Lavagem/condicionamento do motor

Bom dia pessoal,

O sábado passado foi dedicado ao detalhe, começando assim pela limpeza e condicionamento do motor.
Entretanto terei mais vídeos sobre o restante procedimento feito no meu carro.

Por agora fica aqui o vídeo da lavagem do motor.
Espero que gostem :fixe

[video=youtube;A6bYHI7XpTo]https://www.youtube.com/watch?v=A6bYHI7XpTo[/video]

Boa reportagem, e bom trabalho. Parabéns!
Qual foi o setup?

Ainda recentemente fiz o mesmo no meu, mas confesso que não sou adepto de "atirar" com tanta água para cima do motor. Tenho sempre receio de ir água para onde não devia, mesmo estando estes motores bem protegidos.

É preciso "Tê-los" no sítio para deitar "tanta" água para o motor...
Pelo menos no meu não o faço. Proximamente vou ter que limpar o meu por motivos mecânicos (para ver se existe alguma fuga de óleos / água) mas à partida será com o belo do borrifador, pincéis, panos e só no fim passar um pouco de água, muito pouca porque no dia a seguir preciso que o caro pegue :lol:

Qual o setup utilizado?

Venham mais vídeos!

Antes de mais obrigado pelo feedback :cool:

Relativamente à quantidade de água, sou sincero, já lavei várias vezes o motor do meu carro, como de outros, e dantes usava aquelas pistolas de mangueira, com uma saida dispersa.
Desta vez foi a 1a que usei a máquina de pressao, e notei que com a máquina de pressão não molhei tanto o motor, ainda para mais a maquina que tenho não tem lá muito potência, e como tal, não achei que coloca-se assim tanta água.
Claro que no fim de lavar, liguei o carro para ver se estava tudo ok, e sim está :D

O setup utilizado foi:
Auto Finesse Verso (diluição 2:1)
Labocosmética Hydra (diluição 5:1)
Pincel normal, nem muito suave nem muito rigido.
Máquina de Pressão.

Devo dizer que o Hydra deixou os plásticos impecáveis.

Por enquanto está mas isso não da saúde nenhuma aos componentes elétricos que por ali estão.

Futuramente veremos se irá condiconar algum componente elétrico. Desde a última vez que lavei o motor (que foi à 1 ano atrás) até agora não tive qualquer problema, assim como outros carros que lavei.
Mas como disse, mais tarde veremos, espero que não como é óbvio :cool:

Já agora, qual a periodicidade com que lavam o motor dos vossos carros?

É preciso "Tê-los" no sítio para deitar "tanta" água para o motor...
Pelo menos no meu não o faço. Proximamente vou ter que limpar o meu por motivos mecânicos (para ver se existe alguma fuga de óleos / água) mas à partida será com o belo do borrifador, pincéis, panos e só no fim passar um pouco de água, muito pouca porque no dia a seguir preciso que o caro pegue :lol:
Same here... Borrifador, pincéis e panos MF.

A lavagem do motor com mangueira de pressão não tem mal nenhum se for feita com as devidas precauções.
-Normalmente tapa-se o alternador e a bateria com um saco plástico, bem como qualquer componente electrónico à vista.
-Nos conectores eléctricos, o mais fácil é moldar papel de alumínio garantindo que ficam bem protegidos.
-No fim da lavagem, ligar o carro para auxiliar a secagem.
Já com mangueira normal é mais perigoso porque deita muita mais água e, por isso, nunca o fiz nem recomendo.

A lavagem do motor como o Jr. fez é comum em ambiente profissional.
Parabéns pelo vídeo.

Eu também nunca lavei motor nenhum dos carros que tive nem e nunca apliquei qual quer acondicionador e no entanto , sempre que abro o capot e alguém vê o motor do meu carro fica de boca aberta , até na oficina onde sou cliente os mecanicos ficam a olhar para aquilo e sempre a elogiar e estado ou aspecto do motor .

O segredo é de vez enquando passar apenas um pano húmido e agua nem pensar ,são ideias .

Bom trabalho e boa reportagem ;)

Quanto à água, não tem mal nenhum fazer como fizeste. Faço igual. Os carros hoje vêm preparados para que os componentes sejam molhados. Pessoalmente não uso máquina de pressão por uma questão de precaução, mas com água de mangueira não tem problema nenhum. Apenas tapo o alternador, bateria se tiver exposta e centralina.
Aproveito para colocar umas fotos recentes.

