Ligar um carregador/estabilizador de bateria?

Boa tarde a todos,

Coloquei um post num outro fórum que participo mas admito que prezo muito a vossa opinião,

Um dos meus carros vai ter de ficar parado por cerca de 1 mês, o carro já tem 6 anos e a bateria de origem (gostava de a manter por um pouco mais)

A bateria está na mala. Liguei i estabilizador (que comprei na Norauto - o mais económico de todos) e liguei as pinças. Rapidamente acendeu a luz vermelha sinalizado que está a carregar (deduzo que estivesse a ficar com os níveis baixos)

A mala embora abra com remoto controlo não é automática e não dá para encostar pois sobe logo por pressão dos amortecedores,

Como os cabos do estabilizador são muito fininhos fechei normalmente a mala "esmagando" os fios (não houve quase resistência nenhuma) e tranquei o carro com o alarme,

Este procedimento está correto? Alguma falha a apontar?
 
Olá! :)

Não, não pode deixar os cabos à pressão. Também não deve realizar o carregamento diretamente nos bornos da bateria. Pode danificar algum dos sensores.

O procedimento correto é ligar o carregador aos pontos de carregamento presentes no compartimento do motor e encostar o capot aos fechos.
 
Olá! :)

Não, não pode deixar os cabos à pressão. Também não deve realizar o carregamento diretamente nos bornos da bateria. Pode danificar algum dos sensores.

O procedimento correto é ligar o carregador aos pontos de carregamento presentes no compartimento do motor e encostar o capot aos fechos.
Fiz asneiras! então devo ligar só o vermelho ao ponto que existe no compartimento do motor e o preto à "chapa" ou parafuso existente no comportamento do motor?

E o carro fica com o alarme desligado?
 
Exatamente. Existe uma espécie de parafuso específico para ligar o cabo preto (negativo). Consulte o manual de instruções se tiver dúvidas! ;)
Quando diz alarme é mesmo alarme ou referece a trancar o carro com o comando?
 
Exatamente. Existe uma espécie de parafuso específico para ligar o cabo preto (negativo). Consulte o manual de instruções se tiver dúvidas! ;)
Quando diz alarme é mesmo alarme ou referece a trancar o carro com o comando?
Alarme mesmo! Quando tranco o carro ele automaticamente fica com o alarme ligado - é de origem não foi instalado posteriormente
 
Alarme mesmo! Quando tranco o carro ele automaticamente fica com o alarme ligado - é de origem não foi instalado posteriormente
Assim sendo não sei se será boa ideia trancar o carro com o capot aberto. A probabilidade de o alarme disparar é grande.
A garagem é privada ou comum?
Consegue desligar o alarme em algum botão?
 
Assim sendo não sei se será boa ideia trancar o carro com o capot aberto. A probabilidade de o alarme disparar é grande.
A garagem é privada ou comum?
Consegue desligar o alarme em algum botão?
A garagem é privada! Que eu saiba não existe forma de desligar. Sempre que se tranca ativa automaticamente!

Apenas uma pergunta (eventualmente descabida e feita por um leigo na matéria) quando ligados ao polo positivo do compartimento do motor e o polo negativo a um parafuso ou chapa, a qualidade/rapidez do recarregamento é igual quando comparada com a ligação direta aos bornos da bateria?
 
A garagem é privada! Que eu saiba não existe forma de desligar. Sempre que se tranca ativa automaticamente!

Apenas uma pergunta (eventualmente descabida e feita por um leigo na matéria) quando ligados ao polo positivo do compartimento do motor e o polo negativo a um parafuso ou chapa, a qualidade/rapidez do recarregamento é igual quando comparada com a ligação direta aos bornos da bateria?
Então sendo assim pode deixar o carro destrancado.

Sim. Existe sempre alguma perda de eficácia mas não é significativa. Aliás, acaba por ser mais eficaz está forma de carregamentos uma vez que é o carro que "alimenta" a bateria e não vice versa. Ou seja, o carregador satisfaz primeiro as necessidades energéticas do carro e depois as da bateria o que acaba por fazer com que a bateria sofra consumos energéticos muito próximos de zero. ;)
 
Então sendo assim pode deixar o carro destrancado.

Sim. Existe sempre alguma perda de eficácia mas não é significativa. Aliás, acaba por ser mais eficaz está forma de carregamentos uma vez que é o carro que "alimenta" a bateria e não vice versa. Ou seja, o carregador satisfaz primeiro as necessidades energéticas do carro e depois as da bateria o que acaba por fazer com que a bateria sofra consumos energéticos muito próximos de zero. ;)
Muito Obrigado
 
Ola meus caros!

Segui as vossas instruções! Ao fim de vários dias ainda tem a luz vermelha (charge) ligada. Tenho tido sempre o carro com o alarme ligado (o que or si só consume alguma energia) mas será que a bateria já não está nas melhores condições?

Não seria suposto estar na posição verde (manutenção)?
 
Ola meus caros!

Segui as vossas instruções! Ao fim de vários dias ainda tem a luz vermelha (charge) ligada. Tenho tido sempre o carro com o alarme ligado (o que or si só consume alguma energia) mas será que a bateria já não está nas melhores condições?

Não seria suposto estar na posição verde (manutenção)?
Não ha opiniões? Obrigado
 
Olá.

Qual é o carro em causa?

Vi que abriu um tópico com a mesma questão no fórum motorguia e deixe me que lhe diga, fiquei desiludido por ter literalmente ignorado a informação técnica que lhe dei e ter seguido o conselho do outro user que do que entendi, não percebe nada do assunto.

Para que fique esclarecido, os carros mais modernos (em algumas marcas já a partir de 2007) possuem um sensor no terminal negativo da bateria chamado sensor de gestão de carga ou IBS ou sensor BEM. Cada marca dá-lhe um nome. Esse sensor é responsável pelo monitoramento do estado da bateria com o propósito de informar os módulos do carro sobre a possibilidade de ativar ou não, o sistema start & stop, entre outras funções. Ora tendo o seu carro 6 anos, deduzo que já possua sistema S&S o que por sua vez implica que tenha este sensor no terminal negativo da bateria.

A ideia que uma vez não faz mal não é de todo correta. A um dos carros cá de casa (BMW) queimaram esse sensor porque seguiram o princípio "não faz mal uma vez". Resultado, em vez de assumir a oficina os custos de reparação, tivemos de assumir nós (e o preço não é de todo simpático) porque só algum tempo depois é que nos apercebemos do problema.

Relativamente ao curto circuito que o outro user referiu: isso é evitado ao seguir o correto procedimento para ligar os cabos de encosto de bateria. O que ele disse não faz sentido.

Mais acrescento que no caso do terminal positivo, marcas como a BMW (entre outras), implementam um sensor que em caso de disparo dos airbags, corta o fornecimento de energia para o motor e agregados com o propósito de evitar perigos acrescidos. A substituição desse sensor também não é em nada, barata!

Para concluir, é por atitudes como esta que muitos users evitam responder a certos tópicos uma vez que vêem os seus conselhos baseados em informações técnicas, a serem ignorados em detrimento de conselhos baseados no saber "popular ".
 
Última edição:
Olá.

Qual é o carro em causa?

Vi que abriu um tópico com a mesma questão no fórum motorguia e deixe me que lhe diga, fiquei desiludido por ter literalmente ignorado a informação técnica que lhe dei e ter seguido o conselho do outro user que do que entendi, não percebe nada do assunto.

Para que fique esclarecido, os carros mais modernos (em algumas marcas já a partir de 2007) possuem um sensor no terminal negativo da bateria chamado sensor de gestão de carga ou IBS ou sensor BEM. Cada marca dá-lhe um nome. Esse sensor é responsável pelo monitoramento do estado da bateria com o propósito de informar os módulos do carro sobre a possibilidade de ativar ou não, o sistema start & stop, entre outras funções. Ora tendo o seu carro 6 anos, deduzo que já possua sistema S&S o que por sua vez implica que tenha este sensor no terminal negativo da bateria.

A ideia que uma vez não faz mal não é de todo correta. A um dos carros cá de casa (BMW) queimaram esse sensor porque seguiram o princípio "não faz mal uma vez". Resultado, em vez de assumir a oficina os custos de reparação, tivemos de assumir nós (e o preço não é de todo simpático) porque só algum tempo depois é que nos apercebemos do problema.

Relativamente ao curto circuito que o outro user referiu: isso é evitado ao seguir o correto procedimento para ligar os cabos de encosto de bateria. O que ele disse não faz sentido.

Mais acrescento que no caso do terminal positivo, marcas como a BMW (entre outras), implementam um sensor que em caso de disparo dos airbags, corta o fornecimento de energia para o motor e agregados com o propósito de evitar perigos acrescidos. A substituição desse sensor também não é em nada, barata!

Para concluir, é por atitudes como esta que muitos users evitam responder a certos tópicos uma vez que vêem os seus conselhos baseados em informações técnicas, a serem ignorados em detrimento de conselhos baseados no saber "popular ".

Não era, de todo, ofende-lo. E se, por ventura valorizar, manifesto o meu agradecimento e reconhecimento pelo conhecimento técnico (que manifestamente não disponho)

Sim, o carro já tem S&S e, se tem algum valor informativo, é bastante tecnológico com "luzes e luzinhas" para tudo o quanto é sitio

No momento, já tenho a ligação de acordo as suas orientações. Portanto no polo positivo do compartimento do motor e a "pinça" negativa num parafuso que a marca recomenda no manual de utilização,

Mais uma vez, as minhas desculpas pelo mal entendido,
 
Não era, de todo, ofende-lo. E se, por ventura valorizar, manifesto o meu agradecimento e reconhecimento pelo conhecimento técnico (que manifestamente não disponho)

Sim, o carro já tem S&S e, se tem algum valor informativo, é bastante tecnológico com "luzes e luzinhas" para tudo o quanto é sitio

No momento, já tenho a ligação de acordo as suas orientações. Portanto no polo positivo do compartimento do motor e a "pinça" negativa num parafuso que a marca recomenda no manual de utilização,

Mais uma vez, as minhas desculpas pelo mal entendido,
Não me senti de todo ofendido, colega. Não se preocupe. ;) Como referi no post anterior, fiquei foi desiludido uma vez que o meu conselho com base técnica foi ignorado em detrimento de um conselho "popular" que lhe podia causar danos no carro. Mas pronto. Continuando.

Deixe o carregador ligado durante um dia ou dois, e verifique se ele passa para o modo manutenção. Se não passar das duas uma: ou o carregador tem problemas ou a bateria já está bastante degradada e não segura a carga (bastante provável devido aos 6 anos de idade). O start & stop funciona em condições?

Volto a questionar, qual é o carro em questão?
 
Não me senti de todo ofendido, colega. Não se preocupe. ;) Como referi no post anterior, fiquei foi desiludido uma vez que o meu conselho com base técnica foi ignorado em detrimento de um conselho "popular" que lhe podia causar danos no carro. Mas pronto. Continuando.

Deixe o carregador ligado durante um dia ou dois, e verifique se ele passa para o modo manutenção. Se não passar das duas uma: ou o carregador tem problemas ou a bateria já está bastante degradada e não segura a carga (bastante provável devido aos 6 anos de idade). O start & stop funciona em condições?

Volto a questionar, qual é o carro em questão?
O S&S sempre funcionou mas como faço sempre muito auto estrada e admito que não gosto do sistema (não deste carro em particular, de todos) ando sempre com ele desligado,

É um Maserati
 
O S&S sempre funcionou mas como faço sempre muito auto estrada e admito que não gosto do sistema (não deste carro em particular, de todos) ando sempre com ele desligado,

É um Maserati
Olá!

Sendo um Maserati, a bateria deverá ser de grande capacidade pelo que o tempo até à carga total é maior uma vez que comprou o carregador mais básico que, por sua vez, tem um menor débito de energia por hora.

Se o S&S funciona sempre é porque a bateria ainda não está totalmente degradada embora devido às normas europeias de poluição, o S&S em carros mais recentes seja "forçado" a atuar mesmo que a bateria já não se encontre nas melhores condições. Em todo o caso, faz muito bem em desligar o sistema!

Relativamente ao que me questionou por mensagem, é normal uma vez que "acordou" o carro e por isso ocorreu um consumo de energia que teve de ser reposto pelo carregador daí ter acendido a luz vermelha. É perfeitamente normal. Aliás, até é o esperado que aconteça!

Penso que li algures que a Maserati oferecia na compra de um automóvel, um carregador de baterias uma vez que a grande maioria dos seus clientes passa muito tempo com o carro parado na garagem ou realiza maioritariamente viagens curtas. Estarei a fazer confusão com outra marca ou a oferta apenas se aplica aos carros mais recentes?
 
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Reações: ASA
Olá!

Sendo um Maserati, a bateria deverá ser de grande capacidade pelo que o tempo até à carga total é maior uma vez que comprou o carregador mais básico que, por sua vez, tem um menor débito de energia por hora.

Se o S&S funciona sempre é porque a bateria ainda não está totalmente degradada embora devido às normas europeias de poluição, o S&S em carros mais recentes seja "forçado" a atuar mesmo que a bateria já não se encontre nas melhores condições. Em todo o caso, faz muito bem em desligar o sistema!

Relativamente ao que me questionou por mensagem, é normal uma vez que "acordou" o carro e por isso ocorreu um consumo de energia que teve de ser reposto pelo carregador daí ter acendido a luz vermelha. É perfeitamente normal. Aliás, até é o esperado que aconteça!

Penso que li algures que a Maserati oferecia na compra de um automóvel, um carregador de baterias uma vez que a grande maioria dos seus clientes passa muito tempo com o carro parado na garagem ou realiza maioritariamente viagens curtas. Estarei a fazer confusão com outra marca ou a oferta apenas se aplica aos carros mais recentes?

Obrigado pelas informações, como disse, nunca uso o S&S ha marcas mais "chatinhas" como a mercedes que após desligar a ignição no próximo ciclo ativa o sistema por defeito. Neste caso é mais pacifico, podemos escolher desligar indefinidamente,

Na altura houve algumas ofertas ("mimos") e no final ainda pedi o carregador deles (que acho que é exatamente igual ao ctek) mas o negocio já estava fechado e não havia espaço para mais negocio!

Admito que já tinha colocado essa possibilidade, a bateria é de grandes dimensões (imagino de que de grande capacidade) e o carregador necessite de mais tempo ou, porventura, não ter a capacidade para carregar a bateria ao máximo
 
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