Iniciação - produtos/dúvida

Boas pessoal,

Sempre tive um gosto especial pela limpeza dos automóveis e sendo que adquiri um novo veículo queria começar a usar produtos de maior qualidade.

Surgiram-me no entanto algumas dúvidas na manutenção do interior, quer no veículo novo quer no mais antigo que tenho.
Irei, na mesma, detalhar o procedimento que faço na lavagem completa dos dois veículos.

PRE-LAVAGEM:
De momento não possuo nenhum lance foamer nem tenciono compra-lo tão brevemente, mais pelo medo que não seja compatível com a maquina de pressao que tenho.
Poderei usar um APC como pre-lavagem??

LAVAGEM:
1. Shampoo Goldclass da Meguiars juntamente com uma esponja MF da ChemicalGuys.
E sem esquecer... dois baldes.

2. Adquiri, antes de conhecer o fórum, o Ceramic Boost da SamsDetailing que uso após a lavagem para a protecção hidrofobica.

3. Termino com uma toalha de secagem da WorkStuff.

EXTRAS:
1. Para os Vidros uso o Glass Cleaner da Autofinesse da gama Caramics (penso que não seja o recomendado mas foi o que me foi aconselhado na loja)
2. SamsDetailing Rubber and Trim - tal como nome indica uso-o para os frisos e borrachas exteriores.
3. Pano MF próprios vidros

INTERIOR:

1. - DÚVIDA - No veículo novo e após ler muitos posts no fórum adicionei à minha lista a dupla da Mothers para peles, será o indicado para o automóvel novo? E se sim, deverei usa-lo com que regularidade (1x mês?)?

2. - DÚVIDA - Para condicionar o tablier e restantes plasticos e borrachas estava na dúvida entre o PBNL ou o Mothers Protectant, mas gostaria de saber se poderei usar por exemplo o APC DUCTILE da Labosmetica para fazer a limpeza de interiores sem medos, tanto no carro novo como no outro (que apresenta manchas nos tecidos, pele, plasticos, etc).

3. - DÚVIDA - No carro novo a consola central é totalmente constituída pelos famosos plasticos piano black, com o sistema de navegação e botões (todos touch) para todas as funções integrados na consola piano black, para proceder à manutenção da consola devo utilizar um QD do género do Autofinesse Spritz ou Meguiars Quick Interior Detailer (LCD friendly) ou não há problema em usar por exemplo o PBNL?

4. - DÚVIDA - Era de valor trocar o APC DUCTILE pelo Soft99 WashMist visto que também pode ser usado nos LCDs e vidros (deverei usa-lo antes do QD nos piano black?)?
Terá a mesma capacidade de remoção de manchas nos tecidos do carro antigo?

5. - DÚVIDA - Nas limpezas pós APC e condicionador devo apenas usar um pano húmido para manter o look e remover poeiras ou posso/devo usar um dos QD que indiquei?... apesar de em principio ja ter usado um PBNL

E para finalizar uma curiosidade... em média quantos panos MF costumam usar para uma lavagem de manutenção?

Obs: outros produtos que pretendo comprar em breve: descontaminante ferreo para as jantes, abrilhantador de pneus.

Muito obrigado pelo fórum, é uma ferramenta muito útil para aprender a iniciar-se neste mundo.
Desculpem o post gigante.

PRE-LAVAGEM:
Poderei usar um APC como pre-lavagem??

Não o faria em todas as lavagens, mas em carros piores (e dependendo do LSP etc) é uma boa opção. Costumo usar misturado na espuma mas umas borrifadelas no carro fazem o mesmo, tendo em atenção à diluição.

INTERIOR:

1. - DÚVIDA - No veículo novo e após ler muitos posts no fórum adicionei à minha lista a dupla da Mothers para peles, será o indicado para o automóvel novo? E se sim, deverei usa-lo com que regularidade (1x mês?)
Dizem muito bem da gliptone, embora pessoalmente só olho para outra marca que não se comercializa na loja.
A regularidade falo no fim

2. - DÚVIDA - gostaria de saber se poderei usar por exemplo o APC DUCTILE da Labosmetica para fazer a limpeza de interiores sem medos, tanto no carro novo como no outro
...
Podes, só não acho que seja necessário sempre como regra.

3. - DÚVIDA - No carro novo a consola central é totalmente constituída pelos famosos plasticos piano black, com o sistema de navegação e botões (todos touch) para todas as funções integrados na consola piano black, para proceder à manutenção da consola devo utilizar um QD do género do Autofinesse Spritz ou Meguiars Quick Interior Detailer (LCD friendly) ou não há problema em usar por exemplo o PBNL?

Não terás problema, no entanto, também não terás grande benefício principalmente nas zonas touch screen.

4. - DÚVIDA - Era de valor trocar o APC DUCTILE pelo Soft99 WashMist visto que também pode ser usado nos LCDs e vidros (deverei usa-lo antes do QD nos piano black?)?
Terá a mesma capacidade de remoção de manchas nos tecidos do carro antigo?

