Lavagem de estrada .. Bons profissionais.

rodolfovieira

Efectivo
Viva lá tou eu a abrir mais um topic.. mas deduzo que interessante.
Já houve um topic destes aberto mas encontra-se encerrado e não era muito esclarecedor.
Pois bem.. Já que somos tao cuidados com o detalhe.. e limpamos tudo o que a nossa vista ve... e entao por debaixo do carro? Tudo limpinho por fora.. e por baixo tudo cag.... :sad:
Sei que existes estações de serviço que fazem essas lavagens,,, mas.. nao sei porque não me convencem.
Dai gostaria que algum de vós me indicasse um bom sitio onde pudesse fazer uma lavagem de estrada e de motor... nos sitios mais dificies de chegar.
Se é para limpar e para detalhar que seja num todo ;-);-);-)

Cumps a todos :drivin

migueldefender

moderador Jag-Lover
Bom tópico, e vem mesmo a jeito, porque quero fazer uma lavagem por baixo ao meu. :fixe Venham daí dicas de bons profissionais que o façam. ;)

Cumprimentos,

tiagojpt

Efectivo
Boas.

Sitios não te poderei indicar pois também gostaria de saber onde os há.

O melhor que posso fazer é partilhar convosco a forma como abordo as zonas inferiores, limpo as embaladeiras, dobras dos guarda-lamas e pára-choques com uma esponja e shampoo.
O chassis tento limpá-lo +- com uma vassoura também com shampoo.

Nessas zonas não há problema em riscar dado que não se vê, o meu objectivo é manter o mais limpas possível e sem acumulação de lixeiras.

Diamondplus

Efectivo
Boas, já ouvi falar que depois da limpeza do chassis também costumam parafinar, penso que seja isso. Geralmente algumas bombas de gasolina têm um centro de lavagem deste género. :wink:

rodolfovieira

Efectivo
Pois nas bombas de gasolina ou melhor nas estações de serviço existem...
Mas nao podem ser considerados profissionais... existe casas proprias...

LCD_62

Efectivo
Se me permitem uma opinião pessoal... lavar o chassis, tudo bem. Parafinar... já coloco as minhas dúvidas. Há dois anos fui a uma estação de serviço para lavar e parafinar o chassis. No dia seguinte fui de férias para o sul de Espanha e quando lá cheguei tinha as jantes todas castanhas (parafinadas) bem como a parte inferior do pára-choques traseiro. As jantes depois de limpas ficaram boas mas as manchas do pára-choques nunca mais sairam, nem com polish (do barato). É certo que nessa altura ainda não tinha tido a sorte de descobrir um determinado site... www.detalhe.net !! Mas que não gostei muito da experiência, é uma verdade.
Cumps
LCD

rodolfovieira

Efectivo
Exacto, tal como referi anteriormente as estaçoes de serviço não são os locais mais aconselhados para fazer o trabalho.
Existem locais especificicos , casas proprias, e levando o caminho correcto do topico fico a espera que alguem tenha um testemunho de bons locais onde se possa fazer este serviço.

Cumps:drivin

Diamondplus

Efectivo
Se me permitem uma opinião pessoal... lavar o chassis, tudo bem. Parafinar... já coloco as minhas dúvidas. Há dois anos fui a uma estação de serviço para lavar e parafinar o chassis. No dia seguinte fui de férias para o sul de Espanha e quando lá cheguei tinha as jantes todas castanhas (parafinadas) bem como a parte inferior do pára-choques traseiro. As jantes depois de limpas ficaram boas mas as manchas do pára-choques nunca mais sairam, nem com polish (do barato). É certo que nessa altura ainda não tinha tido a sorte de descobrir um determinado site... www.detalhe.net !! Mas que não gostei muito da experiência, é uma verdade.
Cumps
LCD
Ainda bem que avisaste, por acaso não fazia ideia que parafinar o chassis poderia trazer problemas desse género. ;-)

rodolfovieira

Efectivo
Atenção que a parafinação bem feita não causa esse tipo de problemas...Agora nas estaçoes de serviço que fazem as coisas a "pressão" dá sempre para desconfiar...
A parafinação é algo que bem feito é bastante bom para o automovel.. pois tanto lubrifica como reduz varios ruidos...
Não se deve por de lado que uma boa parafinação prejudica de todo o veiculo pois é mentira.. e so trás desvantagens quando o trabalho é mal feito...

AmRacing

Moderador
Staff
Tentar encontrar quem lave chassis e motores em condições, é como tentar encontrar quem faça bons polimentos. Isto falando dos ditos profissionais, claro está.

Já consultei estabelecimentos que fazem esse tipo de serviços, mas fico sempre de pé atrás... E porquê?

Ora porque, efectivamente convem manter as zonas inferiores do chassis limpas, para que o chassis seja ventilado como deve ser.

A lavagem deve ser feita por forma a remover toda a porcaria que possa implicar com o correcto escoamento de aguas e posterior ventilação para secar, mas preservando toda a camada protecção aí aplicada.

Ora o que costumo ver são lavagens às 3 pancadas que eu sou capaz de fazer em qq elefante azul, ou então lavagens com agua quente de tal forma intensivas que limpam tudo, mesmo o que devem e não devem, e depois lá vem a bela da parafina.

