[Dúvida] Material Novo

Bom dia.

Estou registado desde 2008 mas tenho andado muito desaparecido. Agora que tenho um carro novo comecei a ler sobre o assunto e retomei a minha presença por aqui.

No ano passado depois de ter recebido o meu carro aproveitei uns vales que me tinham dado e comprei alguns produtos no site da chemical guys.

Neste momento tenho este material:

ArtigoQuantidadeObs
Baldes2
Dirt Trap2
Limpeza Vidros1CHEMICAL GUYS SIGNATURE SERIES GLASS CLEANER
APC1CHEMICAL GUYS ALL CLEAN CITRUS BASED ALL PURPOSE CLEANER
Limpeza Jantes1CHEMICAL GUYS DIABLO GEL WHEEL RIM CLEANER
Champoo2CHEMICAL GUYS CITRUS WASH AND GLOSS CONCENTRATED CAR WASH
Luva Microfibras1
Toalhas Micro Fibras (Jantes)2Cinzentas
Toalhas Micro Fibras (Interiores)2Amarelas
Toalhas Micro Fibras (Exterior)2Verde
Toalhas Micro Fibras (Vidros)2Azuis
Toalhas Micro Fibras (Hidratação Pele)2Laranjas
Toalha Waffle1
Toalha Macia Exterior1
Escova Limpa Exterior Jantes1

Estou agora a pensar comprar o material da lista abaixo para tentar melhorar o aspecto do carro dos meus sogros que nunca teve um tratamento como deve ser e até me faz impressão :mad:

ArtigoQuantidadeObs
Escova Limpa Interior Jantes0EZ DETAIL BRUSH LARGE
Claybar + Lubrificante0KIT GYEON CLAY BAR - DESCONTAMINAÇÃO
Cera0Collinite 915
Selante0Poorboys EX-P
Descontaminação Ferrea0GYEON Q²M IRON
Aplicadores Microespuma0
Selante Vidros0ANGELWAX H2GO
Quick Detailer0
Abrilhantador de Pneus0
Aplicador Abrilhantador de Pneus0

Estou a pensar lavar como deve ser o carro, passar com uma claybar fina/média para retirar a contaminação e uns salpicos de tinta de um dos vidros devido a terem pintado a escola da minha sogra e não disseram para retirar os carros e ficou com umas pintas azuis no vidro, depois aplicar um selante e no fim cera. Acredito que fique bem melhor do que está agora, ou estou errado?

Não vou polir o carro porque não tenho qualquer experiência nesse passo e tenho bastante receio de fazer asneiras.

Dos produtos escolhidos aconselham alguma alternativa? E dos produtos que me faltam o que aconselham?

Também vou aproveitar para aumentar o meu stock de panos microfibras que já se revela escasso e também uma toalha microfibras grande para juntar à que já tenho para ajudar na secagem depois de passar a waffle.

Já vi malta que diz que usa Quick Detail para ajudar na secagem e evitar marcas de água. Alguém recomenda este procedimento?

Obrigado desde já pela ajuda :)

P.S.

Deixo aqui algumas fotos do meu carro

Última edição:
Em relação aos produtos escolhidos, na loja não ficas mal servido, independentemente do que escolheres. Depois tem a ver com as preferências de cada um.
Se não vais polir, utiliza uma clay bar fina. A da Gyeon é fina e tens a da Auto Finesse que é ligeiramente mais.

Podes comprar mesmo uma toalha de secagem mesmo que seja para auxiliar a WW.
Eu utilizo QD na secagem porque não gosto de passar a toalha sem nada. Para além de alguns QD ajudarem no processo de secagem. Não todos. A maioria encharca ainda mais a toalha. Até agora o melhor que utilizei para este efeito foi o Spray & Gloss da Poorboys.

Para os pneus é uma questão de gostos.

Pena seres de Braga pois tenho uma Collinite 915 e o EX-P para vender. Tenho demasiado material e preciso de espaço por isso é para despachar mesmo.

Se o carro em questão nunca teve um tratamento, após uma descontaminação em condições, aplicaria um polish ou glaze (mesmo à mão) para corrigir alguns riscos que acrescentes com a clay bar aos prováveis que o carro já tem. Aliado a isto, preparas como deve ser a pintura para aplicação do selante e da cera.

Já com o carro protegido, se usares um QD para a secagem ou mesmo uma cera em spray que se possa aplicar em molhado vais ver que a secagem fica muito mais fácil.

Nos pneus é como disse a Alexandra: se queres brilho há uns, se queres mais discreto há outros. Faz uma pesquisa pela loja e vê imagens ou vídeos dos testes na net.
O Diablo Gel tem boa fama, usa-o também para lavares bem os pneus antes de aplicares o condicionador.

Em relação aos produtos escolhidos, na loja não ficas mal servido, independentemente do que escolheres. Depois tem a ver com as preferências de cada um.
Se não vais polir, utiliza uma clay bar fina. A da Gyeon é fina e tens a da Auto Finesse que é ligeiramente mais.

Podes comprar mesmo uma toalha de secagem mesmo que seja para auxiliar a WW.
Eu utilizo QD na secagem porque não gosto de passar a toalha sem nada. Para além de alguns QD ajudarem no processo de secagem. Não todos. A maioria encharca ainda mais a toalha. Até agora o melhor que utilizei para este efeito foi o Spray & Gloss da Poorboys.

Para os pneus é uma questão de gostos.

Pena seres de Braga pois tenho uma Collinite 915 e o EX-P para vender. Tenho demasiado material e preciso de espaço por isso é para despachar mesmo.
Eu fui para a Gyeon por ser fina e como não tenho experiência a polir escolhi uma fina por ter menos probabilidade de criar mais riscos.

Eu vou andar por Leiria na próxima semana e vi agora que és de Lisboa e fica um pouco fora de mão porque a nível de preço para experimentar é um óptimo preço.:(

Se o carro em questão nunca teve um tratamento, após uma descontaminação em condições, aplicaria um polish ou glaze (mesmo à mão) para corrigir alguns riscos que acrescentes com a clay bar aos prováveis que o carro já tem. Aliado a isto, preparas como deve ser a pintura para aplicação do selante e da cera.

Já com o carro protegido, se usares um QD para a secagem ou mesmo uma cera em spray que se possa aplicar em molhado vais ver que a secagem fica muito mais fácil.

Nos pneus é como disse a Alexandra: se queres brilho há uns, se queres mais discreto há outros. Faz uma pesquisa pela loja e vê imagens ou vídeos dos testes na net.
O Diablo Gel tem boa fama, usa-o também para lavares bem os pneus antes de aplicares o condicionador.
Que polish recomendarias para aplicar antes do selante?

Tinha lido que o polish pode comprometer a duração do selante.

A da Auto Finesse é ainda mais delicada, apesar de serem ambas finas. Não sei a quantidade de contaminação que tens e isso também vai influenciar o resultado. Eu consigo descontaminar o meu sem riscar com a dupla da AF, mas não tenho muita contaminação quando o faço.

Estive em Leiria no fim-de-semana passado. Mais um bocado...

Em vez de passares um polish podes também passar um produto para limpar a pintura que também retira algumas imperfeições, a questão é que se o fazes a mão, não é o mesmo que com máquina.

Quando dizes que o polish pode comprometer a durabilidade do selante, isso acontece com os polish que deixam fillers. Isto porque os selantes, para aderirem bem à pintura, necessitam de ser aplicados numa superfície limpa, sem nada de óleos.

Alexandra,
Eu gostava de descontaminar a pintura de um dos carros cá de casa.
O mesmo é preto metalizado (BMW), se não estou em erro, e apresenta uma pintura que tem mais ar de lixa do que suave. A mesma também está um pouco baça visto não ter sido alvo de lavagens de qualidade ao longo dos seu 10 anos e devido ao facto de o carro estar constantemente exposto a contaminação apesar de dormir sempre em garagem!
O carro não está com riscos que justifiquem o polimento, daí pretender apenas retirar toda a contaminação com a claybar e com o descontaminante férrio.
Ao descontaminar a pintura fisicamente a mesma vai ficar brilhante ou vai manter na mesma aquele aspeto meio baço?
A Collinite 915 é muito superior à 436s em termos de proteção, duração e aspeto final?

A da Auto Finesse é ainda mais delicada, apesar de serem ambas finas. Não sei a quantidade de contaminação que tens e isso também vai influenciar o resultado. Eu consigo descontaminar o meu sem riscar com a dupla da AF, mas não tenho muita contaminação quando o faço.

Estive em Leiria no fim-de-semana passado. Mais um bocado...

Em vez de passares um polish podes também passar um produto para limpar a pintura que também retira algumas imperfeições, a questão é que se o fazes a mão, não é o mesmo que com máquina.