Eu também nunca lavei motor nenhum dos carros que tive nem e nunca apliquei qual quer acondicionador e no entanto , sempre que abro o capot e alguém vê o motor do meu carro fica de boca aberta , até na oficina onde sou cliente os mecanicos ficam a olhar para aquilo e sempre a elogiar e estado ou aspecto do motor .
São opções, e há que as respeitar. Acredito que tendo o cuidado de passar um pano húmido de vez em quando que se consegue manter um bom aspecto.
Eu uso o borrifador com Carstar para retirar gorduras e lixo, e de seguida limpo com pano MF. Nada de água. No fim gosto de condicionar. Acho que dá sempre um toque "extra"

Limpeza feita há dias...
https://www.detalhe.net/forum/threads/22188-BMW-520D-F11-Detalhe-Motor

Última edição:

Detalhe

Administrador
Staff
São opções, e há que as respeitar. Acredito que tendo o cuidado de passar um pano húmido de vez em quando que se consegue manter um bom aspecto.
Eu uso o borrifador com Carstar para retirar gorduras e lixo, e de seguida limpo com pano MF. Nada de água. No fim gosto de condicionar. Acho que dá sempre um toque "extra"

Limpeza feita há dias...
Olha que se usas CarStar é mais prejudicial não passar água a seguir do que fazê-lo. O CarStar é corrosivo e deve ser enxaguado após usar, qualquer resto que fique pode ir corroendo as superfícies. Passar água com um borrifador ou mangueira sem pressão não faz mal nenhum nos motores atuais.

Olha que se usas CarStar é mais prejudicial não passar água a seguir do que fazê-lo. O CarStar é corrosivo e deve ser enxaguado após usar, qualquer resto que fique pode ir corroendo as superfícies. Passar água com um borrifador ou mangueira sem pressão não faz mal nenhum nos motores atuais.
Obrigado José. Eu passo o carstar (essencialmente nos plásticos e nas chapas á vista como documentam as fotos que postei), lavo com o pincel e logo de seguida limpo bem limpo com pano MF antes que seque. Nas partes do motor onde existe a possibilidade de escorrimento, borrifo o carstar no pano e depois limpo. De seguida passo sempre o compressor de ar para ter a certeza que fica tudo bem seco. Tenho sempre receio da águas nos componentes eléctricos...

Recomendas mesmo assim passar água?

Obrigado.

Detalhe

Administrador
Staff
Obrigado José. Eu passo o carstar (essencialmente nos plásticos e nas chapas á vista como documentam as fotos que postei), lavo com o pincel e logo de seguida limpo bem limpo com pano MF antes que seque. Nas partes do motor onde existe a possibilidade de escorrimento, borrifo o carstar no pano e depois limpo. De seguida passo sempre o compressor de ar para ter a certeza que fica tudo bem seco. Tenho sempre receio da águas nos componentes eléctricos...

Recomendas mesmo assim passar água?

Obrigado.
Sim, o CarStar é muito pior para as partes elétricas que a água.

O car star é muito alcalino. Até podes usar um champô neutro após que ajuda a retirar resíduos de car star que possam ter ficado.

Enviado do meu Neffos X1 através do Tapatalk

Bom dia pessoal,

O sábado passado foi dedicado ao detalhe, começando assim pela limpeza e condicionamento do motor.
Entretanto terei mais vídeos sobre o restante procedimento feito no meu carro.

Por agora fica aqui o vídeo da lavagem do motor.
Espero que gostem :fixe
Bem, obrigado a todos pelo feedback, como é visivelmente claro, as opiniões dividem-se, o que é normal.
No entanto queria deixar aqui que partilho a mesma opinião que diversos membros, no facto de que os motores hoje em dia já virem protegidos, o que não gera problemas para a lavagem de motor como mostra no vídeo.

Vou deixar aqui o novo link do vídeo, bem como em breve irá sair mais vídeos.

[video=youtube_share;a6aPG4EzUtg]https://youtu.be/a6aPG4EzUtg[/video]

Limpeza feita há dias...

exacto , a questão de respeitar é a regra numero 1 do civismo e educação ;)

agora claro , as opiniões dividem-se , no meu caso nunca lavei motor dos carros que tive mas tentei mantê- los sempre na melhor apresentação possível sem uso de agua ou detergentes específicos para o efeito usando apenas um pano húmido ou as vezes um pincel largo que se usa em pinturas domesticas .

o motor do meu carro tem um óptimo aspecto , claro que lá pelo meio ou partes inferiores há sempre sujidade do uso e dos anos mas não passa também de sujidade da estrada pois não há vestígios de gorduras resultante de fugas de fluidos e mesmo assim tem um excelente aspecto para um carro com 10 anos , eu alem de preservar pinturas e plásticos com os produtos de detalhe também gosto bastante de mecânica e tecnologia automóvel e o meu carro só entra em oficinas quando é algo que sei que não tenho condições ou conhecimentos para o fazer em casa , de resto sou eu que faço bastante manutenção e reparação :cool:

logo que me lembre , vou tirar uma foto ao motor e tentar colocar aqui :wink:

Última edição: