Motores Renault / Mercedes

Bom dia amigos.
Venho aqui pedir opinião sobre um assunto do qual já muitos ouviram falar, que é os motores da Renault que equipam os mercedes. Eu sei que há quem diga bem e quem diga mal mas eu gostaria de ter opiniões de fatos concretos, ou seja, de pessoas que conheçam mesmo bem este assunto.
A minha dúvida principal é se realmente esse motor dá problemas e que tipo de problemas.
Eu sou uma pessoa que faço em média 60 mil km por ano e portanto preciso de um carro que me dê confiança.
É melhor comprar um c220 Mercedes ou um c180 Renault por uma diferença de 6mil euros?
Se puderem ajudar com opiniões realistas agradeço imenso.
Obrigado

Sempre ouvi falar muito bem do 1.5 dci , são fiaveis e muito econômicos .

Houve uma serie que teve defeito nas capas de biela mas foi corrigido pela renault .
Tive uma experiência com um megane 2 durante 5 anos e de motor foi extremamente exemplar o pior foi outros componentes fora do motor .

Agora esses motores que equipam os Mercedes penso que são 1.6 e nestes já não conheço bem .

Bom dia amigos.
Venho aqui pedir opinião sobre um assunto do qual já muitos ouviram falar, que é os motores da Renault que equipam os mercedes. Eu sei que há quem diga bem e quem diga mal mas eu gostaria de ter opiniões de fatos concretos, ou seja, de pessoas que conheçam mesmo bem este assunto.
A minha dúvida principal é se realmente esse motor dá problemas e que tipo de problemas.
Eu sou uma pessoa que faço em média 60 mil km por ano e portanto preciso de um carro que me dê confiança.
É melhor comprar um c220 Mercedes ou um c180 Renault por uma diferença de 6mil euros?
Se puderem ajudar com opiniões realistas agradeço imenso.
Obrigado
Olá colega.
Sem dúvida alguma que é preferível um C220d a um C180d. O motor é muito mais disponível e anda sempre mais "folgado" em todas as situações pelo que o consumo de combustível e o desgaste são bem menores.
Quanto ao motor Renault: os novos classe C já não o utilizam. Utilizam uma derivação 1.6 do motor 2.0 OM 654 que por sinal tem dado provas de fiabilidade.
Já tive um breve contacto com o A180d da nova geração e não gostei muito do comportamento da caixa nem do motor em situações de pára-arranca. Quem o conduziu aqui em casa também disse que o carro não era certo relativamente ao acelerador - ora andava muito ora não andava nada de jeito - não era progressivo na aceleração. Contudo, a pessoa em causa está habituada a C's 220d com motores 2.1 e 2.0. Certamente seria necessária habituação ao motor, como em qualquer carro. :)
Temos um C220d cá em casa, da nova geração, e o motor e a caixa 9G tronic são muito interessantes e bastante competentes. Os consumos também são baixíssimos. Em AE faz facilmente 5.0/5.5 Litros a velocidades de 140/150 km/h.

Sempre ouvi falar muito bem do 1.5 dci , são fiaveis e muito econômicos .

Houve uma serie que teve defeito nas capas de biela mas foi corrigido pela renault .
Tive uma experiência com um megane 2 durante 5 anos e de motor foi extremamente exemplar o pior foi outros componentes fora do motor .

Agora esses motores que equipam os Mercedes penso que são 1.6 e nestes já não conheço bem .
Não sei se aqui te poderão ajudar muito, tens grupos no face bons para isso como o grupo "Mercedes w204, problemas, opiniões e soluções". Eu estou nesse grupo:) Na minha opinião com tanto kms por ano, e se for autoestrada optava pelo c220. Provavelmente consegues médias de consumo melhores e acabas por ter mais motor. A nível de fiabilidade penso que ambos são bons. A Mercedes não ia arriscar fazer uma parceria com a Renault se esse motor não tivesse provas dadas de fiabilidade.
Mas se a questão monetária não for decisiva optava pelo 220

Por isso é que estava a ponderar o motor 1.6, mas por outro lado também tenho receio que o desgaste seja muito para esse motor

Mas porque é que ainda se usa
a mentalidade de que , a cilindrada é sinônimo ou é que define o desgaste de um motor ?

A mil uma variáveis que provoca desgaste num motor seja qual for a cilindrada 1.5 ou 5.0 ou 2.0 ou 3.0 1.2 e.t.c .

Não vão por esse caminho para decidir uma compra de um veiculo .

Boas.
Ambas as mecânicas são fiáveis. Dependendo do tipo de trajecto que faças não esperes melhores consumos no 1.6 pois a diferença é residual. Anda sempre em maior esforço para arrastar a carcaça.
Como dizes que é para fazer um circuito misto eu encurtava a mudança de óleo e filtro pelo menos para metade do tempo estipulado pela marca seja qual for a motorização.
Abraço