Boa noite a todos!
Meus caros, tenho intenções de abrir um negocio de limpeza e detalhe automóvel num futuro muito próximo mas estou cheio de duvidas e gostava de saber se alguem me pode ajudar.
O que mais me preocupa são as questões legais do desempenho desta actividade. Ainda nao decidi se inicio o negocio na minha garagem pessoal ou se alugo uma para esse efeito.
Ora, aqui surgem as duvidas. Evidentemente o cliente está no seu direito de pedir factura. Até aqui tudo bem e sei como fazê-lo legalmente.
A principal questão foca-se na legalidade das instalações. A informação é escassa mas pelo que entendi, tudo o que envolva agua e limpeza automóvel necessita dum sistema de filtração de aguas usadas antes de as escoar para o sistema de saneamento. Isto é correto? Necessito verdadeiramente disso? Depois, estando apto a passar factura, sou obrigado a dispor duma máquina registadora no meu espaço profissional? Por ultimo, sou obrigado a dispor de WC no meu espaço profissional?
Peço desculpa aos mais sensiveis se estiver a mexer em assuntos tabu mas para mim, estar legal sem pontas soltas onde me possam ''agarrar'' é uma mais valia e na internet a informação é escassa (ou eu ano estou a procurar devidamente). Não me importo de ler e se souberem de artigos ou decretos podem mandar o link que eu trato de os estudar!
Desde já um obrigado.

Então pessoal? Ninguém se chega a frente? Como é que o pessoal com casas reputadas abriu o negocio? Como disse, caso seja algo ''sensivel ou tabu'' eu percebo e elimino o tópico mas mesmo assim estou a tentar esclarecer as minhas duvidas.

Olá Rui,

É provável que nas Finanças não te saibam informar sobre saneamento, mas podem ajudar-te sobre outras dúvidas.
Quanto a mim as pessoas têm uma ideia errada sobre o pessoal das Finanças, que vão andar a perseguir-nos só porque temos um negócio.
Certamente têm mais o que fazer.
Vais lá, explicas tudo o que pretendes fazer, e coloca as questões com honestidade.
Assim ficas de consciência tranquila.
Esta é a minha opinião se queres ter um negócio estável e para futuro.

Oi, Rui! Tudo certo? Espero que você esteja bem. Sendo o seu negócio no Brasil, em particular em Recife (Pernambuco) a primeira coisa a ser feita é garantir que você não tenha nenhuma pendência no seu nome ou no nome de sua empresa. Dessa forma, você consegue crédito imobiliário de forma bastante fácil e rápida sem problemas. Este acho que é conselho principal, mas pela sua mensagem você está em dúvida com outras coisas também, como na legalidade das instalações e coisas do tipo. Sobre isto, acredito que nossos companheiros de fórum podem te ajudar melhor do que eu. Valeu, abraços!

Última edição:
Não percebo nada da poda, mas diria com alguma certeza, e como afirmas, um separador de hidorcarbonetos para tratar as águas residuais provenientes da lavagem automóvel será uma necessidade. Se for na tua garagem, com certeza que só tem o que quiseres, no entanto, estás sujeito.

Tens aqui toda a informação:

Dependendo da localização da tua garagem, ficas a dever um tratamento SPA completo. :D

Boa noite a todos!
Meus caros, tenho intenções de abrir um negocio de limpeza e detalhe automóvel num futuro muito próximo mas estou cheio de duvidas e gostava de saber se alguem me pode ajudar.
O que mais me preocupa são as questões legais do desempenho desta actividade. Ainda nao decidi se inicio o negocio na minha garagem pessoal ou se alugo uma para esse efeito.
Ora, aqui surgem as duvidas. Evidentemente o cliente está no seu direito de pedir factura. Até aqui tudo bem e sei como fazê-lo legalmente.
A principal questão foca-se na legalidade das instalações. A informação é escassa mas pelo que entendi, tudo o que envolva agua e limpeza automóvel necessita dum sistema de filtração de aguas usadas antes de as escoar para o sistema de saneamento. Isto é correto? Necessito verdadeiramente disso? Depois, estando apto a passar factura, sou obrigado a dispor duma máquina registadora no meu espaço profissional? Por ultimo, sou obrigado a dispor de WC no meu espaço profissional?
Peço desculpa aos mais sensiveis se estiver a mexer em assuntos tabu mas para mim, estar legal sem pontas soltas onde me possam ''agarrar'' é uma mais valia e na internet a informação é escassa (ou eu ano estou a procurar devidamente). Não me importo de ler e se souberem de artigos ou decretos podem mandar o link que eu trato de os estudar!
Desde já um obrigado.

Boas Rui, entretanto sabes as respostas a essas perguntas? Tenho as mesmas :)

Pelo que tenho lido pela a net !
E o que tenho procurado !

espaços em lisboa para esse efeito , não há … e os que há exigem adaptações e obras .

sim se for um espaço aberto ao público vais ter que .

separação de águas no subsolo , com grelhas a volta para escuar as águas das lavagens para um reservatório de separação águas sujas /óleos .

Wc, convém ter , nem que seja para os despregados !

não precisas ter uma registadora , ora basta ter um programa de faturação num computador e anexar uma caixa registadora .

O espaço necessita de ter licença camarária para esse efeito !

empresa tem que ter o cae de lavagens auto/oficina .
Livro de reclamações ( espaços públicos e de serviços ).

Sobre as minhas pesquisas e experiência são algumas necessárias …

mas deverá haver gente que saiba mais que eu .

espero ter ajudado para dar umas luzes

Boas ! Começando do zero, para quem não entende nada de licenças nem legalidades, mas que quer criar um posto de trabalho/rendimento, quais são as prioridades?

Comprar um terreno? Quais as preocupações a ter em conta nesse devido terreno?

Obrigada !

Começando do zero, perceber primeiro o que se exige em termos fiscais, legais e camarários.
Depois perceber se existe "espaço" ou mercado para o serviço que pretende oferecer.
Isto não é imediato e pode levar anos até obter retorno, pois após ter o espaço tem de investir em formação (se calhar o mais importante e implica actualizações e novas técnicas/materiais), equipamentos e material.

Olá todos e muito obrigado pelas respostas anteriores.
Isto de facto começar do zero é muito dificil.
As principas questões já foram esclarecidas pelo pessoal aqui no topico.
Basicamente temos a parte legal e a parte ambiental. Ambas devem ser a prioridade para puder trabalhar e começar de forma tranquila, organizada e sem surpresas. Licença camarária para o espaço assim como um seguro, registo nas finanças para facturação e o separador de hidrocloretos para a parte ambiental. No meu caso, quando aparecem clientes, uso o espaço de um amigo que trabalha na area e tem todas as condiçoes para o efeito.

Para quem perguntou se é um negócio rentável, demora bastante (se calhar até demais) ate chegar a uma boa rentabilidade. Nao se pode olhar para o detalhe como uma alternativa de escape á crise laboral. É uma actividade séria de grande responsabilidade que facilmente pode dar mais prejuizo do que lucro.

De volta