompanho o fórum desde 2009/2010 :)
 
Olá Fábio,

Convém treinar com uma polidora rotativa num capot que arranjes por exemplo num ferro velho.
Não sendo um bicho de sete cabeças, não é de todo aconselhável começares num veículo que é para estimar.
Uma orbital acessível não corrige tão bem, mas perdoa muito mais.
Se não tiveres cuidado com uma rotativa e apanhares um vinco, pode danificar a pintura.
Ainda por cima os carros hoje vêm com uma micragem da treta.
Mas claro que deves também praticar com rotativa em algo que possa ser estragado.

Cumprimentos,

José
 
Fábio,

Eu se fosse a ti não sei se confiava nos produtos que tens, parecem-me já muito velhos, tenta testá-los em zonas menos visíveis para veres o resultado.

Quanto ao resto, se fosse a ti compunha um belo setup...

Shampoo - Carchem 1900:1: http://www.alojadodetalhe.pt/shampoo-lavar-carro/carchem-19001-car-shampoo-500ml.html

Luva para lavar - MICROFIBER MADNESS INCREDIMITT http://www.alojadodetalhe.pt/luvas-lavar-carro/microfiber-madness-incredimitt-luva-de-lavar-o-carro.html

Toalha para Secar: MICROFIBER MADNESS DRY ME CRAZY: http://www.alojadodetalhe.pt/artigos-de-microfibra/microfiber-madness-dry-me-crazy.html

Selante - GROJET2000 - SELANTE ALTO BRILHO: http://www.alojadodetalhe.pt/selantes/grojet-2000.html

Para cores escuras tens este: POORBOYS WORLD BLACK HOLE SHOW GLAZE FOR DARK VEHICLES: http://www.alojadodetalhe.pt/glazes-e-abrilhantadores/poorboys-black-hole-show-glaze.html

Cera - COLLINITE SUPER DOUBLECOAT AUTO WAX 476S: http://www.alojadodetalhe.pt/ceras-de-carnauba/collinite-476s-super-doublecoat-auto-wax.html

Para cores escuras tens este: http://www.alojadodetalhe.pt/ceras-de-carnauba/soft99-fusso-coat-12-months-wax-dark.html

APC - CARCHEM APC: http://www.alojadodetalhe.pt/tablier-plasticos-e-borrachas/carchem-multi-clean-500ml.html

Polimento - Trio da Menzerna:

Polish Corte: http://www.alojadodetalhe.pt/polishes-e-abrilhantadores/menzerna-heavy-cut-compound-fast-gloss-fg400-250ml.html
Polish Médio: http://www.alojadodetalhe.pt/polishes-e-abrilhantadores/menzerna-power-finish-pf2500-250ml.html
Polish Acabamento: http://www.alojadodetalhe.pt/polishes-e-abrilhantadores/menzerna-super-finish-3800-250ml.html

E se fosse a ti não me punha a inventar a polir o carro sem conhecimentos...
Eu se fosse a ti tentaria informar-me, frequentar um workshop ou algo do estilo, e depois sim começava por uma orbital, num painel de um carro de ferro velho...

E para o interior, não tás a pensar detalhar?
 
Fábio,

Eu se fosse a ti não sei se confiava nos produtos que tens, parecem-me já muito velhos, tenta testá-los em zonas menos visíveis para veres o resultado.

Quanto ao resto, se fosse a ti compunha um belo setup...

Shampoo - Carchem 1900:1: http://www.alojadodetalhe.pt/shampoo-lavar-carro/carchem-19001-car-shampoo-500ml.html

Luva para lavar - MICROFIBER MADNESS INCREDIMITT http://www.alojadodetalhe.pt/luvas-lavar-carro/microfiber-madness-incredimitt-luva-de-lavar-o-carro.html

Toalha para Secar: MICROFIBER MADNESS DRY ME CRAZY: http://www.alojadodetalhe.pt/artigos-de-microfibra/microfiber-madness-dry-me-crazy.html