Quando dizes que o polish pode comprometer a durabilidade do selante, isso acontece com os polish que deixam fillers. Isto porque os selantes, para aderirem bem à pintura, necessitam de ser aplicados numa superfície limpa, sem nada de óleos.
Vou aplicar à mão porque não tenho material nem experiência ainda nessa área.

Os meus sogros sempre fizeram as revisões na marca e assim. Mas no que toca a limpeza era com esponja, um balde e camurça no fim e está feito. O interior aspirar e pronto.

Quando comprei os primeiros produtos para tratar do meu carro perdi um dia a volta do carro deles. No fim agradeceram porque estava impecável.

Infelizmente no início do ano pintaram a escola onde a minha sogra trabalha e não pediram para retirar os carros. Conclusão, o vidro de trás e o guarda lamas de trás estão cheios de pintas azuis. A juntar a isto a pintura já apresenta bastante contaminação pois já se começa a revelar áspera.

O meu objectivo era aplicar um descontaminante primeiro em spray e depois passar com a claybar.

Para terminar pensei então num glaze e depois até posso aplicar logo a cera e mais tarde quando fosse preciso aplicar novamente então aí aplicava um selante antes e depois a cera.

De certeza que glaze + cera que já vai ficar bem melhor do que o que está agora.

O carro é cinza rato, para esta cor recomendam glaze para cores escuras?

Obrigado pela ajuda.

Só mais uma pergunta, para os carros que tem aqueles plásticos moles no tablier o APC continua a ser bom para os limpar?

E para condicionar o PBNL é uma boa opção na mesma?

Só utilizaria o APC se os plásticos estivessem muito sujos, numa situação normal PBNL para limpar e condicionar. Ou passar um pano húmido (pouco) antes.

Eu também não utilizaria APC. Passar um pano húmido como o Hugo disse, no caso de se saber que não há muita sujidade, ou então um produto de limpeza para o interior como o Total da Auto Finesse ou o Vinyl Cleaner da Gyeon. É mais delicado que o APC.

Eu também não utilizaria APC. Passar um pano húmido como o Hugo disse, no caso de se saber que não há muita sujidade, ou então um produto de limpeza para o interior como o Total da Auto Finesse ou o Vinyl Cleaner da Gyeon. É mais delicado que o APC.
Na página da loja diz que esses dois são APC também. Mas pelo que vejo são exclusivos só para interior. É por isso que são um pouco mais delicados?

Sendo assim acho que vou usar para o meu carro que tem plásticos moles o PBNL para limpar e condicionar e nos carros com plásticos duros uso o APC que já tenho.

Porque são All Purpose Cleaners também. Por exemplo, o Total da AF dá para limpar todo o interior, plásticos, borrachas, tecidos. Mas são mais delicados.

Porque são All Purpose Cleaners também. Por exemplo, o Total da AF dá para limpar todo o interior, plásticos, borrachas, tecidos. Mas são mais delicados.
Roger that. Esse produto está esgotado se calhar vou mandar vir o vinyl só para ter em casa um mais soft para o caso de precisar de limpar um pouco melhor o meu carro. O outro que tenho fica para plásticos duros :p

Bem acabei agora de mandar vir algum material novo para juntar ao que já tinha e outro para substituir e experimentar coisas novas :)

Mandei vir o seguinte:

• Polish Vidros: CarPro Ceriglass Polish para vidros + Aplicador
  • Selante Vidros: Angelwax H2GO
  • Limpa Vidros: Angelwax Vision
  • APC: CarChem Multi Clean(APC)
  • Condicionador Interiores: Poorboys Natural Look Dressing
  • Condicionador Borrachas: Autosol Gummi-Pflege
  • Toalha Secar: Work Stuff Beast Drying Towel
  • Descontaminante Férrico: Gyeon Q²M Iron
  • Pano Vidros: Work Stuff Zephyr Waffle Towel
  • Pincel Interiores: Work Stuff Detailing Brush 24mm
  • Panos Microfibras
  • Aplicadores Microfibras

Passado poucos minutos recebi uma notificação da transportadora a dizer que amanhã já cá estavam. A Loja do Detalhe não falha :D

Concordo , a loja do detalhe é rapidissima com o processamento das encomendas ou compras .

Pelo menos da minha parte não me posso queixar.

Tenho aqui uma questão deve-se limpar o vidro produto depois de passar com o ceriglass ou é só remover com o pano de microfibras e aplicar o H2GO?