[Dúvida] Legalidades na altura de abrir o negocio!

Boa noite a todos!
Meus caros, tenho intenções de abrir um negocio de limpeza e detalhe automóvel num futuro muito próximo mas estou cheio de duvidas e gostava de saber se alguem me pode ajudar.
O que mais me preocupa são as questões legais do desempenho desta actividade. Ainda nao decidi se inicio o negocio na minha garagem pessoal ou se alugo uma para esse efeito.
Ora, aqui surgem as duvidas. Evidentemente o cliente está no seu direito de pedir factura. Até aqui tudo bem e sei como fazê-lo legalmente.
A principal questão foca-se na legalidade das instalações. A informação é escassa mas pelo que entendi, tudo o que envolva agua e limpeza automóvel necessita dum sistema de filtração de aguas usadas antes de as escoar para o sistema de saneamento. Isto é correto? Necessito verdadeiramente disso? Depois, estando apto a passar factura, sou obrigado a dispor duma máquina registadora no meu espaço profissional? Por ultimo, sou obrigado a dispor de WC no meu espaço profissional?
Peço desculpa aos mais sensiveis se estiver a mexer em assuntos tabu mas para mim, estar legal sem pontas soltas onde me possam ''agarrar'' é uma mais valia e na internet a informação é escassa (ou eu ano estou a procurar devidamente). Não me importo de ler e se souberem de artigos ou decretos podem mandar o link que eu trato de os estudar!
Desde já um obrigado.

Então pessoal? Ninguém se chega a frente? Como é que o pessoal com casas reputadas abriu o negocio? Como disse, caso seja algo ''sensivel ou tabu'' eu percebo e elimino o tópico mas mesmo assim estou a tentar esclarecer as minhas duvidas.

Olá Rui,

É provável que nas Finanças não te saibam informar sobre saneamento, mas podem ajudar-te sobre outras dúvidas.
Quanto a mim as pessoas têm uma ideia errada sobre o pessoal das Finanças, que vão andar a perseguir-nos só porque temos um negócio.
Certamente têm mais o que fazer.
Vais lá, explicas tudo o que pretendes fazer, e coloca as questões com honestidade.
Assim ficas de consciência tranquila.
Esta é a minha opinião se queres ter um negócio estável e para futuro.

Oi, Rui! Tudo certo? Espero que você esteja bem. Sendo o seu negócio no Brasil, em particular em Recife (Pernambuco) a primeira coisa a ser feita é garantir que você não tenha nenhuma pendência no seu nome ou no nome de sua empresa. Dessa forma, você consegue crédito imobiliário de forma bastante fácil e rápida sem problemas. Este acho que é conselho principal, mas pela sua mensagem você está em dúvida com outras coisas também, como na legalidade das instalações e coisas do tipo. Sobre isto, acredito que nossos companheiros de fórum podem te ajudar melhor do que eu. Valeu, abraços!

Última edição:
Não percebo nada da poda, mas diria com alguma certeza, e como afirmas, um separador de hidorcarbonetos para tratar as águas residuais provenientes da lavagem automóvel será uma necessidade. Se for na tua garagem, com certeza que só tem o que quiseres, no entanto, estás sujeito.

Tens aqui toda a informação:

Dependendo da localização da tua garagem, ficas a dever um tratamento SPA completo. :D

Boa noite a todos!
Meus caros, tenho intenções de abrir um negocio de limpeza e detalhe automóvel num futuro muito próximo mas estou cheio de duvidas e gostava de saber se alguem me pode ajudar.
O que mais me preocupa são as questões legais do desempenho desta actividade. Ainda nao decidi se inicio o negocio na minha garagem pessoal ou se alugo uma para esse efeito.
Ora, aqui surgem as duvidas. Evidentemente o cliente está no seu direito de pedir factura. Até aqui tudo bem e sei como fazê-lo legalmente.
A principal questão foca-se na legalidade das instalações. A informação é escassa mas pelo que entendi, tudo o que envolva agua e limpeza automóvel necessita dum sistema de filtração de aguas usadas antes de as escoar para o sistema de saneamento. Isto é correto? Necessito verdadeiramente disso? Depois, estando apto a passar factura, sou obrigado a dispor duma máquina registadora no meu espaço profissional? Por ultimo, sou obrigado a dispor de WC no meu espaço profissional?
Peço desculpa aos mais sensiveis se estiver a mexer em assuntos tabu mas para mim, estar legal sem pontas soltas onde me possam ''agarrar'' é uma mais valia e na internet a informação é escassa (ou eu ano estou a procurar devidamente). Não me importo de ler e se souberem de artigos ou decretos podem mandar o link que eu trato de os estudar!
Desde já um obrigado.
Boas Rui, entretanto sabes as respostas a essas perguntas? Tenho as mesmas :)