Lavagem de estrada .. Bons profissionais.

migueldefender

moderador Jag-Lover
Miguel, sabes qual a justificação para tal facto?

Não faço a mínima ideia, perguntei mas não tive retorno de resposta. A parafina nem sequer é corrosiva, pelo que danificar os pavimentos não deve ser. Deve haver uma outra explicação mais lógica, mas mal saiba digo aqui. ;)

Cumprimentos,

fast_fingers

Efectivo
eu adianto uma explicação... Ao lavarem por baixo com parafina ela vai para o sistema de travagem pelo que travar a seguir?? Vai lá Vai!!! Aqui a uns anos fiz isso na Transit. Ao sair o sr da estação de serviço diz-me "tenha cuidado nas primeiras travagens".... pois pois... andei dois dias a travar com antecedencia redobrada para nao albarroar os carros da frente!!!

Bem, se a parafina é agora proibida, deve ser por alguma questão ambiental, para todos os efeitos alguns quimicos deve conter.

Quanto ao parafinar ou não...

Acho que já vimos bons exemplos e maus exemplos.

Um carro bem lavado por baixo, e em seguida parafinado sem ser com produto em excesso, acredito que fique muito bom e protegido, mas será que o carro não tem de estar imovel até que aquilo fique seco?

Com a deslocação do ar a parafina de certo que vai escorrer e deixar de tapar todo o chassis, logo aí perdendo a sua eficiência.

Aqui na minha zona (Carcavelos) existe uma estação da Galp, ainda das antigas, tanto de aspecto, como de metodos, e quando o cliente quer parafinar o chassi, tem de deixar o carro de manhã, e é entregue no fim do dia.

Penso que está pratica ainda seja corrente. Será a correcta?

Cumps

eduardomaio

Efectivo
(...)
Aqui na minha zona (Carcavelos) existe uma estação da Galp, ainda das antigas, tanto de aspecto, como de metodos, e quando o cliente quer parafinar o chassi, tem de deixar o carro de manhã, e é entregue no fim do dia.

Penso que está pratica ainda seja corrente. Será a correcta?

Cumps
Isso porque o carro é lavado por baixo e depois tem de secar senão a parafina não agarra. Se deixares o carro imóvel 2 dias depois de o parafinares vais ver a quantidade de porcaria que vai cair no chão ;-)

migueldefender

moderador Jag-Lover
Bom pode ser puro preconceito meu, parafina eu não colocaria mas este da Würth já o colocava e vou ter em consideração quando fizer a lavagem de estrada ao meu. Agora sé é uma parafina de melhor qualidade não sei, se bem que o que é Würth tem qualidade garantida.
Mas o que me suscita mais dúvidas em relação ao facto de ser parafina é o facto de eles terem à disposição duas cores diferentes, pois a parafina, se não me engano, é incolor. :???:

Cumprimentos,

Eu por norma mando fazer uma "lavagem de estrada" nos carros uma vez por ano.
Costumo ir a uma casa em Sacavém, a AutoLeosel, que conheço à já muitos anos. Lá lavam os carros à mão, o motor é todo lavado (com as devidas precauções), é tudo lavado por baixo, e após isto tudo toda a zona inferior é parafinada.

O último que lá esteve foi o Range, em fins de Maio, após a época das lamas, barros, etc, etc, ...

Após o "tratamento" ficou assim:

No A4 foi feito no final do ano passado.

;)

migueldefender

moderador Jag-Lover
Sr. MGomes, toca mas é a dar mais indicações dessa casa. :D :D Quero lá ir e essa de fazerem tudo manualmente agrada-me em muito.

Um abraço,

migueldefender

moderador Jag-Lover
Em relação às sucatas de Sacavém fica muito longe? Sabes se é por marcação e se o fazem no Sábado?

Obrigado e um abraço,

É um bocado mais para baixo das sucatas, fica relativamente perto do Real Forte, aquela urbanização nova perto da Dyrup. Em frente ao Real Forte há uma estrada e é por aí, um pouco mais à frente.
É numa rua que vai ter ao jardim.