Não consigo ajudar quanto a isto, desconheço os produtos..

5. - DÚVIDA - Nas limpezas pós APC e condicionador devo apenas usar um pano húmido...

Muitas das vezes apenas aspiro/pincelo e passo com pano húmido. Depois de seco vejo se há necessidade de condicionar novamente (descolorações, manchas, etc) porque muitas das vezes não há necessidade disso, muito menos de usar APC.

Foi uma das primeiras coisas que entendi nisto, a distinção de limpeza a fundo e de manutenção. As vezes ficamos tanto em dissecar o processo todo que depois não pensamos em avaliar o que está à nossa frente e adaptar. Adaptar com o que temos disponível, ir compondo com o que for necessário e perceber o que necessitamos, e começar sempre pelo método menos agressivo.
Sem “overthinking”

E para finalizar uma curiosidade... em média quantos panos MF costumam usar para uma lavagem de manutenção?

Eu uso muitos, tipos diferentes, propósitos diferentes...
Mas para começar, e para uma manutenção talvez 6 ou 8... depende muito da forma como o fazes e do processo que usas

Muito obrigado pela ajuda!

Pois realmente o APC apenas deverei usar para a limpeza a fundo que quero fazer no segundo carro, que já tem alguma sujidade difícil nos tecidos, pele etc.
No carro novo para a primeira manutenção talvez apenas passe um pano MF húmido ou com o APC bem diluído antes de colocar o condicionador.

Quanto ao ponto 3, a dúvida que falava sobre o uso do PBNL era nesta consola:

Screenshot_20210317_173918.jpg

Estava receoso de usar o PBNL nos ecrãs visto que não há qualquer referência sobre o uso nos mesmos, toda a consola é em piano black com o sistema de navegação e botões integrados.
O Autofinesse Spritz ou o Meguiars QuickD Interior indicam que é seguro em ecrãs, daí a minha dúvida.

Ficava seguro ao usar o Meguiars Quick interior Detailer ou o Spritz nessa consola? Para manutenção e limpeza do touchscreen e plástico piano black?

Material já adquirido:

Exterior:
Shampoo Meguiars Goldclass
AutoFinesse Caramics glass cleaner
SamsDetailing Ceramic Boost
SamsDetailing Rubber and Trims
Esponja MF ChemicalGuys
1 Balde c/grit guard WorkStuff

Interior:
Kit Mothers Leather
Mothers Protectant
APC Labos Ductile

Obrigado
Acessórios:
1x pano Workstuff gentleman
1x pano Workstuff DRYING XL
1x Escova para APC
1x Pincel multi usos
6x aplicadodes MF Leroy

EM FALTA:
- um Quick Detailer para a consola?
- Escova para jantes e pneus
- Panos MF de qualidade (ALD?)
- Lance Foamer
- Aplicadores de qualidade?
- Mais pincéis

EM FALTA:
- um Quick Detailer para a consola?
- Escova para jantes e pneus
- Panos MF de qualidade (ALD?)
- Lance Foamer
- Aplicadores de qualidade?
- Mais pincéis
Para os pneus comprei uma escova semelhante à da marca Tuff Shine, acho aquilo muito bom a nível de ergonomia e utilização.
Para as jantes uso (para além de escovas, pincéis, etc) uma mitt de carneiro preta da flexipads e adoro. Muito boa retenção de água, suavidade e longevidade qb.
No entanto, uma luva mais em conta e dedicada para as rodas acho uma boa adição para abraçar os raios e dar uma limpeza mais completa.

Obrigado pela sugestão
Vou adquirir logo que esteja disponível o Quick Detailer para a consola central e LCDs e alguns acessórios e depois é só detalhar!

Deve servir. Isto porque certos acrílicos são muitos susceptíveis a riscos, daí usar por exemplo, um QD e um MF muito suave para essas zonas.

Pois infelizmente já verifiquei isso, o carro veio do stand já com alguns micro riscos nos plasticos da zona do AC

Penso que agora só me falta mesmo investir em panos de qualidade para usos diversos e mais tarde um lance foamer

Obrigado pela ajuda!

Boas,

Infelizmente nem o Meguiars interior QD nem o AF Spritz estão com stock na loja, recomendam algum QD que faça o mesmo trabalho? Em especial que possa ser utilizado nos ecrãs

Obrigado

Detalhe

Administrador
Staff
Boas,

Infelizmente nem o Meguiars interior QD nem o AF Spritz estão com stock na loja, recomendam algum QD que faça o mesmo trabalho? Em especial que possa ser utilizado nos ecrãs

Obrigado

Tens o Omnia da Labocosmetica, ainda por cima permite diluir.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado Detalhe
Para a consola da imagem que coloquei acima, com os ecrãs touch etc, que diluição recomendava? 1:20?

Penso que será mais para limpar as impressões digitais e eventuais óleos e pó, pois o piano black ja tem o seu brilho próprio

É este certo? "Labocosmetica Omnia 2.0 - APC e Quick Detailer interior"

Última edição: