Lavar carro sem champô - pode ser ?

Olá a todos.
Começo agora a mergulhar neste mundo do detalhe que nem sequer sabia que existia. Isto é um mundo completamente novo para mim. Tenho comprado produtos para tratamento do carro nos hipermercados mas a partir de agora vou seguir os vossos conselhos. Para começar, venho dizer-vos como costumo lavar o carro: encho um balde com água morna ou pouco quente, molho uma esponja na água e passo no carro. Logo de seguida passo uma camurça fininha (couro) para enxugar a água. Tenho reparado que as cagadelas dos pássaros saem muito mais facilmente com a água morna. Não uso champô. Digam-me se tenho feito bem. Obrigado a todos.

Olá, novamente, esqueci-me de dizer que o método que descrevi no post anterior constava das instruções de lavagem que vinham no manual do meu anterior carro (Mazda).

Então compras produtos para o carro no supermercado, e lavas apenas com água morna? :D

Não, não tens. E estás no sítio certo para começares a fazer as coisas direito.

Podes começar por aqui.

Os produtos que comprava no supermercado eram os produtos de limpeza interior (tablier...) e vidros. Agora, com o meu carro novo, vou apenas comprar os produtos aconselhados por vocês. Eu que eu queria mesmo era saber se o método de lavagem que descrevi é aconselhável. Já me apercebi que a sujidade sai muito melhor com água morna ou pouco quente (não uso água muito quente). Pelo que já pude pesquisar na internet, há várias opiniões que defendem que a água morna retira mais facilmente a sujidade. Agora, quanto ao champô, ainda não encontrei ninguém que lave o carro sem usar champô. No entanto, volto a referir, o método que eu uso constava do manual do meu anterior carro (lavar com água morna com uma esponja e enxaguar com uma camurça, sem qualquer champô). Digam da vossa justiça.

Um bom champô tem muito boa lubrificação e esta característica adicionada a uma boa luva (sempre limpa) é o que garante a menor probabilidade de provocares riscos na pintura pelo arrastar da sujidade à superfície.

Por outro lado, a água não tem capacidade detergente e muito menos de remover certo tipo de sujidade e contaminação que está à superfície.

Enviado do meu SM-A505FN através do Tapatalk

Eu ainda me espanto com as indicações de certas marcas automóveis. Já é mais que altura para se atualizarem nas indicações que dão nos manuais. Como o mqdias disse, o shampoo é fundamental porque para além de efetivamente ter a capacidade de limpeza, tem a lubrificação para minimizar os danos da passagem da luva/esponja. Já agora aproveito para dizer que a esponja não tem a capacidade de uma luva de "absorver" as sujidades e os detritos. Na esponja eles não têm para onde ir e ficam na superfície da esponja, o que torna mais fácil riscar a pintura. A camurça também não é boa para a fase de secar.
O melhor é começar com um kit de lavagem da loja.