Sim, trabalham ao sábado demanhã, mas julgo que não é necessário marcação. Depende do trabalho que tenham na altura.
Eu normalmente deixo lá o carro, e depois vou buscá-lo duas horas depois.

vold3mort

Estação da Chuva
Boas,em relação ao que todos os user's escreveram concordo pk os carros são vossos.
Mas em relação à parafina, se for topo de gama como a Galp tem, o que os engenheiros da marca me dizem nas palestras é que podemos aplicar no chassi bem desengurdurado a quente pra retirar os oleos encrostados. A parafina deve ser aplicada pra quem nao sabe com o chassi limpo e seco com uma pistola tipo tornador e algumas partes como: as rodas, discos de travoes,amortecedores,radiadores. Nem sequer pode passar la o fumo da parafina, de resto o chassi passado 3 dias absorve a parafina.
Em relação ao MiguelDefender ter dito que era proibida deve de tar confuso com outro país. E a unica justificação logica pra ser proibido deve-se ao facto de ao ser aplicada cria uma nuvem de fumo de parafina no ar, se nao forem utilizadas as normas de segurança pode ser prejudicial à saúde.
A cera da Wurth tb serve pra proteger o chassi que para mim fica mt melhor isolado evitando assim o começo de alguma ferrugem.

migueldefender

moderador Jag-Lover
Nop, não estou nada "confuso" com país algum, vivo em Portugal e como é mais do que óbvio não iria estar a falar de outro país... :roll: :roll: Em três de cinco locais que ando a sondar para me fazerem a lavagem, esses três me disseram que já não poderiam fazer a aplicação com parafina devido mesmo ao facto que esta acabar por ir para os pavimentos diminuindo o atrito (repito que foi a justificação dada exactamente da mesma forma em três locais onde se fazem lavagens de estrada, incluindo a Galp da Buraca, para quem conhece)....

Cumprimentos,

wolfsburg

Efectivo
Boas,

Desculpem lá estar a meter-me na conversa, mas como trabalho numa instituição ligada às estradas, posso tentar esclarecer esta situação:

Como devem calcular, a parafina em contacto com a estrada reduz o atrito de contacto entre o pneu e o pavimento, contribuindo desta forma para o aumento da sinistralidade rodoviária, pelo que se recomendou fortemente a inibição da utilização deste produto (que corrobora com a versão do migueldefender).

O problema é que a aplicação deste produto nas ditas garagens não tinham o tempo de cura suficiente para o produto aderir convenientemente às partes do veículo, e como o LCD contou, quando acabou de fazer a viagem, a parafina estava toda nas jantes, para-choques e, concerteza, no pavimento do percurso que fez.

Espero ter elucidado...:wink:

Um abraço cheio de detalhe...!

Amanphas

Efectivo
Já agora só pra ficar defenido, a parafina foi realmente proibida ou foi recomendada a sua não utilização? É que são coisas diferentes...

Abraço

wolfsburg

Efectivo
Viva amanphas,

O uso da parafina não está proibido, mas deixa-me tentar explicar a recomendação com um exemplo:

Imagina que estás parado no trânsito (entenda-se, com o carro parafinado e a deitar para o chão) e o veículo que vem a circular atrás de ti não consegue travar por causa da parafina e embate na tua traseira. O dever de reparação desse veículo poderá e deverá ser imputado tanto a ti como à oficina que aplicou a parafina, assim como, incorrem em contra-ordenação por contaminação do pavimento, uma vez que a parafina é um derivado do petróleo.

Abraço,

Amanphas

Efectivo
Viva amanphas,

O uso da parafina não está proibido, mas deixa-me tentar explicar a recomendação com um exemplo:

Imagina que estás parado no trânsito (entenda-se, com o carro parafinado e a deitar para o chão) e o veículo que vem a circular atrás de ti não consegue travar por causa da parafina e embate na tua traseira. O dever de reparação desse veículo poderá e deverá ser imputado tanto a ti como à oficina que aplicou a parafina, assim como, incorrem em contra-ordenação por contaminação do pavimento, uma vez que a parafina é um derivado do petróleo.

Abraço,
Ok percebido :fixe

Abraço

tiagojpt

Efectivo
A explicação que o Wolfsburg deu faz todo o sentido, nunca tinha pensado nisso... Sendo assim temos que pensar em outras alternativas...

Já pensei usar selante no chassis, principalmente orgãos de suspensão... Talvez acabe por o fazer, normalmente é por aí que começam a aparecer as ferrugens...