Manual de Manutenções (14-12-2007)

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detailing since 2005
(artigo em construção)


Manual de Manutenção
14-12-2007


Após um detalhe ou até mesmo antes, temos de ter em atenção certos aspectos para que a nossa viatura se mantenha sempre nas melhores condições possíveis. É certo que sem estarem detalhadas o resultado aparente apenas vai ser de não estragar mais, se estiver detalhada é claro que se vai manter o detalhe por muito tempo.
Os produtos utilizados vão estar a negrito para uma mais fácil identificação. Resta dizer que este manual poderá sofrer alterações, sempre que testemos novos produtos e superem o resultado dos que descrevemos.



Limpeza de motor

Antes de mais isolar (com aquele papel de aluminio que se usa nas cozinhas, este molda-se bem e é óptimo) tudo que seja eléctrico, alternador, distribuidor, bateria, alarme e pronto, algo mais que poderão ver. Isto não tem ciência nenhuma e não é preciso ter medo para limpar um motor. Aquelas capas em plástico do motor devem ser tiradas e lavadas como o motor, assim vai-se mais ao detalhe. Com este cuidado inicial o resto é fácil.

Primeiro lavar o capot por baixo, passar por água (nada de pressão) e borrifar Einszett Car Star(1). Ir passando por água pois pode secar rapidamente e criar manchas do produto. Nada que não se resolva borrifando novamente. São necessários panos microfibras e pinceis para os recantos.

Para o motor a tecnica é igual. Para finalizar, apenas na parte do motor ou onde contenha plásticos e borrachas, borrifar Meguiar´s HyperDressing(2) e passar por água, com a saída em leque e pronto, o produto é espalhado mais uniformemente. Para secar utilizador panos secos, microfibras. Depois colocar o carro a trabalhar durante 5 minutos. Caso note sair um vapor, normalmente pela sonda lambda, não se assuste, passado uns minutos desaparece, é só água a evaporar.



Lavagem e Secagem

Este processo é o mais importante para se manter a viatura com bom aspecto. É mesmo o inicio de um bom detalhe e de manutenções bem feitas.

Deve-se comprar dois baldes, pequenos, algo de 5 litros chega perfeitamente.

Num dos baldes colocar uma tampa e meia ou duas de Einszett Exclusiv Glanz e colocar água até perfazer os 5 litros mais ou menos. No outro balde colocar apenas água limpa.

Sobre o processo, simples, primeiro de tudo lavar as cavas das rodas. Podemos levantar um pouco o carro casoo espaço entre o pneu e a cava seja curto e com uma escova do género da Viking Wheel & Fender Brush ou até uma de lavar costas. Basicamente molhar e esperar 1 minuto, depois borrifar com Einzett Car Star e esfregar com a escova anteriormente referida (ou similar). Depois passar novamente por água.
Poderá desejar o aspecto natural e para isso utilize a diluição de Meguiar´s HyperDressing como já dito no motor, mesma diluição.

Após isto lavar as jantes. Basta colocar num balde champô e água (veja o nome do champô no parágrafo anterior) e depois com a escova Ez Detail Brush molhar na água e na jante. Algo normal. Por fim com uma luva de microfibras lavar o exterior da jante (mesma coisa de passar pela água com champô). Caso seja necessário, com um pincel lavar as cavidades dos pernos.

Depois passar água na jantes e por todo o carro, deve-se evitar lavar ao sol. A superficie convém estar sempre molhada. Com uma luva de pêlo de ovelha natural (pode ser a profissional e assim não molha as mãos), enxagua no balde com o champô e passa numa secção de 70cm x 70cm (mais ou menos, se o automóvel estiver muito sujo a secção diminui) e depois passar pela água limpa. Novamente meter a luva no champô e passar na secção, depois água limpa. Fazer isto intercaladamente e porquê? Porque assim evita-se que a luva fique com impurezas e sobretudo que a água com champô se mantenha sempre limpa. A água do outro balde, caso esteja muito suja pode ser mudada por nova.

Também atenção para não deixar secar a espuma, ou seja, ir molhando os paineis. Por fim secar com uma toalha microfibras waffle weave, basta estender a toalha e puxar pelas pontas. Tanto na lavagem como aqui na secagem não pressionar, sempre suavemente.

Na parte da secagem pode optar pela técnica do fio de água caso a pintura esteja devidamente tratada e poderá ver como AQUI .

No final os pneus dão aquele toque e portanto, lavar (após lavagem das cavas) com uma escova, poderá ser uma dura daquelas de banho (à venda nos hipers), com chapô normal, como se lavasse a pintura. Após isto, para ainda melhorar a limpeza borrifar APC e esfregar com a escova. Secar com um pano microfibras e aplicar condicionadores (no final da lavagem da pintura) como Duragloss Wet Look Tire Shine (para aspecto mate) ou o Mothers FX Tire Shine (para um look mais brilhante), com uma esponja ou aplicador próprio para pneus. Se vir que sujou a jante, um pano microfibras e retire de imediato o indesejável da jante.

Como capricho, poderá utilizar um booster depois do automóvel seco, isto é, vai avivar o look da sua viatura. Isto pode ser feito com o Z-8 Grand Finale Spray Seal. É liquido, borrifa-se numa secção de 50cm x 50cm e remove-se em seguida com auxilio de um pano microfibras. Sempre assim por todo o carro. Utilizar vários panos para que não fiquem vestigios de excessos na pintura.



Limpeza e Condicionamento de Interiores

O interior é mais simples de cuidar, no entanto toma mais tempo caso se queira ir ao pormenor e aqui será relatado uma rigorosa manutenção ao interior.

Podemos começar por retirar os tapetes e se tivermos "tralha" no interior, tirar tudo e no fim até ver o que precisamos ou não.

Começamos por aspirar todos os tapetes e carpetes. Depois partir para limpeza do tecto, em tecido ou plástico, a técnica será igual que é: borrifar para um pano microfibras APC(3) (All Purpose Cleaner) e depois esfregar suavemente o tecido ou plástico. Claro que devemos mudar de lado do pano, preferencialmente dobrá-lo em quatro e temos várias faces para limpezas. Nunca deixar saturar o pano com sujidade, não interessa o número de panos a utilizar.

Agora relativamente aos estofos, temos duas possibilidades, aliás, três caso seja em pele:
- com a espuma Einszett Upholostry, aplicar nos estofos, esperar 5 minutos e depois escovar com uma escova de sapatos. Por fim retirar os excessos com um pano microfibras;
- apenas com panos microfibras e APC, podemos limpar tal como se faz no tecto. Retirar sempre excessos com um pano microfibras limpo;
- caso seja pele, limpar com o Duragloss Leather Shampoo, tem uma capacidade surpreendente de limpeza.

Depois partimos para limpeza dos plásticos. Também com APC borrifar no pano e limpar, tal como os tectos. Tudo pode ser limpo com o APC, o próprio nome indica isto mesmo.

Para limpar os ventiladores, borrifar APC e com um pincel passar suavemente e depois com um pano microfibras retirar o excesso.

Nesta fase condicionar os plásticos com Poorboys Natural Look Dressing, com um aplicador poliespuma colocar uma pequena quantidade e passar nos plásticos. passado 1 minuto passar um pano microfibras limpo. Poderá ainda polir partes metálicas, alguns carros possuem aluminio ou outro metal e com o Autosol Metal Polish, juntamente com um pano microfibras, esfregar com pouca quantidade de produto até obter o resultado desejado.

Agora limpa-se os vidros com Einszett Windscreen Clear, pano microfibras e claro, temos de ver se é necessário algo limpo para o vidro ficar imaculado.

Para condicionar a pele, utilizar o Duragloss Leather Conditioner, também aplicar com mãos ou pano microfibras nos bancos ou todas as superficies em pele. Deixar uns 10 minutos e depois passar um pano microfibras limpo.
Há uma parte muito sensível que são os mostradores, aliás, o seu plástico. Simplesmente passe um pano microfibras limpo e seco por essa zona, muito suavemente. Se estiver riscado e desejar melhorar o aspecto, utilizar Mothers Plastic Polish com um aplicador em microfibras e retirar excessos com novo pano microfibras.

Caso seja necessário, aspirar novamente tudo porque com as limpezas algo poderá ficar com impurezas, até mesmo dos pés que lá andaram no durante.



Proteger/Look do Exterior

Após a lavagem do exterior, poderemos querer que a pintura fique com algo mais, nomeadamente protegida contra agentes exteriores (dejectos de animais, chuvas, cálcario e muitas mais impurezas) e aliar isto a um bom look, óptimo!

Poderá optar por um destes processos. Selar, encerar, selar e encerar. O selante tem a particularidade de durar mais tempo, no entanto se fizer uma reposição de cêra de mais ou menos 2 em 2 meses ou até 3 em 3 meses, o selante pode ser facultativo.

Não vamos escolher x produto para x processo, apenas vamos enumerar e depois pode escolher.
Selante: Duragloss Polish and Cleaner + Duragloss 111 Clear Coat Polish (CCP)
Cêras: Pinnacle Souveran Wax ou Collinite Liquid Insulator Wax (No. 845) ou Poorboys Nattys Paste Wax - Blue

Em termos de aplicação, depende do produto. Se for líquido com aplicador em microfibra, caso seja sólido o aplicador amarelo em poli-espuma.
Devemos obedecer a determinadas condições para aplicação e remoção dos excessos, devemos ver sempre a descrição do produto na loja ou até na embalagem.

A maioria dos selantes requerem processo de cura que normalmente é de 12 horas. Só após isto poderemos aplicar a cêra.

Antes da aplicação devemos escolher, se o carro é escuro, claro, vermelho, preto, azul, etc. Existem compromissos na escolha, ver novamente as descrições dos produtos.

Ainda há um outro aspecto, os plásticos exteriores não pintados. Naqueles um pouco rugosos, utilizar ou Einzett Vinyl Gel ou o Einzett Kunstoff (este líquido). Aplicar com um aplicador poliespuma. Atenção que o aplicador vai ficar escuro, normalmente apenas se utiliza este aplicador para os tratamentos com estes produtos. Caso o plástico seja completamente liso, aplicar o ClearKote Vanilla Moose Wax Hand Glaze ou algo semelhante. Visto o plástico ser liso, caso sejam aplicados algum dos produtos para o material rugosos, poucos dias depois este desaparece. Existem casos como o Mercedes E270 de 2004, em que o plástico entre o capot e o pára-brisas é mesmo liso. A aplicação deste último produto pode também ser pelo aplicador poliespuma e depois deve-se passar um pano limpo para retirar excessos. Atenção, antes de os condicionar limpar bem, além do champô da lavagem normal, utilizar APC e um pano, vai conferir ainda mais limpeza.







(1) Einszett Car Star - deve ser diluido numa proporção de 1:1 e colocar num borrifador.
(2) Meguiar´s HyperDressing - poderá ser diluido com água destilada em 1:4, 1:3, 1:2. Quanto mais água for diluída, menos efeito brilhante confere. Portanto, 1:4 dará um aspecto limpo mas mate.
(3) APC - é um produto que se obtém pela diluição do Einzett Blitz com água destilada, proporção de 1 de blitz e 20 de água. Cuidado com diluição mais agressiva, esta é suave e dará para tudo.
Actualizado em ( 14-Dec-2007 )
 

a.Cadilhe

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Muito porreiro, bastante esclarecedor em mei aduzia de palavras.:fixe

Já agora não queres fazer um acerca das várias fazes do Detalhe, corte, polimento etc.?:roll: :roll: :roll:
 

yamaha

Detail forever
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Muito porreiro :wink:

Vai ajudar imenso :detalhe
 

civic ctdi

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Ja fiz copypaste para ler no trabalho quando não estou a fazer nada:lol::lol:. Se alguem quiser fazer mais sobre assuntos mais especificos, estejam à vontade... nada pra fazer tenho eu à farta:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Obrigado pela iniciativa.
 

powerPT

detailing since 2005
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Já agora não queres fazer um acerca das várias fazes do Detalhe, corte, polimento etc.?
Isso já é coisa a mais :lol: Agora fora de brincadeira se tiver tempo faço, no entanto existem por aí uns bons manuais sobre esse assunto.

Este é só de manutenção e ainda faltam uns pontos que já me apontaram e que não estão esquecidos.
 

Alquimista

2 CV e Jaguar FOREVER
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Muito porreiro, bastante esclarecedor em mei aduzia de palavras.:fixe

Já agora não queres fazer um acerca das várias fazes do Detalhe, corte, polimento etc.?:roll: :roll: :roll:
Eu faço-te um verbalmente...soon! O que falamos está de pé, Augusto!:fixe
 

nunorsilva

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Muito bom!

Mais um para imprimir e arquivar.. para consulta in loco :fixe
 

rucsantos

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Toda a ajuda e informação sobre esta nobre arte é sempre bemvinda.:fixe
 

Jusas

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Nunca é demais estas GRANDES ajudas!! :le

Já está adicionado á pasta do detalhe...:fixe

Um abraço
 

BGT

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Bom manual!!!

Faltou a parte de condicionamento aos plásticos exteriores e cavas das rodas, mt importante. Nem pareces um detailer.

Como título podes por: Limpeza e Condicionamento de plásticos Exteriores
 
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Excelente manual! :fixe
Obrigado por mais uma colaboração da tua parte.

Esse vídeo está catita.... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 

BGT

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

O manual ainda nem está pronto, calma!
Desculpa da critica dos plásticos exteriores. :uhps Pensava que já estivesse tudo pronto.
O do motor já me vai dar um grande jeito, o pior vai ser reconhecer os componentes a isolar
 

a.Cadilhe

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Isso já é coisa a mais :lol: Agora fora de brincadeira se tiver tempo faço, no entanto existem por aí uns bons manuais sobre esse assunto.

Este é só de manutenção e ainda faltam uns pontos que já me apontaram e que não estão esquecidos.


Boas Diogo, eu sei que já existem alguns sobre o assunto, e bons:fixe , mas está-se sempre a arender e as coisas em evolução.:le
 

nunorsilva

Efectivo
Re: Manual de Manutenções (13-12-2007)

Desculpa da critica dos plásticos exteriores. :uhps Pensava que já estivesse tudo pronto.
O do motor já me vai dar um grande jeito, o pior vai ser reconhecer os componentes a isolar
Este é um ponto que também que causa alguma confusão... PowerPT, falas em "Primeiro lavar o capot por baixo, passar por água (nada de pressão) e borrifar Einszett Car Star"

O que queres dizer com o "passar por água"? Pegar na mangueira e apontar para ali, em "leque"? E o motor em si? Da mesma forma?
Fico de pé atrás quando penso em deixar a água correr ali pelas entranhas do motor... De qualquer forma, se é mesmo assim, é conveniente tirar a protecção que grande parte dos carros têm por baixo, não? Senão fica tudo ensopado/encharcado..

Ou sou eu que estou a fazer um grande filme? :???::ashamed05
 

powerPT

detailing since 2005
É isso mesmo. Podem sempre limpar quase a seco, no manual poderei referir isto.
Não tenhas medo, coragem! :lol:
 

Diamondplus

Efectivo
Excelente tópico powerPT :fixe
Depois de ler só estranhei a norma de utilização dos aplicadores na aplicação das ceras e selantes:
"Em termos de aplicação, depende do produto. Se for líquido com aplicador em microfibra, caso seja sólido o aplicador amarelo em poli-espuma."
 
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