Iniciar no detalhe

Boa noite, como o próprio título indica sou um novo membro que pretende iniciar-se no detalhe as dúvidas são muitas apesar de já ter lido uns quantos tópicos e visto umas dezenas de vídeos no youtube.

O carro em questão é um Fiat Bravo 1.4 T-JET 150cvs de 2008 e pelo que me deu a perceber nunca foi algo de grande cuidado durante a vida, até agora :)
Actualmente é carro de garagem e apesar de ter alguns riscos em breve irá ser detalhado para ficar como merece em termos de pintura daí que querer investir em produtos de qualidade.

Deste modo venho pedir ajuda para elaborar um lista de equipamento. Vamos a ver se não me esqueço de nada em termos de material:

- Baldes 2 ou 3? Tenho visto vários vídeos sendo que uns utilizam os normais 2 para a carroçaria e depois 1 para as jantes fará sentido ou é indiferente?
- Dirt Trap irá depender da questão dos baldes
- Shampoo tenho uma embalagem de Sonax Gloss Shampoo que comprei há possivelmente 1 ano e gostei do efeito no antigo carro. Tem período de validade?
- Ainda existe a restrição de lavar os carros em vias públicas?
- Para utilizar o shampoo pensei em Epoca bomba de pressão 5L EPDM á falta de uma máquina de pressão e FOAM parece ser uma boa alternativa.
- Quanto a luva de microfibras existe alguma diferença entre as que se vendem nas grandes superfícies como por exemplo as Noodle vs a Viking Premium Chenille Wash Mitt?
- Para pincel para ajudar na limpeza de zonas mais pequenas pensei em Valet Pro Pincel Limpeza Jantes ou convém algo mais resistente a químicos?
- Quanto a escova de devido ao tamanho das jantes 17" (segue foto em baixo) mas como tem muitos raios pensei em EZ Detail Brush Little ou recomendam outra? - Para pneus e jantes pensei em ALD Escova de Baixo Perfil para Pneus e Mothers Wheel Brush
- Já no caso das toalhas para secar nem faço ideia, mas gostei desta Labocosmetica Super Dryer
- Vale a pena adquirir um shampoo próprio para jantes tipo Diablo Wheel Gel ou posso utilizar o shampoo do carro?
- No antigo carro utilizava um Iron Remover para facilitar a remoção do Ferodo o que recomendam?
- Como condicionador de pneus estou na dúvida entre Mother e Duragloss qual utilizam?
- Nos vidros estou inclinado para o Stoner Invisible Glass Clean and Repel visto ser um 2 em 1 devido a ter efeito repelente
- A nível interior tenho zonas de pele (volante+travão de mão e mudanças), zonas de tecido(paineis portas) zonas de plástico(tablier e guarnições) e os bancos penso que sejam maioritariamente tecido de qualquer maneira segue uma imagina representativa dos materiais interiores. Penso que um APC e um condicionador seja suficiente ou tendo em conta os materiais é preciso productos mais específicos?
- Por fim visto ao facto de o carro ir ser detalhado estava a pensar em utilizar uma cera e um selante mais uma vez peço a vossa experiência.

Bem penso que no final está tudo, peço desde já desculpa pelo longo testamento, mas penso que só assim é que se consegue esclarecer todas as questões.

Obrigado :)

9337roda-avulsa-aro-17-fiat-bravo-t-jet-original-punto-linea-D_NQ_NP_754622-MLB28517388499_102018-F.jpg

Detalhe

Administrador
Staff
Pessoalmente uso um balde só com uma dirt lock, e porquê? Porque lavo a luva/pad de microfibra com a mangueira em substituição do segundo balde com água limpa. Como lavo sempre primeiro as rodas, uso o dito balde que depois limpo antes de encher com a água e shampoo para lavar o resto.
O shampoo Sonax serve bem, enquanto durar não precisas de outro, mesmo para as jantes.
Como limpa jantes gostei muito do Ultimate Wheel Cleaner da Meguiars, tem a função de descontaminante férreo e simultaneamente de limpa jantes. Uso sempre uma dessas escovas da Ez-Detail. Depois é lavar com pincel Albino da Workstuff e luva de microfibra, usando o tal balde com água e shampoo.
Para os vidros prefiro um mais forte como o da Gyeon ou CarChem, querendo repelência há várias boas soluções, começando sempre pelo prévio polimento.
Na limpeza dos interiores o Omnia da Labocosmetica é excelente para todas as superfícies, depois é aplicar um pouco de condicionador onde necessário.
Por fim, para a proteção da pintura, há inúmeras soluções, por exemplo a nova cera da CarChem com cerâmica.