Selante - GROJET2000 - SELANTE ALTO BRILHO: http://www.alojadodetalhe.pt/selantes/grojet-2000.html

Para cores escuras tens este: POORBOYS WORLD BLACK HOLE SHOW GLAZE FOR DARK VEHICLES: http://www.alojadodetalhe.pt/glazes-e-abrilhantadores/poorboys-black-hole-show-glaze.html

Cera - COLLINITE SUPER DOUBLECOAT AUTO WAX 476S: http://www.alojadodetalhe.pt/ceras-de-carnauba/collinite-476s-super-doublecoat-auto-wax.html

Para cores escuras tens este: http://www.alojadodetalhe.pt/ceras-de-carnauba/soft99-fusso-coat-12-months-wax-dark.html

APC - CARCHEM APC: http://www.alojadodetalhe.pt/tablier-plasticos-e-borrachas/carchem-multi-clean-500ml.html

Polimento - Trio da Menzerna:

Polish Corte: http://www.alojadodetalhe.pt/polishes-e-abrilhantadores/menzerna-heavy-cut-compound-fast-gloss-fg400-250ml.html
Polish Médio: http://www.alojadodetalhe.pt/polishes-e-abrilhantadores/menzerna-power-finish-pf2500-250ml.html
Polish Acabamento: http://www.alojadodetalhe.pt/polishes-e-abrilhantadores/menzerna-super-finish-3800-250ml.html

E se fosse a ti não me punha a inventar a polir o carro sem conhecimentos...
Eu se fosse a ti tentaria informar-me, frequentar um workshop ou algo do estilo, e depois sim começava por uma orbital, num painel de um carro de ferro velho...

E para o interior, não tás a pensar detalhar?
Assino por baixo o indicado pelo kriptonite:cool:

Complemento só com umas dicas: se é para começar do "0", os produtos referidos são excelentes, faltam apenas "acessórios", isto é, panos e aplicadores, por exemplo.

Em termos de € tens o kit de proteção que vem já com panos, aplicadores, o Grojet e a cêra COLLINITE.

Se a conta já estiver a apertar, poderás "cortar" na luva e na toalha de secagem. Tens a luva de MF da Viking aconselhada pelo Alquimista na 1ª visita à loja, que veio na minha última encomenda, e só digo bem dela. É económica e muito porreira. Faz bem o seu trabalho sem grande esforço e sem danificar a pintura. Da toalha, o Alquimista também falou bem dela. Veio no 1º kit que comprei quando comecei a detalhar :) Tem bolsos o que ajuda imenso para não a deixarmos cair e até mesmo ao secar o carro.

http://www.alojadodetalhe.pt/luvas-lavar-carro/viking-luva-de-microfibra-ultra-suave.html
http://www.alojadodetalhe.pt/toalhas-secar-carro/toalha-de-secar-de-microfibra-waffle-weave-con-bolsos-95x60cm-t15.html

Convém é juntares uma boa quantidade de panos Microfibras, mais ainda para o polimento porque são muitas fazes e não queres deixar restos dos Polish espalhados pela viatura nas fases do polimento.

Quanto mais não seja destes, já são bons e económicos. Para determinadas situações poderás ter melhores resultados com panos de maior qualidade ainda mas também tem a ver com gostos e métodos de trabalho.

http://www.alojadodetalhe.pt/artigos-de-microfibra/pano-de-microfibra-multi-usos-40x40cm-t24.html

Agora, se os € neste caso não estão contados e queres qualidade, todos os produtos indicados são excelentes opções.
 
^Isto. o kriptonite fez um belo trabalho de casa. :cool:
Eheheh, obrigado, mas não faço mais do que ajudar no que posso e sei...
Eu também não nasci ensinado, e sei que "massacrei" alguns membros daqui com as minhas dúvidas existenciais, e apesar de estar longe de saber tudo, sei umas "luzes" que podem ajudar a quem quer começar nestas andanças.

Assino por baixo o indicado pelo kriptonite:cool:

Complemento só com umas dicas: se é para começar do "0", os produtos referidos são excelentes, faltam apenas "acessórios", isto é, panos e aplicadores, por exemplo.

Em termos de € tens o kit de proteção que vem já com panos, aplicadores, o Grojet e a cêra COLLINITE.

Se a conta já estiver a apertar, poderás "cortar" na luva e na toalha de secagem. Tens a luva de MF da Viking aconselhada pelo Alquimista na 1ª visita à loja, que veio na minha última encomenda, e só digo bem dela. É económica e muito porreira. Faz bem o seu trabalho sem grande esforço e sem danificar a pintura. Da toalha, o Alquimista também falou bem dela. Veio no 1º kit que comprei quando comecei a detalhar :) Tem bolsos o que ajuda imenso para não a deixarmos cair e até mesmo ao secar o carro.

http://www.alojadodetalhe.pt/luvas-lavar-carro/viking-luva-de-microfibra-ultra-suave.html
http://www.alojadodetalhe.pt/toalhas-secar-carro/toalha-de-secar-de-microfibra-waffle-weave-con-bolsos-95x60cm-t15.html

Convém é juntares uma boa quantidade de panos Microfibras, mais ainda para o polimento porque são muitas fazes e não queres deixar restos dos Polish espalhados pela viatura nas fases do polimento.

Quanto mais não seja destes, já são bons e económicos. Para determinadas situações poderás ter melhores resultados com panos de maior qualidade ainda mas também tem a ver com gostos e métodos de trabalho.

http://www.alojadodetalhe.pt/artigos-de-microfibra/pano-de-microfibra-multi-usos-40x40cm-t24.html

Agora, se os € neste caso não estão contados e queres qualidade, todos os produtos indicados são excelentes opções.
Ainda pensei nos panos de MF, mas pensei que era demasiado óbvio, e por isso não coloquei...
E em relação a panos de MF, no mínimo uns 20...
Não sei como, mas eu sempre que preciso de bastantes...
Ainda hoje tive a condicionar os plásticos exteriores, e usei 2 panos para limpar os parachoques, mais 2 para secar adequadamente, e mais 2 para remover o excesso do produto aplicado nos plasticos...
Só assim de repente foram meia dúzia...
Agora imaginem se meterem selantes, ceras ao barulho..
 
Muito obrigado a todos pelas dicas!

Se calhar vou começar por experimentar a máquina noutro sitio ou então começo mais devagar e numa zona onde potencialmente se note menos :)

Em relação ao polimento tenho uma dúvida: independentemente se é feito manualmente ou à máquina, devo sempre fazer as 3 fases ou posso começar por exemplo pelo médio ou ir directamente para o acabamento no caso de a pintura ser muito recente?

Outra dúvida: para a aplicação manual, devo utilizador aplicadores diferentes para o polimento, selante e cera? Ou posso usar o mesmo estilo de aplicador todas as fases? O que me aconselham já agora?

Cumprimentos
 
Muito obrigado a todos pelas dicas!

Se calhar vou começar por experimentar a máquina noutro sitio ou então começo mais devagar e numa zona onde potencialmente se note menos :)

Em relação ao polimento tenho uma dúvida: independentemente se é feito manualmente ou à máquina, devo sempre fazer as 3 fases ou posso começar por exemplo pelo médio ou ir directamente para o acabamento no caso de a pintura ser muito recente?

Outra dúvida: para a aplicação manual, devo utilizador aplicadores diferentes para o polimento, selante e cera? Ou posso usar o mesmo estilo de aplicador todas as fases? O que me aconselham já agora?

Cumprimentos
Seja com máquina o manual, tens sempre de utilizar a adequada desmultiplicação de lixas, por forma a obter um óptimo acabamento.

Terás de ter começar por uma de corte, que irá remover a camada superficial baça.
Depois terás de ir para uma lixa mais fina por forma a retirar a rugosidade do plástico, por ele com a lixa de corte fica muito áspero.
E por ultimo usas uma lixa fina ou de água, para o plástico ficar lisinho, e transparente, é fundamental o correcto uso das lixas, para que garantas a transparência no fim.
 
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