Porreiro seria encontrar onde, façam o serviço com os devidos cuidados e que depois reponham a camada de protecção onde faça falta, pq com as raspadelas aqui e ali, essa protecção vai faltando aqui e ali.

O que eu costumo fazer, é muito de vez em quando, tipo como quando vim de férias de Verão o ano passado, em que tinha o carro cheio de terra por baixo (quem se lembrar do meu diário de férias, deve-se lembrar ao que me refiro :wink:), ir ao elefante, pista de pesados com a lança comprida e com ponta num angulo de 45º, e dar umas passagens por baixo. Assim pelo menos já é capaz de limpar a maior que possa estar a prejudicar alguma coisa.

Mas giro giro foi depois daquela aventura Dakar, em que o 206 ficou cheio de lama :lol: Era ver os blocos de lama a cair na grelha do elefante :lol:

migueldefender

moderador Jag-Lover
Mas AMR, o pior é em carro mais baixos em que não temos qualquer tipo de manobra para o carro ser lavado por baixo, sendo obrigatório a sua elevação para uma lavagem correcta.

Cumprimentos,

Black Shine

Efectivo
Exacto... O melhor mesmo é 4 cavaletes, escovas de lavar costas e shampo normal :wink:

Já o fiz uma vez no meu carro... que grande dor de costas!! :lol: Na altura não conhecia os métodos que sei agora... Mas também não me preocupei muito! Foi mais para ver se estava tudo no sítio :D

Em relação à parafina é preciso algum cuidado com zonas eléctricas... É que aquilo isolar da água isola! O problema é se está humidade dentro das partes eléctricas e fica "trancada"... Já vi alguns carros a terem problemas por causa de parafinar :sad:

LCD_62

Efectivo
Precisamente... eu não sou contra a colocação da parafina, mas sim ao modo como ela é colocada. Provavelmente tive direito a uma dose extra... o individuo devia pensar que quanto mais parafina pusesse, melhor servia o cliente... Depois é que foi "pulverizar" parafina de Leiria até Sevilha :conf61...
Cumps
LCD

BGT

Efectivo
Duvido que exista algúem que o faça, pois dava jeito um elevador para por lá o carro e ai era diversão completa. Não estou a ver nenhuma oficina a por o carro num elevador e a perder umas 6 horas ou mais só para limpar aquilo e deixar tudo brilhante e lubrificado, eles não o fazem no exterior nem no interior qto mais numa parte em que ninguém a vê.

Há uns tempos fui à oficina com o carro, ainda n conhecia o detalhe, o mecânico pergunta-me qtos km's tenho no carro eu respondo, passado uns segundos ele abre o capot e diz, com um ar de espanto, "que motor tão limpinho para esses km's".
É claro que umas semanas antes tinha perdido 4 horas com a cabeça enfiada dentro do capot.

.... ir ao elefante, pista de pesados com a lança comprida e com ponta num angulo de 45º, e dar umas passagens por baixo. ...
Desconheço estes

tiagojpt

Efectivo
Pessoal, alguém já viu como se aplica a parafina?

Penso que a motip vende garrafões deste produto.

eduardomaio

Efectivo
Eu à uns meses pedi para lavar o meu por baixo (Avia de Vale Figueira) e a ideia era depois aplicar Protowax da Wurth por baixo mas a ideia ficou por ai porque a cera iria desaparecer rapidamente. Por baixo ou se aplica anti-gravilha ou material betuminoso em estado liquido mas a maioria dos clientes está-se a borrifar para isso.

Bem falado leva-se o material e eles fazem a aplicação se bem que convém ser no dia a seguir porque apesar de depois da lavagem passarem com o compressor para retirar alguma água a chapa fica molhada na mesma e o material depois não agarra, mas nunca fica aquela coisa e prefiro ser eu a fazer.

Eu já pensei em arranjar duas rampitas para subir um pouco o carro e aplicar betuminoso por baixo, estilo isto...

Sempre eleva mais o carro que o macaco (a cava direita é onde acaba o párachoques) mas continua a não dar muito jeito para trabalhar, um elevador é sempre melhor.

tiagojpt

Efectivo
Eu já pensei em arranjar duas rampitas para subir um pouco o carro e aplicar betuminoso por baixo, estilo isto...

Sempre eleva mais o carro que o macaco (a cava direita é onde acaba o párachoques) mas continua a não dar muito jeito para trabalhar, um elevador é sempre melhor.
Essas rampas encontram-se na Norauto, penso eu.
Acho que aplicar anti-gravilha não terá grande interesse dado que o carro por baixo já deve ter este material de origem.
Uma cera específica para chassis parece-me ser melhor ideia, dado que acaba por proteger a protecção que o carro já tem de origem..

eduardomaio

Efectivo
Tjose mas vai saltando, especialmente nos carros que têm este tratamento nas cavas. Quando o lavei por baixo, além de faltar um pouco de anti-gravilha por baixo no local onde é costume raspar em lombas e afins também lhe faltava um bocado de anti-gravilha no braço de suspensão provavelmente de pedras que vão sendo projectadas.