Bom trabalho!

Obrigado desde já pelo contributo, afinal parece que existe ainda muito por onde explorar.
Quanto a repelência nos vidros é obrigatório serem polidos? Posso estar errado mas tinha ideia que bastaria aplicar depois dos mesmos estarem limpos/descontaminados com claybar. Tendo como por base o Stoner Invisible Glass Clean and Repel apenas precisaria de um producto para ter as 2 coisas (vidros limpos+efeito repelência)?

Detalhe

Administrador
Staff
Obrigado desde já pelo contributo, afinal parece que existe ainda muito por onde explorar.
Quanto a repelência nos vidros é obrigatório serem polidos? Posso estar errado mas tinha ideia que bastaria aplicar depois dos mesmos estarem limpos/descontaminados com claybar. Tendo como por base o Stoner Invisible Glass Clean and Repel apenas precisaria de um producto para ter as 2 coisas (vidros limpos+efeito repelência)?
O resultado nos vidros após descontaminar e polir é surpreendente, até em carros novos, vale a pena.

O resultado nos vidros após descontaminar e polir é surpreendente, até em carros novos, vale a pena.
E neste caso o processo de polimento dos vidros teria de ser efectuado sempre que os mesmos precisem de ser limpos ou bastaria 1 vez?

Pessoalmente uso um balde só com uma dirt lock, e porquê? Porque lavo a luva/pad de microfibra com a mangueira em substituição do segundo balde com água limpa. Como lavo sempre primeiro as rodas, uso o dito balde que depois limpo antes de encher com a água e shampoo para lavar o resto.
O shampoo Sonax serve bem, enquanto durar não precisas de outro, mesmo para as jantes.
Como limpa jantes gostei muito do Ultimate Wheel Cleaner da Meguiars, tem a função de descontaminante férreo e simultaneamente de limpa jantes. Uso sempre uma dessas escovas da Ez-Detail. Depois é lavar com pincel Albino da Workstuff e luva de microfibra, usando o tal balde com água e shampoo.
Para os vidros prefiro um mais forte como o da Gyeon ou CarChem, querendo repelência há várias boas soluções, começando sempre pelo prévio polimento.
Na limpeza dos interiores o Omnia da Labocosmetica é excelente para todas as superfícies, depois é aplicar um pouco de condicionador onde necessário.
Por fim, para a proteção da pintura, há inúmeras soluções, por exemplo a nova cera da CarChem com cerâmica.

Bom trabalho!

Detalhe , já tetas-te essa cera da CarChem?

Se sim qual o teu feedback em loock e aplicação?;)

eu vi na loja mas também vi o selante da angelwax TI22 e ando com o bicho atrás da orelha , a cera chamou-me a atenção mas por outro lado gostava de completar ou aumentar aqui a gama da angelwax :rolleyes:

Como o carro ainda vai ter de ser detalhado é algo que posso na altura solicitar.
Depois do polimento dos vidros na altura de limpar este 2 em 1 da Stoner faria bem o trabalho limpar/repelir água ou teria de ser 2 produtos? Aqui a ideia é tentar perceber até que ponto o mesmo cumpre com a função pois sempre são alguns euros que podem ser aplicados em outro material.

Achas que faz sentido ter o selante da angelwax TI22 e o corona para dar um reforço de vez em quando ?

Material VidrosQuantidade
Stoner Invisible Glass Clean and Repel1
XT Detail Clay Luber 500ml1
Valet Pro Clay Bar Laranja 100g - Fina1
Waffle Weave 40x60cm2

Actualmente para vidros estou a ponderar este setup, penso que tenha tudo. O que acham?